Sábado, Maio 22, 2004

Gênesis 1.2 - O vento inspirador


" 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era vã e vazia, e (havia) escuridação sobre a face do abismo, e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas..."
Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'arets. Veha'arets hayetah tohu vavohu vechoshech al-peney tehom veruach Elohim merachefet al-peney hamayim.

Por zilhões de anos, desde o princípio, a terra permaneceu deserta, vã, vazia e na escuridão e o vento de Deus pairava sobre as águas. Não se trata aqui do Espírito Santo de Deus e nem de seu papel na criação, pois esta será fruto da "Palavra" de Deus (Vayomer Elohim yehi-or vayehi-or.) Trata-se do vento (ruach) de Deus, o seu sopro, o hálito de sua boca que paira sobre a criação como um alento, colocando o caos em harmonia (Is. 42.5).

Is. 42.5. "Assim diz Deus, Iahweh, que criou os céus e os estendeu, e fez a imensidão da terra e tudo o que dela brota, que deu o alento aos que a povoam e o sopro da vida aos que se movem sobre ela".

Creio que o sopro criador, desde o surgimento das estrelas, inspira a criação e a evolução do Universo. Ele paira sobre "às águas" (das nebulosas às florestas), permanece vivo e inspirando novas criações, novas descobertas e um novo desabrochar de vida. Confio nesse espírito criador como inspirador de arte, de estética, de lucidez, de harmonia ao caos e creio que permanece para todo sempre como o renovo de cada dia. Essa constatação não é privilégio de povos que receberam a Palavra. Está na consciência coletiva dos povos e nos arquétipos que herdamos desde o Principio.

Até mesmo a cultura indígena dos guaranis, muito antes do contato com outras civilizações, já criam no vento inspirador. Sempre clamaram que sobre eles soprassem o Arakuaa, o mesmo vento ruach da criação do mundo, e que neles despertassem a paixão e o amor pela vida. Nossos ancestrais indígenas acreditavam que Arakuaa é a energia cósmica que ultrapassa a materialidade das coisas. É muito mais do que a soma das plantas, dos animais e das pessoas, trata-se do verdadeiro Espírito que dá graça à vida e ao mundo.

Creio que o Arakuaa é o hálito, o sopro, o fruto do imenso amor do Deus Criador, que por muito amar, criou o mundo e tudo o que nele existe. Li nos livros que o mundo surgiu a partir de uma enorme explosão, da evolução das nebulosas ou até mesmo da existência de um universo eterno, mas nossos antepassados guaranis kaiovás sustentavam que o princípio ativo do universo é Jasuká, a origem e o renovo de tudo, inclusive do vento Arakuaa ou do vento ruach que paira sobre às águas.

Por isso, creio que devemos estar sempre em comunhão e abertos ao Jasuká, o motor e energia de tudo. Jasuká nos dá vida e nos recompõe; algumas pessoas são refeitas a tal ponto por Jasuká que ficam sempre novas, não envelhecem (mesmo que o corpo apodreça, permanecem jovens e criativas). Veja bem, o ventre de uma mulher também é chamado pelos guaranis de Jasuká, pois é dela que surge a vida, assim como os mantimentos e toda comida são guardados no jacá, um pequeno balaio feito de bambu, que é uma derivação do nome Jasuká, que é uma palavra feminina.

Jasuká é o lado feminino do ELOHIM dos indígenas guaranis

"Abra o seu coração e a sua mente. Coisas novas vão acontecer em sua vida, pois o vento inspirador paira sobre a a criação há zilhões anos e continuará por todo o sempre". (Henrique Chagas)

Sexta-feira, Maio 21, 2004

Teoria do Universo Eterno 2

Em razão das minhas colocações em artigo anterior, a Teoria do Universo Eterno, exposta por Mário Novello, me é satisfatória, pois creio que Deus é eterno. Se a teoria do Novello for verdadeira, creio que Deus seja mais eterno ainda ( claro, a noção de tempo transcende o nosso entendimento!). Creio que a partir do momento em que Deus estartou o processo criativo deu-se origem aos céus e terra (que fazem parte do Universo). Já existem também experimentos que demonstram que, neste atual fluxo, o Universo teria mais de 1 bilhão de anos além do que se acredita ter (estudo realizado por cientistas italianos sobre o envelhecimento das estrelas).

O que está certo: tudo voltará para Deus. Segundo a Teoria do Universo Eterno, estaria Deus brincando de iôiô? Não creio que Deus esteja brincando com o Universo nesse fluxo e refluxo "científico", mas é possível que tudo realmente tenha sido assim e que após o refluxo (fim dos tempos), haverá um novo fluxo. Mas isso é coisa para zilhões de anos.

A teoria do Mário Novello lembra-me Teilhard de Chardin, não por conta da teoria em si, mas da evolução e do surgimento da vida a partir da complexidade da matéria. Mas isso será assunto para um tema específico.

"Segundo a teoria evolucionista do paleontólogo Pierre Teilhard de Chardin, o homem é o centro de referência porque constitui objetivamente a coroa e a meta da evolução; sendo portanto o próprio sentido dela (in "A Visão de Teilhard de Chardin", de Pieter Smulders, Editora Vozes, Petrópolis/RJ). Portanto homem e natureza constituem um complexo onde se complementam. Não se consegue entender o homem sem a natureza e o inverso também não teria sentido e nem razão de ser. Ambos encontram-se interligados e inacabados, porém em constante evolução, de modo tal, que o homem transforma a natureza e a realidade por eles criada, ressentindo-se em ambos os efeitos dessas transformações. Entretanto não existe um único ser humano e sim milhões de seres humanos que se relacionam entre si transformando-os a si mesmos, à natureza, e à realidade surgida dessas relações" (Henrique Chagas, in Participação Política).

Terça-feira, Maio 18, 2004

Oração

não estou aqui
mas aí
junto a Ti
que me fazes
estar aqui

não estou aí
mas aqui
por Ti
que me fazes
sentir aí

Preciosa oração enviada por António Cardoso Pinto, de sua autoria. Me toca profundamente, pois tenho a plena certeza que somente estou aqui porque Ele permitiu que eu aqui estivesse através do seu ato criador. Me criou e me acompanha todos os dias até o tempo que quiser e me permitir ou me chamar para perto Dele. A oração me faz sentir junto do Criador.

Segunda-feira, Maio 17, 2004

Teoria do Universo Eterno

Como tudo começou? Um físico brasileiro explica as origens do universo de uma forma bem mais fácil de entender do que aquela teoria do Big Bang. De onde viemos, para onde vamos? As eternas perguntas que desafiam cientistas, filósofos e biólogos,desde o início dos tempos, encontram novas respostas no trabalho de um físico brasileiro.

O rosto do cientista pode ser desconhecido, mas as teorias de Mário Novelo estão provocando uma revolução na física, a ponto de forçar a ciência rever a explicação mais aceita até hoje para a origem do universo: a Teoria do Big Bang.

De acordo com essa teoria, tudo teria começado com uma grande explosão: Big Bang, em inglês. Toda matéria existente estaria condensada em um único ponto, e essa grande explosão marcaria o início dos tempos.

Mas pergunte a um teórico do Big Bang, o que aconteceu antes, de onde veio a matéria que formou o universo. Ele provavelmente dará uma risada e dirá que essas perguntas não podem ser feitas. Desde a década de 70, Mário Novelo tem resposta para essas perguntas, que os teóricos do Big Bang sequer consideram.

"A nossa argumentação, naquela época, e continua sendo, é a de que se, por alguma razão, o universo realmente tivesse tido um começo naquele ponto e que nós não pudéssemos examinar, é porque o universo era irracional. Isso significa que nós não poderíamos, com a razão, compreender o universo", explica.

Mário Novelo é o autor da Teoria do Universo Eterno. A teoria não questiona o que aconteceu do Big Bang em diante, apenas esclarece o que aconteceu antes.

"O que teria acontecido antes do Big Bang era um processo que nós diríamos o inverso disso, ou seja, um colapso devido às forças gravitacionais, que fariam com que o volume todo do espaço, estaria diminuindo com o passar do tempo", exemplifica ele.

Questionada a princípio, a teoria de Mário Novelo não encontrou editor no Brasil. Ele precisou publicar o trabalho primeiro na França. Só recentemente, quando novas descobertas sobre a essência da matéria negra que compõe o universo puseram em xeque a teoria do Big Bang, é que a teoria do físico brasileiro foi redimida.

"O que a experiência mostra, o que a história mostrou, é que cada vez que nós encerramos, fechamos um dado movimento de idéias, ela coloca questões que novos movimentos de idéias vão aparecer. Dizer que a natureza foi totalmente compreendida é de uma ingenuidade total", destaca ele.

Mário Novelo vai receber o título de Doutor Honoris, causa da Universidade de Lyon, na França, no dia 24 de junho. Antes dele, o último físico a merecer tal distinção foi Andrei Sacarov, o dissidente soviético que idealizou a bomba de hidrogênio.

Hoje, às vésperas de receber a maior homenagem de sua carreira, Mário Novelo aguarda a liberação de verbas, já prometidas, para a criação de um Instituto Brasileiro de Astrofísica. Ele não esconde o entusiasmo com o momento atual da ciência.

"Nós estamos vivendo na física um momento de revolução semelhante à que aconteceu na virada do século XIX para o século XX", acredita ele. A época a que ele se refere, foi quando um jovem físico alemão, Albert Einstein, mudou o mundo com um trabalho chamado "Teoria da Relatividade".
(fonte: Fantástico: TV Globo)

Comentários.


Nebulosa Helix

Deus nos vê a todo o momento, avalia e protege