RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

29 de dezembro de 2006

Doutrina, lei e consciência, por Contardo Calligaris

--------------------------------------------------------------------------------
Decidir em nosso foro íntimo é quase sempre melhor do que inventar leis e doutrinas
--------------------------------------------------------------------------------

EM 1870, morreu George Holland, um ator de origem inglesa, que morava em Nova York na pobreza. Naquela época, muitas igrejas se negavam a oferecer ritos religiosos ao corpo dos atores, que eram considerados párias: uma casta de perdidos.

Na hora de enterrar George Holland, portanto, os amigos e os filhos encontraram sérias dificuldades, até que alguém lhes assinalou (com um certo desprezo) uma "igrejinha atrás da esquina, que talvez topasse essas coisas". Era uma igreja anglicana, que ainda existe, em Nova York, na rua 29, entre a Quinta Avenida e a Madison. >>> leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2006 08:03:00 PM | | | Voltar


Feliz Ano Novo, 2007


Quando se inicia um novo ano, transmitimos nossa certeza que todos manteremos inabaláveis as nossas convicções, certezas e esperanças num mundo melhor, mais fraterno, mais solidário, mais doce de se viver. Que a Fé em D´eus e sob sua benção possamos ter um 2007 tranqüilo, repleto de amor e especialmente de PAZ (chega de violência!).

Que 2007 seja um doce ano de paz e fartura. Que todos os trigais sejam produtivos ( + 7 anos de fartura), é o que desejamos a todos.

Henrique Chagas
www.verdestrigos.org

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2006 06:43:00 PM | | | Voltar


DVD A Estrela Oculta do Sertão

O que têm em comum Luciano Oliveira, um jovem médico da Paraíba, João Medeiros, um engenheiro aposentado de Natal e Odmar Braga, um policial negro pernambucano? Os três nasceram em famílias cristãs do sertão nordestino mas seguem a religião judaica. Não se converteram. São judeus retornados.

Curioso? Inusitado? Judaísmo no sertão? E o que dizer do Monsenhor Araújo, um padre renomado do Seridó, extremamente católico, que se apresenta como judeu da diáspora? E o que acontece quando os judeus do sertão se confrontam com o judaísmo oficial representado pela ortodoxia? São aceitos como judeus ?

O documentário A Estrela Oculta do Sertão coloca frente a frente dois lados de uma mesma moeda. Ao confrontar o judaísmo oficial com o judaísmo dos retornados são trazidas à tona questões como tolerância, identidade, preconceito e fé. Até que ponto o reconhecimento do outro é mais importante do que a própria crença em quem somos?

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2006 06:27:00 PM | | | Voltar


Livro parte do caso Herzog para revelar bastidores e protagonistas da redemocratização brasileira

'O ocaso da ditadura' não é mais um livro sobre a tortura e a morte do jornalista Vladimir Herzog. Com base em intensa pesquisa, entrevistas e estudos empreendidos sobre os últimos 30 anos, o historiador Mário Sérgio de Moraes traz informações inéditas e demonstra a importância da reação ao assassinato do jornalista para o processo de redemocratização do Brasil e retomada do conceito de cidadania.

O livro de Mário Sérgio de Moraes lança o olhar para o papel de outros atores e protagonistas do movimento que culminou no processo de redemocratização do país. No primeiro capítulo, há uma contextualização histórica das forças sociais em jogo, mostrando a abertura como fruto da crise do modelo econômico, as eleições de 1974, a atuação do MDB, o papel da imprensa como o campo de visibilidade da luta e a ação dos jornalistas que criticavam a abertura proposta pela ditadura.

E, neste quadro social, o autor reconstitui a trajetória intelectual de um dos personagens principais, Vladimir Herzog, e sua concepção sobre a informação pública. No segundo capítulo, expõe o que foi a Operação Jacarta, com a campanha de perseguições políticas sobre o Partido Comunista Brasileiro e a 'caça às bruxas' dentro da Polícia Militar de São Paulo, que culminou com a morte do tenente José Ferreira de Almeida. Depois, a repressão generalizada sobre diversos grupos da sociedade civil e a morte de Vladimir Herzog. No terceiro capítulo, aparecem as 'redes democráticas' e os novos personagens sociais que surgiram, organizados ou não. No quarto capítulo, o autor evidencia como tal conceito renasceu, ampliou-se e se multiplicou com diferentes conotações na morte do jornalista. No quinto capítulo, analisa como o crime repercutiu dentro do Poder Judiciário e seu sentido na sociedade brasileira. Na conclusão, o foco é o tema da tolerância relacionado ao conceito da Cidadania e Direitos Humanos. E da tortura numa linha retrospectiva e prospectiva para responder qual conceito de Cidadania foi hegemônico na luta de classes sociais, seu alcance e suas potencialidades.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2006 04:27:00 PM | | | Voltar


Free TV - TV´s de todo o mundo, on line

O Free TV é uma espécie de diretório de TVs Online. O site exibe a programação de 58 emissoras de TV ao vivo, 24h por dia - 31 do Brasil. Band, Band Sports, Band News, RedeTV! e allTV estão entre elas. Para quem quiser dar uma espiada na programação internacional, o Noel indica o canal Bloomberg - focado na transmissão de informações do mercado financeiro - e a Playboy TV - que dispensa comentários, né? As duas são emissoras norte-americanas, mas também tem canais da Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Romênia e até Turquia. Ou seja, opções são faltam. Tudo isso você vê no Free TV! Rimou! (by Blog do Noel)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2006 03:37:00 PM | | | Voltar


Noa anuncia turnê pela América Latina em abril. com shows em Sampa e Porto Alegre

O "Jogo da Paz", realizado entre a seleção da Andaluza e um combinado formado por jogadores israelenses e palestinos, foi precedido por um show da artista Noa, considerada a maior cantora israelense da atualidade, que ainda leu um texto clamando pela Paz na região. Entre os dias 17 e 26 de abril de 2007, Noa, o guitarrista Gil Dor e o percussionista Zohar Fresco estarão realizando uma turnê pela América do Sul que incluirá espetáculos em São Paulo, Porto Alegre, Buenos Aires, Santiago e Montevidéu. Noa já produziu vários CDs internacionais, em hebraico, inglês, espanhol e o recém lançado “Tel-Aviv-Napoli”, em italiano. Realizou centenas de shows nos principais palcos do mundo, sendo admirada por milhões de expectadores, e foi agraciada com diversos e importantes prêmios. Além disso, teve a oportunidade de conhecer e se apresentar para várias personalidades internacionais, como o Papa João Paulo II, Steven Spielberg, Yitzhak Rabin e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Cantou também com músicos consagrados, como Sting, Stevie Wonder e Carlos Santana.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2006 03:24:00 PM | | | Voltar

·······

27 de dezembro de 2006

"Mel de leão", o mito de Sansão, novo livro de David Grossman

A história do guerreiro bíblico Sansão é bastante conhecida. Em 'Mel de leão', no entanto, David Grossman, um dos maiores expoentes da literatura contemporânea, mostra como nossa interpretação desse personagem do Velho Testamento não dá conta de toda sua complexidade. Embora seja a idéia mais difundida, Sansão nunca escolheu ser o vingador do seu povo contra os opressores filisteus, até porque nunca lhe foi dada uma alternativa. Desde a concepção divina e o nascimento, seu destino já estava traçado.

Com sensibilidade de romancista e olho de erudito, o autor analisa os motivos e as intenções de Sansão em cada um de seus atos. 'Mel de leão' não é, entretanto, uma exegese bíblica, a demandar anos de estudo. É uma romantização do mito, uma verdadeira investigação psicológica do personagem bíblico. Que passa, aqui, de gigante poderoso e ingênuo a homem multifacetado e cheio de inquietações, que luta durante toda sua breve existência para conquistar uma identidade, em contradição com a própria missão divina. A interpretação de Grossman acaba por imprimir cores de tragédia clássica ao mito, e assim amplifica sua força. Mais que isso, o Sansão do autor nos faz refletir não só sobre questões religiosas e grandes destinos, mas também sobre o mundo contemporâneo e o homem comum.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/27/2006 08:53:00 PM | | | Voltar


O que os internautas da VerdesTrigos estão comprando e lendo ou vendo.

Embora o mês de dezembro ainda não tenha terminado, o campeão de vendas foi a edição especial comemorativa do livro de GUIMARÃES ROSA, especialmente na primeira quinzena do mês. Na segunda quinzena, Travessuras da Menina Ma e Mastigando Humanos foram os mais vendidos.

1) Grande Sertão: Veredas. Como a edição é limitada, na dúvida, eu adquiri o meu. Um dos meus presentes de Natal, embora não tenha sido presenteado com PASSAGENS, que muito quero.

2) TRAVESSURAS DA MENINA MA => Autor: VARGAS LLOSA, MARIO, Editora: ALFAGUARA;

3) MASTIGANDO HUMANOS UM ROMANCE PSICODELICO => Autor: NAZARIAN, SANTIAGO, Editora: NOVA FRONTEIRA;

4) Neve => Autor: PAMUK, ORHAN, Editora: COMPANHIA DAS LETRAS; e

5) Sagarana => Autor: ROSA, JOAO GUIMARAES, Editora: NOVA FRONTEIRA.

Com a comissão deste mês, pretendo adquirir os livros (já estão na minha cesta): a) Passagens, de Walter Benjamin; b) ORIGEM, de Thomas Bernhard; e c) BALAS DE ESTALO, de Machado de Assis, uma obra completa e comentada. (Será necessário aumentar as vendas de livros através do site para que eu possa comprar aqueles que quero)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/27/2006 08:41:00 PM | | | Voltar


Em Israel, o Natal é estrangeiro

Guila Flint, da BBC Brasil, em Tel Aviv
Quem anda por Tel-Aviv tem poucas chances de lembrar que uma grande parte do mundo está celebrando o Natal. Na cidade, de população majoritariamente judaica, existem poucos sinais da comemoração cristã. Apenas na região sul de Tev-Aviv se vêem decorações natalinas. Essa é a parte mais pobre da cidade e onde se concentram os trabalhadores estrangeiros. O único lugar onde se pode comprar árvores e enfeites natalinos é na Estação Rodoviária, no bairro de Neve Shaanan, onde se ouve mais o russo e o inglês do que o hebraico.

No país como um todo, apenas 6% dos habitantes comemoram o Natal, segundo dados oficiais. E esses 6% se dividem em três grupos: os imigrantes da ex-União Soviética, trabalhadores estrangeiros em geral e cidadãos árabes israelenses que são cristãos. Embora não seja uma festa muito popular, a comemoração do Natal está lentamente crescendo justamente por causa da entrada desses estrangeiros em Israel. Depois da abertura da União Soviética, no início dos anos 1990, mais de 1 milhão de imigrantes da região se mudaram para o país judaico. De acordo com as estatísticas oficiais, cerca de 200 mil desses imigrantes são cristãos. Existem cerca de 180 mil trabalhadores estrangeiros atualmente em Israel, sendo que 80 mil não teriam documentos legalizados. A maioria deles é cristã e vem de paises africanos, do leste europeu e das Filipinas.

O terceiro grupo de cristãos em Israel consiste de cidadãos árabes israelenses, que se concentram principalmente na Galiléia, no norte do país. Os cristãos são uma minoria dentro da minoria árabe em Israel. De acordo com o sociólogo Amir Mahoul, presidente da Associação das ONGs Árabes, os cristãos são cerca de 9% da população árabe em Israel, de maioria muçulmana. Mahoul, que é cristão e mora em Haifa, afirmou que "a coexistência entre os cristãos e os muçulmanos pode servir de exemplo e modelo". Para Mahoul, "os cristãos não têm uma sensação de minoria dentro da comunidade árabe, convivemos muito bem com os muçulmanos e com os druzos. Nos sentimos como minoria por sermos árabes no Estado judaico, mas não por sermos cristãos". (fonte: Alef)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/27/2006 01:32:00 PM | | | Voltar

·······

26 de dezembro de 2006

O desastre da TAM, por Luis Nassif

O Comandante Rolim não merecia que a empresa passasse por isso.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/26/2006 09:56:00 PM | | | Voltar


Elite Privilegiada, por Luís Nassif

Luis Nassif responde ao spam que nos últimos meses vem circulando falsamente atribuindo-lhe autoria, sob o títuloElite Privilegiada. Diz: "Vai contra tudo o que eu penso. Meus leitores habituais sabem disso; os não leitores, não".

Atendendo ao seu pedido: peço que leiam a resposta, é um poema espirituoso e divertido. Dá samba enredo, com certeza. Vale a pena.

Para engrossar o coro, sugiro ouvir a música "Classe Média", que está no YouTube.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/26/2006 09:52:00 PM | | | Voltar


O filme "Por Causa do Papai Noel", de Mara Salla estréia em Florianópolis


A cineasta Mara Salla (à direita) comemora com a escritora Urda Alice Klueger a estréia do filme Por Causa do Papai Noel. O filme de Mara é baseado na obra e vida da escritora blumenauense. A estréia aconteceu na segunda-feira, 18, no Cinema do CIC.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/26/2006 09:04:00 PM | | | Voltar

·······

25 de dezembro de 2006

Natal em Presidente Prudente, catedral iluminada

Uma das fotos que fizemos da Catedral de Presidente Prudente/SP toda iluminada foi publicada na Coluna do SINOMAR, do Jornal O IMPARCIAL Agradeço de coração ao Sinomar, que sempre divulga VerdesTrigos e o nosso trabalho.


A mais bela imagem do Natal em Presidente Prudente: A Catedral de São Sebastião iluminada
Com esta imagem, agradeço e retribuo todos os votos de Feliz Natal que recebemos no site, no orkut, no blógue e por emails. Que o espírito de Natal permaneça por todo o ano de 2007, que venha carregado de luz, de alegria, de esperança num mundo melhor.
Saúde, sucesso e sorte aos nossos internautas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/25/2006 09:53:00 PM | | | Voltar

·······