Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Aleilton Fonseca


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Nhô Guimarães

por Aleilton Fonseca *
publicado em 24/07/2006.

"- Nhô Guimarães por aqui? Há quanto tempo! Ah, não.
Nsh, nsh! Não é ele, não. Mas, quem é o senhor? Apeie,
chegue à frente, a casa é nossa. Entre, que lhe dou uns goles
de água fresca. Venha ver que a melhor é essa do pote de barro,
dos antigos, que ainda tenho. Aprecie.
Estes caminhos andam numa poeira danada, essa secura, sem chuvas. Isto é o sertão."


Concebido como uma homenagem ao escritor João Guimarães Rosa, no cinqüentenário de Grande Sertão: Veredas, o romance Nhô Guimarães, de Aleilton Fonseca, é um saboroso As Mil e Uma Noites sertanejo. Trabalhando a linguagem de forma imaginativa, Aleilton cria uma personagem que, ao narrar histórias e causos em boa parte inspiradas no imaginário popular brasileiro e no vasto universo rosiano, relembra seu velho amigo Nhô Guimarães.

"O sertão vem a mim", diz a narradora. "Acredite: o sertão vem a mim, todo dia mais. As histórias vêm: aqui se arrancham, almoçam e jantam, bem fartas, tiram madorna na rede, de prosa comigo. O senhor compreendeu o meu dizer? Elas vêm a mim, guardo os fatos, aceito: protejo, velo, resguardo, no meu firmar. Tomo conta de um tesouro."
"Aleilton Fonseca resgata uma prosa cheia de beleza, cuja oralidade passa por um apuro formal que lhe filtra os cacoetes e excessos", escreve nas orelhas Antonio Torres. "Mas sem abdicar do colorido, do ritmo e sabor das conversas num avarandado ou ao pé do fogão, para espantar o medo das assombrações, ou se livrar das más lembranças."

Destinado tanto a iniciantes quanto a iniciados na obra de Guimarães Rosa, Nhô Guimarães, de Aleilton Fonseca, é um romance-homenagem que segue seu próprio caminho. Como afirma Maria Lúcia Martins, neste romance "cada letra é sinal de rastro rasgado entre brumas de solidão e o vermelho do sangue".

"Aleilton Fonseca consegue, de forma brilhante, especialmente na linguagem,
recriar Guimarães Rosa. Ele cria uma narradora sertaneja que integra
inteiramente o universo rosiano." (Rinaldo de Fernandes)


Sobre o Autor

Aleilton Fonseca: Aleilton Fonseca nasceu em Firmino Alves, BA (1959), viveu em Ilhéus, Vitória da Conquista, João Pessoa, São Paulo, e reside em Salvador. Cursou Letras (UFBA), fez mestrado (UFPB) e doutorado em literatura (USP). Lecionou na UESB, foi professor na Université d´Artois (França), em 2003, e hoje atua na UEFS-Bahia. Publicou Jaú dos Bois e Outros Contos (1997), O Desterro dos Mortos (2001) e O Canto de Alvorada (2003). Co-organizou os livros Oitenta: Poesia e Prosa (1996), Rotas & Imagens: Literatura e Outras Viagens (2000) e O Triunfo de Sosígenes Costa (2004). Recebeu, entre outros, o Prêmio Nacional Herberto Sales (ALB-BA, 2001) e o Prêmio Marcos Almir Madeira (UBE-RJ, 2005). É co-editor da revista de arte Iararana, correspondente de Latitudes, "cahiers lusophones" (França), membro da Academia de Letras da Bahia e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Acredita que a "literatura é uma sentença de vida; uma forma eficaz de conhecer profundamente o ser humano".

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


DVDs trazem de volta o lixo sublime da estrela Marlene, por Chico Lopes.

SIMPLESMENTE, CHARLES DICKENS, por Ademir Pascale Cardoso.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos