Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008

Yad Va’ed – A Marcha do Hillel

O crescimento, nos anos recentes, do novo anti-semitismo criou entre os universitários judeus cariocas uma genuína necessidade de estudar a Shoá (Holocausto) e seu significado, tanto no contexto da história judaica como sob o enfoque da identidade judaica no mundo atual. Dificilmente, os estudantes universitários judeus do Rio têm o conhecimento necessário sobre a Shoá para responder publicamente, em nível intelectual, às provocações anti-semitas que fazem uso deturpado do tema.

Yad Vaed é um projeto conjunto do Hillel Rio e da Agência Judaica de Israel que visa proporcionar aos estudantes universitários judeus cariocas um curso de alto nível acadêmico sobre a Shoá. Os participantes serão dotados de uma bagagem de valores e conhecimento que os ajudará quando estiverem em posições de liderança na comunidade. Além disso, parte do programa envolve um comprometimento em participar em projetos educacionais do Hillel ligados ao tema Shoá.

MAIS INFORMAÇÕES

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:30:00 PM

Domingo, 24 de Fevereiro de 2008

Qual é a melhor religião?

Breve diálogo entre o teólogo Leonardo Boff e o Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga: 'Santidade, qual é a melhor religião'?

Esperava que ele dissesse: 'É o budismo tibetano' ou 'São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo'. O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

'A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor'.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar: O que me faz melhor'?

Respondeu ele: 'Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta, de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião'.

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável".

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:36:00 PM

Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2008

Gratidão é tudo!

No mês de agosto de 2001, Moshê (nome fictício), um bem sucedido empresário judeu, viajou para Israel a negócios.Na quinta feira, dia nove, entre uma reunião e outra, o empresário aproveitou para ir fazer um lanche rápido em uma pizzaria na esquina das ruas Yafo e Mêlech George no centro de Jerusalém.
O estabelecimento estava superlotado. Logo ao entrar na pizzaria,Moshê percebeu que teria que esperar muito tempo numa enorme fila, se realmente desejasse comer alguma coisa - mas ele não dispunha de tanto tempo. Indeciso e impaciente, pôs-se a ziguezaguear por perto do balcão de pedidos, esperando que alguma solução caísse do céu. Percebendo a angústia do estrangeiro, um israelense perguntou-lhe se ele aceitaria entrar na fila na sua frente. Mais do que agradecido, Moshê aceitou. Fez seu pedido, comeu rapidamente e saiu em direção à sua próxima reunião.

Menos de dois minutos após ter saído, ele ouviu um estrondo aterrorizador. Assustado, perguntou a um rapaz que vinha pelo mesmo caminho que ele acabara de percorrer o que acontecera. O jovem disse que um homem-bomba acabara de detonar uma bomba na pizzaria Sbarro`s.  Moshê ficou branco. Por apenas dois minutos ele escapara do atentado.Imediatamente lembrou do homem israelense que lhe oferecera o lugar na fila. Certamente ele ainda estava na pizzaria.

Aquele sujeito salvara a sua vida e agora poderia estar morto.  Atemorizado, correu para o local do atentado para verificar se aquele homem necessitava de ajuda. Mas encontrou uma situação caótica no local. A Jihad Islâmica enchera a bomba do suicida com milhares de pregos para aumentar seu poder destrutivo. Além do terrorista, de vinte e três anos, outras dezoito pessoas morreram, sendo seis crianças. Cerca de outras noventa pessoas ficaram feridas, algumas em condições críticas.  As cadeiras do restaurante estavam espalhadas pela calçada. Pessoas gritavam e acotovelavam-se na rua, algumas em pânico, outras tentando ajudar de alguma forma. Entre feridos e mortos estendidos pelo chão, vítimas ensangüentadas eram socorridas por policiais e voluntários. Uma mulher com um bebê coberto de sangue implorava por ajuda.  Um dispositivo adicional já estava sendo desmontado pelo exército.
Moshê procurou seu "salvador" entre as sirenes sem fim, mas não conseguiu encontrá-lo.

Ele decidiu que tentaria de todas as formas saber o que acontecera com o israelense que lhe salvara a vida. Moshê estava vivo por causa dele. Precisava saber o que acontecera, se ele precisava de alguma ajuda e, acima de tudo, agradecer-lhe por sua vida. O senso de gratidão fez com que esquecesse da importante reunião que o aguardava.

Ele começou a percorrer os hospitais da região, para onde tinham sido levados os feridos no atentado. Finalmente encontrou o israelense num leito de um dos hospitais. Ele estava ferido, mas não corria risco de vida. Moshê conversou com o filho daquele homem, que já estava acompanhando seu pai, e contou tudo o que acontecera. Disse que faria tudo que fosse preciso por ele. Que estava extremamente grato àquele homem e que lhe devia sua vida. Depois de alguns momentos, Moshê se despediu do rapaz e deixou seu cartão com ele. Caso seu pai necessitasse de qualquer tipo de ajuda, o jovem não  deveria hesitar em comunicá-lo.

Quase um mês depois, Moshê recebeu um telefonema em seu escritório em Nova Iorque daquele rapaz, contando que seu pai precisava de uma operação de emergência. Segundo especialistas, o melhor hospital para fazer aquela delicada cirurgia fica em Boston, Massachussets. Moshê não hesitou. Arrumou tudo para que a cirurgia fosse realizada dentro de poucos dias. Além disso, fez questão de ir pessoalmente receber e acompanhar seu amigo em Boston, que fica a uma hora de avião de Nova Iorque.

Talvez outra pessoa não tivesse feito tantos esforços apenas pelo senso de gratidão. Outra pessoa poderia ter dito "Afinal, ele não teve intenção de salvar a minha vida: apenas me ofereceu um lugar na fila ..." Mas não  Moshê. Ele se sentia profundamente grato, mesmo um mês após o atentado. E ele sabia como retribuir um favor.

Naquela manhã de terça-feira, Moshê foi pessoalmente acompanhar seu amigo - e deixou de ir trabalhar. Sendo assim, pouco antes das nove horas da manhã, naquele dia onze de setembro de 2001. Moshê não estava no seu escritório no 101º andar do World Trade Center Twin Towers. (relatado em palestra do rabino Issocher Frand)

"Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome". Salmos 100:4

ד  בֹּאוּ שְׁעָרָיו, בְּתוֹדָה--חֲצֵרֹתָיו בִּתְהִלָּה;    הוֹדוּ-לוֹ, בָּרְכוּ שְׁמוֹ.

 

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:46:00 PM

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008

MELHORES PARTIDOS

A revista israelense TV Magazine acaba de publicar a lista dos 20 melhores partidos matrimoniais em Israel. No topo da lista de 2008 aparece a popular cantora Rita, de 46 anos, recém separada de seu ex-marido Rami Klenstein, com quem esteve casada por 20 anos. Parece que as celebridades não andam bem em seus casamentos. Cinco recém divorciados podem ser encontrados na lista deste ano: a modelo Galit Gutman, cantoras Orna Datz e Sigal Shachmon, Rami Kleinstein e a primeira colocada Rita.

http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-3506813,00.html

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 2:13:00 PM

RESGATE DO LADINO

Centenas de judeus sefaradís israelís reuniram-se durante quatro dias no Mar Morto para recuperar o legado dos judeus espanhóis e falar por uns dias, a língua de seus antepassados, o ladino, cada vez menos usado .O encontro "Dias de Leite e Mel", convocado pelo Círculo de Haifa da "Autoridade Nacional do Ladino", foi o primeiro de dois eventos que este organismo realizará este ano para impulsionar a cultura e o idioma dos descendentes dos judeus que viveram na Espanha, até o final do século XV. Os mais de 600 participantes ouviram conferencias sobre distintos aspectos da vida e da cultura sefaradí.

*A estatua de Maimonides em Córdoba-Espanha, o mais importante judeu sefaradi da Idade Média

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:56:00 PM

Sábado, 16 de Fevereiro de 2008

Mapas para todos os caminhos da Biblia

Ainda no mundo dos livros, para saber onde se passam as histórias da Bíblia, há o BibleMap. Dá para navegar por livro e capítulo.

Via: Gabriela Zago em janeiro 26, 2008 9:04 PM | Permalink

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:01:00 PM

do Salmo 107

Pensando no post anterior, eis um trecho bíblico (Salmos, 107, 23-28)

Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem tráfico na imensidade das águas,
Esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas nas profundezas do abismo.
Pois Ele falou, e fez levantar o vento tempestuoso, que elevou as ondas do mar.
Subiram até os céus, desceram até os abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma.
Andaram e cambalearam como ébrios, e perderam todo tino.
Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou de suas tribulações.

O texto foi musicado por Herbert Sumsion (1899-1995), e pode ser encontrado num CD da Naxos, intitulado Psalms for the Soul. Trata-se de uma série de obras corais, "very british", que exigem muita atenção e silêncio (interno e externo) para serem ouvidas. A que mais agrada de imediato é de sir Hubert Parry, o Salmo 84: "como são belas tuas moradas, ó Senhor dos exércitos!", cujas frases melódicas curtas são bem parecidas com aqueles hinos que a gente não sabe bem onde ouviu; ou será algum andante de Haydn? O fato é que, como sugere o texto, estamos "em casa" ouvindo essa música. Junto com sir Charles Stanford (1852-1924), Parry (1848-1918) é um dos fundadores da música inglesa no século 20, antes que seus alunos, como Vaughan Williams, tomassem conta daquela morada, bastante vazia aliás naqueles tempos. (Marcelo Coelho, FSP)

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:15:00 PM

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008

questão de sorte

"Algumas vezes, não conseguir o que queremos é um grande golpe de sorte."
-- Dalai Lama

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 6:24:00 PM

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008

Língua Hebraica on-line

http://www.lexilogos.com/clavier/ivrit.htm

http://www1.feujworld.com/religion/alphabet/index.php

http://ejemm.com/jemm/aleph/0/enter1.html

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:09:00 PM

A Festividade de Purim e o Livro de Ester

A festividade de Purim é realizada no dia 14 de Adar com a duração de um dia. Purim comemora a vitória da sobrevivência judaica sob o domínio persa. Os acontecimentos descritos no Livro de Ester (Meguilá Ester) ocorreram por volta de 450 anos antes da Era Comum.

LEIA MAIS, nos Estudos Judaicos

Purim 5768 – 21 de março de 2008.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:57:00 PM

Curso de Língua Hebraica Bíblica on-line

O curso de Língua Hebraica Bíblica, cuidadosamente, elaborado pelo Professor Airton José da Silva encontra-se disponível para download na Ayrton's Biblical Page. O curso é uma introdução elementar à língua hebraica bíblica.
LanguageGuide.org

1. Abra o link http://www.language guide.org/ hebrew
2. Aparecem os temas escritos em hebraico (exemplo: números, cumprimentos, etc...).
3. Apontando o mouse nos temas em hebraico aparece a respectiva tradução em português.
4. Clicando em cada um dos temas (em hebraico): eles abrem para desenhos de objetos e situações relacionados com o tema.
5. Apontando o mouse no desenho aparece sua grafia em hebraico e logo em seguida, ouve-se um áudio em hebraico com o nome do que aparece no desenho.

Via Língua Hebraica

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:24:00 PM

Arquivo Virtual de Filmes Judaicos de Steven Spielberg

O site do Arquivo Virtual de Filmes Judaicos de Steven Spielberg, situado na Universidade Hebraica de Jerusalém, foi inaugurado há duas semanas e já está on-line.

Cerca de 400 filmes, que relatam a história do povo judeu no período anterior ao Holocausto, podem ser acessados gratuitamente.

Via ESTUDOS JUDAICOS

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:19:00 PM

Domingo, 10 de Fevereiro de 2008

THE ONLINE HEBREW TUTORIAL, aprendemos com a interatividade

Depois que revelei aqui que tenho como meta aprender hebraico neste ano de 2008 recebi inúmeros incentivos. Davi, que estudou hebraico na UNICAMP com a morá Dora, me deu o maior incentivo. Embora tenha dito que a língua é difícil, mas com empenho, dedicação e gosto tudo se torna fácil. De quebra, indicou alguns links:

1) THE ONLINE HEBREW TUTORIAL => já fiz download do tutorial, embora não vá usá-lo de imediado, pois parece ser muito bom na conjugação dos verbos.

2) http://www.hebrew4christians.com/ => segundo Davi, este site tem umas coisas interessantes e algumas aulas básicas, foi aqui que ele entendeu os vários tipos de verbos e como funciona a classificação.

3) http://milon.morfix.co.il/Default.aspx = DICIONÁRO HEBRAICO ON LINE GRATUITO.

Minha amiga, a escritora NOGA, israelense de nascimento e brasileira de coração, me disse que falar hebraico é até fácil, o problema está na escrita e na leitura. O hebraico moderno, sem os sinais massoréticos, torna a língua mais difícil. Enfim, estou aprendendo.

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 10:27:00 PM

Alguns downloads interessantes

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 8:22:00 PM

Hebraico: calão

Tenho colecionado inúmeros links sobre a língua hebraica, alguns consegui navegando, outros me foram indicados por amigos. Hoje encontrei um post interessante sobre palavras de calão, palavrões, coisas que temos curiosidade de saber.

O calão de cada país provém da realidade cultural que aí impera. Portanto, não é de estranhar que o calão israelita gire em torno dos dois eixos da «israelitude»: sexo e violência, ao contrário de Portugal, onde gira em torno de Fátima, futebol e fado, com algumas referências às mães dos outros pelo meio. É uma sociedade muito matriarcal, a nossa. Bom, estou a dispersar-me...

Enfim, quando digo «Israel», o que é que vos vem logo à cabeça? Exacto: bombas. Isso reflecte-se no calão israelita.

(para os menos sagazes, em «letrinhas esquisitas» a transcrição em hebraico; a negrito a pronúncia; em itálico a tradução literal; sinónimos em letra normal.)

Está no link: http://4025km.com/archives/199-Hebraico-V-calo.html (português de Portugal) e em Inglês (Israeli slang).

Outro link para slang de várias línguas, inclusive o hebraico: The Alternative Hebrew Dictionary. No orkut encontrei uma comunidade interessante de gírias/palavrões em hebraico: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7322697

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 8:10:00 PM

Gabinete de investigação, lançamento na Livraria Cultura, dia 11/02

A profa. Anita Novinsky vai lançar o livro "Gabinete de investigação: uma "caça" aos judeus sem precedentes" (editora Humanitas) amanhã (dia 11 de fevereiro), às 19:30h, na Livraria da Cultura (São Paulo). Durante o evento, haverá um debate acerca do tema "Reflexões sobre Inquisição e Intolerância", com Boris Fausto (USP) e Renato Mezan (PUC). Informações: (11) 3170-4033.

 


Portugueses e brasileiros, por terem judeus entre seus antepassados, foram durante dois séculos legalmente 'excluídos' de participarem na sociedade e sofreram uma ininterrupta perseguição pelo Santo Oficio da Inquisição.

Para adquirir: clique aqui

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 3:17:00 PM

Sábado, 9 de Fevereiro de 2008

Rapidinhas do SINOMAR

O portal literário VerdesTrigos oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. É um dos meus preferidos. Recomendo! (sinomar, 27/01/2008)

Obrigado pela recomendação do VerdesTrigos na sua coluna impressa e virtual. Bem sabe que sou leitor diário da sua coluna no IMPARCIAL e tenho o seu site como um dos meus favoritos e também recomendo aos internautas que visitam o VerdesTrigos, especialmente para conhecerem o que se passa na cidade de Presidente Prudente/SP. Sua opinião faz diferença em nossa cidade e em nossa sociedade. Obrigado.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:26:00 PM

Perto da cidade de Lod, um homem estava sentado na saliência de um monte ...

PERDOAR PARA VIVER

Ao iniciar a ler este um comentário do ZOHAR na coluna do SINOMAR CARMONA, fui direto ao final e me surpreendi com a indicação do VerdesTrigos. Obrigado Sinomar.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:09:00 PM

Na coluna do SINOMAR

HEBRAICO

Após descobrir sua ascendência judaica, o advogado Henrique Chagas, Procurador da Caixa em Presidente Prudente, visitou Israel e passou a estudar tudo que diz respeito ao povo hebreu. Recentemente iniciou um curso de iniciação ao idioma hebrico. Aprender a falar, escrever e ler a língua hebraica é sua meta para 2008. Diz que está aprendendo com facilidade. Talvez já esteja no DNA. (sinomar)

A nota acima saiu no Jornal O IMPARCIAL, na coluna do SINOMAR CARMONA. Não é que estou aprendendo mesmo. Já estou na 5ª unidade do livro da Rifka Berezin. Estou me alefbeitizando. Agora, como me diz a minha amiga israelense Noga, ler um jornal no hebraico moderno é parada das grandes, pois não usam mais os sinais massoréticos, que nos dão os sons vogálicos. Sem eles, como vou saber?

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:02:00 PM

Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008

Lição de Cidadania

"A FIERJ, Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro acaba de mostrar ao mundo como deve agir um grupo organizado num país democrático para garantir seus direitos através da utilização da justiça.

Num primeiro momento, insatisfeita com o procedimento da Escola de Samba “Unidos do Viradouro”, a FIERJ conversou até a exaustão, através de seu presidente. Em todos os diálogos, nenhuma informação geral sobre o tal carro alegórico da discórdia foi oferecida pelo carnavalesco ao representante dos judeus. Escondeu-se nas conversas, a existência de um “Hitler” fantasiado que sambaria sobre o tal carro da discórdia.

A FIERJ foi parar na justiça e obteve a liminar que impediu tal absurdo. Muita gente vai dizer que os judeus mandam na justiça. Mentira. Direito atacado deve ser defendido. E, garantido pelo judiciário. Seja quem for o reclamante. Essa é a única fórmula de igualdade que existe na democracia. A organização de grupos de pressão social, a competência para exigir direitos e a coragem para exercer com plenitude a cidadania.

Que esse exemplo sirva de norte para todos que se sentem esbulhados naquilo que para si, são direitos inalienáveis e que para a justiça, devem ser garantidos. Um Brasil melhor para nossos filhos depende da nossa coragem para agir pela garantia da tranqüilidade que ninguém tem o direito de lesionar.

Parabéns a Sérgio Niskier e aos seus diretores que acabam de dar um belo show mundial, no carnaval do Rio de Janeiro". (Ronaldo Gomlevsky)

LINKS RELACIONADOS

  1. Judge bans Holocaust float, 'Hitler' in Rio's carnival
  2. ''Caso Viradouro'': liminar concedida
  3. Holocaust-themed Rio Carnival float causes strain
  4. O samba e o Holocausto

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:13:00 PM