Sexta-feira, 21 de Maio de 2004

Teoria do Universo Eterno 2

Em razão das minhas colocações em artigo anterior, a Teoria do Universo Eterno, exposta por Mário Novello, me é satisfatória, pois creio que Deus é eterno. Se a teoria do Novello for verdadeira, creio que Deus seja mais eterno ainda ( claro, a noção de tempo transcende o nosso entendimento!). Creio que a partir do momento em que Deus estartou o processo criativo deu-se origem aos céus e terra (que fazem parte do Universo). Já existem também experimentos que demonstram que, neste atual fluxo, o Universo teria mais de 1 bilhão de anos além do que se acredita ter (estudo realizado por cientistas italianos sobre o envelhecimento das estrelas).

O que está certo: tudo voltará para Deus. Segundo a Teoria do Universo Eterno, estaria Deus brincando de iôiô? Não creio que Deus esteja brincando com o Universo nesse fluxo e refluxo "científico", mas é possível que tudo realmente tenha sido assim e que após o refluxo (fim dos tempos), haverá um novo fluxo. Mas isso é coisa para zilhões de anos.

A teoria do Mário Novello lembra-me Teilhard de Chardin, não por conta da teoria em si, mas da evolução e do surgimento da vida a partir da complexidade da matéria. Mas isso será assunto para um tema específico.

"Segundo a teoria evolucionista do paleontólogo Pierre Teilhard de Chardin, o homem é o centro de referência porque constitui objetivamente a coroa e a meta da evolução; sendo portanto o próprio sentido dela (in "A Visão de Teilhard de Chardin", de Pieter Smulders, Editora Vozes, Petrópolis/RJ). Portanto homem e natureza constituem um complexo onde se complementam. Não se consegue entender o homem sem a natureza e o inverso também não teria sentido e nem razão de ser. Ambos encontram-se interligados e inacabados, porém em constante evolução, de modo tal, que o homem transforma a natureza e a realidade por eles criada, ressentindo-se em ambos os efeitos dessas transformações. Entretanto não existe um único ser humano e sim milhões de seres humanos que se relacionam entre si transformando-os a si mesmos, à natureza, e à realidade surgida dessas relações" (Henrique Chagas, in Participação Política).

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:45:00 PM