Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Jacinto Guerra


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Em Parati, no litoral do Rio de Janeiro, uma das mais importantes festas literárias da América Latina

por Jacinto Guerra *
publicado em 29/06/2006.

CIDADE HISTÓRICA À BEIRA-MAR TRANSFORMA-SE NA CAPITAL BRASILEIRA DA LITERATURA

A Flip - Festa Literária Internacional de Parati, no litoral do Rio de Janeiro, tornou-se a caçula de uma família de importantes festivais literários realizados, com grande êxito, na Itália, Escócia, Canadá, Austrália, Alemanha e Estados Unidos.

A primeira Flip, promovida em 2003, estabeleceu um padrão de excelência imediatamente reconhecido mundo afora, pelo prestígio e a importância dos escritores convidados, pelo entusiasmo do público e pela descontraída hospitalidade do povo de Parati, bela cidade histórica cercada pelo mar e por faixas da Mata Atlântica, belamente preservadas.

Parati é ponto inicial da Estrada Real que, passando por dezenas de cidades do Sudeste brasileiro, alcança Ouro Preto e Diamantina, em Minas Gerais, trajeto histórico do ouro e dos diamantes que, no período colonial, eram enviados do Brasil para Portugal.

Em 2006, a Flip será realizada de 9 a 13 de agosto, tendo como homenageado especial um dos mais queridos escritores brasileiros de projeção internacional: o baiano Jorge Amado, autor de romances famosos, entre os quais "Gabriela, cravo e canela", "O sumiço da santa", "Os pastores da noite" e "Capitães de areia", que levaram o Brasil e o seu povo aos mais diversos lugares do mundo.

A programação completa da Flip será divulgada nos próximos dias pela mídia internacional, especialmente no www.flip.org.br, inclusive com Oficina Literária para jovens escritores e a Flipinha, evento em que crianças e adolescentes de Parati irão apresentar seus trabalhos inspirados no universo literário da cidade.


* Jacinto Guerra é autor de vários livros, entre os quais o JK - Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal (Thesaurus, Brasília, 2005) e coordenou as Feiras do Livro de Bom Despacho, Minas Gerais, promovidas desde 1991 e que se transformaram numa tradição e numa referência cultural importante da chamada cidade da Senhora do Sol.

Em julho de 2005, a nossa Feira do Livro foi realizada a céu aberto, na Praça da Matriz, com belos estandes cedidos pelos fabricantes de produtos com pedras semipreciosas e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Para 2006, um grupo de escritores, empresários, professores, livreiros e leitores, em articulação com o Sesc-MG, a Unipac-Universidade Presidente Antônio Carlos e outras instituições, está planejando a realização, em setembro, da VI Feira do Livro de Bom Despacho, a FLBD, num evento de expressão regional, com lançamento de livros, palestras, oficinas literárias e a participação de escritores de Bom Despacho e outros centros culturais do País.

Trata-se de um projeto cultural de interesse para o turismo da cidade que deverá, em futuro próximo, integrar um Circuito de Feiras do Livro e Festas Literárias, envolvendo cidades mineiras de grande tradição cultural como Luz, Pitangui, Dores do Indaiá, Bambuí, Santo Antônio do Monte e outros municípios mais desenvolvidos em áreas diversas, especialmente Arcos, Itaúna, Formiga, Divinópolis, Pará de Minas e Lagoa da Prata.

Sobre o Autor

Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O Romance Histórico Tradicional, por Dante Gatto.

Parabéns!, por Maria Cristina Castilho de Andrade.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos