RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

18 de outubro de 2007

Entrevista: Gonçalo M. Tavares 'Ler para ter lucidez'


...Os chineses têm um ditado que é ao mesmo tempo uma maldição: "Não te atrevas a escrever um livro antes de ler mil".


Gonçalo M. Tavares é um abalo sísmico no panorama da literatura portuguesa atual. Após estrear em 2001 com Livro da dança, publicaria no ano seguinte nada menos do que outros quatro títulos de poesia, teatro e ficção. Na época, foi recebido pelo decano ensaísta Eduardo Prado Coelho como já "um dos maiores poetas para o século XXI". O escritor português, nascido em Angola, tem cumprido a sina: em tão pouco tempo, lançou 21 livros em 12 países e é bem recebido pela crítica.
No Brasil sua fulminante trajetória não é diferente: apenas nos últimos meses saíram Um homem: Klaus Klump (Companhia das Letras), seu primeiro romance, além de O senhor Juarroz, O senhor Kraus e O senhor Calvino, habitantes da série O Bairro (Casa da Palavra) que vieram se juntar a O senhor Brecht, publicado em 2005. Tamanha proficiência é coroada agora com a seleção deste último e do romance Jerusalém ao prêmio Portugal Telecom, ao qual ambos concorrem como finalistas.
Autor de obra caracterizada não somente pela exuberância criativa, mas também por rigorosos jogos de lógica, que misturam poesia e filosofia sem nunca deixar de divertir o leitor, Gonçalo M.Tavares revela a Entrelivros alguns de seus enigmas. Livros, para ele, têm principalmente a missão de aumentar a lucidez.


http://www2.uol.com.br/entrelivros/artigos/entrevista_goncalo_m__tavares_-ler_para_ter_lucidez-_7.html


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 10:02:00 PM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2007

Os mandamentos para ser leitor, escritor e crítico


EntreLivros - 16/10/2007
A site da revista EntreLivros traz uma reportagem com 30 mandamentos para leitores, autores e críticos literários. Os decálogos são assinados por Alberto Mussa, Miguel Sanches Neto e Michel Laub. Entre os 10 mandamentos para os leitores, Mussa indica que a literatura deve ser consumida como um vício, e que nunca se deve ler sem dicionário. Para os escritores, Neto recomenda não mandar os originais para todo mundo e gastar todo seu dinheiro extra com cerveja, viagens e restaurantes, não pagando a publicação do próprio bolso. Já Laub, nos decálogos do crítico, sentencia: "prepare-se para uma atividade enfadonha e mal-remunerada. Você lerá só por obrigação. Nunca mais fechará um livro com a sensação de que, para o bem ou para o mal, não há nada a dizer sobre ele. Porque sempre haverá o que dizer. Se não houver, as contas não são pagas". Todos os mandamentos podem ser acessados no site. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 07:49:00 PM | | | Voltar

·······

2 de outubro de 2007

Um outro Machado


Às vésperas do centenário da morte de Machado de Assis, revista EntreLivros traz dossiê sobre o Bruxo do Cosme Velho; estudos recentes revelam novas facetas do autor de Dom Casmurro.
Em 2008 completam-se 100 anos da morte de Machado de Assis, um dos maiores gênios da literatura brasileira, motivação que levou a revista EntreLivros a publicar, em outubro, um revelador dossiê sobre o autor. Nele, são apresentadas nuances da obra do autor que somente agora começam a ser descobertas por especialistas.
Abrindo a série de artigos, a crítica literária Cláudia Nina comenta os novos estudos sobre Machado e os temas que até então pareciam "ocultos" em sua obra. A preocupação quanto às desigualdades sociais de sua época, o feminismo e a homossexualidade são dignas de seu posicionamento, ainda que por meio de pseudônimo ou pelo uso da ironia, artifício típico de sua obra. A autora também lista os estudos mais recentes e os que estão no prelo, com lançamentos previstos para o próximo ano.
Em outro artigo do especial, Cilaine Alves Cunha aborda os diferentes olhares que a crítica teve e tem sobre os textos de Machado e apresenta uma lista de 13 obras que comprovam a inexistência de unanimidade entre os que estudam o autor.
Já o texto assinado pelo professor Elias Thomé Saliba trata do humor e da ironia na obra machadiana. A revista também consultou 18 escritores brasileiros que apontaram o melhor conto do bruxo do Cosme Velho em suas opiniões.
A edição de outubro de EntreLivros traz ainda uma entrevista com o escritor mexicano David Toscana; um artigo sobre a prosa húngara do século XX; uma reportagem sobre o novo livro de Umberto Eco, que chega agora às livrarias do Brasil e, na seção Biblioteca Essencial, a indicação de 10 livros que tratam da vida das crianças.
Sobre EntreLivros - www.revistaentrelivros.com.br


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/02/2007 09:42:00 PM | | | Voltar

·······

3 de setembro de 2007

Quem lê mais?


EntreLivros - 24/8/2007 - por Izabela Moi
A divulgação recente - último dia 21/08 - dos resultados de uma pesquisa realizada pela Associated Press com Ipsos sobre os hábitos de leitura dos americanos fez notícia em todos os jornais do mundo. Pelos dados, um em cada quatro adultos nos Estados Unidos não leu nenhum livro em 2006. Em números mais exatos, são 27% da população os não-leitores. Se compararmos com dados da França, conhecida (talvez erroneamente) como o país de leitores, a realidade norte-americana não está assim tão longe da média dos países desenvolvidos. Aqui, uma pesquisa do Ifop, de 2005, revelou que 19% da população acima de 15 anos não havia lido nenhum título em 2004. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 02:43:00 PM | | | Voltar

·······

30 de agosto de 2007

EntreLivros traz entrevista exclusiva com Lygia Fagundes Telles


A edição de setembro de EntreLivros dedica seu dossiê de capa à escritora paulista Lygia Fagundes Telles, autora dos romances "As Meninas", "Antes do Baile Verde", "Ciranda de Pedra", entre muitos outros.
O grande destaque do dossiê é a entrevista exclusiva concedida pela autora, em sua casa, em São Paulo. Com a elegância de sempre, simpática e falante, Lygia recebeu a equipe de EntreLivros para falar de vida, afetos, perdas e literatura.
Integra o dossiê um perfil da escritora feito por Julián Fuks, que se concentra principalmente em mostrar como, na obra de Lygia, há sempre uma intensa relação entre a palavra falada e a escrita, marca adquirida ainda na infância.
O crítico literário Fábio Lucas assina "Com açúcar e com afeto", uma análise do conjunto da obra da escritora, que, ao lado de Clarice Lispector, revigorou o repertório da ficção brasileira. Lucas atravessa toda sua obra, desde o romance que a fez despontar, "Ciranda de Pedra", de 1954, até o recente "Conspiração de Nuvens", ainda no prelo, com lançamento previsto para esse ano.
Um artigo sobre a nova safra de escritoras brasileiras completa o dossiê. Ainda nessa edição, EntreLivros publica uma entrevista com o português de origem angolana Gonçalo M. Tavares, um dos mais contundentes escritores da atual literatura portuguesa.
Sobre EntreLivros - www.revistaentrelivros.com.br




Technorati : , , ,

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2007 10:20:00 PM | | | Voltar

·······

11 de julho de 2007

Em tempos kafkanianos em que o boi de Alagoas é mais rentável que qualquer outra atividade, nada melhor do que o próprio autor do absurdo


Revista EntreLivros de julho/2007 dedica dossiê ao perturbador escritor tcheco Franz Kafka
Mantendo o compromisso de esmiuçar a obra de grandes autores para seu público, a edição de julho de EntreLivros apresenta um dossiê sobre Franz Kafka, um dos principais autores da literatura moderna. Ao todo, são 22 páginas dedicadas ao autor tcheco, reconhecido mundialmente por obras como "A Metamorfose" e "O Processo".
Em "O escritor à sombra", texto que abre o dossiê, Marcelo Backes revela a vida e a obra de Kafka para, em seguida, comentar os quatro principais textos do autor. Em "Pensar por escrito", Francisco Merçon comenta o livro "Frank Kafka - Correspondências 1902-1924", um apanhado de 490 cartas escritas por Kafka e organizadas por seu amigo Max Brod, ainda inéditas no Brasil. No artigo, são apresentados, pela primeira vez em português, trechos inéditos de cartas escritas por Kafka para amigos.
A influência que o criador de Gregor Samsa teve sobre escritores das mais variadas correntes literárias e a dificuldade dos críticos em interpretar o universo kafkiano também são temas abordados nesse dossiê.
Embalada pela Feira Internacional do Livro de Parati, a Flip, EntreLivros de julho traz uma entrevista com o octogenário crítico literário e de teatro Sábato Magaldi, que revela histórias de sua convivência com Nelson Rodrigues (escritor homenageado pela Flip 2007) e uma reportagem sobre J. M. Coetzee, prêmio Nobel de Literatura em 2003, considerado por muitos o principal escritor vivo do mundo e destaque da feira deste ano. Como se tudo isso não bastasse, a publicação da Duetto Editorial apresenta ainda uma divertida, porém rigorosa seleção com os 10 mandamentos para se tornar um bom leitor, escritor e crítico.



Technorati : , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2007 09:08:00 PM | | | Voltar

·······