RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

28 de outubro de 2006

Ilustrada no Cinema, o blógue de cinema. Tudo sobre a fita.


O blog "Ilustrada no Cinema" é uma extensão da cobertura de cinema publicada diariamente no caderno cultural da Folha. Coordenado por Leonardo Cruz, jornalista e editor-assistente da Ilustrada, é um espaço para críticas, notícias e curiosidades sobre o mundo
Excelente.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2006 09:38:00 AM | | | Voltar

·······

27 de outubro de 2006

Deixo escapar distraído, por Doris Giesse

Deixo escapar distraído
O que de tanto não se conteve
E de tão ardente buscou abrigo
E o encontrou. Não mais se deteve

Não se deteveria mais pela cisma
Nem timidez de aparecer
Aconteceria a qualquer dia
Como ao findar deste, esconder

Não seria justo por mais tempo
A emoção é grande. É calafrio
Se não gritasse estaria emudecendo

Esquecer é tão impossível quanto maldito
Não se abafaria com outro soneto
Não morreria sem antes deixar outros vestígios

do blógue da Doris Giesse

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 09:23:00 PM | | | Voltar


Ignácio de Loyola Brandão lança dois livros em Brasília

no último encontro do Programa “VERTENTES LITERÁRIAS
na quarta-feira, 08 de novembro, no CCBB Brasília


O Conto foi o tema escolhido para encerrar o Programa “Vertentes Literárias” em 2006 e ninguém melhor do que o premiado escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, autor de mais de vinte livros, entre romances, contos e crônicas, para falar sobre o tema. O encontro terá como mediador o Sr. João Vieira, também cronista, professor de Sociologia e ex-diretor do Museu Rondon de antropologia e indigenismo.

Mais conhecido por escrever ficção para adultos, com referências claras à infância em Araraquara e á situações envolvendo os colegas de sua geração além do cotidiano da cidade de São Paulo, Ignácio de Loyola Brandão apresenta também algumas aventuras no universo dos jovens como a história de Ivo, personagem de O Segredo da Nuvem (Ed. Gobal), um homem comum, mas que certo dia aparece uma nuvem sobre sua cabeça, cheia de sentimentos, e torna-se sua companhia por uma série de situações e lugares imprevisíveis. No romance A altura e a largura do nada (Ed. Jaboticaba) Loyola surpreende o leitor com estruturas inusitadas e ritmo incomum, misturando realidade e ficção para falar do cotidiano de sua cidade natal.

Estas são suas obras mais recentes que serão lançadas em Brasília, na Livraria Don. Quixote no térreo do CCBB, após o encerramento do bate-papo.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 09:12:00 PM | | | Voltar


Henrique e Alessandra participaram de uma grande aventura na Chapada dos Veadeiros


Texto: Henrique Chagas
Fotos: Ignácio Aronovich e Louise Chin

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:30:00 PM | | | Voltar


Exposição de fotos em SP traz nudez de Dieckmann e Gianecchini

da Folha Online
A partir da próxima segunda-feira (30), uma exposição na zona sul de São Paulo revelará os corpos de alguns artistas brasileiros. "Síntese" mostrará o trabalho do fotógrafo Fernando Torquato, que clicou celebridades nuas.

Serão 12 fotos de famosos, entre eles Carolina Dieckmann, Reynaldo Gianecchini, Camila Pitanga, Camila Morgado, Taís Araújo, Leticia Birkheur, Daniele Suzuki e Bruno Gagliasso. Os artistas posaram de graça para Torquato, bastante conhecido no mundo da moda. Ele também assina a maquiagem dos artistas.

Quando: de 30 de outubro a 7 de novembro. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h
Onde: shopping Iguatemi (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano, tel. 0/xx/11 3816-6116)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:22:00 PM | | | Voltar


Lotação literária

Valor Econômico - 27/10/2006 - por Tainã Bispo
Samuel Seibel, proprietário da Livraria da Vila, e Miguel de Almeida, da Livraria Lima Barreto e editora Lazuli, descobriram que iriam abrir lojas na Alameda Lorena, em São Paulo, com uma distância de 200 metros uma da outra. Acharam melhor conversar. A situação era a seguinte: Seibel já havia começado a reformar o imóvel. Almeida ainda estava em negociações para alugar o local escolhido. "O perfil das duas livrarias é parecido. Não precisamos de concorrência assim", diz Almeida, lembrando que já existe uma Nobel na rua. Agora, ficou assim: continua a busca por outro endereço para a Lima Barreto - que hoje conta com uma unidade dentro do cinema Reserva Cultural, na avenida Paulista. Já a nova Livraria da Vila abre em dezembro. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:18:00 PM | | | Voltar


Corpo A Corpo

O Globo - 27/10/2006 - por Mateus Carrieri
O leiloeiro Raul Barbosa disse ontem que não sabia que as obras leiloadas por ele na Babel Livros eram furtadas. Segundo ele, Ricardo Pereira Machado, ex-estagiário da Biblioteca Mário de Andrade, afirmava que os produtos que levava a leilão eram da "família". Confira a entrevista com Barbosa clicando no link a seguir. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:18:00 PM | | | Voltar


Livraria do Rio é suspeita de vender obras roubadas

O Globo - 27/10/2006
A Babel Livros, na Praça da Bandeira, é apontada pela Polícia Federal de São Paulo como a principal suspeita na venda de peças roubadas de bibliotecas públicas de São Paulo e Rio. Segundo o delegado Fernando Gomes Pires, da 1ª Seccional de Polícia de São Paulo, a livraria recebia as obras roubadas de um ex-estagiário da Biblioteca Mário de Andrade, na capital paulista, e programava leilões de venda das peças. Os sócios da livraria, Francisco José Izidoro da Fonseca e Lydia Amalia Fonseca Martine de Moura, poderão ser indiciados por receptação, junto com o leiloeiro público Raul Barbosa, responsável pelos leilões. Ontem, na livraria, ninguém quis falar sobre a denúncia. Um funcionário, nervoso, disse que os proprietários nada tinham a declarar. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:17:00 PM | | | Voltar


Exibidas pela polícia, obras raras rasgam durante entrevista

Folha de S. Paulo - 27/10/2006 - por Ricardo Gallo
Após serem recuperadas pela polícia quase dez meses depois de furtadas, duas obras históricas -um manuscrito de 1791 de Dona Maria 1ª, a "rainha louca", e o livro Ornithologie brésilienne, do naturista francês Jean-Théodore Descourtilz, de 1855, -foram parcialmente danificadas após serem expostos em um sofá, por um delegado, e manuseados por uma dezena de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos. O material foi exibido, na manhã de ontem, na sala da Delegacia Seccional Centro durante cerca de uma hora. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:17:00 PM | | | Voltar


DALIA NEGRA, o livro

Em 15 de janeiro de 1947, o corpo torturado e estuprado de uma bela jovem é encontrado num terreno baldio de Los Angeles. A vítima aparece nas manchetes como a Dália Negra, e a busca por seu assassino transforma-se na maior caçada humana da história da Califórnia. Obcecado por este crime hediondo, James Ellroy durante anos dedicou-se a investigar por conta própria o assassinato. Partindo dessas informações, escreveu seu livro de estréia. Um romance 'noir' , que o transformou imediatamente em um grande sucesso de crítica. Este é mais um título da Coleção Negra, dedicada aos maiores mestres da literatura policial.

compre na Livraria Cultura

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:17:00 PM | | | Voltar


Nudez gratuita, com Reynaldo Gianecchin e Carolina Dieckmann

SÉRGIO RIPARDO Editor de Ilustrada da Folha Online

"Poooderooosa". É o que se ouve, no meio gay, sobre a exposição "Síntese" com famosos sem roupa, que será aberta no shopping Iguatemi, em São Paulo, na próxima segunda. O fotógrafo Fernando Torquato conseguiu clicar a nudez dos galãs Reynaldo Gianecchini e Bruno Gagliasso. Detalhe: eles não receberam nenhum tostão para exibir os corpos ao fotógrafo. A moeda de troca foi só amizade mesmo. Para os dois atores, sobram holofotes, claro. Marilia Gabriela não participou do ensaio, ok?!

Dicas de sites

No Brasil: Lost.art.br é um site de fotografia e estilo de vida, explicam os fotógrafos Ignácio Aronovich e Louise Chin. Entre suas galerias de imagens, uma é dedicada aos personagens da parada gay de São Paulo. Há ainda imagens da parada em San Francisco, com direito a cenas de beijo e corpos sarados e muita descontração.

[ Nota ] Conheci os fotógrafos Ignácio Aronovich e Louise Chin quando, Alessandra e eu, estivemos na Chapada dos Veadeiros patrocinados pela WV e Editora Abril. Foi uma semana fantástica e cheia de aventuras. Confira a matéria que fizemos na época no link abaixo. Daquela estada na Chapada nasceu uma amizade que permanecerá para sempre. Ignácio e Louise, nós da VerdesTrigos jamais esqueceremos do afeto, do carinho e especialmente do profissionalismo desta dupla de viajantes pelo mundo.

[9/2/2002] Uma Grande Aventura na Chapada dos Veadeiros

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2006 08:16:00 PM | | | Voltar

·······

26 de outubro de 2006

Publicidade - novo sistema interessante




Estou testando um novo sistema de publicidade no blog e no site.
http://www.scripteria.com/

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 11:51:00 PM | | | Voltar


Filme sobre Pontal é exibido em Portugal

O documentário “O Pontal do Paranapanema”, um projeto da Organização Não-Governamental (ONG) Ecofalante, que tem a direção de Chico Guariba, é exibido desde o dia 20 no XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Meio Ambiente (Cineeco) da Serra da Estrela, Seia (Portugal), que se encerra neste domingo (29).

O evento é o festival mais antigo da Europa. O vídeo de média-metragem concorre ao prêmio de melhor filme. São 52 minutos que contam a história da ocupação irregular das terras consideradas devolutas no Pontal do Paranapanema e, como conseqüência disso, o impacto social e ambiental ocorrido.

Em junho “O Pontal do Paranapanema” foi selecionado para participar do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) em Goiânia (GO). Neste evento, o vídeo ficou entre os cinco melhores filmes de média-metragem do mundo. Para o mês de novembro, o documentário tem presença marcada no Eco Cine, em São Paulo. Além das participações em festivais, o vídeo foi exibido mais de 20 vezes na televisão, nos canais Cultura, TVs Assembléia e Senac.


Assisti ao filme em janeiro de 2006:
Assisti ao filme neste final de semana. O que mais me impressionou? De imediato e pronto, digo-lhes o quanto foi devastadora a "colonização" do Pontal. Os com-terras devastaram a região, inclusive com uso de desfolhantes, como o agente laranja (1) (altamente tóxico empregado como arma na guerra do Vietnã), e hoje só resta 1,8% da cobertura original, último pedaço de Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo, que é um dos ecossistemas mais ameaçado do mundo, onde vive um dos primatas mais risco de extinção: o mico-leão-preto.

(1) => A mistura de 2,4 D e 2,4,5 T (triclorofenoxiacético) representa o principal componente do agente laranja, utilizado como desfolhante na Guerra do Vietnã. O nome comercial desta mistura é tordon(Grippi, 2001).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 10:43:00 PM | | | Voltar


“Resultado Sustentável: Esse é o nosso negócio” foi o tema da palestra de Mário Sérgio Cortella

Estive ontem em Bauru participando de um evento patrocinado por minha empresa empregadora, onde o ponto alto do evento foi a palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella: “Resultado Sustentável: Esse é o nosso negócio”. Ficou claro que a empresa para qual trabalho não faz qualquer negócio, somente aquele que traz um resultado sustentável.

"Mario Sergio Cortella é um daqueles profissionais sempre dispostos a apresentar uma versão resumida do currículo, para facilitar os trabalhos. Ex-secretário municipal de Educação de São Paulo na gestão de Luíza Erundina, autor de uma dezena de livros, apresentador do programa Modernidade, na TV Senac, colunista de jornais e revistas e diretor de pós-graduação em educação da PUC-SP, ele seria capaz de trocar a extensa lista de condecorações intelectuais por uma única frase, dita por seu mestre maior, o professor Paulo Freire: “Cortella é um dos raros filósofos da educação que pensam o novo.” Definição precisa para este educador paranaense que usa todas as suas forças na busca de idéias e ações para ajudar a manter de pé o sistema educacional brasileiro. (by IstoÉ)
No ano passado, eu recebi da Editora Vozes o seu livro Não espere pelo epitáfio - Provocações filosóficas. Um livro fantástico, provocativo e nos instiga a pensar o novo, aguça os sentidos e nos desperta para uma atitude positiva perante a vida diária. Cada dia é um dia. Levei o livro e peguei um autógrafo, claro.

A palestra foi instigante. Unindo sua vasta cultura erudita, acumulada em uma vida dedicada à reflexão, a um domínio de público desenvolvido em décadas de aulas e palestras (sabe controlar o tempo como ninguém - todos queriam saber onde estava o relógio), Cortella ensinou, divertiu, e, acima de tudo, fez os gerentes da empresa pensarem.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 10:13:00 PM | | | Voltar


Dicionário Aurélio agora no iG

PublishNews - 26/10/2006
O Dicionário Aurélio, o mais famoso do Brasil, volta para a Internet graças à parceria entre o Grupo Positivo e o iG, que possui mais de 16 milhões de contas de e-mail, detém uma base de clientes de cerca de 7,3 milhões de usuários ativos e está presente em mais de 537 cidades brasileiras. O conteúdo está disponível para assinantes do iG Banda Larga, BrTurbo , iG Acesso Aditivado, Acesso exclusivo, BrTurbo ASAS e Presença Web. O Dicionário Aurélio chega aos internautas como Aurélio Online, com recursos tecnológicos inéditos de busca, além de um pacote de conteúdos extras que atendem a diferentes tipos de públicos e necessidades.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 09:09:00 PM | | | Voltar


Livros ajudam a ter sucesso sem culpa

Valor Econômico - 26/10/2006 - por Guther Faggion e Renata Sturm
Por mais óbvias que possam parecer essas constatações, elas ainda são muito recentes. O resultado dessa filosofia cada vez mais propagada, porém, já é visível na proliferação de livros que conciliam temas como auto-ajuda, espiritualidade e negócios com estratégias para que seus leitores alcancem bem-estar familiar e espiritual sem, com isso, abrir mão da carreira. Uma prova de que esse segmento tem uma grande lacuna a ser preenchida está no estrondoso sucesso de O monge e o executivo (Sextante), de James Hunter, com 1,1 milhão de cópias vendidas apenas no Brasil. "A espiritualidade é uma dimensão fundamental da nossa existência, e quanto mais ela puder ser integrada à nossa atividade profissional, mais felizes e sãos seremos nós e o mundo", avalia o editor da Sextante, Tomás da Veiga Pereira. Atualmente, esses livros representam nada menos que 95% do catálogo da editora. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 09:06:00 PM | | | Voltar


52ª Feira do Livro de Porto Alegre começa no dia 27 de outubro (sábado)

CBL Informa - 14/8/2006
A 52ª Feira do Livro de Porto Alegre começa no dia 27 de outubro (sábado) e vai até o dia 12 de novembro de 2006. Neste ano, o país homenageado é o Japão. As atividades da programação da Feira estarão distribuídas em vários locais nos arredores da Praça da Alfândega: Santander Cultural, Memorial do RS, Casa de Cultura Mario Quintana e Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. A Área Infantil e Juvenil da Feira continuará funcionando no Cais do Porto, com centenas de atividades programadas para aproximar jovens e crianças do mundo mágico da leitura. Na Área Internacional, o público poderá encontrar livros em francês, italiano, alemão, espanhol, japonês e russo, além de obras editadas em Portugal. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 09:03:00 PM | | | Voltar


Bazar das Palavras na Rede Globo

No dia 29 de outubro, domingo, por volta das 7:00h da manhã, haverá uma matéria no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, na Rede Globo, sobre Sebos. O programa escolheu para a matéria dois sebos que fogem do estereótipo, sendo um deles o Bazar. Um bom presente para comemorar os 4 anos de existência da livraria.

Bazar das Palavras é parceiro da VerdesTrigos desde o início. Parabéns ao Paulo pelo excelente trabalho e pelo reconhecimento da mídia.

O programa também poderá ser assistido pelo site www.globo.com/pegn , ao longo do mês de novembro.Aos que moram fora do Brasil o programa também será exibido na TV Globo Internacional.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 08:52:00 PM | | | Voltar


Lançamento do livro Pletora de Cores de Glauco Menta

A Galeria Ybakatu Espaço de Arte realiza no dia 28 de outubro de 2006 lançamento do livro "Pletora de Cores" do artista Glauco Menta.

Glauco Menta, em conjunto com a Editora Medusa, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, realizou o projeto que visa catalogar e estudar 20 anos de sua produção (1985 a 2005).

Serviço:
Lançamento do livro Pletora de Cores do artista Glauco Menta.
Data: 28 de outubro de 2006, sábado, das 11 às 15 horas.
Local: Ybakatu Espaço de Arte, Rua Itupava 414 Curitiba-PR
CEP 80060-250 Brasil, Tel.: 55 41 3264-4752, ybakatu@ybakatu.com.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2006 08:45:00 PM | | | Voltar

·······

25 de outubro de 2006

Filmes israelenses estão em cartaz na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A 30º edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz, este ano, várias obras cinematográficas israelenses, entre filmes e co-produções. O evento teve início na última sexta-feira (20/10) e vai até o dia 2 de novembro. A exibição acontece em 18 salas e espaços da capital paulista: Frei Caneca, Cine Bombril, Santa Cruz, Cinemark, Espaço Unibanco, Reserva Cultural, MASP, Centro Cultural de SP, Arteplex, Sala UOL, Morumbi Shopping, Olido, Cinesesc, Sala Cinemateca, entre outras salas...

Entre os filmes e co-produções israelenses está:

Notícias de Casa de Amos Gitai

Sou fã de Amos Gitai. Vi alguns de seus filmes e pude ouví-lo em Sampa quando esteve no ano passado. Seu filme, Notícias do Lar / Notícias de Casa , completa uma trilogia iniciada em 1980 com House e continuada em 1998 com House in Jerusalem.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2006 10:10:00 PM | | | Voltar


O lado quente da música brasileira

O Estado de S. Paulo - 25/10/2006 - por Lauro Lisboa Garcia
Há bons motivos para considerar que o livro História sexual da MPB - A evolução do amor e do sexo na canção brasileira (Record, R$ 63,90), de Rodrigo Faour, tem papel desbravador. Como tiveram os transgressores Ney Matogrosso, Marina Lima, Antônio Cícero, Joyce, Rita Lee, Wando, Vanusa, Ângela Ro Ro e Tati Quebra-Barraco no desenvolvimento do tema dentro da música feita nos séculos 20 e 21 no País. Estes são apenas alguns dos retratados no espesso volume de 588 páginas (mais dois encartes de 32), que chega às livrarias no dia 7. Que sexo é (muuuito) bom, ninguém que pratica ou já praticou tem dúvida. Falar sobre isso, porém, ainda provoca certos rubores aos menos familiares ao assunto. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2006 09:25:00 PM | | | Voltar


Clareira

Folha de S. Paulo - 25/10/2006 - por Mônica Bergamo
Miguel Reale Jr. será empossado amanhã (26/10) na cadeira da Academia Paulista de Letras que já foi ocupada por seu pai, Miguel Reale. Segundo Mônica Bergamo, ele lança também seu novo livro, Escuridão na clareira, um romance policial. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2006 09:22:00 PM | | | Voltar


Lançamento do livro "Segurança pública e violência"

A Editora Contexto convida para o lançamento do livro
Segurança pública e violência

Autores: Andréa Silveira, Bráulio Silva, Cláudio Beato, Cristiane Lamin, Fiona Macaulay, Guaracy Mingardi , Guita Grin Debert , Jacqueline Muniz , Jacqueline Sinhoretto, José Vicente Tavares-dos-Santos, Liana de Paula(org.), Maria Fernanda Tourinho Peres, Paula Miraglia, Paulo de Mesquita Neto, Renato Sérgio de Lima(org.), Sérgio Adorno

Crises recorrentes na política carcerária, crescimento do crime organizado, conflitos agrários, violência doméstica, envolvimento de jovens com o crime, justiça e direitos humanos incipientes. Essas são apenas algumas das faces da violência que implementam o medo na sociedade brasileira. Nos últimos vinte anos, a violência passou a ser discutida por todas as esferas da sociedade e deixou de ser um tema apenas relacionado às periferias dos grandes centros urbanos. O momento atual é fundamental para se entender como o Estado, em suas múltiplas esferas e poderes, tem atuado para enfrentar a violência criminal no país. Neste livro, policiais, operadores do sistema de justiça e cidadãos encontrarão uma leitura esclarecedora e abrangente sobre o tema.

Dia 30/10, segunda-feira, a partir das 18:30hs
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915
Vila Madalena Telefone: 3814-5811

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2006 09:20:00 PM | | | Voltar


A VIDA QUE NINGUEM VÊ

Autor: BRUM, ELIANE
Editora: ARQUIPELAGO
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-CONTOS E CRONICAS


Uma repórter em busca dos acontecimentos que não viram notícia e das pessoas que não são celebridades. Uma cronista à procura do extraordinário contido em cada vida anônima. Uma escritora que mergulha no cotidiano para provar que não existem vidas comuns. O mendigo que jamais pediu coisa alguma. O carregador de malas do aeroporto que nunca voou. O macaco que ao fugir da jaula foi ao bar beber uma cerveja. O álbum de fotografias atirado no lixo que começa com uma moça de família e termina com uma corista. O homem que comia vidro, mas só se machucava com a invisibilidade. Essas fascinantes histórias da vida real fizeram sucesso no final dos anos 90, quando as crônicas-reportagens eram publicadas na edição de sábado do jornal Zero Hora. Reunidas agora em livro, formam uma obra que emociona pela sensibilidade da prosa de Eliane Brum e pela agudeza do olhar que a repórter imprime aos seus personagens - todos eles tão extraordinariamente reais que parecem saídos de um livro de ficção.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2006 09:16:00 PM | | | Voltar

·······

24 de outubro de 2006

Will Eisner aborda farsa anti-semita

Folha de S. Paulo - 23/10/2006 - por Pedro Cirne
Will Eisner (1917-2005) foi um dos maiores quadrinistas do mundo. Suas obras eram conhecidas pela humanidade das personagens, exceções no mercado norte-americano, repleto de revistas de super-heróis ou humor. O complô - A história secreta dos protocolos dos sábios de Sião (Cia. das Letras 160 pp., R$ 36, em média), sua última história em quadrinhos, está saindo agora no Brasil e traz um diferencial: um Will Eisner mais realista e sério do que nunca. As histórias anteriores de Eisner eram sérias em sua maioria, mas tinham espaço para um pouco de aventura, humor ou lirismo. Dessa vez, pela complexidade do assunto, Eisner priorizou um relato mais objetivo. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2006 10:16:00 PM | | | Voltar


Obras e documentos históricos brasileiros estão disponíveis na internet

MEC - 19/10/2006 - por Juliana Meneses
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizada em Recife (PE) e vinculada ao Ministério da Educação, está digitalizando seu acervo. Só este ano, foram 18.676 documentos que passaram pelo processo. Dentre eles estão antigos rótulos de cigarro, fotografias, folhetos de cordéis e livros, incluindo 39 obras de Joaquim Nabuco que contam um pouco da história nacional. Desse total, 1.151 documentos e 4.892 arquivos digitais estão disponíveis na página eletrônica da Fundaj e no portal Domínio Público do MEC. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2006 10:11:00 PM | | | Voltar


Piauí comemora vendas e prevê crescimento

Meio & Mensagem - 23/10/2006 - por Renato Pezzotti
O lançamento da revista Piauí foi um sucesso. Essa é a conclusão dos diretores da publicação, depois de confirmarem a informação segundo a qual o primeiro número - que circulou neste mês de outubro com tiragem de 70 mil exemplares - estava esgotado em São Paulo e do Rio de Janeiro. Foram 60 mil exemplares em bancas e pontos alternativos, com distribuição realizada pela Dinap, do Grupo Abril. Segundo Ênio Vergeiro, diretor comercial da Editora Alvinegra, o número de venda foi excelente. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2006 08:30:00 PM | | | Voltar


Conta-gotas

Folha de S. Paulo - 24/10/2006 - por Mônica Bergamo
O ritmo das obras em SP, se já está devagar, quase parando, pode desacelerar ainda mais. De acordo com o governador Cláudio Lembo, o projeto de anistia de multas e juros de IPVA, aprovado às pressas no meio do ano para cobrir o rombo nas contas do Estado, não está tendo o resultado previsto. De mais de R$ 1 bilhão esperados, pouco mais da metade pingou nos cofres. Ou "cerca de R$ 700 milhões", diz Lembo. O governo de SP aprovou para 2007 R$ 10 milhões para o Programa de Ação Cultural. O corte, em relação à verba deste ano, foi de R$ 25 milhões. Segundo Mônica Bergamo, o valor assustou entidades de cinema e teatro, que já se reuniram para discutir o assunto. Segundo o secretário de Cultura, João Batista de Andrade, a aprovação dos R$ 10 milhões é "apenas um procedimento orçamentário num ano de transição. A nova gestão (Serra) poderá redefinir a quantia". >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2006 08:28:00 PM | | | Voltar

·······

23 de outubro de 2006

Yara Camillo, realista de pura linhagem, por Nilto Maciel

Composto de apenas doze peças curtas, o livro Hiatos (São Paulo, RG Editores, 2004), da paulistana Yara Camillo (*), com apresentação de Caio Porfírio Carneiro, se inicia com a crônica poética "Janela para o jardim". E nela o leitor encontra filigranas de linguagem que descobrirá em maior quantidade nas demais composições, além de jogo de imagens e sinestesia: "Sorte a minha que dor nenhuma pode ser maior que a vida que a engendrou. Então, para cada espinho, toda a flor". Da mesma linhagem é "Encantos claros", muito mais um desenho, uma gravura, se assim se pode dizer, do que uma história. >>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 11:27:00 PM | | | Voltar


Vera Salbego lança CAMINHOS na Feira do Livro de POA

Vera Salbego estará lançando seu livro CAMINHOS na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 06 de novembro, às 15h30.

Acompanhe as informações no blog da autora: http://verasalbego.blogspot.com/

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 10:52:00 PM | | | Voltar


Norueguesa é convidada de Ouro Preto

Folha de S. Paulo - 21/10/2006
A escritora e jornalista norueguesa Asne Seierstad, autora do best-seller O livreiro de Cabul (Record), participará do Fórum das Letras 2006, que ocorre em Ouro Preto (MG) entre 1º e 5 de novembro. Seierstad também lançará no evento literário seu novo livro, 101 Dias em Bagdá (Record). O Fórum das Letras 2006 terá palestras e debates com outros convida, como os escritores Efraim Medina Reyes (Colômbia) e José Eduardo Agualusa (Angola), o historiador Roger Chartier e a editora Luciana Villas-Boas. >> Leia mais

Åsne Seierstad nasceu em 1970. Jornalista norueguesa, é graduada em Russo e História da Filosofia pela Universidade de Oslo. Correspondente internacional, cobriu conflitos no Kosovo, Afeganistão e Iraque. Publicou With their Backs to the Wall, Portraits from Serbia.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 10:09:00 PM | | | Voltar


Leitura Viva

Serão anunciados na próxima segunda-feira, 30, os 15 trabalhos finalistas do Prêmio VivaLeitura 2006. Patrocinado pela Fundação Santillana, da Espanha, o prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Em sua primeira edição este ano, o concurso registrou a inscrição de 3.031 trabalhos em três categorias: pessoas físicas, universidades e instituições da sociedade civil (50%); escolas públicas e privadas (45%); e bibliotecas públicas, privadas e comunitárias (5%). São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão entre os Estados que mais apresentaram iniciativas para o incentivo à leitura junto a crianças, jovens e adultos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 10:03:00 PM | | | Voltar


Circuito de Feiras de Livros

13º Salão do Livro da Cultura Judaica
Quando: 17 a 29 de outubro o 13ª Salão do Livro
Onde: Praça Carmel, Biblioteca da Hebraica – São Paulo (SP)
organizado pelo Departamento Cultura e de Cultura Judaica, da Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo, o evento traz diversos títulos judaicos, infanto-juvenis e literatura em geral. Informações pelo telefone (11) 3818-8800.

IV Feira Universitária do Livro de Curitiba
Quando: 25 a 27 de outubro
Onde: Curitiba (PR) - Pátio da Reitoria da UFPR, Rua XV de novembro, 1299 - Centro
Mais informações pelo fone (41) 3360-7489 com Luciana ou pelo email lucianafv@ufpr.br.

52ª Feira do Livro de Porto Alegre
Quando: 27 de outubro a 12 de novembro
Onde: Porto Alegre (RS) - vários locais nos arredores da Praça da Alfândega
Mesas redondas, encontros com escritores, leituras cênicas, teatro infantil e oficinas são alguns dos eventos que a Câmara Rio-Grandense do Livro preparou para oferecer gratuitamente a todos que visitarem a Feira.
Mais informações no site.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 09:58:00 PM | | | Voltar


Biblioteca do Museu da Bíblia reúne Escrituras Sagradas em mais de mil idiomas

Com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas e se tornar um centro de referência de novas traduções, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) inaugurou em 17 de outubro, a Biblioteca do Museu da Bíblia, em Barueri, na grande São Paulo (Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 67). O acervo de 17 mil volumes que reúne as Escrituras Sagradas em mais de mil idiomas já a posiciona como a maior do gênero no hemisfério sul. Há obras raras, acadêmicas e curiosas, com destaque para a Bíblia Hebraico–latim, de 1546 e a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 09:55:00 PM | | | Voltar


Academia Brasileira de Letras lança prêmio Afrânio Coutinho

A Academia Brasileira de Letras, por meio da Biblioteca Rodolfo Garcia (BRG), lança em 26 de outubro o Prêmio Afrânio Coutinho de pesquisa. O tema do Prêmio Afrânio Coutinho 2006/2007 é “Diálogos com a Coleção Franklin de Oliveira” cuja linha de pesquisa é o estado da cultura no Brasil no período de 1945 a 1965. O prêmio terá o patrocínio cultural da Petrobras. Inaugurada há um ano, a BRG conta com um acervo de 70 mil volumes, com enfoque em filosofia, literatura, lingüística, história e ciências humanas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 09:51:00 PM | | | Voltar


"O Professor Refém - Por que fracassa o ensino no Brasil ?": no Programa do Jô, dia 24/10

Amanhã (dia 24 de outubro), a profa. Tania Zagury será entrevistada no "Programa do Jô". Vai abordar seu mais recente trabalho, o livro "O Professor Refém - Por que fracassa o ensino no Brasil ?".

'O professor refém' chega para reforçar a preciosa parceria entre pais e professores, bem como entre os que planejam e os que executam as políticas educacionais. E para demonstrar que não haverá solução para a educação brasileira enquanto não se investir na formação continuada do professor e em medidas passíveis de serem efetivamente executadas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 03:06:00 PM | | | Voltar


“Psicanálise e Judaísmo”, no Rio de Janeiro

Na quinta-feira (dia 26 de outubro), às 21h, a Sociedade Brasileira de Psicanálise-RJ (Humaitá) estará promovendo palestra sobre o tema "Psicanálise e Judaísmo", que contará com a presença do escritor e acadêmico Moacyr Scliar, que falará sobre "Humor Judaico", e de Henrique Honigsztejn, que abordará "As raízes judaicas em Freud". Também haverá uma exposição de desenhos, charges e caricaturas. Informações:(21) 2557-1333.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 03:05:00 PM | | | Voltar


lançamento do livro figuras de foucault

Núcleo de Sociabilidade Libertária do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP
convida para

uma conversação com margareth rago e alfredo veiga-neto

durante o lançamento do livro figuras de foucault
na companhia de tony hara, richard miskolci, edson passetti, denise sant'anna...

24 de outubro 19 hs. na sala 4 B-10 puc-sp rua monte alegre, 984 tel. (11) 3670 8517

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2006 02:43:00 PM | | | Voltar

·······

22 de outubro de 2006

Numerólogos de plantão, alguma teoria para a coincidência?

Olhem só isso aqui… (by Verdade Absoluta)

Data do 2º turno: 29/10/06

* 29 + 10 + 06 = 45: Número do Alckmin
* 29 - 10 - 06 = 13: Número do Lula

Lendo os comentários do Verdade Absoluta, encontrei a explicação dada por Anon:

"Na verdade existe uma explicacao sim, e nem chega perto de uma coincidencia. O que acontece é que a redudancia ciclica da disfunção da data com o preambulo dos numeros geram umas relação introspectral forçada pelo alinhamento introestrelar entre a terra e o satelite black sheep enviado por marrocos na decada de 60. É isso. Simples e claro".
Continuando esta cabalística reflexão numerológica, vemos:

45 -> 4+5 = 9
13 -> 1+3 = 4
9+4 = 13
(sinto muito, mas vai dar borboleta na cabeça)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2006 11:52:00 PM | | | Voltar


Bíblia Hebraica, a nova versão que não é uma redundância

Moacir Amâncio ESPECIAL PARA O ESTADO

Existem várias e boas traduções da Bíblia em português. Uma grande tradução é aquela de João Ferreira de Almeida (a fiel), pela qualidade literária. A
Bíblia de Jerusalém é uma das versões autorizadas para uso em pesquisa, etc. Católicos ou protestantes, cada um conta com a sua Bíblia, com o objetivo de atingir a verdade do texto original.

No Brasil, onde existe vida judaica organizada há cerca de 150 anos, tinham aparecido as versões do Pentateuco (Torá) feita por Matsliah Melamed (Sêfer) e A Torá Viva (Maayanot). Faltava a parte complementar do conjunto, que forma a Bíblia Hebraica: Profetas e Escritos.

A questão que se colocava: o que fazer quando se tratava de estudar essa literatura específica numa escola judaica, antes do conhecimento suficiente do hebraico, ou quando um judeu pretendia ler a Bíblia Hebraica em português? >>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2006 11:29:00 PM | | | Voltar


Outdoors ou não, por Contardo Calligaris.

--------------------------------------------------------------------------------
Odiando a publicidade, tentamos exorcizar a futilidade de nosso próprio consumismo
--------------------------------------------------------------------------------

NUMEROSOS LEITORES me escreveram comentando minhas últimas colunas, nas quais tratei do vídeo de Daniella Cicarelli e da nova lei da Prefeitura de São Paulo, que proíbe os outdoors publicitários no município. Tento responder.

Sobre o vídeo, uma observação: concordo, transar no meio da praia constitui uma ofensa ao pudor de quem não está a fim de assistir ao espetáculo. Ora, no meio da praia, Daniella e seu namorado só se beijaram e abraçaram. Como assinala o vídeo, o resto ocorreu numa área afastada: uma teleobjetiva foi necessária para filmar o casal. Imagine que, com um telescópio, você espie uma transa que acontece num prédio situado a 200 metros de sua janela. Você se sentirá insultado pela "exibição"? "Fala sério!"

Mas quero voltar à nova lei da Prefeitura de São Paulo e evitar alguns mal-entendidos (enviarei a íntegra da lei aos leitores que a solicitarem). > + + + +

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2006 10:58:00 PM | | | Voltar


O disco mais caro do Brasil: Paêbirú

Álbum feito por Lula Côrtes e Zé Ramalho, "Paêbirú" é, atualmente, o vinil mais valioso da música brasileira, superando "Louco por Você", o primeiro de Roberto Carlos O disco mais caro do Brasil

Não é bossa nova, não é tropicália, não é jovem guarda nem samba. O disco mais valioso da música brasileira é "Paêbirú", feito por Lula Côrtes e Zé Ramalho. O álbum, principal expoente do gênero conhecido por psicodelia nordestina, chega a valer hoje, em seu formato original em vinil, R$ 4.000.

Relativamente desconhecido, "Paêbirú" alcançou preço mais alto do que "Louco por Você", o primeiro de Roberto Carlos, que por anos conservara o título de mais caro do país.

Dá para ouvir "Paêbirú" sem gastar R$ 4.000 por meio de blogs como o http://brnuggets.blogspot.com/. "Achei que ia aparecer apenas uma meia dúzia de aficionados", diz Fábio Peraçoli, responsável pelo blog. "Mas desde janeiro já recebi mais de 140 mil acessos, incluindo gente da Dinamarca, França e Estados Unidos." (by FSP)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2006 10:44:00 PM | | | Voltar


Salada turca

Chega às livrarias brasileiras nesta semana "Neve", romance do Prêmio Nobel turco Orhan Pamuk que retrata a cisão cultural e religiosa de seu país

STEPHEN O'SHEA*
Para mim foi uma surpresa que, entre as muitas virtudes do romancista turco Orhan Pamuk, eu pudesse incluir também a presciência política. Elogiado como virtuose do equilibrismo pós-moderno -em companhia de Jorge Luis Borges, Italo Calvino e Umberto Eco-, Pamuk sempre propiciou delícias intelectuais aos seus leitores sem os preocupar demais quanto ao tempo em que eles vivem.

"Meu Nome É Vermelho" [Companhia das Letras] retratava uma disputa estética entre miniaturistas otomanos e foi elogiado como obra de gênio idiossincrático, e o mesmo pode ser dito sobre "O Castelo Branco" [Record], que gira em torno de um mestre muçulmano e seu escravo cristão que trocam de identidade.

Agora, com "Neve" [Companhia das Letras, trad. Luciano Vieira Machado, 488 págs., R$ 54], de 1996, portanto antes do 11 de Setembro, Pamuk oferece prova de que o artista solitário prevê melhor as viradas históricas do que qualquer especialista convidado habitualmente a proferir opiniões em programas de TV. >>>> + + + +

STEPHEN O'SHEA é autor de "A Heresia Perfeita" (ed. Record). Este texto foi publicado no jornal inglês "Independent".

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2006 10:44:00 PM | | | Voltar

·······