início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

As Vidas de Katherine

Clair de Mattos*

“As Vidas de Katherine” é o novo livro de  Clair de Mattos, uma obra de excelente qualidade literária.  Clair de Mattos está entre as melhores escritoras da atualidade. Recebi seu livro com satisfação e tenho o prazer de lê-lo e divulgá-lo entre os leitores de nosso sítio cultural.

Nele encontramos a narrativa da vida de Katherine Vlasack, imigrante polonesa que, à espera da morte, relembra seu passado, desde sua chegada ao Brasil, ainda criança, em meados do Século XIX A menina Vlasack é adotada por uma cafetina de luxo, que se faz passar por dama da alta sociedade. As duas moram no Solar, junto a prostitutas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Nesta primeira parte do livro, o leitor depara-se com uma virada, ao descobrir, a partir da narrativa da criada Josephina, a verdadeira história de Madame Isabelle e da adoção. Na adolescência a moça é enviada a um colégio interno, onde descobre seu talento para o canto. Segunda virada: além de herdar muito dinheiro da falecida Isabelle, consagra-se no Brasil e na Europa como cantora lírica. E por muitas vezes a história toma outros rumos. As tramas se sucedem, por vezes se enroscam e cada momento de sua biografia ganha a importância de uma nova história.

Tem como personagens secundários Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Visconde de Mauá, entre outros. Mas o que nos é narrado é a fascinante história de Katherine Vlasack, que poderia ser a de qualquer mulher, que, perseguida pela fatalidade, é levada aos pavimentos escuros e sombrios de sua própria alma inexplorada.

LANÇAMENTO da RAZÃO CULTURAL.

Sobre o Autor

Clair de Mattos: Escritora profissional e artista plástica amadora. Escreve desde mocinha, mas só publicou seu primeiro livro, "A Volta do Tempo" em 1981. Com este livro ganhou o prêmio de "Escritor Revelação do Ano". Daí por diante, nunca mais parou.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

A presença judaica na literatura brasileira,  por Berta Waldman.
Em sua pesquisa mais recente, Berta procura detectar a interferência da cultura judaica na literatura brasileira. O resultado é o livro de ensaios Entre Passos e Rastros.  Leia mais
Romanceiro do Rio Parnaíba,  por Joséllia Costandrade.
O Romanceiro do rio Parnaíba, retrato múltiplo e multidimensional do rio, da terra por ele banhada e dos homens, seus filhos é, antes de tudo, uma retribuição à generosidade e à ternura do rio, um louvor ....  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página