Domingo, 27 de Abril de 2008

A turba do 'pega e lincha', por Contardo Calligaris

Outro dia passei duas horas em frente à televisão. Não adiantava zapear: quase todos os canais estavam, ao vivo, diante da delegacia do Carandiru, enquanto o pai da pequena Isabella estava sendo interrogado. O pano de fundo era uma turba de 200 ou 300 pessoas.
Permaneceriam lá, noite adentro, na esperança de jogar uma pedra nos indiciados ou de gritar "assassinos" quando eles aparecessem, pedindo "justiça" e linchamento.
Mais cedo, outros sitiaram a moradia do avô de Isabella, onde estavam o pai e a madrasta da menina. Manifestavam sua raiva a gritos e chutes, a ponto de ser necessário garantir a segurança da casa. Vindos do bairro ou de longe (horas de estrada, para alguns), interrompendo o trabalho ou o descanso, deixando a família, os amigos ou, talvez, a solidão - quem eram? Por que estavam ali? A qual necessidade interna obedeciam sua presença e a truculência de suas vozes?

“Os alemães que saíram para saquear os comércios
dos judeus na “Noite de Cristal” faziam isso porque
queriam sobretudo afirmar sua diferença"

LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 8:09:00 AM

Sábado, 26 de Abril de 2008

Preconceito implícito ou explícito?

Na cobertura jornalística da Rede Record relativa ao monstruoso assassinato da criança de 5 anos em São Paulo, os editores do jornal “Hoje em Dia” cometeram um ato de discriminação e racismo ao apresentarem em veiculo de comunicação para todo Brasil, uma analfabeta com um cartaz em que escreveu “assacinos”, para mais em baixo qualificar os matadores da criança como Judas, Judas, JUDEUS !!! Alguém vai tomar alguma iniciativa contra esta barbaridade transmitida para milhões de telespectadores, em momento de comoção nacional?  [Osias Wurman]

[NOTA] Absurdo! Merece todo o nosso repúdio!

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 6:21:00 PM

Guia completo de Pessach

Acesse, e imprima, o “Guia completo de Pessach”,
em PDF, elaborado pela Agência Judaica. Clique aqui !

Via: Alef

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 5:31:00 PM

Terça-feira, 15 de Abril de 2008

Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, no Rio de Janeiro

Com 14 anos de atuação, e mais de 27 mil assinantes nos quatro cantos do mundo, o Jornal ALEF (www.jornalalef.com.br),  destinado à comunidade judaica, vem tendo suas notícias publicadas no Le Monde Diplomatique - jornal francês de maior prestígio internacional, com mais de 2 milhões de leitores/dia. No dia 26 de maio, às 10h, o Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, principal homenagem do município do Rio de Janeiro, concedida por unanimidade pela Câmara Municipal por iniciativa da vereadora Patricia Amorim.

PARABÉNS ao Jornal ALEF, ao jornalista Mauro Wainstock, que, incansável, diariamente bem informa a comunidade judaica e a sociedade brasileira. Parabéns pelo merecido reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro ao seu trabalho. Nosso respeito e admiração. (Henrique Chagas)

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 4:09:00 PM

Esynagogue - The online Synagogue and Jewish Institute of Religious Training

No Esynagogue encontramos mais de 390 videos sobre rezas, cursos, programas de conversão. Tudo em Inglês.

1. Convert to Judaism with us from anywhere in the world
2. Online Children's Jewish home schooling see
3. Para Rabbi Training certification by Conservative ranbinic bet Din in online program
4. Adult Introduction to Judaism Course
5. Adult Bnai Mitzvah Training
6. Online Bnai mitzvah tutoring

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 12:08:00 PM

Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Dancem macacos Dancem

Dancem macacos Dancem

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 2:47:00 PM

Danilo Gentili entrevista Padre Marcelo

Lembram que gostaria de saber de qual toca saiu o coelho da Páscoa!!!! Pois é. Não é que o Padre Marcelo solucionou minhas dúvidas! Além de que, na entrevista com o padre Marcelo aprendi uma lição: preciso ser tão humilde a ponto de me orgulhar da minha humildade.

 

Via http://pavablog.blogspot.com/

Via http://danilogentili.zip.net/

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:45:00 PM

HUMOR JUDAICO

Nestes tempos de crise de confiança na moeda americana, os israelenses circulam pela Internet uma nova versão para a nota de um dólar.

 

O nome dado para a nova moeda é “guevald” – “socorro

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:23:00 AM

Livres, há mais de 3.300 anos !

No próximo sábado á noite, os judeus estarão iniciando as comemorações da festa de Pessach, que lembra a saída do Egito, há mais de 3.300 anos. Um marco histórico para o povo judeu, que saiu da escravidão para a liberdade; do exílio para a Terra Prometida; da desordem religiosa para os Dez Mandamentos, base fundamental do judaísmo, até nossos dias.
Mas será que podemos comemorar a liberdade sem que esteja acompanhada da paz? Será que teremos paz, interna e externa, enquanto imperar a injustiça social?
A resposta é clara: liberdade, paz e justiça social são pernas de um mesmo tripé que sustenta a alegria de viver, a vontade de existir, de ser digno de respeito.
Aproveitemos, portanto, este Pessach, junto com nossos familiares, para celebrarmos a liberdade, orarmos pela paz mundial e praticarmos ações em prol da justiça social- a tzedakah.
Um seder de Pessach sem a leitura da Hagadah (livro que narra a saída do Egito) é como presentear alguém com um livro de paginas em branco: sem conteúdo, sem mensagem, sem indagações? Sem o Mah Nishtanah – “Em que difere esta noite de todas as noites?” [Rua Judaica]

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:50:00 AM

No chat com Nilton Bonder

Hoje (dia 14 de abril), durante o “chat” do portal Terra, o rabino Nilton Bonder estará respondendo perguntas sobre Pessach, dando idéias e sugestões para o seder, além de tirar dúvidas sobre a festa. Para participar, clique aqui das 17h às 18h.

 

[up date] Chat com Nilton Bonder

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:46:00 AM

Livro sobre as relações entre catolicismo e judaísmo é apresentado no Vaticano

O livro "Judeus, irmãos mais velhos" foi apresentado no Vaticano. A obra, do padre Santino Spartá, reúne discursos de João Paulo II e Bento XVI sobre as relações entre catolicismo e judaísmo.

Nascido em Catania, na Sicília, o autor é formado em teologia e jornalismo e atua como consultor cinematográfico. Poeta e comunicador, colabora com a Rádio Vaticano e com a RAI, Televisão de Estado italiana e recebeu duas vezes o “Prêmio Literário da Presidência do Conselho Italiano”.

Segundo Gian Maria Vian, diretor do jornal L’Osservatore Romano, o livro "permite retornar às fontes recentes que abriram caminho para a evolução no relacionamento entre católicos e judeus". Durante a apresentação da obra, ele lembrou que "o diálogo entre as duas confissões, com a conseqüente superação do 'antijudaísmo', começou a acelerar depois da tragédia do Holocausto. Todavia, a máxima expressão desta aproximação se verificou durante o pontificado de João Paulo II, quando judeus e católicos começaram não apenas uma relação de amizade, mas, sobretudo, um diálogo religioso".

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:45:00 AM

Terça-feira, 1 de Abril de 2008

A língua de Jesus Cristo está em risco de extinção


Diário Digital (Portugal) - 31/03/2008
A língua que Jesus Cristo falava - aramaico - está à beira da extinção, mas no norte da Síria, as cerca de 18 mil pessoas que a falam lutam para a salvar do esquecimento. Os habitantes da localidade montanhosa de Maalula sentem-se orgulhosos por serem dos poucos que sabem exprimir-se na língua de Cristo. A população está contente por haver agora uma escola governamental que dá cursos de aramaico, o que permite às crianças e aos adultos estudarem a língua num centro acadêmico. A escola, inaugurada no verão passado, "é apenas o começo de um longo caminho para proteger a língua", assegura Anton Taglub, vendedor de cruzes e postais numa loja do mosteiro. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:21:00 PM