Domingo, 16 de Março de 2008

Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG!

Fundado em 2005 por professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, o NEJ (Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG) reúne pesquisadores de Literatura, Cinema, História e áreas afins com o objetivo de promover e reunir pesquisas em dos Estudos Judaicos na UFMG.

O NEJ é formado pelo "Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos/CNPq/2004", coordenado pela Profa. Dra. Lyslei Nascimento (FALE/UFMG) e pelo Grupo de Pesquisa "Cinema e Holocausto/CNPq/2006", coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Nazario (EBA/UFMG).

Sediado na Faculdade de Letras da UFMG, o NEJ promove seminários, cursos e palestras, além de desenvolver projetos patrocinados pelo CNPq, pela Fapemig e, também, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da UFMG.

Em 2005, o NEJ lançou o primeiro livro da série ESTUDOS JUDAICOS intitulado Estudos Judaicos: ensaios sobre literatura e cinema. Essa primeira coletânea de ensaios desenvolvidos por pesquisadores da UFMG e da USP fez parte das comemorações de um ano de criação do Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos na UFMG.

O DVD Cavalcanti em Israel, editado pelo Prof. Luiz Nazario, em 2006, marcou os dois anos do NEJ e, em 2007, como parte das comemorações dos seus três anos, o NEJ lançou Estudos Judaicos:Brasil e, via web, Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 3:57:00 PM