Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Dancem macacos Dancem

Dancem macacos Dancem

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 2:47:00 PM

Quarta-feira, 26 de Março de 2008

Lançamento de nova tradução do livro 'Vontade de Poder', de F. W. Nietzsche

Acaba de ser lançada uma nova tradução do livro "Vontade de Poder", de F. W. Nietzsche, pela Editora Contraponto. O site da Editora fornece a apresentação do livro para download.

Durante a sua última década produtiva, a de 1880, Friedrich Nietzsche acumulou uma enorme quantidade de anotações que serviriam de base para um livro abrangente, mas que só vieram à luz postumamente. O agravamento de seu estado de saúde impediu que o projeto chegasse ao fim. Elizabeth Förster-Nietzsche, sua irmã, e Peter Gast, seu dileto amigo, organizaram esse acervo e o publicaram em duas edições. A versão mais completa - tal como aparece na décima terceira edição da Kröner - serviu de base para esta primeira edição brasileira de A vontade de poder, tal como explicam Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes na nota sobre a tradução. O filósofo deixou planos para a organização dessa obra que não pôde completar e chegou a agregar subtítulos que assinalam a sua ambição: Tentativa de uma transvaloração de todos os valores e Tentativa de uma nova interpretação de todo acontecer. Em abril de 1884, escreveu a um amigo: "(...) pretendo empreender uma revisão de minha metafísica e de meus pontos de vista epistemológicos. Passo a passo, tenho agora que atravessar uma série de disciplinas, pois me decidi, daqui para diante, empregar os próximos cinco anos no acabamento da minha 'filosofia', para a qual construí uma antecâmara com o meu Zaratustra." A questão da autenticidade dos textos já foi superada, mas nunca saberemos como o próprio Nietzsche os organizaria se tivesse redigido a versão definitiva. Por isso, escreve Gilvan Fogel na apresentação: "É preciso que vejamos tal obra [A vontade de poder] como uma rica antologia de textos nietzschianos tardios. Diria Nietzsche, dardos, flechas lançadas contra nós, a nós... Que dardos! Que flechas!" E prossegue: "A década de 1880, na vida de Nietzsche, constitui o período de maior lucidez, de maior intensidade de seu pensamento - de maior poder. É quando seu pensamento está mais afinado com a gravidade de sua tarefa e mais afiado para sua consecução. Essa lucidez coincide com a cunhagem do pensamento 'vida como vontade de poder'." A obra que aqui traduzimos oferece, pois, a possibilidade de se descortinar o pensamento do filósofo em seu período mais maduro, mas nela esse pensamento não está acabado e sistematizado. Aparece sob a forma de 1.067 fragmentos - textos curtos, parágrafos, aforismos - que mostram suas idéias tal como surgiram, quase sempre perturbadoras e freqüentemente geniais.

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:56:00 PM

Domingo, 20 de Janeiro de 2008

NIETZSCHE – PERSONA NON GRATA

Nietzsche, sua forma de compreender as religiões judaicas e cristãs e influência da cultura alemã na tentativa da formação de um pensamento único e limitador das pessoas e a maneira equivocada como o mesmo tem sido taxado por simplesmente ter exercido a sua capacidade de pensar como homem de espírito é o que aborda este artigo, que tem como fontes as suas principais obras que tratam destas questões e outros autores estudiosos deste filósofo.

Falar sobre Friederich Nietzsche não é uma tarefa das mais fáceis, principalmente para os que não são do campo específico da Filosofia. Nietzsche foi além do homem comum no que se refere ao pensamento, as idéias e a sua relação com o mundo, com a vida, com o transcendental, com a saúde e a doença. Como ele próprio classifica-se, é um extemporâneo, ou seja um homem além do seu tempo. Entendê-lo é buscar não congelá-lo apenas em um dos seus escritos mais buscá-lo no conjunto da sua obra, onde homem, obra e vida fazem parte de um mesmo imbricado.  Edmerson dos Santos Reis

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 8:17:00 PM