início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Paisagens Noturnas

Vera Carvalho Assumpção*

Em " PAISAGENS NOTURNAS" , Alyrio Cobra é contratado por um rico executivo, cuja irmã foi assassinada próximo à escola da periferia em que lecionava. Os assassinos são dois alunos da escola, que confessam o crime. O corpo já foi enterrado. Existem assassinos confessos e um bom motivo - a professora os perseguia e impedia a atividade de venda de drogas nas salas de aula, acabando por expulsá-los da escola.

O livro é a história dessa professora assassinada e é também a história de uma série de quadros que retratam paisagens escurecidas pela noite e assombradas pela lua. O que uma coisa tem a ver com a outra é a ponta do fio de uma meada que o detetive Alyrio Cobra tenta decifrar.

Até chegar à outra ponta, ele vai ter de enveredar por um mundo em que nada (nem ninguém) é exatamente o que parece ser e vai ter de correr contra o tempo para impedir que a mola propulsora que desencadeia os assassinatos seja estancada. No meio disso tudo vai encontrar fatos que remetem aos nevoeiros descritos pelos poetas românticos europeus do século dezenove, reproduzidos pelos estudantes da então recém fundada escola de direito de São Paulo e retratados nos dias de hoje por uma pintora de nome Domitila.

A história de São Paulo está constantemente retratada nas obras de Vera Carvalho Assumpção. Seu profundo conhecimento da história da cidade é fruto de anos de pesquisas, que ela utiliza em suas obras. É o caso, por exemplo, do conto premiado na Radio France, que é "A Biografia do Padre Ezequiel do Rosário", baseado no processo de um padre paulista apontado pelo Santo Ofício.

Outros exemplos são o infanto-juvenil "A Locomotiva Na Era Virtual" no qual Vera fala da construção da ferrovia subindo pela serra do mar e "A Saga de Sofia", série de quatro romances, que a autora está publicando em capítulos na internet, em homenagem aos 450 anos de São Paulo.

Sobre o Autor

Vera Carvalho Assumpção: A autora, premiada, entre outros, no Concurso de Contos Guimarães Rosa, promovido pela Rádio France Internacional, em Paris, foi diretora da UBE (União Brasileira de Escritores) e do PEN CLUB São Paulo . Uma das primeiras escritoras a publicar em formato digital (eBook),

Últimos livros publicados: Paisagens Noturnas (Editora Landscape) e Viagem Virtual (Larousse)

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Um Filho Do Seu Tempo,  por Karl Larenz.
A biografia intelectual de Karl Larenz, que confessou um dia que a sua maior ambição intelectual teria sido poder ter escrito um Comentário à filosofia do Direito de Hegel, constitui, irônica e tragicamente, uma comprovação do acerto das considerações de Hegel sobre a postura da filosofia face à realidade – que ele desenvolve no prefácio dos Princípios da Filosofia do Direito – e, em particular, da sua consideração de que no que respeita ao indivíduo, cada um é, aliás um filho do seu tempo.  Leia mais
O compromisso social em Vítor Gonçalves Neto,  por Dílson Lages Monteiro.
Fogo, conto fenomenal, que retrata o drama de incêndios criminosos ocorridos em Teresina, na década de quarenta. A obra foi reeditada pela Editora Corisco, de Teresina/PI. É indicado para os vestibulares da UFPI.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página