Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Uma ajuda da Internet

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 31/07/2006.

O site Verdes Trigos, do operoso Henrique Chagas, já em janeiro, advertia para a importância de uma iniciativa adotada pelo poder público. Lançado, em novembro de 2004, pelo Ministério da Educação, o portal «Domínio Público» propunha "o compartilhamento de conhecimento de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da Internet uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral".

De que se trata? Disponibilizava-se ao interessado o acervo de obras em domínio público ou que possuam expressa autorização para efeito de divulgação. Grande parte do acervo foi cedida por parceiros ao Ministério. Entre estes, a Biblioteca Virtual da Universidade de São Paulo e a Fundação Biblioteca Nacional. Agora, recebo do atento e atencioso escritor Wanderley Teixeira Cardoso mensagem aos possíveis usuários do site: «Imagine um lugar em que você pudesse ler gratuitamente todas as obras de Machado de assis, ou a «A Divina Comédia», ou ainda ter acesso a histórias infantis; que este lugar lhe mostrasse as grandes pinturas de Leonardo da Vinci, ou pudesse escutar gratuitamente música em MP3 de alta qualidade. Pois o Ministério da Educação disponibilizou tudo isso no site: www.dominiopublico.gov.br. Só a Literatura em língua portuguesa há 732 obras».

No entanto, por inacreditável que pareça, o projeto pode ser desativado por desuso, tão diminuto o número de acessos. Parece que as pessoas se desinteressam por aprender, pelo menos por aprender o que é bom.

Se se vive sob o signo do computador, do uso da Internet, nada mais aceitável ou indeclinável que se apelasse para esse moderno instrumento de comunicação e transmissão de conhecimentos para aprender. E se faria com a leitura de obras fundamentais do gênio humano.

Guimarães Rosa ensinou à filha Vilma, em «relembramentos»: «O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita». Sem embargo, o computador e a Internet estão sendo utilizadas para fins menos úteis, até ilícitos. «Carpem diem» - aproveite o seu dia, aprendendo, aprendendo o que é bom, porque o ruim cresce sozinho, como erva daninha.

Discordo, com a devida vênia, da opinião de Nélson Valente, professor universitário, jornalista e escritor, no «Linguagem Viva», edição de maio último. Em sua avaliação, hoje em dia, as pessoas no Brasil falam sua língua nativa mais corretamente, lêem mais jornais, mais livros. Não é, pelo que se relatou, com relação a «Domínio Público».

Nélson Valente vai além: «Os editores, os donos de televisão, jornais e os críticos literários não entenderam que houve uma revolução espiritual, que o nível geral subiu». Não é tampouco o que parece, se se levar em conta os fatos registrados em altas esferas políticas, assim como a vidência que presentemente grassa em todos os rincões do país. Se houve uma revolução espiritual, não foi positiva. Há degradação nos costumes, tanto quanto na língua e na relação entre os homens.

Mas o próprio Valente observa que, embora se leia mais jornais, mais livros, «isso não significa que a humanidade esteja melhorando e tampouco quer dizer que há menos banalidades, estereótipos e bobagens». E também menos corrupção e menos impunidade.

Carlos Alberto di Franco, professor de Ética e doutor em Comunicação, foi curto e direto no assunto: «Enquanto caciques discutem obviedades em refinados restaurantes de Nova York, o Brasil afunda numa crise ética sem precedentes.»

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


BUSH, NOBEL DA PAZ, por André Carlos Salzano Masini.

Dois Mundos, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos