Domingo, 13 de Julho de 2008

Maria Madalena e Jesus tinham relação de aluna e mestre, dizem especialistas

Após exorcismo, mulher teria passado a seguir Cristo como discípula Palestina afora. Idéia de que os dois teriam casado e tido filhos não possui dados concretos a seu favor.

Reinaldo José Lopes
Do G1, em São Paulo, em 13/07/2008.

A maioria dos que estudam as origens do cristianismo tem poucas dúvidas: Maria Madalena cumpriu um papel importante entre os primeiros seguidores de Jesus, era uma das companheiras mais devotadas de Cristo e foi uma das primeiras a testemunhar sua fé na ressurreição do mestre. Mas, ao que tudo indica, a idéia de que os dois foram casados e tiveram filhos não passa de uma mistura de imaginação hiperativa moderna com brigas políticas de antigas seitas cristãs. >>>>> LEIA MAIS

Via: Estudos Bíblicos

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 4:30:00 PM

Geografia Bíblica

Leia mais:

Veja os Links:

Postado por Cláudia Andréa Prata Ferreira às 13:59

Marcadores: Curiosidades, Geografia Bíblica, Localidades

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 4:25:00 PM

Sábado, 29 de Março de 2008

Seminário do NEJ: O Diabo no cotidiano medieval judaico

Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman (UFES)

clip_image001

Este seminário discutirá a presença do Diabo no ciclo da vida das comunidades judaicas medievais. O Judaísmo, estritamente monoteísta, não oferece espaço para qualquer tipo de dualismo, tampouco a teologia judaica aceita a existência do Diabo. Entretanto, a realidade, distante da teoria, fez nascer, especialmente nas camadas menos cultas da população judaica, a crença e o temor ao Diabo. Sendo assim, muitos rabinos e eruditos levaram em conta essas crenças e superstições. Essa contradição é transparente nas tradições e nos costumes do Judaísmo medieval. Há explicações opostas sobre os significados de rituais e cerimônias, celebrações e símbolos: algumas eruditas e filosóficas, outras que revelam significados populares de superstições e crenças.

Data: 3 de abril de 2008
Local: Faculdade de Letras (Auditório 2001)
Horário: 14 horas
Apoio: Núcleo de Estudos Judaicos
Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da FALE/UFMG
Cenex – FALE/UFMG

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 5:22:00 PM

Terça-feira, 25 de Março de 2008

Simpósio: Tessituras judaicas: dialogismo e intertextualidade, Abralic, USP, de 13 a 17 de julho de 2008

XI CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC/2008
Local: Universidade de São Paulo
Período: 13 a 17 de julho de 2008
Simpósio: Tessituras judaicas: dialogismo e intertextualidade
Coordenadoras: Profª. Drª. Nancy Rozenchan (USP) e Profª. Drª. Lyslei Nascimento (UFMG)

Resumo: O signo judaico, tal como ele se inscreve na literatura, desdobra-se em imagens, metáforas, símbolos. A reflexão sobre a linguagem e a memória, os acirrados debates sobre identidade e nação, além do jogo de vozes entre a tradição religiosa, argumentativa, e a reescrita ficcional, alcançam, no signo judaico, sua mais contundente configuração. Mesmo fora do contexto estritamente judaico de produção literária, sua herança simbólica permeia, de forma significativa, os estudos literários. A rede que se estabelece, então, entre literatura, história, filosofia, religião e arte, torna-se um campo a cada dia mais instigante de investigação textual. A concepção do Livro e suas relações com o texto, por exemplo, além da idéia de pátria portátil e encadernada que a Bíblia e o Talmud representam, os vestígios da tradição rabínica e religiosa que, vez por outra, emergem na literatura secular, fora do seu contexto, em franco diálogo com a construção mítica ou sagrada do texto, trazem, para a ficção, nuances, vieses e contrapontos dos mais produtivos. O objetivo deste simpósio é, no âmbito do XI Congresso Internacional da Abralic, promover um espaço de reflexão e crítica de “tessituras judaicas” e suas inúmeras possibilidades de significação, entre o dialogismo e a intertextualidade, tendo como espaço privilegiado de discussão, a literatura.

Período de envio de Ficha de Inscrição (abaixo): 03 a 31/03/2008

Contato: abralicjudaica@yahoo.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:46:00 PM

Domingo, 16 de Março de 2008

SEMINÁRIOS 2008 no NEJ da UFMG

27 de março - Seminário: Da Jordânia a Israel - Prof. Antonio Martinez de Rezende (UFMG) - Local: Auditório 2001, Faculdade de Letras - Horário: 14 horas.
03 de abril - Seminário: O diabo no cotidiano medieval judaico - Prof. Sérgio Feldman (UFES) - Local: Auditório 2001, Faculdade de Letras - Horário: 14 horas.
17 de abril - Seminário: De Halmeu a Belo Horizonte: relato de um sobrevivente da Shoah - Sr. Henry Katina (BH) - Local: Auditório 2001, Faculdade de Letras - Horário: 14 horas.
08 de maio - Seminário: Preservação da identidade étnica judaica através do elemento religioso - Prof. Renato Pfeiffer (FUMEC) - Local: Auditório 2001, Faculdade de Letras - Horário: 14 horas.
29 de maio - Seminário: Os judeus negros da Etiópia: história, crenças, tradições e costumes - Rabino Leonardo Alanatti (CIM) - Local: Auditório 2001, Faculdade de Letras - Horário: 14 horas.
05 de junho - Seminário: O pensamento tradutório judaico - Profª. Maria Clara Castellões de Oliveira (UFJF) - Local: Auditório 2001, Faculdade de Letras - Horário: 14 horas.

Outras informações: www.ufmg.br/nej

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 4:03:00 PM

Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG!

Fundado em 2005 por professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, o NEJ (Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG) reúne pesquisadores de Literatura, Cinema, História e áreas afins com o objetivo de promover e reunir pesquisas em dos Estudos Judaicos na UFMG.

O NEJ é formado pelo "Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos/CNPq/2004", coordenado pela Profa. Dra. Lyslei Nascimento (FALE/UFMG) e pelo Grupo de Pesquisa "Cinema e Holocausto/CNPq/2006", coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Nazario (EBA/UFMG).

Sediado na Faculdade de Letras da UFMG, o NEJ promove seminários, cursos e palestras, além de desenvolver projetos patrocinados pelo CNPq, pela Fapemig e, também, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da UFMG.

Em 2005, o NEJ lançou o primeiro livro da série ESTUDOS JUDAICOS intitulado Estudos Judaicos: ensaios sobre literatura e cinema. Essa primeira coletânea de ensaios desenvolvidos por pesquisadores da UFMG e da USP fez parte das comemorações de um ano de criação do Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos na UFMG.

O DVD Cavalcanti em Israel, editado pelo Prof. Luiz Nazario, em 2006, marcou os dois anos do NEJ e, em 2007, como parte das comemorações dos seus três anos, o NEJ lançou Estudos Judaicos:Brasil e, via web, Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 3:57:00 PM

Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008

Yad Va’ed – A Marcha do Hillel

O crescimento, nos anos recentes, do novo anti-semitismo criou entre os universitários judeus cariocas uma genuína necessidade de estudar a Shoá (Holocausto) e seu significado, tanto no contexto da história judaica como sob o enfoque da identidade judaica no mundo atual. Dificilmente, os estudantes universitários judeus do Rio têm o conhecimento necessário sobre a Shoá para responder publicamente, em nível intelectual, às provocações anti-semitas que fazem uso deturpado do tema.

Yad Vaed é um projeto conjunto do Hillel Rio e da Agência Judaica de Israel que visa proporcionar aos estudantes universitários judeus cariocas um curso de alto nível acadêmico sobre a Shoá. Os participantes serão dotados de uma bagagem de valores e conhecimento que os ajudará quando estiverem em posições de liderança na comunidade. Além disso, parte do programa envolve um comprometimento em participar em projetos educacionais do Hillel ligados ao tema Shoá.

MAIS INFORMAÇÕES

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:30:00 PM