Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS .::. Verdes Trigos Cultural .::.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Krav Magá

por .::. Verdes Trigos Cultural .::. *
publicado em 26/07/2006.

Em menos de um mês após o lançamento, o livro "Krav Magá a Filosofia da Defesa Israelense" (Imago Editora), escrito por Kobi Lichtenstein, alcançou a marca de 3 mil exemplares. A obra, que parte para sua segunda edição, conta a história do Krav Magá, traz fotos ilustrativas e é considerado o mais completo sobre este assunto no mundo.

O Krav-Magá foi criado em 1942 para capacitar os grupos de defesa que lutavam pela independência do estado de Israel, além de preparar a sua população para enfrentar a violência que lá existia. Não é uma arte marcial, é a única técnica reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. Para explicar a origem e o ideal desta arte, Kobi Lichtenstein lança o livro "Krav-Magá: A Filosofia da Defesa Israelense", com selo da Imago Editora.

O Krav Magá, arte de defesa pessoal, surge como opção para as inúmeras situações de perigo, seja confronto armado ou não. A luta, que não é arte marcial, é baseada na força da mente e do intelecto não importando a força física. Mas isso não é tudo, o Krav Magá desenvolve os sentidos, o que permite ao aluno uma melhor percepção de tudo a sua volta, gerando uma autoconfiança que ele pode aplicar em toda sua vida, seja no trabalho, nos estudos ou na relação com os outros.

Criado em Israel, nos anos 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Magá surgiu da necessidade de sobreviver à guerra. Foi então que Imi desenvolveu um método para escapar do terror, ele viu que todas as técnicas de combate e luta não funcionavam diante daquela realidade, percebeu que a resposta estava em seu próprio corpo e seus movimentos naturais, que seus pontos fracos também eram os de seus inimigos. E assim foi criado o Krav Magá, uma técnica corporal e espiritual que seria eficiente para qualquer um, independente de força ou preparo físico, idade ou sexo, uma autodefesa através da mente e do corpo. Os golpes visam atingir pontos sensíveis, o que iguala qualquer adversário, independente de sua força física, e torna a defesa muito mais objetiva, sendo aplicados em situações de perigo real, permitindo movimentos curtos e rápidos, sem regras.

Kobi Linchtenstein foi o responsável pela introdução do Krav-Magá no Brasil. Nascido em Israel, cresceu acompanhando diversas guerras e como todo israelense aprendeu que a única chance de ganhar a situação de violência é enfrentando-a sem medo.

Krav significa combater qualquer tipo e Magá significa contato de qualquer espécie; mas combinadas formam uma expressão cuja tradução mais próxima seria "combate de defesa". O criador desta arte é Imi Lichtenfeld, uma pessoa de grande visão, sensibilidade, atitude e sabedoria e que acreditava no potencial do ser humano. O fraco era apenas quem não enxergava a própria força e para garantir o que considerava o direito primário de todos, criou o método para que qualquer pessoa fosse capaz de se responsabilizar pela própria integridade física e moral. Os instrumentos básicos do método estão ao alcance de qualquer um: o corpo, a mente e a alma.

Elaborado como método científico, os golpes de ataque e defesa são baseados nos movimentos naturais do corpo humano. Na defesa, a idéia é cobrir a maior área possível e torná-los rápidos e instintivos bloqueando ou desviando a agressão. Já no ataque a intenção é aumentar a potência de golpes, diminuindo a trajetória e buscando atingir os pontos sensíveis do corpo humano, independente do tamanho do agressor.

Na década de 80, a difusão do Krav-Magá foi permitida e vários países como Estados Unidos, França e Inglaterra solicitaram cursos para grupos de elites.

O Krav Magá foi introduzido na América Latina, em 1990, por Kobi Lichtenstein, começando pelo Rio de Janeiro, onde escolheu viver. Fundou a Associação Brasileira de Krav Magá, reconhecida pela Secretaria de Esportes e Ministério de Educação, montou uma academia e investiu em uma empresa de treinamento de seguranças e executivos, a Top Defense. Em 2002 fundou a Federação Sul Americana de Krav Magá, que conta com 30 instrutores em seu quadro. Surpreendeu a todos, até mesmo a elite do exército e polícia pela objetividade e eficiência do Krav Magá e sua competência como instrutor e entendedor do assunto. O que acarretou no treinamento do BOPE e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Para se especializar no assunto, Mestre Kobi fez MBA em Segurança Nacional e Terror pela Universidade de Segurança e Investigações de Hod Hasharon, Israel em parceria com a Newport University da Califórnia.

Mestre Kobi iniciou no Krav Magá precocemente aos três anos treinando com o próprio Imi Lichtenfeld. Mas foi aos 15, que começou a dar suas primeiras aulas. Integrou o primeiro e único grupo especial selecionado para ser treinado e preparado pelo criador para difundir e divulgar a arte por todo o mundo. Kobi é graduado como faixa preta pela Associação Israelense de Krav Magá e como instrutor pela Universidade Wingate, considerada uma das melhores do mundo em educação física e a maior de Israel. Fez cursos de extensão em fisioterapia, primeiros socorros, alimentação especial para atletas além do conhecimento em seis modalidades de artes marciais.

"Krav-Magá não é só arte de defesa pessoal, é também um caminho de vida e visão sobre o mundo", disse um aluno; e Imi respondeu: "Krav-Magá é também uma família".

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Histórias de Natal, por Maria Cristina Castilho de Andrade.

Quem vê cara..., por Ivo Korytowski.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos