Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Livro sobre as relações entre catolicismo e judaísmo é apresentado no Vaticano

O livro "Judeus, irmãos mais velhos" foi apresentado no Vaticano. A obra, do padre Santino Spartá, reúne discursos de João Paulo II e Bento XVI sobre as relações entre catolicismo e judaísmo.

Nascido em Catania, na Sicília, o autor é formado em teologia e jornalismo e atua como consultor cinematográfico. Poeta e comunicador, colabora com a Rádio Vaticano e com a RAI, Televisão de Estado italiana e recebeu duas vezes o “Prêmio Literário da Presidência do Conselho Italiano”.

Segundo Gian Maria Vian, diretor do jornal L’Osservatore Romano, o livro "permite retornar às fontes recentes que abriram caminho para a evolução no relacionamento entre católicos e judeus". Durante a apresentação da obra, ele lembrou que "o diálogo entre as duas confissões, com a conseqüente superação do 'antijudaísmo', começou a acelerar depois da tragédia do Holocausto. Todavia, a máxima expressão desta aproximação se verificou durante o pontificado de João Paulo II, quando judeus e católicos começaram não apenas uma relação de amizade, mas, sobretudo, um diálogo religioso".

Marcadores: , , ,

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:45:00 AM