Sábado, 14 de Março de 2009

O rosto feminino de Deus

"A pós-modernidade resgatou a transcendência que a modernidade havia tentado banir do horizonte humano, mas resgatou uma transcendência sem absolutos", explica a teóloga brasileira Maria Clara Bingemer, na entrevista a seguir, concedida por e-mail à IHU On-Line. Ela comenta as diversas formas de viver a experiência religiosa na modernidade e na pós-modernidade. Também fala sobre as contribuições cristológicas dadas pelos estudos de gênero. "A Cristologia é percebida inclusive por muitas mulheres como sendo a doutrina da tradição cristã que mais freqüentemente foi usada contra elas", disse.

Maria Clara Bingemer é professora do departamento de teologia da PUC-Rio e decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da mesma universidade. Ela é graduada em Jornalismo, mestre em Teologia e doutora em Teologia Sistemática. Ela concedeu uma entrevista sobre os jesuítas na edição número 183 da IHU On-Line, de 05-06-2006, intitulada Os jesuítas e a expansão da cultura moderna. Na edição 220, do dia 21-05-2007, intitulada O futuro da autonomia, uma sociedade de indivíduos?, Maria Clara Bingemer concedeu outra entrevista: "Igreja que deseja ser ouvida numa cultura pós-cristã precisa ter um testemunho forte, crível e consistente, que acompanhe o discurso". Na edição 224, de 20-07-2007, ela participou da IHU On-Line com a entrevista "O documento (de Aparecida) não tem o profetismo e o sopro libertador que caracterizou Medellin e Puebla". E na edição número 243, de 12 de novembro de 2007, falou sobre o livro de sua autoria, recém-lançado, Simone Weil - A força e a fraqueza do amor (Rio de Janeiro: Rocco, 2007).

Não deixe de ler a entrevista: aqui.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 11:39:00 AM

Domingo, 13 de Julho de 2008

Maria Madalena e Jesus tinham relação de aluna e mestre, dizem especialistas

Após exorcismo, mulher teria passado a seguir Cristo como discípula Palestina afora. Idéia de que os dois teriam casado e tido filhos não possui dados concretos a seu favor.

Reinaldo José Lopes
Do G1, em São Paulo, em 13/07/2008.

A maioria dos que estudam as origens do cristianismo tem poucas dúvidas: Maria Madalena cumpriu um papel importante entre os primeiros seguidores de Jesus, era uma das companheiras mais devotadas de Cristo e foi uma das primeiras a testemunhar sua fé na ressurreição do mestre. Mas, ao que tudo indica, a idéia de que os dois foram casados e tiveram filhos não passa de uma mistura de imaginação hiperativa moderna com brigas políticas de antigas seitas cristãs. >>>>> LEIA MAIS

Via: Estudos Bíblicos

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 4:30:00 PM

Sábado, 14 de Junho de 2008

Curtam esta selecao de videos com sambas e MPB cantados em Hebraico!

            Varias em hebraico, elis, chico, martinho, etc...

http://www.youtube.com/watch?v=gje-qwOX3Uo

http://www.youtube.com/watch?v=wL3yG2AlXBA

http://www.youtube.com/watch?v=M7sy6t-Dmhg

http://www.youtube.com/watch?v=Xv1FPu4zvOo

http://www.youtube.com/watch?v=jbfFk8994u0

http://www.youtube.com/watch?v=tLLkeZMtnGY

http://www.youtube.com/watch?v=ZAXKlecVNUM

http://www.youtube.com/watch?v=YssGaP-joX0

http://www.youtube.com/watch?v=u1uGWlm0REw

http://www.youtube.com/watch?v=r3tqlr1cpPc

http://www.youtube.com/watch?v=Y9vBcAEtY3o

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:24:00 AM

Quarta-feira, 28 de Maio de 2008

Comunidade judaica lota Câmara Municipal durante homenagem ao Jornal ALEF

Emoção foi o ponto alto do evento

Com o salão nobre da Câmara Municipal lotado, o Jornal ALEF recebeu a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto”, maior comenda daquela Casa Legislativa. A festiva cerimônia, prestigiada por muitas autoridades e lideranças comunitárias, teve como destaque a forte emoção que caracterizou os discursos, que também enalteceram o caráter "Lovemark" ("marca do coração") do Jornal ALEF. A confraternização se estendeu durante o coquetel que se seguiu à solenidade, quando a “Família ALEF” ofereceu uma lembrança aos convidados como forma de agradecimento pela presença.

A vereadora Patrícia Amorim, autora da iniciativa, entregando o diploma Arnaldo Niskier Família ALEF
a) A vereadora Patrícia Amorim, autora da iniciativa, entregando o diploma e o "Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto" a Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF.
b) Membros da "Mesa de Hora": Arnaldo Niskier, o primeiro judeu presidente da Academia Brasileira de Letras; Anna Bentes Bloch, viúva do empresário Adolpho Bloch; Osias Wurman, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib); Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF; Sergio Niskier, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ); e Lea Lozinsky, vice-presidente da FIERJ.
c) A "Família ALEF": Betty e Mauro Wainstock, Anita e Sergio Wainstock, Tania e Elias Benchimol.

Fotos: Rotenberg Fotografias

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:20:00 PM

Sábado, 26 de Abril de 2008

Preconceito implícito ou explícito?

Na cobertura jornalística da Rede Record relativa ao monstruoso assassinato da criança de 5 anos em São Paulo, os editores do jornal “Hoje em Dia” cometeram um ato de discriminação e racismo ao apresentarem em veiculo de comunicação para todo Brasil, uma analfabeta com um cartaz em que escreveu “assacinos”, para mais em baixo qualificar os matadores da criança como Judas, Judas, JUDEUS !!! Alguém vai tomar alguma iniciativa contra esta barbaridade transmitida para milhões de telespectadores, em momento de comoção nacional?  [Osias Wurman]

[NOTA] Absurdo! Merece todo o nosso repúdio!

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 6:21:00 PM

Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Dancem macacos Dancem

Dancem macacos Dancem

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 2:47:00 PM

Quinta-feira, 20 de Março de 2008

Agentes do serviço secreto israelense contam (quase) tudo em blog lançado pelo Shin Bet

Em uma iniciativa ousada, o Shin Bet, serviço secreto israelense, lançou um blog escrito por quatro de seus agentes. No diário, os agentes relatam como foram recrutados, o trabalho que fazem e ainda respondem a perguntas enviadas pelo público. Seus nomes foram substituídos por apelidos, letras do alfabeto hebraico e suas fotos foram substituídas por silhuetas. A agente Chet é a única mulher do grupo e trabalha no setor de alta tecnologia. O objetivo do blog é atrair o público para outras áreas do site da agência, em particular a de recrutamento. Acesse www.shin-tech.org.il e conheça o blog.

http://www.shin-tech.org.il/

 

[NOTA] Os blogs dos agentes secretos, para nós, são secretos: estão escritos em hebraico.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:58:00 PM

Domingo, 16 de Março de 2008

Mini-Guia de Purim (5768)

Um humorista cujo nome não me ocorre definiu em poucas palavras e de maneira sem dúvida esquemática, mas nem por isso menos apropriada, o teor de quase todas as celebrações e/ou festividades judaicas: "Eles tentaram nos massacrar; nós sobrevivemos; agora, vamos comer". Nenhum feriado ilustra melhor a definição acima do que o Purim, a comemoração anual do desfecho afortunado dos eventos narrados no livro bíblico de "Ester" e que, em 2006, cairá nos dias 15 e 16 de março.
A palavra "purim", se bem que possa estar vinculada a uma raiz hebraica que, querendo dizer algo como "romper", "quebrar", não deixa, portanto, de fazer sentido no âmbito dessa história, origina-se mais provavelmente no antigo persa e seria o plural de "pur", isto é, "sorte", na acepção de "lançar a sorte", "sortear". O sorteio em questão era aquele através do qual Amã determinara o dia em que acertaria suas contas com os judeus. Amã, o vilão do "Livro de Ester", era vizir (ministro) do rei da Pérsia imperial, Assuero (talvez o mesmo que os gregos chamavam de Xerxes). O império tinha uma numerosa população judia, e o líder desta, Mardoqueu, caíra nas boas graças do soberano, pois havia descoberto e o informara de que alguns eunucos da corte planejavam assassiná-lo. Torturados, estes confessaram sua trama e foram executados.

Mini-Guia de PURIM

5768 – 2008
CJB, Rio de Janeiro

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 6:28:00 PM

Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG!

Fundado em 2005 por professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, o NEJ (Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG) reúne pesquisadores de Literatura, Cinema, História e áreas afins com o objetivo de promover e reunir pesquisas em dos Estudos Judaicos na UFMG.

O NEJ é formado pelo "Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos/CNPq/2004", coordenado pela Profa. Dra. Lyslei Nascimento (FALE/UFMG) e pelo Grupo de Pesquisa "Cinema e Holocausto/CNPq/2006", coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Nazario (EBA/UFMG).

Sediado na Faculdade de Letras da UFMG, o NEJ promove seminários, cursos e palestras, além de desenvolver projetos patrocinados pelo CNPq, pela Fapemig e, também, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da UFMG.

Em 2005, o NEJ lançou o primeiro livro da série ESTUDOS JUDAICOS intitulado Estudos Judaicos: ensaios sobre literatura e cinema. Essa primeira coletânea de ensaios desenvolvidos por pesquisadores da UFMG e da USP fez parte das comemorações de um ano de criação do Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos na UFMG.

O DVD Cavalcanti em Israel, editado pelo Prof. Luiz Nazario, em 2006, marcou os dois anos do NEJ e, em 2007, como parte das comemorações dos seus três anos, o NEJ lançou Estudos Judaicos:Brasil e, via web, Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 3:57:00 PM

Segunda-feira, 3 de Março de 2008

Kaluach

Kaluach (calendário judaico gratuito e excelente)
Kaluach3 download page

 

Como funciona o calendário judaico?

O calendário judaico é baseado no ciclo da Lua, mas considera também o ano solar. No calendário gregoriano – que é baseado apenas no ciclo solar - o ano bissexto inclui a data de 29 de fevereiro. Já no calendário judaico, sete de cada dezenove anos incluem um mês adicional.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 11:20:00 PM

Domingo, 24 de Fevereiro de 2008

Qual é a melhor religião?

Breve diálogo entre o teólogo Leonardo Boff e o Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga: 'Santidade, qual é a melhor religião'?

Esperava que ele dissesse: 'É o budismo tibetano' ou 'São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo'. O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

'A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor'.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar: O que me faz melhor'?

Respondeu ele: 'Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta, de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião'.

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável".

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:36:00 PM

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008

RESGATE DO LADINO

Centenas de judeus sefaradís israelís reuniram-se durante quatro dias no Mar Morto para recuperar o legado dos judeus espanhóis e falar por uns dias, a língua de seus antepassados, o ladino, cada vez menos usado .O encontro "Dias de Leite e Mel", convocado pelo Círculo de Haifa da "Autoridade Nacional do Ladino", foi o primeiro de dois eventos que este organismo realizará este ano para impulsionar a cultura e o idioma dos descendentes dos judeus que viveram na Espanha, até o final do século XV. Os mais de 600 participantes ouviram conferencias sobre distintos aspectos da vida e da cultura sefaradí.

*A estatua de Maimonides em Córdoba-Espanha, o mais importante judeu sefaradi da Idade Média

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:56:00 PM

Sábado, 16 de Fevereiro de 2008

Mapas para todos os caminhos da Biblia

Ainda no mundo dos livros, para saber onde se passam as histórias da Bíblia, há o BibleMap. Dá para navegar por livro e capítulo.

Via: Gabriela Zago em janeiro 26, 2008 9:04 PM | Permalink

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:01:00 PM

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008

questão de sorte

"Algumas vezes, não conseguir o que queremos é um grande golpe de sorte."
-- Dalai Lama

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 6:24:00 PM

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008

Língua Hebraica on-line

http://www.lexilogos.com/clavier/ivrit.htm

http://www1.feujworld.com/religion/alphabet/index.php

http://ejemm.com/jemm/aleph/0/enter1.html

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:09:00 PM

Curso de Língua Hebraica Bíblica on-line

O curso de Língua Hebraica Bíblica, cuidadosamente, elaborado pelo Professor Airton José da Silva encontra-se disponível para download na Ayrton's Biblical Page. O curso é uma introdução elementar à língua hebraica bíblica.
LanguageGuide.org

1. Abra o link http://www.language guide.org/ hebrew
2. Aparecem os temas escritos em hebraico (exemplo: números, cumprimentos, etc...).
3. Apontando o mouse nos temas em hebraico aparece a respectiva tradução em português.
4. Clicando em cada um dos temas (em hebraico): eles abrem para desenhos de objetos e situações relacionados com o tema.
5. Apontando o mouse no desenho aparece sua grafia em hebraico e logo em seguida, ouve-se um áudio em hebraico com o nome do que aparece no desenho.

Via Língua Hebraica

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:24:00 PM

Sábado, 9 de Fevereiro de 2008

Rapidinhas do SINOMAR

O portal literário VerdesTrigos oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. É um dos meus preferidos. Recomendo! (sinomar, 27/01/2008)

Obrigado pela recomendação do VerdesTrigos na sua coluna impressa e virtual. Bem sabe que sou leitor diário da sua coluna no IMPARCIAL e tenho o seu site como um dos meus favoritos e também recomendo aos internautas que visitam o VerdesTrigos, especialmente para conhecerem o que se passa na cidade de Presidente Prudente/SP. Sua opinião faz diferença em nossa cidade e em nossa sociedade. Obrigado.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:26:00 PM

Perto da cidade de Lod, um homem estava sentado na saliência de um monte ...

PERDOAR PARA VIVER

Ao iniciar a ler este um comentário do ZOHAR na coluna do SINOMAR CARMONA, fui direto ao final e me surpreendi com a indicação do VerdesTrigos. Obrigado Sinomar.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:09:00 PM

Na coluna do SINOMAR

HEBRAICO

Após descobrir sua ascendência judaica, o advogado Henrique Chagas, Procurador da Caixa em Presidente Prudente, visitou Israel e passou a estudar tudo que diz respeito ao povo hebreu. Recentemente iniciou um curso de iniciação ao idioma hebrico. Aprender a falar, escrever e ler a língua hebraica é sua meta para 2008. Diz que está aprendendo com facilidade. Talvez já esteja no DNA. (sinomar)

A nota acima saiu no Jornal O IMPARCIAL, na coluna do SINOMAR CARMONA. Não é que estou aprendendo mesmo. Já estou na 5ª unidade do livro da Rifka Berezin. Estou me alefbeitizando. Agora, como me diz a minha amiga israelense Noga, ler um jornal no hebraico moderno é parada das grandes, pois não usam mais os sinais massoréticos, que nos dão os sons vogálicos. Sem eles, como vou saber?

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:02:00 PM

Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008

Lição de Cidadania

"A FIERJ, Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro acaba de mostrar ao mundo como deve agir um grupo organizado num país democrático para garantir seus direitos através da utilização da justiça.

Num primeiro momento, insatisfeita com o procedimento da Escola de Samba “Unidos do Viradouro”, a FIERJ conversou até a exaustão, através de seu presidente. Em todos os diálogos, nenhuma informação geral sobre o tal carro alegórico da discórdia foi oferecida pelo carnavalesco ao representante dos judeus. Escondeu-se nas conversas, a existência de um “Hitler” fantasiado que sambaria sobre o tal carro da discórdia.

A FIERJ foi parar na justiça e obteve a liminar que impediu tal absurdo. Muita gente vai dizer que os judeus mandam na justiça. Mentira. Direito atacado deve ser defendido. E, garantido pelo judiciário. Seja quem for o reclamante. Essa é a única fórmula de igualdade que existe na democracia. A organização de grupos de pressão social, a competência para exigir direitos e a coragem para exercer com plenitude a cidadania.

Que esse exemplo sirva de norte para todos que se sentem esbulhados naquilo que para si, são direitos inalienáveis e que para a justiça, devem ser garantidos. Um Brasil melhor para nossos filhos depende da nossa coragem para agir pela garantia da tranqüilidade que ninguém tem o direito de lesionar.

Parabéns a Sérgio Niskier e aos seus diretores que acabam de dar um belo show mundial, no carnaval do Rio de Janeiro". (Ronaldo Gomlevsky)

LINKS RELACIONADOS

  1. Judge bans Holocaust float, 'Hitler' in Rio's carnival
  2. ''Caso Viradouro'': liminar concedida
  3. Holocaust-themed Rio Carnival float causes strain
  4. O samba e o Holocausto

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:13:00 PM

Domingo, 27 de Janeiro de 2008

Holocausto, o imperativo de lembrar

A Resolução da ONU definindo a data de 27 de janeiro como “Dia Mundial de Lembrança das Vítimas do Holocausto” é a resposta tardia do silêncio que tomou conta dos líderes das nações perante a tentativa de aniquilamento do povo judeu pelas hordas nazistas, durante a II Guerra Mundial. É o grito de protesto contra a insanidade daqueles que, por se julgarem donos de poderes ilimitados, outorgam-se o direito de degradar seres humanos, extirpá-los do convívio comum, explorá-los até o limite de suas forças e assassiná-los fria e cruamente.
A decisão histórica da ONU reitera a especificidade do Holocausto ao recomendar explicitamente aos Estados Membros da Organização que punam exemplarmente aqueles que tentarem negar ou banalizar a Shoá e que elaborem programas educacionais a fim de gravar na mente das gerações futuras as lições emanadas do Holocausto.
A especificidade da Shoá precisa ser reconhecida de forma incontestável pelo seu caráter único – a decisão política de extermínio físico do povo judeu, eliminando até a quarta geração de descendentes, mesmo oriundos de casamentos mistos ou convertidos a outras religiões; a montagem de toda uma engrenagem para buscar os judeus aonde estivessem e levá-los aos campos de extermínio; a construção de aparatos especiais, rápidos e eficientes, para a execução em massa dos condenados à morte pelo nazismo. (...) A recomendação já vem de longa data. Já em janeiro de 2000, 47 países - sendo 22 representados por seus chefes de Estado -, reuniram-se na cidade de Estocolmo para a primeira reunião do 3º Milênio: "Fórum Internacional sobre o Holocausto". O então Secretário Nacional de Direitos Humanos, José Gregori, chefiou a delegação brasileira e subscreveu a recomendação de ensinar o Holocausto em todos os níveis do processo educacional. Nesses oito anos, muito pouco foi feito no Brasil, país pioneiro na legislação de combate ao racismo e anti-semitismo. (Profa.Diane Kuperman, no ALEF)

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 2:43:00 PM

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008

Aprenda Hebraico

Se você tem curiosidade em aprender o hebraico, que e a língua falada pelo judeus, baixe este e-book e aprenda facilmente!

Estilo: Apredizagem
Tamanho: 500 Kb
Formato: Zip

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 11:28:00 PM

Site de Jacob Richman ensina gratuitamente hebraico moderno

"Na lista de discussão Hebrew-T (Hebrew language teachers), da Universidade de Minnesota, USA, Jacob Richman anunciou o seu novo site: Aprenda Hebraico - Learn Hebrew.
No site há 1700 palavras e frases distribuídas em 46 tópicos diferentes, com pronúncia e transliteração do hebraico. A escrita hebraica traz as vogais (nikud), o que facilita a aprendizagem. É só clicar na palavra ou frase para ouvi-la. A pronúncia é muito boa. Clique aqui e acesse a página.
O site foi construído em cinco línguas: hebraico, inglês, francês, russo e espanhol. O acesso ao material é inteiramente gratuito. (Observatório Bíblico)"

http://www.learn-hebrew.co.il/  é o link que também me foi indicado por Signs Symbols, que com quem muito aprenderei sobre Hebraico Bíblico.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 11:13:00 PM