Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Dílson Lages Monteiro


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A disciplina da percepção

por Dílson Lages Monteiro *
publicado em 09/02/2005.

É comum, em encontros de Leitura e Produção de Textos, alunos exigirem de si construções não apenas convenientes às demandas. Muitos esperam escrever textos expressivos, resultantes não somente da apreensão de esquemas e de idéias. Por isso, há quem pergunte: "Como faço, por exemplo, professor, para construir uma argumentação capaz de envolver, uma argumentação que fale em profundidade? Basta que eu tenha idéias e domínio das superestruturas?

A escritura de textos, cujas palavras atraem como uma canção harmoniosa, vai além das descrições de como se organiza o pensamento para convencer, persuadir ou qualquer que seja o ato de fala. Muitas vezes, além do domínio das marcas de autoria e dos jogos intertextuais. Ela pede, dentre outras ações, a disciplina da percepção - a valorização sistemática das sensações e dos sentidos. Por quê?

Fernando Pessoa, em seu Livro do desassossego, esclarece: "A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova. Baldado esforço o teu se queres sentir outras coisas sem sentires de outra maneira, e sentires-te de outra maneira sem mudares de alma. Porque as coisas são como nós a sentimos - há quanto tempo sabes tu isto sem o saberes? - e o único modo de haver coisas novas é haver novidade no senti-las" (p.94)

Como ter sensações novas é tão fundamental à absorção da realidade, conforme prega o poeta, acredita-se constituir o exercício "de sentir" uma eficaz forma de fuga dos jargões na elaboração de textos.Afinal, ele abre as janelas do imaginário ("os fantasmas, as sombras e vivencias imaginadas") Ele gera fluidez na comunicação, porque agiliza as operações de pensamento. Com efeito, facilita as pontes entre o abstrato e o concreto e vice-versa. Escrever, por exemplo, sobre "a caneta" ultrapassa, para o habituado à disciplina da percepção, a simples função escolar.

O "senhor em sentir" visualiza a caneta que toma decisões, boas ou más; a força ou o vagar com que ela se move, a extensão do íntimo de quem a usa... O "senhor em sentir" perscruta a caneta de decoração, a tinta ressequida, o toque de quem a admira, inveja ou rejeita... O "senhor em sentir" voa para adiante das cores e formas, porque cores e formas dizem pouco. O "senhor em sentir" conhece o sentido do olhar. O "senhor em sentir" sabe ou intui a pregação sábia de Ângelo Gaiarsa : "O olhar capta o concreto, o instante e o geral (o quadro todo do momento), do qual a palavra, depois, passo a passo, abstrai generalizando ou eternizando cada fragmento da situação" (O Olhar, Editora Gente, p.26)

De que modo, objetivamente, é possível ampliar a percepção, tendo em vista o fortalecimento da expressão escrita? Muitos são os caminhos, recursos e, também, as situações anotadas em livros a esse propósito O escritor Alexandre Raposo, por exemplo, desafiado a orientar vestibulandos para a prova de Redação, resumiu essa experiência em "Escrever é fácil! - um método infalível para melhorar sua redação" e conta que iniciou a "batalha", trabalhando a percepção. Passo importante, porque, explica o escritor-professor em tom coloquial: "Para escrever qualquer coisa, vocês antes precisam ter o que dizer. Para fazê-lo, precisam analisar o objeto de seu texto, enumerar os seus elementos de modo metódico e tê-los muito claros em sua mente antes de começarem a redigir o texto final" (p. 30). Partindo desse pressuposto, convidou os "alunos" a visitarem o Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e eles, indiferentes e desacreditados inicialmente, surpreenderam com leituras interessantes, transformadas, em seguida, em textos.

Em síntese, assim agiu para ver brotar a percepção, o silêncio e as operações de pensamento. Escolhida uma obra de arte para a realização da atividade, sugeriu o professor que os alunos enumerassem todos os objetos que conseguissem ver no quadro (do fundo para a frente, da direita para a esquerda, de baixo para cima ou de outro modo que o observador julgasse pertinente à visualização de "todos" os componentes da obra). Pediu posteriormente aos co-ouvintes o registro dos detalhes do quadro pela utilização exclusiva de substantivos.

Logo após, orientou aos alunos que qualificassem os objetos listados. Para isso, solicitou o uso de "todas aquelas palavras e conceitos que se referem à natureza, ao estado ou que complementam a descrição das coisas já enumeradas" e não somente adjetivos. Finalmente, os observadores registraram as ações presentes no quadro. E partiram para a produção do texto, fundamentando-se "nas palavras-coisa, nas palavras que dão qualidades às coisas e nas palavras-ação". O resultado foi o fascínio pela descoberta, a verbalização da escritura expressiva.

Experiências como essa e, também, com a utilização da fotografia, da dança, da música, do teatro - quando o objetivo é produzir imagens e instigar os sons do inconsciente, para acordar a percepção - revelam que o lugar da arte é a escola. Experiências como essa provam que instituições de ensino disseminadoras da beleza artística em seu cotidiano ensejam melhorescondições para o "sabor em aprender".

O emprego desses mesmos recursos também vale para quem, como o inquieto aluno, deseja escrever textos que comuniquem, e envolvam, e emocionem.

Sobre o Autor

Dílson Lages Monteiro: professor, poeta e membro da Academia de Letras do Vale do Longá. Autor dos livros de poesia +HUM-Poemas, Colméia de Concreto, Os Olhos de Silêncio e O Sabor dos Sentidos, Além do ensaio A metáfora em textos argumentativos( 3a. edição a sair) e Cabeceiras- a marcha das mudanças. Contato: dilsonlages@uol.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


História e memória: a feliz combinação, por Moacyr Scliar.

A mulher na janela, por Amós Oz.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos