início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Poemas Salvados

Francisco Fragoso*

Apresentação do livro

Século XXI... novo mundo? Nova vida?

Tantas descobertas, tanta tecnologia, tantas teorias econômicas...

E o homem? E a alma do homem?

Lá está ela receptáculo de angústias e esperanças em um incessante transportar, conduz o homem do sonho para a realidade para o sonho.

De repente... uma certa alma não consegue mais conter-se em si mesmo e explode. Dela jorram palavras que, pouco a pouco, se articulam, se acomodam em linhas, se ajeitam em versos. Palavras que não mais estão soltas, não mais embaralhadas, palavras que desenham-se em poesias.

Nesta explosão lírica, Francisco nos convida a, com ele, passear pelas emoções, pelos sentimentos, pelo sentido inescrutável da vida.
Suas variadas experiências pessoais ecoam em nossas próprias experiências, porque vitais e universais. Vamos assim percorrendo os caminhos da alma, feitos em poesia. Vamos lendo, sentindo, nos encantando...

Francisco escreve com imenso desprendimento interior. No jogo de sentimentos e emoções, desvela-se e, neste complexo processo, instiga o leitor a igualmente auto-desvelar-se.

Ora nos identificamos com o que transborda do poema, ora nos entristecemos ou nos angustiamos, ora nos surpreendemos e sorrimos.

A poesia do Francisco percorre variados meandros das profundezas humanas. Vai do amor de Strangers in the night ao lirismo de Sono de Olvido; da vida em plenitude de Metamorfose à vida perversa de Correspondente de Guerra; da sensualidade de Inez de Marco à angústia de Pesadelo Gótico.

Assim, guiados por um coração que não se deixou soterrar nem pela materialidade nem pela descrença, seguimos viagem paro o interior de nós mesmos, para dentro do homem universal.

Leiam, pois, estas poesias com deleite.

Leiam com os olhos, leiam com a mente e as absorvam com o coração, pois foi com o coração e alma que Francisco com elas nos presenteou.

Lúcia Soldera
Porto Alegre, maio de 2003.

Sobre o Autor

Francisco Fragoso: O autor mora em Porto Alegre. É contabilista e exerceu o magistério em contabilidade e matemática.




 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

O purgatório da história,  por Menalton Braff.
Dentre eles, o livro de Braff é o mais elaborado formalmente. Seus capítulos são jorros verbais em que o protagonista descreve de modo obsessivo, às vezes alucinado, uma situação de isolamento extremo, desencadeada pela perseguição política.  Leia mais
LIÇÃO DA EXPERIÊNCIA,  por Rui Barbosa.
Famoso discurso de Rui Barbosa para os formandos da turma de 1920 da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Peça clássica do direito nacional, permanece atual com suas reflexões e proposições. Prefácio do ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página