Quinta-feira, 15 de Abril de 2004

"Quid est veritas?" 2


Recebi vários e-mails, alguns cumprimentando-me pelo texto sobre o filme de Mel Gibson outros com críticas de que o cinema é apenas uma arte de entretenimento e nada mais. Estes sustentam que a interpretação dos atores de Barrabás e Herodes já valeu o filme.

Realmente o cinema é uma arte, não é a verdade. Todavia, como dizia Pablo Picasso, o cinema é um caminho para se chegar à verdade. Fosse analisar o filme exclusivamente por seu aspecto artístico, destacaria a composição e interpretação das mulheres Madalena, vivida
pela estonteante Monica Bellucci, e Maria, por Maia Morgenstern. Palmas para iniciativa de Mel Gibson de fazer o filme falado em aramaico e latim. Soa real, como se realmente tivessem posto câmeras pelas ruas da época.

Mas e o caminho para se chegar à verdade? "Quid est veritas?" Pilatos perguntou diretamente a Jesus. Viu, sentiu, esteve à sua frente, foi alertado por sua mulher, mas preferiu a conveniência e a oportunidade e descartou a Verdade. Lavou as mãos e permitiu um falso julgamento.

Na dúvida, sequer lave as mãos.


No Pletz, veja no canal de artigos, diversos textos a respeito do polêmico filme de Mel Gibson.



[5/4/2004] QUE É A VERDADE? Leia artigo de Cristina Castilho

Primeira Página
permanent link  - publicado por VerdesTrigos @ 9:58:00 PM