RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

17 de março de 2007

Mais que mil discursos...

O blog do GALENO chega à rede neste 17 de março de 2007 com uma missão bem delineada: contribuir para que o papel da leitura na vida das pessoas seja algo cada vez mais claro e também mais presente no imaginário coletivo.

Como uma boa história costuma valer mais do que mil discursos, o blog se propõe, modestamente, a isso: contar, semanalmente, novas histórias de personagens - anônimos ou não - que modificaram suas perspectivas de vida graças aos livros e à leitura. Uma tarefa que espero, sinceramente, dividir com os militantes dessa causa - que estão por toda parte e sabem disso melhor do que ninguém.

Porque assim como desenvolver a leitura na sociedade (para fazer entrar um pouco mais de luz em nossas vidas!) é tarefa de todos nós, fazer um blog como este dar certo requer, igualmente, uma obra coletiva.

Blog do Galeno.... tenha vida longa, é o que VerdesTrigos deseja.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2007 02:24:00 PM | | | Voltar


INFIEL - NOTAS DE UMA ANTROPOLOGA

Em 'Infiel - Notas de uma antropóloga', Mirian Goldenberg analisa a infidelidade conjugal. Com base em mais de vinte anos de pesquisas, o livro reúne inúmeras vozes que refletem sobre a infidelidade masculina e feminina. Um coro polifônico - vozes hegemônicas, subalternas, marginalizadas, alternativas, conformistas, progressistas, transgressoras, desviantes, polêmicas, contraditórias, silenciadas, silenciosas. 'Infiel - Notas de uma antropóloga' faz uma radiografia da vida sexual do brasileiro. Quem é mais infiel, o homem ou a mulher? Por que homens e mulheres são infiéis? Quais os principais problemas em um casamento? Qual o modelo ideal de casal? O que fazem homens e mulheres que descobrem que são traídos? O que é infidelidade? Mirian entrevistou em profundidade pessoas de várias classes, com milhares de questionários, analisou matérias de jornais e revistas, assistiu filmes, leu romances, novelas e inúmeros livros sobre o tema. As respostas surpreendem. As clássicas 'outras' acreditam que seus parceiros não têm relações sexuais com as esposas. Os homens casados acreditam que as amantes lhes são fiéis sexualmente. Não só no casamento, mas também no adultério. A infidelidade permanece como um problema não resolvido. A fidelidade permanece como uma virtude, apesar das enormes mudanças nas relações afetivo-sexuais na atualidade.

[nota] A antropóloga Mirian Goldenberg é a convidada do "Sempre Um Papo", em São Paulo, temporada 2007. Numa realização conjunta do SESC-SP e AB Comunicação, com o patrocínio da COSIPA, será lançado o livro "Infiel: Notas de Uma Antropóloga" (Ed. Record) com direito a debate seguido de noite de autógrafos. Mirian é autora de "Toda Mulher é Meio Leila Diniz". Será no dia 21/03, às 19h30, no Teatro-Auditório da Unidade Provisória SESC Avenida Paulista (Av. Paulista, 119). Informações: (11) 3179-3700.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2007 01:37:00 PM | | | Voltar


Uma fascinante viagem ao mudo mágico dos cartões-postais

Com o título "Cartão-postal, Arte e Magia", o colecionador José Carlos Daltozo lançou, no mês de abril de 2006, seu primeiro livro dedicado a esse hobby. Daltozo já publicou três livros históricos sobre a cidade onde reside. Em 1999 foi lançado "Martinópolis, sua história e sua gente", em 2002 foi a vez de "Banco do Brasil - 50 anos em Martinópolis" e em 2004 o "Álbum Histórico e Fotográfico de Martinópolis", todos esgotados.

Daltozo já tem material suficiente para dois outros livros históricos sobre Martinópolis e a região da Alta Sorocabana, mas resolveu que o ano de 2006 era apropriado para concretizar um sonho acalentado há anos: um livro sobre cartões-postais. Tal publicação é um resumo da experiência do autor em 18 anos de colecionismo, tendo acumulado o total de 130.000 postais do mundo inteiro, entre antigos e atuais.

O livro tem 208 páginas em papel couchê, ilustrado com muitos postais antigos. O livro tem ainda uma abordagem interessante. Cinqüenta colecionadores aderiram ao projeto dessa edição e adquiriram uma página, onde estão relatando porque colecionam postais, como começaram a colecionar, o que significa o postal para eles, temas que colecionam etc. Esses relatos pessoais deram um enfoque e sabor especial ao livro, fazendo com que fuja um pouco do tradicional e minucioso relato histórico.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2007 01:25:00 PM | | | Voltar

·······

16 de março de 2007

Evento Cultural na OAB/SP 29a. Subseção - Presidente Prudente/SP

Evento Cultural na OAB/SP 29a. Subseção - Presidente Prudente/SP

Tema: Subsídios filosóficos-culturais para a formação da Consciência Crítica
O próprio título diz tudo: trata-se de subsídios para a formação da consciência crítica. O instrumental apresentado neste trabalho foi sistematizado da seguinte forma: organização dos elementos filosófico-culturais em três momentos (três esquemas mentais). Mostrando as tendências predominantes e sua relação com o contexto cultural global. Os três momentos querem esquematizar, de modo estrutural e didático, a mentalidade fixista, objetivista, estática (primeiro momento - momento do objeto), a mentalidade subjetivista, evolucionária, dinâmica (segundo momento - momento do sujeito) e a mentalidade social, dialética (terceiro momento - momento sócio-dialético).

Âncoras: Dr. Henrique Chagas e Dra. Marília Libório, ambos advogados em Presidente Prudente/SP.

Abertura e encerramento: Acústico em homenagem ao compositor TOM JOBIM: Cantora e violonista Miriam Samorano. A apresentação dar-se-á no melhor estilo bossa nova. Não perca.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2007 09:53:00 PM | | | Voltar


Poeta cubana leva prêmio Pablo Neruda

O Estado de S. Paulo - 16/3/2007
A poeta cubana Josefina García Marruz, de 83 anos, sentiu-se honrada com o Prêmio Iberoamericano de Poesia que ganhou no Chile porque "leva o nome de (Pablo) Neruda", o qual considera um dos poetas mais importantes da América Latina. A premiação também lhe fez lembrar "com especial carinho da poeta chilena Gabriela Mistral (1889-1957)". Josefina é a primeira mulher ibero-americana que leva o prêmio desde a sua criação, em 2004. Ela receberá o prêmio das mãos da presidenta chilena Michelle Bachelet em julho. Entre suas obras, destacam-se Poemas (1942), Las ciudades perdidas (1951) e Habana del centro (1997). O prêmio, de US$ 30 mil, é outorgado pelo Conselho Nacional de Cultura e Artes do Chile, através do Conselho Nacional de Livro e Leitura.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2007 09:32:00 PM | | | Voltar








Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2007 10:26:00 AM | | | Voltar

·······

15 de março de 2007

Lobo Antunes é o ganhador do Prêmio Camões

Folha de S. Paulo - 15/3/2007 - por Eduardo Simões
O escritor português António Lobo Antunes é o vencedor da 19ª edição do Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, no valor de cerca de R$ 277 mil, patrocinado em partes iguais pelos governos do Brasil e de Portugal. O anúncio foi feito ontem (14/03) na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. De Portugal, Lobo Antunes disse à Folha que é "um prazer terem se lembrado de mim". Diferentemente do angolano José Luandino Vieira, que, no ano passado, recusou o prêmio literário, alegando "razões pessoais, íntimas", Lobo Antunes afirmou que vai aceitar. "Tenho admiração profunda por Luandino. Compreendo e respeito as razões que o levaram a não receber. Mas não tenho as mesmas razões." No Brasil, a Rocco e a Alfaguara/Objetiva publicaram seus livros, sendo o último lançamento Conhecimento do inferno. O próximo, Eu hei de te amar uma pedra, sairá em julho.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/15/2007 11:13:00 PM | | | Voltar


Sarau Concertos Literários

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, transformou a biblioteca pública Alceu Amoroso Lima em uma biblioteca temática de Poesia e em um centro cultural também dedicado ao seu estudo e difusão, com cursos, shows, palestras e saraus. Todos gratuitos.

Dentro dessa proposta cultural, os poetas Eduardo Lacerda e Flávio Rodrigo Vieira realizarão, todas as sextas-feiras à partir das 20 horas, o Sarau Concertos Literários, que tem por objetivo oferecer ao público uma opção inteligente de diversão e cultura na cidade.

Com uma dinâmica inovadora o Concertos Literários trará sempre um recital de abertura com um escritor reconhecido, uma atração musical de qualidade, recital com quatro jovens poetas, um sarau aberto a todo o público (de onde quatro poetas sairão para os futuros recitais) e o encerramento com uma peça de teatro ou espetáculo de dança. Tudo gratuito.

Rua: Henrique Schaumann, 777 (Esquina com a Cardeal Arcoverde) Pinheiros - São Paulo.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/15/2007 10:34:00 AM | | | Voltar

·······

14 de março de 2007

Evento Cultural na OAB/SP 29a. Subseção - Presidente Prudente/SP

Neste biênio 2007/2008 estaremos compondo a Comissão para Eventos Culturais da OAB/SP 29ª Subseção - Presidente Prudente/SP e para tanto, programamos para o dia 22/03/2007, às 20 horas, na Casa do Advogado, um "Bate Papo Filosófico Cultural", cujo tema estaremos devolvendo com o auxílio e a generosa colaboração da Dra. Marília Libório, uma phd de renome nacional.

O tema será: "Subsídios filosófico culturais para a formação da consciência crítica". Evidentemente, muitas idéias têm nos ocorrido, como por exemplo, a realização de palestras com escritores, filósofos, professores phds em Ética e Moral (Antonio Moser, p.ex.), ou, uma roda de viola caipira, painéis para debate e discussão sobre cinema e teatro. Todavia, para o início imediato, nos propomos a ancorar este primeiro bate-papo filosófico cultural, que gostaria fosse denominado "Filosofia com Cerveja" por analogia aos cafés filosóficos existentes; mas na falta do patrocinador da cerveja, teremos apenas um bate papo. Trocamos a cerveja por música, que também nos deixa totalmente "borrachos".

Nada melhor, para dar brilho e destaque ao primeiro evento cultural, um som acústico com a cantora Mirian Samorano, que trará um repertório de bossa nova, uma apresentação que nada perde para Leila Pinheiro. O repertório será em homenagem ao compositor TOM JOBIM. Cantará na abertura e no encerramento do nosso Bate Papo Filosófico. A apresentação dar-se-á no melhor estilo bossa nova. A conferir. Eu também estou ansioso.

Presidente Prudente é uma cidade grande, mais de 250.000 habitantes, dizem que chega aos 300.000 - não sei; entretanto está sempre na mídia quando há rebeliões nos presidios presenteados pelo Estado ou quando há embates por terras no Pontal. Ah! Aqui há vida cultural sim, aqui tem campos para verdes trigos, há um enorme mercado cultural que é pouco explorado pelas grandes editoras, escritores, companhias de teatros e etc. Existem inúmeros grupos que se movimentam e se agitam culturalmente na cidade.

Conto com o apoio dos amigos que sempre nos apoiaram nos meus verdejantes trigais. Aceito sugestões, críticas e sobretudo ajuda.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2007 11:08:00 PM | | | Voltar


Estaleiro abandonado

Acaba de chegar ao Brasil O estaleiro (Planeta, 224 pp., R$ 37,50), romance de Juan Carlos Onetti. Mais que uma história, o livro é uma atmosfera, ao mesmo tempo sutilmente espiritual e detalhadamente física: a atmosfera de um inverno austral e de uma enfermidade, enredadas uma na outra, relatadas, mais que em atos, em seqüências de lugares, de sensações e de estados de ânimo. A rigor, acontecem poucas coisas neste romance: um homem, Junta-Cadáveres, volta à cidade de Santa Maria de onde foi expulso há cinco anos. Sobe numa balsa de manhã, chega às instalações abandonadas de um estaleiro construído pelo lunático Jeremias Petrus, corteja a filha dele, uma mulher solitária e demente, finge que está realizando um trabalho e que tem um futuro profissional e amoroso.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2007 10:30:00 PM | | | Voltar


Convite - Cenas da Favela - Lançamento em São Paulo, no próximo dia 19/03

'Cenas da favela' é uma antologia de textos literários que traz contos, poemas e trechos de romances de arrepiar, mas também histórias comoventes e singelas, sobre o universo das favelas brasileiras. Nelson de Oliveira, escritor premiado com o Casa de las Américas, reuniu textos de 24 autores de diversas gerações, de Carlos Drummond de Andrade e Rubem Fonseca a Paulo Lins e Marçal Aquino, entre outros. Cenas de homens e mulheres em situação-limite. Solidão, crueldade, humor, sexo, lirismo. Algumas destas cenas são de arrepiar - drogas, tiros, massacres. Mas há também cenas ternas, singelas - amores, canções, pequenos atos de heroísmo. O mundo da favela pelos olhos da literatura nem sempre é o mesmo das páginas de jornal. Os autores são - Alberto Mussa, Antônio Fraga, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Cecília Prada, Chico Lopes, Fernando Bonassi, Ferréz, João Antônio, João Anzanello Carrascoza, João Batista Melo, João Paulo Cuenca, Joca Reiners Terron, Luís Marra, Luiz Ruffato, Lygia Fagundes Telles, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Nelson de Oliveira, Paulo Lins, Ronaldo Bressane, Rubem Fonseca, Sérgio Fantini Wander Piroli.

Recebo de Chico Lopes o convite para o lançamento da antologia CENAS DA FAVELA, organizada por Nelson de Oliveira, da qual ele faz parte com o conto DEBAIXO DE PRAGA. Será em São Paulo, na segunda-feira, 19/03, na livraria Siciliano.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2007 10:17:00 PM | | | Voltar


Destaques da Literatura => na Cultura Judaica São Paulo

No dia 20 de março, às 20h30, o Centro da Cultura Judaica dá início ao projeto "Destaques da Literatura" cujo intuito é promover um debate entre convidados, platéia e autor do livro em destaque. A obra de Cintia Moscovith, Por que sou gorda, mamãe? abre o primeiro evento dessa nova programação. Narrado pela escritora que em quatro anos engordou 22 quilos, o livro investiga as possíveis causas da obesidade e conseqüente melancolia. "Destaques da Literatura" tem entrada franca e ocorre no Centro da Cultura Judaica (r. Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do metrô - São Paulo). Informações pelo tel. 11-3065-4344 ou no site do Centro de Cultura Judaica.

Descendente de judeus fugidos da Europa para o Brasil, Moscovitch percorre a própria história para encontrar respostas às suas dúvidas e imagina que as razões de seu sofrimento estariam no passado, principalmente na relação com sua mãe, como se toda a dor pesasse no corpo. O debate contará com a presença de Berta Waldman, da Universidade de São Paulo, que escreveu sobre o livro para a Revista 18.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2007 01:52:00 AM | | | Voltar


Estar retornando

O Globo - 13/3/2007 - por Joaquim Ferreira dos Santos
Todas aquelas frases irritantes - "Sua ligação é muito importante para nós", "vamos estar retornando" - viraram livro. Por que as pessoas de negócios falam como idiotas, da Best Seller, trata da mudança de linguagem dos empregados assim que eles penduram um crachá no pescoço. Entre as bobagens do mundo corporativo estão as expressões "sinergia", "otimizar" e "nãoconformidade". Para Joaquim Ferreira dos Santos, o autor do livro, Brian Fugere, pega os idiotas e "agrega valor".

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2007 01:41:00 AM | | | Voltar


Paulo Coelho é 7º em lista de best-sellers menos lidos

BBC - 13/3/2007
Uma pesquisa com leitores britânicos colocou O alquimista, de Paulo Coelho, em sétimo lugar na lista dos best-sellers menos lidos — livros que o leitor compra e não consegue terminar de ler. A pesquisa, de que participaram 4 mil pessoas, também inclui autores como JK Rowling e Salman Rushdie entre as dez primeiras posições. Quase todos os títulos que encabeçam a lista são classificados como best-sellers — ou seja, estão entre os livros mais vendidos na Grã-Bretanha ou mesmo mundialmente. São títulos que foram assunto de discussões e debates, receberam grande atenção da mídia, ganharam prêmios ou foram indicados para recebê-los. Além das obras de não-ficção, a lista dos mais comprados que acabam empoeirando na estante inclui autobiografias de Bill Clinton, David Beckham e Margaret Thatcher. >> Leia mais

Mais Comprados e Menos Lidos - Ficção
1. Vernon Little, o Bode Expiatório - D.B.C Pierre
2 .Harry Potter e o Cálice de Fogo - JK Rowling
3. Ulysses - James Joyce
4. O Bandolim de Corelli - Louis De Bernières
5. Cloud Atlas - David Mitchell
6. Versos Satânicos - Salman Rushdie
7. O Alquimista - Paulo Coelho
8. Guerra e Paz - Liev Tolstoy
9. O Deus das Pequenas Coisas - Arundhati Roy
10. Crime e Castigo - Dostoyevsky

* Imagem: Livro de Rowling, com 640 páginas, é segundo na lista de não lidos

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2007 12:59:00 AM | | | Voltar

·······

13 de março de 2007

Guillermo Pilía, premiado en España

El escritor platense Guillermo Pilía obtuvo el segundo premio del prestigioso certamen de relatos "La revelación" convocado por la editorial Evohé de Madrid, España. Su cuento "Gorgona" integrará un volumen a publicarse próximamente con los diez relatos premiados en el concurso, en el que participaron mayoritariamente autores de España y de los países Hispanoamericanos.

Guillermo Pilía
, nacido en La Plata en 1958, es profesor en Letras y autor de ocho libros de poesía y dos de cuentos, entre otros trabajos. Con anterioridad obtuvo otros importantes premios de narrativa en la Argentina, España, EE.UU., Chile y Ecuador. Actualmente es director de la Cátedra Libre de Literatura Platense de la Universidad Nacional de La Plata.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/13/2007 11:20:00 PM | | | Voltar

·······

12 de março de 2007

A lógica do fracasso escolar: psicanálise & educação”

Ruth Cohen vai lançar o livro “A lógica do fracasso escolar: psicanálise & educação” na quinta-feira (dia 15 de março), às 19:30h, na Livraria da Travessa (Shopping Leblon). Informações: 3816-8768.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/12/2007 11:22:00 PM | | | Voltar


Site ajuda a publicar livros de autores inéditos

Leia Livro = Albarus Andreos
É difícil dizer se enfim encontrei a solução que nós, autores iniciantes, esperávamos. Nunca tinha ouvido a respeito, contudo. Uma leitora portuguesa do meu blog (www.albarusandreos.blogspot.com) que deu a dica. Não botei fé de início, mas chequei e vi inúmeras reportagens em revistas e jornais do mundo todo falando a respeito (estão lá no site deles pra vocês lerem). Chequei que há milhares e milhares de pessoas que já publicaram usando dessa modalidade (inclusive alguns brasileiros que não abriram essa saída pra gente!), e finalmente, constatei que muitos publicam lá, por não terem tido a tal oportunidade de uma editora tradicional, mas acabaram sendo reconhecido depois disso e tendo seus livros publicados por elas (tão odiadas e tão desejadas, editoras tradicionais!!!).

Trata-se do site de “auto-publicaçãoLulu.com.

Matéria completa no LEIA LIVRO

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/12/2007 10:56:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: "A MULHER NO ESCURO", de Cláudia Vasconcellos

Data: 14 de março, a partir das 19h
BAR CANTO MADALENA
Rua Medeiros de Albuquerque, 471
Vila Madalena - São Paulo
tel.(11) 3813-6814

Uma claridade ofuscante invade e dilata e faz cada vez mais longo o dia do homem contemporâneo. Esta luz, que explicita aquilo sobre o que se derrama, reduz tudo a uma forma plana e inequívoca. Quando não há mistério, as coisas oferecem-se como objeto, não despertam cerimônia nem reverência, mas convidam à manipulação e ao consumo; A Mulher no Escuro, obra que reúne quatro peças teatrais e quatro contos de Cláudia Vasconcellos, desafia esta tendência luminar, denuncia seu perigo, e propõe, no refúgio da noite, o cultivo de sombras e dúvidas.

Na peça “Lágrima de Vidro”, homem e mulher dialogam no meio da noite: “então, não deu certo”, diz ela; “você nunca dorme?”, indaga ele. No intervalo dessa cadência, duas formas de relacionar-se com a Arte, pelo assombro ou esclarecimento. No monólogo “Sete Dias do Rei”, um monarca desveste a incômoda roupagem da certeza e, ao revelar-se sujeito na dúvida, desconcerta os supostos bobos da corte que o cercam. Em A Mulher no Escuro”, peça que dá nome ao livro, memória (m1), consciência (m2) e juízo (m3) deflagram a solidão da existência no instante da morte de uma pianista (solidão que também se vê no conto “Quando a noite”). Em “Tryst”, dois personagens – primeiro reclamante e ouvinte – nos levam ao futuro sistematizado, instrumentalizado. Tornados autômatos, o que resta do “especificamente humano”?

Quanto aos contos, “Narrator” traz à tona a liberdade associada ao ato de criação – tema de certo modo presente em “Filete Ínfimo d’Água para um Rio”, que busca capturar “um estado de ânimo literário” rumo a uma obra futura. Em “Quando meu irmão ficou cego”, de teor fantástico, um menino que não enxerga detém o saber em sua escuridão-oráculo. Sua irmã nos leva a assistir à queda de uma sociedade arcaica diante do “cerco luminoso da modernidade” – a partir do qual, diz ela, “a cegueira obstinada de meu irmão começou a incomodar, e a escuridão de seus olhos foi mesmo considerada uma afronta”.

CLÁUDIA VASCONCELLOS é dramaturga, mestre em Filosofia pela USP e doutoranda em Teoria Literária na mesma instituição, onde realiza pesquisa sobre a obra dramática de Samuel Beckett.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/12/2007 12:11:00 AM | | | Voltar

·······

11 de março de 2007

Escritor mineiro promove oficina literária no SESC em Caldas Novas

No próximo dia 16 de março de 2007, sexta-feira, a partir das 17 horas, o Sesc de Caldas Novas, em Goiás, promove uma Oficina Literária com o professor e escritor Jacinto Guerra, sobre o tema

"O processo criativo da crônica - como escrever e publicar um texto literário."


Local: Auditório do SESC de Caldas Novas

A iniciativa é uma parceria da Thesaurus Editora de Brasília com o Sesc - Serviço Social do Comércio/Distrito Federal e Estado de Goiás, que convidam, para o evento, os turistas que visitam a cidade, além de professores, estudantes, leitores e outros interessados, inclusive de municípios vizinhos.

Jacinto Guerra, mineiro de Bom Despacho, é autor de vários livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias/ Prêmio BDMG Cultural de Literatura/Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais - e dois livros sobre o presidente Juscelino Kubitschek : JK: Triunfo e Exílio - Um estadista brasileiro em Portugal e JK - Um comício em Goiás

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/11/2007 11:19:00 PM | | | Voltar


Rodrigo Capella lança "Poesia não vende"

O livro "Poesia não vende" (R$ 23,00, 88 páginas), do escritor e poeta Rodrigo Capella, tem lançamento nacional no dia 03 de abril, pela editora Caminho das Idéias, especializada em poesia. A obra traz depoimentos de Ivan Lins, Barbara Paz, Carlos Reichenbach e Sérgio Ferro, entre outros. "Poesia não vende" relata o descaso público com a poesia e mostra que atualmente esse gênero tem sido consumido apenas em associação com as outras artes, tais como cinema, teatro, pintura, música e cinema.

Capella sugere a utilização do conceito do letramento como uma das soluções para que a poesia cumpra o seu papel social e ajude a gerar um Brasil mais poético e, consequentemente, mais culto. "Através da aplicação do conceito do letramento nas escolas brasileiras, o jovem e a criança estarão em contato direto com a poesia, organziando, por exemplo, uma encenação a partir de um trecho de poema lido. Assim vão compreender melhor a essência da poesia", defende Capella.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/11/2007 11:13:00 PM | | | Voltar


A Solidão segundo Ronaldo Cagiano, por Geraldo Lima

O conto, embora esbarre ainda na resistência de alguns editores ( não teria o mesmo poder de vendagem do romance ou da novela, seria assim como uma espécie de primo pobre da ficção), ocupou definitivamente seu espaço no universo literário brasileiro. Depois do "boom" da década de 70, pensou-se que essa espécie narrativa estivesse esgotada, que não poderia nos oferecer mais nada em termos de linguagem e conteúdo, mas a produção recente tem demonstrado exatamente o contrário. É o caso do recém-lançado "Dicionário de pequenas solidões", de Ronaldo Cagiano, pela também recém-criada editora Língua Geral.

Esse universo perturbador (esta é a função da boa literatura: arrancar-nos do comodismo, da quietude estéril), sem espaço para frivolidades e maneirismos, é o que Cagiano oferece ao leitor, que emergirá, sem dúvida alguma, mais humanizado da leitura desse belo e trágico "dicionário de pequenas solidões". ====>>> leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/11/2007 07:01:00 PM | | | Voltar

·······