início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Memórias de um DEScasado

Antonio Luiz Fontela*

Antonio Luiz Fontela é advogado desde 1972. Excluindo a fase universitária, quando os anos dourados também eram de chumbo, sempre viveu em Poços de Caldas MG, cidade que á sua grande paixão, onde nasceu no exato dia em que o jogo foi proibido no Brasil.

Faz parte de uma geração romântica, que teima em ser eterna adolescente e viver na primavera dos tempos. Já teve publicado trabalhos jurídicos, contos e poesias.

Memórias de um descasado é um romance bem escrito, que narra as aventuras e desventuras de um advogado de meia idade, deformação católica que, de repente, se encontra face a uma realidade em que não acreditava... O descasamento. O que fazer? Como sobreviver? O autor, alterando angústia e humor, procura das respostas. É um livro que merece ser lido tanto por descasados, como pelos bem casados que não acreditam que seu matrimônio um dia possa ter fim e, ainda, por profissionais que militam na área da família, como juízes, promotores e juristas. Também por aqueles que gostam de uma boa e agradável leitura.

APRESENTAÇÃO

Ao ser convidado para fazer a apresentação do Dr. Antonio Luiz Fontela senti uma emoção ambivalente. É, ao mesmo tempo, muito fácil e muito difícil falar sobre o "Fontela", como nós os amigos o tratamos. Fácil porque o conheço desde a infância, freqüentei com ele os mesmos bancos da escola no Colégio Marista de Poços de Caldas, dividi com ele o período e os problemas da adolescência. Com ele militei no movimento estudantil na década de sessenta, junto com aquela generosa geração de jovens conscientes e responsáveis que tinha como ideal a justiça social e o desenvolvimento do país. Com ele também fiz parte do Grupo gente Nova GGN, entidade que almejava formar lideranças através de atividades sociais nos bairros pobres da cidade, para num futuro próximo assumir a direção da administração pública da cidade e do país, congregando mais de 80 jovens de Poços de Caldas. Juntos constituímos o Conjunto Fascinação, onde ele tocava violino, eu bongô, juntamente com Tomás Tarquínio, o José Luiz Amaral, o Antonio Neto Barbosa ao violão e o Luís Nassif ao bandolim.

Todos nós saímos de Poços de Caldas para continuar os estudos, Fontela foi cursar Direito na PUC - Campinas. Mas, diferentemente dos demais, voltou para Poços de Caldas onde ainda teve a oportunidade de cursar Letras na Faculdade local. Foi aí que descobriu que sabia escrever, ganhando prêmios um concursos de contos e chegando a publicar uns livros sobre os aspectos jurídicos das drogas, um dos primeiros no gênero a ser editado no Brasil. Em Poços, passou a ser a referência obrigatória e única para todos os amigos que moram distante. Seu escritório de advocacia é o centro de contato para informações. É ali onde se fica sabendo, onde estão aqueles que há muito não vemos ou sobre aqueles que já passaram desta para outra. Deixei o difícil para o final, pois como amigo que também é Psiquiatra, acompanhei de perto, os problemas e o drama vivido pelo Fontela, durante a crise conjugal que justificou a sua separação e esse livro.

Por problemas éticos não abordarei os problemas psiquiátricos, mas não posso deixar de afirmar que a feitura desse livro foi uma extraordinária terapêutica para o autor, que está inteiro novamente, esbanjando com toda a sua inteligência, a capacidade jurídica e de escritor, mas sobretudo, toda a sua generosidade, o que me faz sentir orgulho de ser seu amigo.

Acompanhei trecho por trecho, capítulo por capítulo, quando este livro estava parte no computador e parte no id e no Superego do autor. Você vai conhecê-lo com a leitura deste livro e vai aprender com ele.

Sobre o Autor

Antonio Luiz Fontela: O autor é escritor, advogado e reside em Poços de Caldas. Publicou “Memórias de um descasado” (Edicon) e “Pedalando” (Sul Minas), o primeiro um romance com toques autobiográficos e o segundo uma saga espírita psicografada. Escreve também poesia, conto e crônica e colabora nos jornais de Poços de Caldas.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Biografia da Cidade - Crônica de Brasília,  por Joanyr de Oliveira.
A obra recém-lançada, Biografia da Cidade, é constituída de 2l poemas que têm Brasília como tema e uma síntese histórica desde os integrantes da Conjuração Mineira, que propugnavam por uma capital interiorana, passando por Hipólito José da Costa (no "Correio Braziliense", de Londres) e vários outros, até Juscelino Kubitschek e a inauguração da terceira capital da república brasileira.  Leia mais
O interior de todos nós,  por Vivaldo Lima Trindade.
"Nó de sombras" nos leva a refletir com muita propriedade sobre um tema difícil e que corre o risco de em mãos menos hábeis descambar em pieguismos, a questão do modelo de masculinidade e a livre expressão do amor e do afeto entre homens e mulheres. Isso tudo mediado pelo prazer e dor que um belo livro de suspense pode proporcionar.
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página