Domingo, 10 de Agosto de 2008

A TESHUVÁ DE ARON E SUAS ESCAMAS, por Felipe Moreno

"Teshuvá" é um termo hebraico que significa arrependimento. No Judaísmo, este conceito diz respeito a todo judeu que, afastado das tradições, retorna por vontade própria ao seio do Judaísmo. Este é o mote do conto "A Teshuvá de Aron e suas Escamas", de autoria de Felipe Moreno, o qual busca imprimir no texto uma narrativa encorpada de espiritualidade e sutilezas. Este conto foi publicado na Revista Folha da Serra, na edição de agosto. Boa leitura.

clip_image004 LEIA O TEXTO PUBLICADO NA REVISTA

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 8:36:00 PM

TESOUROS DA TERRA SANTA

Calina Projetos, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o Museu de Israel Jerusalém estão trazendo ao Brasil a Exposição Internacional Tesouros da Terra Santa: Do Rei David ao Cristianismo. O conceito da exposição foi criado originalmente para o Brasil. O conjunto das obras, como apresentado, nunca foi exibido em nenhum outro país. Serão mais de 150 objetos arqueológicos, totalizando uma carga de 15 toneladas. A Exposição mostrará a vida cotidiana da Terra Santa e de Jerusalém, dos dias do Rei David, há três mil anos atrás, até os dias de Jesus Cristo e do Cristianismo nascente, durante o Domínio Romano, há aproximadamente dois mil anos. Foi um momento marcante para a humanidade, quando diversos impérios surgiram, tiveram seu apogeu e viveram seu declínio, e quando houve a criação e consolidação das principais religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e, séculos mais tarde, islamismo.

Esse milênio da História será contado através de achados arqueológicos, alguns de importância ímpar, que refletem a vida na área durante estes períodos. Essa época têm merecido atenção constante da imprensa e a montagem visará a criação uma experiência completa para o visitante.  Entre os principais objetos, podemos citar:  Citação da "Casa de David", Inscrição de Uzias (um dos Reis de Judah), Vasos (relacionados ao Milagre de Cana), Uma mesa da Santa Ceia, Ossuário de Caifás (sumo sacerdote), Inscrição de Pôncius Pilatus. Como capítulo adicional, a exposição vai até o período bizantino, mostrando o desenvolvimento paralelo do judaísmo e do cristianismo na Terra Santa, através da reconstituição de uma sinagoga e uma igreja daquele período. São as duas comunidades vivendo lado a lado. A Exposição será apresentada a partir de 13 de agosto próximo, no MASP, e é esperada uma grande visitação do público.

Serviço:
Tesouros da Terra Santa - Do Rei David ao Cristianismo
MASP - Museu de Arte de São Paulo
Local: Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César
Data: de 13 de agosto a 02 de novembro de 2008
Horário: terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta-feira, até 20h (a bilheteria fecha com uma hora de antecedência)
Preço: R$ 15,00 (inteira); R$ 7,00 (meia-entrada para estudantes); gratuito para menores de 10 anos e maiores de 60 anos; entrada gratuita todas as terças-feiras até 18h
tel (11) 3251 5644

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:29:00 PM

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2008

ATEU GARANTE, UM - DEUS EXISTE

Considerado o principal filósofo dos últimos cem anos, Antony Flew passou mais de 50 anos defendendo o ateísmo. No entanto, ao continuar investigando o tema, ele reviu seus conceitos. Em “Deus existe”, Flew trata de suas origens e crenças iniciais e de como e por que passou a acreditar em um Deus. E, mesmo baseado em evidências científicas, ele o faz de modo que é impossível não refletirmos a respeito de nossos próprios conceitos. COMPRE AQUI!

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:46:00 PM