Segunda-feira, 17 de Maio de 2004

Teoria do Universo Eterno

Como tudo começou? Um físico brasileiro explica as origens do universo de uma forma bem mais fácil de entender do que aquela teoria do Big Bang. De onde viemos, para onde vamos? As eternas perguntas que desafiam cientistas, filósofos e biólogos,desde o início dos tempos, encontram novas respostas no trabalho de um físico brasileiro.

O rosto do cientista pode ser desconhecido, mas as teorias de Mário Novelo estão provocando uma revolução na física, a ponto de forçar a ciência rever a explicação mais aceita até hoje para a origem do universo: a Teoria do Big Bang.

De acordo com essa teoria, tudo teria começado com uma grande explosão: Big Bang, em inglês. Toda matéria existente estaria condensada em um único ponto, e essa grande explosão marcaria o início dos tempos.

Mas pergunte a um teórico do Big Bang, o que aconteceu antes, de onde veio a matéria que formou o universo. Ele provavelmente dará uma risada e dirá que essas perguntas não podem ser feitas. Desde a década de 70, Mário Novelo tem resposta para essas perguntas, que os teóricos do Big Bang sequer consideram.

"A nossa argumentação, naquela época, e continua sendo, é a de que se, por alguma razão, o universo realmente tivesse tido um começo naquele ponto e que nós não pudéssemos examinar, é porque o universo era irracional. Isso significa que nós não poderíamos, com a razão, compreender o universo", explica.

Mário Novelo é o autor da Teoria do Universo Eterno. A teoria não questiona o que aconteceu do Big Bang em diante, apenas esclarece o que aconteceu antes.

"O que teria acontecido antes do Big Bang era um processo que nós diríamos o inverso disso, ou seja, um colapso devido às forças gravitacionais, que fariam com que o volume todo do espaço, estaria diminuindo com o passar do tempo", exemplifica ele.

Questionada a princípio, a teoria de Mário Novelo não encontrou editor no Brasil. Ele precisou publicar o trabalho primeiro na França. Só recentemente, quando novas descobertas sobre a essência da matéria negra que compõe o universo puseram em xeque a teoria do Big Bang, é que a teoria do físico brasileiro foi redimida.

"O que a experiência mostra, o que a história mostrou, é que cada vez que nós encerramos, fechamos um dado movimento de idéias, ela coloca questões que novos movimentos de idéias vão aparecer. Dizer que a natureza foi totalmente compreendida é de uma ingenuidade total", destaca ele.

Mário Novelo vai receber o título de Doutor Honoris, causa da Universidade de Lyon, na França, no dia 24 de junho. Antes dele, o último físico a merecer tal distinção foi Andrei Sacarov, o dissidente soviético que idealizou a bomba de hidrogênio.

Hoje, às vésperas de receber a maior homenagem de sua carreira, Mário Novelo aguarda a liberação de verbas, já prometidas, para a criação de um Instituto Brasileiro de Astrofísica. Ele não esconde o entusiasmo com o momento atual da ciência.

"Nós estamos vivendo na física um momento de revolução semelhante à que aconteceu na virada do século XIX para o século XX", acredita ele. A época a que ele se refere, foi quando um jovem físico alemão, Albert Einstein, mudou o mundo com um trabalho chamado "Teoria da Relatividade".
(fonte: Fantástico: TV Globo)

Comentários.


Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 11:53:00 PM