início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Retratos & Poesia Reunida

Antonio Miranda*

Segundo uma recomendação de Drummond de Andrade - em seu célebre poema... - destrui grande parte dos meus versos da infância e da puberdade. Não eram poesia. Respondiam a estímulos emulatórios, experimentando métricas apreendidas das leituras dos cursos primário e secundário (como eram então chamados as primeiras fases da educação regular).

Não sei se algum poeta jamais escapou desse mandato de iniciar-se pelo culto e imitação dos poetas mais célebres de seu tempo. Os primeiros versos escrevi-os aos 9 anos, no convés do navio Ita em que viajei, com a família migrante, de São Luís do Maranhão para o Rio de Janeiro, em 1949. Salvaram-se alguns versos porque fazem parte de cadernos e álbuns conservados com zelo e mimo, num relicário ególatra e narcisista... (Nem tanto pelo interesse de guardar as memórias de infância - período não muito feliz de minha vida - mas por apego a alguns objetos pessoais).

Aos 12 anos eu "publicava" à mão um jornaleco de poesia com amigos do Grupo Escolar; aos 13 e 14 anos imprimia, na gráfica do tradicional O Fluminense, em Niterói, o jornal A Voz da Juventude em que era diretor, redator-chefe, principal colaborador, agenciador de
anúncios e vendedor de exemplares... Saíram três Apresentação pelo autor números apenas, em 1953, um deles com um soneto de minha autoria, que não mais reli. O diretor do Colégio Afrânio Peixoto, que era irmão do grande escritor, ofereceu-me uma bolsa de estudos no seu educandário, na cidade de Nova Iguaçu, e a co-responsabilidade pela edição de O Acadêmico. Mas nosso relacionamento durou pouco. Eu não tinha as convicções políticas, ainda menos as religiosas e menos ainda as "morais" que ele exigia de mim - o homem era admirador de Plínio Salgado - e eu expulsei-me do colégio... Virei autodidata por muitos anos.

Passei a ler vorazmente, de tudo. Tomava livros emprestados de amigos. Principalmente de uma biblioteca pública no bairro carioca do Rio Comprido e, mais adulto, comecei a freqüentar a Biblioteca Nacional. Este período de minha vida está devidamente registrado no meu livro Manucho e o Labirinto (São Paulo: Global Editora, 2000).

Sofri todas as influências possíveis. Dos arcádicos, dos românticos, dos parnasianos, dos surrealistas, dos concretos e neoconcretos, dos revolucionários e engajados politicamente, dos malditos e dos antipoetas. Sem nenhuma convicção ou fixação. Lia teatro, romance, contos, poesia e filosofia e, também, livros de história e geografia.

As viagens por todo o Brasil, como mochileiro, e por países vizinhos, na década de 60 e, como estudante e já como profissional, nos anos 70 e 80 do século passado, foram decisivas para a minha formação de autor. A fase carioca (até 1966) e a venezuelana (1966-1972) deram-me os alicerces de que até hoje me valho, mesmo depois de optar por Brasília, a partir de 1973.

Temporadas na América Latina e na Europa deram-me acesso a outras línguas e a estudos para expandir os horizontes intelectuais. Os grandes temas - perdoem a pretensão - de minha poesia permanecem inalterados: o corpo, o tempo, o amor transitório ou transcendente, o agnosticismo, os símbolos e as mazelas nacionais. Acho que escrevo e re-escrevo os mesmos poemas, desde a juventude, para dizer as mesmas coisas, com o meu pessimismo ativo.

A propósito de "pessimismo ativo", foi meu amigo - e revisor de plantão - Raimundo Tadeu Corrêa que chamou a atenção para a minha ligação com os temos da contemporaneidade. Em certo sentido, creio estar na vertente de pensamento próxima a Walter Benjamim que, conforme o Dicionário de Filosofia, de Ferrater Mora (.....) ele "pensava numa utopia dentro da história. A utopia coincidia, a rigor, com a "origem". Esta não é um passado histórico, mas um momento presente eterno, um tempo de agora (Jeitzzeit), que deve justificar e redimir todos os tempos e todas as injustiças. Isto distingue o "presente" de mera repetição mecânica em que se encontra imersa a cultura, e especificamente a cultura artística, burguesa". Só que o Filósofo do Círculo de Berlim (ainda) acreditava no materialismo histórico, naquele sentido utópico oposto ao historicismo. Sempre quis exercer um pouco o ideal da integração das artes, invocando formalismos das artes visuais, algum ritmo e dramatismo teatral, visando a exposição ou apresentação pública de minha obra.

Nos últimos tempos venho optando por projetos de livros em vez de dedicar-me a poemas soltos, com um unidade temática e formal. Assim foi a concepção de Brasil, Brasis, composto às vésperas do 5 Centenário da "Descoberta" do Brasil e Canto Brasília, pelo transcurso do centenário de Juscelino Kubitschek de Oliveira, o fundador de Brasília. Mas esses textos têm origens bem mais antigas, que se consubstanciaram graças a retomadas mais objetivas, como no caso de Perversos.

O último trabalho - Retratos -, com poemas dedicados a amigos, pretendeu montar um mosáico de temas atuais ou constantes relativos a autores, lugares, idéias e valores presentes no meu imaginário. Gosto de intercalar textos de meus autores preferidos diretamente nos meus poemas, além dos recursivos epígrafes, quando não parto diretamente para a perífrase. É difícil desvencilhar o que penso do que cultuo na minha poesia. Como sigo a noção do pensamento moderno de Edgar Morin, no concernente à idéia da pós-modernidade, não vejo problemas no ecletismo, na heterogeneidade e na hibridez dos meus textos.

Escrevi tanto em Português quanto em Espanhol (língua em que publiquei meus primeiros títulos literários) mas hoje faço-o unicamente na língua vernácula. Evitei publicar, no presente volume, traduções ao nosso idioma, de poemas escritos durante o meu auto-exílio pela América Latina, - tais como Tu país está feliz e De crenças e vivências.

Ficaram de fora desta edição outros textos escritos na Venezuela e na Colômbia, particularmente a obra poético-musical Calzoncillos com nubes o si prefieren SOS Colombia, texto encenado no Teatro Popular de Bogotá (1973) e também o Jesucristo astronauta, autosacramental sobre lo profano y lo divino (Caracas, 1973). Muitos dos poemas aqui reunidos estavam perdidos ou esquecidos em edições limitadas e em antologias, quase sempre fora do mercado editorial, publicados nos últimos 50 anos. O leitor mais atento
vai perceber que existem períodos menos produtivos - parte da década de 1970, quase toda a década de 80, parte da década de 90 do século XX. Em verdade, as edições de livros é que ficaram concentradas em determinados períodos de minha vida. É certo que também houve anos em que escrevi pouco - andava muito dedicado aos artigos e projetos profissionalistas, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. No entanto, fazia muitos anotações numa espécie de memorial de vida (pois não chegam a constituir um diário), que logo serviram de base para os períodos de maior produtividade.

Uma coletânea de poemas - que resumem toda a vida de um autor - não só revela altos e baixos como, indefectivelmente, exibe diferenças formais e estilísticas. Não obstante, acredito que exista alguma unidade, tanto formal quanto temática, ao longo de todo o texto reunido. E algum mérito que justifique a sua reedição.

Sobre o Autor

Antonio Miranda: Antonio Lisboa Carvalho de Miranda é maranhense nascido em 5 de agosto de 1940. Membro da Academia de Letras do Distrito Federal. Professor e chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, Brasil, ministra aulas e cursos por todo o Brasil e países ibero-americanos. Poeta, escritor, dramaturgo e escultor, já publicou romances, poesias e peças para teatro (gênero pelo qual é conhecido lá fora) em vários países. Em 1967, por decisão própria, exilou-se para viver intensamente um período de efervescente agitação cultural na América Latina, dedicando-se à produção literária e artística. Sua criatividade foi reconhecida com prêmios pela crítica internacional (Medellin - Colômbia, San Juan de Puerto Rico). Miranda viveu e publicou em Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Bogotá (Colômbia) e Londres (Inglaterra). Tu País Está Feliz, peça de teatro estreada em 1971, foi representada em mais de 20 países e só publicada no Brasil em 1979.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

O Almirante Negro,  por Andrey do Amaral.
Neste romance, Moacir C. Lopes alia pesquisa histórica à imaginação para reproduzir a luta do marinheiro João Cândido e seus companheiros de motim para se livrar dos maus-tratos sofridos a bordo dos navios da Marinha do Brasil, em movimento de 1910 que ficou conhecido como Revolta da Chibata.  Leia mais
Assim, alminha da humanidade,  por Jorge Pieiro.
Em Capitu sou eu , Dalton Trevisan passeia pela malícia e a pureza, o amor e a luxúria, fantasias e maldades dos pequenos atos humanos  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página