Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Livres, há mais de 3.300 anos !

No próximo sábado á noite, os judeus estarão iniciando as comemorações da festa de Pessach, que lembra a saída do Egito, há mais de 3.300 anos. Um marco histórico para o povo judeu, que saiu da escravidão para a liberdade; do exílio para a Terra Prometida; da desordem religiosa para os Dez Mandamentos, base fundamental do judaísmo, até nossos dias.
Mas será que podemos comemorar a liberdade sem que esteja acompanhada da paz? Será que teremos paz, interna e externa, enquanto imperar a injustiça social?
A resposta é clara: liberdade, paz e justiça social são pernas de um mesmo tripé que sustenta a alegria de viver, a vontade de existir, de ser digno de respeito.
Aproveitemos, portanto, este Pessach, junto com nossos familiares, para celebrarmos a liberdade, orarmos pela paz mundial e praticarmos ações em prol da justiça social- a tzedakah.
Um seder de Pessach sem a leitura da Hagadah (livro que narra a saída do Egito) é como presentear alguém com um livro de paginas em branco: sem conteúdo, sem mensagem, sem indagações? Sem o Mah Nishtanah – “Em que difere esta noite de todas as noites?” [Rua Judaica]

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:50:00 AM