início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

A Noite dos Vagalumes

Geraldo Lima*

" Os textos de Geraldo Lima, de linguagem sugestiva e rica em imagens, explicita as técnicas da arte literária, o que em si só não seria relevante se não representasse um bom subsídio para a elaboração dos contos. Mesmo que alguns apresentem finais pouco expressivos, o nível de elaboração dos textos e a sutileza das situações existenciais apresentadas motivam-nos à indicação desta obra" (Afonso Camboim)

A Bolsa Brasília de Produções Literárias foi criada pela Lei nº 1.391, de 4 de Março de 1997,através de projeto dos deputados distritais Geraldo Magela e Lúcia Carvalho, com o objetivo de estimular a produção literária no Distrito Federal, com a publicação de obras nos gêneros poesia, crônica, conto, romance, novela e ensaio. Esta é a edição do primeiro conjunto de obras inscritas no ano de 1997, contando com os seguintes títulos: TERRATREME-POESIA, de Ronaldo Costa Fernandes; A NOITE DOS VAGALUMES-CONTO, de Geraldo dos Santos Matos Lima; CONVERSA DE BUTEQUIM-CRÔNICA, de Flavio de Azevedo Lucci; CAPITÃO BELO-ROMANCE, de Valter Pedrosa de Amorim, e AS TRINCHEIRAS-NOVELA, de José Ferreira Simões.

O Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Cultura e Esporte e Fundação Cultural do Distrito Federal, espera que este estímulo contribua para que os escritores residentes no Distrito Federal possam divulgar sei trabalho e literatura praticada em Brasília, pata que o Brasil a conheça.

Pedro Terra
Secretário de Cultura e Esporte/DF

Sobre o Autor

Geraldo Lima: Geraldo Lima nasceu em Planaltina (GO) em 1959 e vive em Sobradinho (DF). É professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Já foi premiado em vários concursos literários. Publicou o livro de contos A noite dos vagalumes (Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF, 1997) e o livro de literatura infantil Nuvem muda a todo instante (LGE Editora, 2004). Participou, em 2004, da Antologia do Conto Brasiliense (Projecto Editorial, org. por Ronaldo Cagiano). É autor das peças de teatro Error (encenada pela Oficina do Teatro de Periferia,1987) e Trinta gatos e um cão envenenado (inédita).

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Bagunçando Brasília,  por Airo Zamoner.
Bagunçando Brasília é uma história cheia de aventuras, mistério e ação. Os fatos se sucedem de forma frenética, levando o leitor a uma diversão intensa  Leia mais
Entre a estatueta e do Oscar e o Oscar da estatueta,  por Tom Lisboa.
“Entre a estatueta do Oscar e o Oscar da estatueta” é o primeiro livro que deixa de lado a questão do mérito da premiação. Esta escolha justifica-se da seguinte forma: se o Oscar representasse a excelência do cinema mundial, teria que cumprir a impossível tarefa de “fazer justiça” a todas as cinematografias; se, por outro lado, fosse um prêmio pouco importante, não teria os altos índices de audiência que registra a cada ano e não contaria com o apoio da mídia, da indústria do cinema e de outros países do mundo.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página