Sábado, 26 de Janeiro de 2008

Tamareira de Devora - 13 atributos da Misericórdia

Em Deuteronômio 28:9, a Torá diz: "...e andares por Seus caminhos". Nossos sábios explicaram: "Assim como o Santissimo (abençoado seja) é Piedoso, assim tu deves ser piedoso; assim como Ele é Generoso, assim tu deves ser generoso, assim como Ele é justo, assim tu deves ser justo; assim como Ele é Devoto, assim tu deves ser devoto".

Em Deuteronômio 13:5, a Torá diz também: " Após o Eterno, vosso Deus, andareis; a Ele temereis, Seus mandamentos guardareis e a Sua voz ouvireis; a Ele servireis e a Ele se achegareis". O Talmud (sotá 14a) explica assim este versiculo: " Tu deves emular os atributos do santissimo: Assim como o Santissimo, veste os desnudos, assim tu deves fazer; assim como Ele visita os doentes, assim tu deves fazer; assim como Ele consola os desconsolados, assim tu deves fazer..."

A "Tamareira de Devorá" é uma explicação desse mandamento de "imitar" D´us e adotar Suas qualidades através dos ensinamentos da parte oculta da Torá. Neste livro,os treze atributos da misericórdia  (link de comunidade no orkut, somente p/ cadastrados) mencionados pelo profeta Miquéias (7:18-20) são analizados detalhadamente, de forma clara e prática,como orientação de como realizar esse preceito.

Marcadores: , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 5:27:00 PM