Sábado, 28 de Junho de 2008

O lado mais doce da "morá" de hebraico

MIRIAM SMALETZ (1941-2008)

Judeus nascidos em Israel são familiarmente chamados de "sabras", em alusão ao cacto do deserto que, apesar de espinhoso por fora, é doce por dentro. Miriam Smaletz z’l, dizem os filhos, era como um sabra - judia israelense que viveu para ensinar hebraico no Brasil e que, mesmo rígida e austera, guardava uma docilidade sem tamanho. Não foram poucos os alunos que "tiveram trauma" da "morá" que ensinava hebraico no colégio Renascença, em São Paulo. Era seu jeito, diz a filha, de exigir de quem mais gostava e julgava capaz. "Se boa parte dos que estudaram lá, hoje, falam hebraico", diz o filho, "é porque passaram pela mão dela".

Miriam chegou ao Brasil em 1963, em passeio após servir no exército de Israel, onde nascera de pais judeus poloneses. Aqui conheceu um professor do colégio, noivo de outra Miriam. Foi tudo rápido. No dia do casamento, muitos se assustaram ao vê-la entrar - afinal, era Miriam, mas outra. Defensora do hebraico na formação dos judeus, cuidava, nos últimos 15 anos, de um projeto de preparação para o bat mitzvah, cerimônia que comemora a maturidade religiosa das meninas, aos 12 anos. Cuidava do "papel da mulher judia". Vaidosa até no hospital, fazia questão de suas roupas, perfumes e sorrisos - era sua maneira, diz o filho, de inverter a situação, guardar os espinhos e deixar a doçura no lado de fora. Morreu domingo, de câncer, aos 66.

Fonte: Willian Vieira - Folha de S.Paulo - Obituário

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 6:34:00 PM

Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

Descubra seu judaísmo

Muitas pessoas estão interessadas em verificar a possibilidade de ter ancestrais judeus. Quem deseja saber com certeza deve entrar na página www.FamilyTreeDNA.com, ou escrever para info@familytreedna.com, solicitando o envio de kits de teste da DNA: - o teste Y-DNA12 Universal Male test, para a linha paterna (US$ 149) - o teste MTDNA Universal Female Test, para a linha materna (US$ 129). Os testes mencionados indicam também se a pessoa vem de uma linhagem Cohen ou Levi, bem como a área de ancestralidade mais remota. Caso existam registros com o mesmo cromossoma no banco-de-dados, a companhia fará o contato entre a pessoa e seu parente. Os kits vêm pelo correio e devem ser devolvidos também pelo correio.

O teste é muito simples, basta utilizar o cotonete provido e esfregá-lo fortemente na parte interna da bochecha, 3 vezes no mesmo dia, em intervalos de 4 horas, recolocá-los nos tubinhos que vêm junto, e reenviar. Este teste também é destinado a pessoas que buscam familiares perdidos, ou que desejem comprovação de informações familiares.(Sonia Bloomfield)

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:43:00 PM

Sábado, 14 de Junho de 2008

Curtam esta selecao de videos com sambas e MPB cantados em Hebraico!

            Varias em hebraico, elis, chico, martinho, etc...

http://www.youtube.com/watch?v=gje-qwOX3Uo

http://www.youtube.com/watch?v=wL3yG2AlXBA

http://www.youtube.com/watch?v=M7sy6t-Dmhg

http://www.youtube.com/watch?v=Xv1FPu4zvOo

http://www.youtube.com/watch?v=jbfFk8994u0

http://www.youtube.com/watch?v=tLLkeZMtnGY

http://www.youtube.com/watch?v=ZAXKlecVNUM

http://www.youtube.com/watch?v=YssGaP-joX0

http://www.youtube.com/watch?v=u1uGWlm0REw

http://www.youtube.com/watch?v=r3tqlr1cpPc

http://www.youtube.com/watch?v=Y9vBcAEtY3o

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:24:00 AM

Segunda-feira, 9 de Junho de 2008

LANÇAMENTO: Na espiral do tempo: uma viagem pelo calendário judaico

David Gorodovits vai lançar o livro "Na Espiral do Tempo - Uma Viagem pelo Calendário Judaico" (Editora Sefer) no dia 26 de junho, às 19h, na Livraria Argumento (Copacabana - Rio de Janeiro, RJ).

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:46:00 PM

Domingo, 8 de Junho de 2008

Em Shavuot Moisés recebeu os Dez Mandamentos

Hoje à noite terá inicio a festa de Shavuot. São passadas sete semanas da festa de Pessach, a Páscoa judaica, que marca a saída dos judeus da escravidão no Egito. Em Shavuot, o povo judeu recebeu as tábuas das leis de Moisés no Monte Sinai. Os Dez Mandamentos são a base da religião judaica e foram inspiradores das Constituições de diversos países. Na segunda-feira pela manhã é lida nas sinagogas a parte do Pentateuco, a Torah, que narra o recebimento dos Mandamentos. É fundamental levar filhos e netos para ouvirem esta leitura pois, as futuras gerações, serão as responsáveis pela continuidade de uma tradição com mais de 3.300 anos. Na terça-feira pela manhã é recitada a oração de Izkor, em memória dos que partiram. Para marcar o inicio do mês de Sivan com a leitura dos Salmos de David, o departamento feminino do Beit Lubavitch do RJ reuniu cerca de 200 mulheres em sua sede no Leblon. Uma das oradoras de honra foi a advogada Flavia Wurman Mizrahi, 33 anos, que proferiu emocionado discurso. Se desejar ler o texto na íntegra, clique aqui. (Rua Judaica)

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 4:35:00 PM