Segunda-feira, 5 de Julho de 2004

Na noite vazia iniciada

Ñande Ru Pa-pa Tenondé
guete rã omo-jera
pyt~u yma gui.

Nosso Pai Primeiro
criou-se por si mesmo
na Vazia Noite iniciada.


Gn 1-2: E a terra era vã e vazia, e (havia) escuridação sobre a face do abismo ....

Muito interessante a novidade da tradição oral guarani sobre a criação do universo, da terra e do homem exposta pelo indio Kaka Werá Jecupé. Expressa com autenticidade a essência da cosmovisão e dos valores de um povo e de suas formosas palavras de sabedoria. Evidentemente buscando aprimorar minha fé é justo que também encontre sossego e paz na sabedoria guarani.

Tupã Tenondé é a revelação dos ensinamentos secretos da tradição oral Guarani, antes só divulgados aos pajés. Os cantos que compõem esse hino sagrado, denominados porã-bei, ganham forma de verso na transposição para a escrita. Ainda que não nos torne pajés, Tupã Tenondé certamente vai cumprir sua missão original: formar corações valorosos, preparados para respeitar e valorizar a diversidade cultural num mundo em que, cada vez mais, alguns povos pretendem impor a outros sua maneira de ver e de viver.

Sobre o Autor:
Kaká Werá Jecupé é índio txucarramãe (guerreiro-sem-armas), batizado entre os guaranis. Desde 1989 participa de ações voltadas para o resgate, defesa, difusão e desenvolvimento da cultura indígena brasileira; tendo realizado projetos sociais com os povos nativos, mais especificamente a Nação Guarani e Nação Krahô. Trabalha como terapeuta, fazendo uso da medicina nativa (a cura através das plantas), com as danças sagradas indígenas, e workshops voltados para a integração do homem com a mãe Terra e coordena a Nova Tribo Cultura. Realiza palestras e participa dec seminários no Brasil e no exterior. Autor de: Awé Roirua-ma (Todas as vezes que dissemos adeus); Os Filhos da Terra; A Terra dos Mil Povos, 1998.

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 12:15:00 AM