Sábado, 6 de Setembro de 2008

Kabalah: o estranho, o mágico e o maravilhoso no arquivo cultural judaico

É com grande satisfação que comunicamos o lançamento, on line, do terceiro número da Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (ISSN 1982-3053) no site do NEJ: http://www.ufmg.br/nej/am/intro/index_n3.html.

Nesse número, dedicado a Frieda e Egon Wolff, publicamos o dossiê: Kabalah: o estranho, o mágico e o maravilhoso no arquivo cultural judaico. Recebemos colaborações excelentes do Brasil e da Argentina. Confiram o sumário:

SUMÁRIO
*
Dedicatória
* Agradecimentos
* Kabalah: o estranho, o mágico e o maravilhoso no arquivo cultural judaico
   Lyslei Nascimento - UFMG
* Artigos
A teratologia múltipla: Robert Bloch e o seu bestiário
Alcebíades Diniz Miguel - UNICAMP
Do Golem ao analisante: o analista não é um Baal Shem
Franscisco José Bezerra dos Santos - ELF
Dibuk: um autor, um tema, uma peça
Jacó Guinsburg - USP
Resistência e renovação: a escrita e a comida em Cíntia Moscovich
Julia Nascimento Santos - UFMG
Vívien Gonzaga e Silva - UFMG
O Aleph, Beatriz e a Cabala em Jorge Luis Borges
Lyslei Nascimento - UFMG
O Hassidismo na visão de Martin Buber
Renato Somberg Pfeffer - FUMEC
Gabriella Grossi Daher - FUMEC
Aviziboa: uma feiticeira judia de Torres Vedras de 1492
Reuven Faingold - FAAP
La cábala y la travesía del mal
Ricardo Forster - UBA
A literatura no espelho: "Parábola do filho e da fábula"
Saul Kirschbaum - USP
Um Golem na Dinastia de Bragança: O Último Suspiro do Mouro, de Salman Rushdie
Telma Borges - UNIMONTES
Considerações sobre a pseudepigrafia religiosa na Antigüidade
Vicente Dobroruka - UNB
* Entrevista
Sofia Débora Levy entrevista Frieda Wolff
UFRJ
* Contos
El testigo
Ana María Shuah
A lagosta judia
Heloisa Pait
* Crônica
Cabala e Modernidade
Moacyr Scliar
* Poema
3 variaciones sobre el silencio
Alfredo Schechtman
* Resenhas
Por detrás da cortina
Cláudia Maia - UFMG

Demônios no Shtetl

Filipe Amaral Rocha de Menezes - UFMG
Lilit, Golem e outros seres imaginários
Luciara Lourdes Silva de Assis - UFMG
*Arte
Frente al Aleph
Mirta Kupferminc
Un punto en el espacio
Mirta Kupferminc
Rabi Low
Vlad Eugen Poenaru - UFMG

O apoio e a ajuda dos colaboradores, dos pareceristas e da equipe do CEDECOM da UFMG foram indispensáveis. Agradecemos, ainda, à Diretoria da Faculdade de Letras, à Câmara de Pesquisa e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários.

Aguardamos sua visita e solicitamos a divulgação dessa edição. Convidamos, ainda, pesquisadores, escritores e artistas a colaborarem no próximo número que terá como tema "Humor, Ironia e controvérsia no arquivo da cultura judaica". A data-limite para envio de trabalhos é 23 de dezembro de 2008. A ementa e as normas editoriais estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.ufmg.br/nej/modules/content/index.php?id=58. Outras informações: lyslei@ufmg.br.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 5:30:00 PM

Sábado, 9 de Fevereiro de 2008

Perto da cidade de Lod, um homem estava sentado na saliência de um monte ...

PERDOAR PARA VIVER

Ao iniciar a ler este um comentário do ZOHAR na coluna do SINOMAR CARMONA, fui direto ao final e me surpreendi com a indicação do VerdesTrigos. Obrigado Sinomar.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 1:09:00 PM

Sábado, 26 de Janeiro de 2008

Tamareira de Devora - 13 atributos da Misericórdia

Em Deuteronômio 28:9, a Torá diz: "...e andares por Seus caminhos". Nossos sábios explicaram: "Assim como o Santissimo (abençoado seja) é Piedoso, assim tu deves ser piedoso; assim como Ele é Generoso, assim tu deves ser generoso, assim como Ele é justo, assim tu deves ser justo; assim como Ele é Devoto, assim tu deves ser devoto".

Em Deuteronômio 13:5, a Torá diz também: " Após o Eterno, vosso Deus, andareis; a Ele temereis, Seus mandamentos guardareis e a Sua voz ouvireis; a Ele servireis e a Ele se achegareis". O Talmud (sotá 14a) explica assim este versiculo: " Tu deves emular os atributos do santissimo: Assim como o Santissimo, veste os desnudos, assim tu deves fazer; assim como Ele visita os doentes, assim tu deves fazer; assim como Ele consola os desconsolados, assim tu deves fazer..."

A "Tamareira de Devorá" é uma explicação desse mandamento de "imitar" D´us e adotar Suas qualidades através dos ensinamentos da parte oculta da Torá. Neste livro,os treze atributos da misericórdia  (link de comunidade no orkut, somente p/ cadastrados) mencionados pelo profeta Miquéias (7:18-20) são analizados detalhadamente, de forma clara e prática,como orientação de como realizar esse preceito.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 5:27:00 PM

Domingo, 20 de Janeiro de 2008

Sem rigor ético, nada resta ao ser humano

Entre os diversos modos de se encarar a Cabala, ou Cabalá, a mística judaica, destacam-se dois: o ponto de vista segundo o qual séculos ou milênios de estudo não passam de equívoco movido à superstição e o de que nas obras dos mais diversos autores e épocas encontram-se pautas de estudo sobre os mais variados aspectos religiosos, filosóficos e poéticos da vida e da cultura. A obra de Guershom Scholem (publicada no Brasil pela Perspectiva) e de Moshê Idel (idem, como o recente Cabala, Novas Perspectivas) permanecem como guias necessários para o estudo dessa literatura numa perspectiva atualizada, servindo para desarmar os primeiros e permitir o avanço dos estudos humanísticos, no segundo caso. Tanto Scholem quanto Idel procuram oferecer ao leitor os elementos fundamentais de suas teses, citando e resumindo os textos da origem, enquanto a maior parte dos textos escritos em hebraico e aramaico permanecem interditos pela escassez de traduções para o português. Por isso, cresce a importância da publicação de Tamareira de Devorá (Sêfer, 120 pp., R$ 25), do rabino Moshê Cordovero (1522-1570). É uma pequena obra, um guia para a imitação de Deus a partir do fim de Miquéias (v. 18-20). (O Estado de S. Paulo - 24/4/2005 - por Moacir Amâncio)

Marcadores: ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 7:14:00 PM