Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2008

''Caso Viradouro'': liminar concedida


O Departamento Jurídico da FIERJ, dirigido pelo Dr. Jackhson Grossman, conseguiu liminar que proíbe, durante o desfile da Viradouro no Sambódromo, a exibição de fantasias de Hitler e de corpos representando vítimas do Holocausto. De acordo o advogado Ricardo Brajterman, do escritório do Dr.Sergio Bermudes, responsável pela causa, o Holocausto é uma tragédia de toda a Humanidade: "É preciso lembrar que o genocídio promovido pelos nazistas matou ciganos, negros e deficientes, além de judeus. Assim, é um fato histórico que interessa a todos".
De acordo com o advogado Ricardo Brajterman, a Federação Israelita do Rio entrou com o pedido de liminar, na madrugada desta quinta-feira, no plantão judiciário, depois de ler a sinopse do desfile da Viradouro, no site da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), na noite de quarta-feira (30). Os representantes da federação ficaram indignados quando constataram que um destaque representando Hitler viria num carro com esculturas de pessoas mortas, nuas, empilhadas.
A decisão da juíza também prevê multa de mais R$ 50 mil se algum membro da escola entrar na avenida vestido de Hitler.
O desfile da Viradouro, "É de arrepiar", estava previsto para levar à avenida oito carros, segundo a sinopse dos desfiles divulgada pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio). Além do Holocausto, os carros trariam temas supostamente ligados ao arrepio, como o frio, o nascimento e o Kama Sutra --tema de um carro que viria antes do carro sobre a matança de judeus--, e baratas, que viria depois.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u368623.shtml

Marcadores:

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:58:00 PM