Domingo, 23 de Maio de 2004

Os Pilares da Criação

"Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado,
E disse à minha alma: Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho." (Walt Whitman)


Imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra "Os Pilares da Criação", localizados na Nebulosa da Águia, um berçário de estrelas pertencente à Via Láctea a 7.000 anos-luz da Terra: O BERÇO DO SISTEMA SOLAR. É sempre com deslumbramento que sentimos quando temos à nossa frente os conhecidos Pilares da Criação.

A Nebulosa da Águia, M16, é um símbolo do nascimento. É um autêntico berçário estelar. A nebulosa a "dar à luz" as estrelas jovens é a nota mais marcante que podemos apreciar nas imagens do Hubble e na nossa minúscula imaginação. É também algo que nos lembra que proviemos (indiretamente das nebulosas) de outras similares.

As nebulosas originam as estrelas que por sua vez originaram os elementos químicos que nos compõem: somos realmente filhos de estrelas. São elas que fornecem os elementos químicos que compõem o sangue, os ossos, os olhos, os pés, e tudo o que nos rodeia é fruto da evolução das estrelas. A folha que cai, suave e lentamente no ar, ou um fio de cabelo que se solta de nossas cabeças resulta de uma "tarefa diária das estrelas" como bem dizia Walt Whitman.

"O Sol, uma estrela amarela de massa modesta, tem hidrogênio suficiente em seu núcleo para queimar por cerca de 10 bilhões de anos. Ao final de sua vida, ele implodirá e se tornará uma anã branca, extremamente compacta. Em contrapartida, estrelas dezenas de vezes mais maciças que o Sol gastam seu hidrogênio combustível em uns poucos milhões de anos. Ao final do processo, explodem como supernovas e são deslocadas de suas órbitas originais em torno do centro da Via Láctea. Suas carcaças vagam então pelo espaço como estrelas de nêutrons ou buracos negros errantes." (Folha de São Paulo: 23/05/2004)

Imagens:
Crédito: J. Hester, P. Scowen (ASU), HST, NASA.
Telescópio: Hubble Space Telescope (NASA/ESA).
Instrumento: Wide Field Planetary Camera 2 (WFPC2).

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:20:00 PM