RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

9 de dezembro de 2006

Uma história diferente de Jesus de Nazaré

Desde 29 de novembro último, uma história diferente de Jesus de Nazaré – personagem símbolo de toda a era cristã – passou a ser mostrada sob a ótica da ciência. O livro Jesus de Nazaré – Uma outra História, resultado de um trabalho conjunto de organização do professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) Gabriele Cornelli, com os pesquisadores do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) André Leonardo Chevitarese e Monica Selvatici foi lançado em Brasília, segundo os autores, com pouca pretensão.

Em entrevista à UnB Agência, o professor Cornelli, um estudioso dos mundos grego e judaico-cristão, garante que o livro não pretende causar polêmica, por estar baseado estritamente em pesquisa científica, mas trazer para o Brasil um estudo sério de um dos personagens mais importantes do mundo ocidental, Jesus Cristo.

"Estamos deixando gente como Dan Brown (autor do livro O Código Da Vinci) falar disso. Precisamos contrastar essa onda de que não se tem nada de sério para dizer sobre o assunto. Tem sim; e são pesquisas de muitos anos e não o que pensa Dan Brown”, afirma o filósofo ao se referir à obra que mais referências fez a Jesus de Nazaré nos últimos tempos.

Mesmo que não queiram ser polêmicos, o tema é sempre espinhoso quando se trata de fé. Os estudos mais recentes sobre Jesus deixam para trás o Cristo elitista a que a sociedade ocidental está acostumada. A partir de uma metodologia que une arqueologia, história e teorias sociais (entre outras) – e que não considera os textos evangélicos como históricos –, os estudos mostram um Jesus camponês, que provavelmente não era loiro, branco e com olhos azuis, mas que tinha forte apelo popular, era um homem da periferia, com poderes mágicos e compromisso social e político em favor dos pobres, pois ele era um deles.

As pesquisas desmistificam também tradições seculares como o Natal. “Não temos nenhuma dúvida de que os textos que falam sobre o Natal por exemplo, não são históricos, de que não foi assim que aconteceu. Não houve toda aquela história do presépio, da estrela, os reis magos”, diz Cornelli, que aprendeu o grego e o hebraico para estudar as fontes da literatura cristã.

"Quem escrevia naquela época tinha consciência de que não havia acontecido dessa forma. O importante não é a história em si, mas o que se quis dizer com ela", explica o professor.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 08:00:00 PM | | | Voltar


Neide Cunha Pinto, fotógafa gaúcha, está classificada no FESTIVAL INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA EM PARIS/2006

A fotógrafa Neide Cunha Pinto, teve sua foto classificada no FESTIVAL INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA LATINO-AMERICANA EM PARIS/2006 (AELLA FOTO LATINA). Fo premiada: ROJA

Neide reside em Porto Alegre, é professora aposentada e além de fotografar tri-bem, trabalha com Fibras e Têxteis, e no momento, está numa oficina de cestaria kaingang. E é mãe do Francisco.

+ + + + "Bucha vegetal", foto classificada no sítio português de fotos com o título de "Caminhos" ( www.pontosdevista.net ); foi exposta no Salão da Prefeitura da Cidade de Chaves, em Portugal; eles também imprimiram em ploters expostos nas ruas da cidade. O prêmio, que ganharia, Neide trocou pelas impressões e emoldurações da fotografia .

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 07:46:00 PM | | | Voltar


Helena de Sousa Freitas lançou novo livro " Sigilo Profissional em Risco " e suscitou debate

Helena de Sousa Freitas lançou novo livro "Sigilo Profissional em Risco" e suscitou debate com o público. Mais de sete dezenas de pessoas assistiram dia 16, na FNAC Chiado, em Lisboa, ao lançamento do livro "Sigilo Profissional em Risco", da jornalista e ensaísta Helena de Sousa Freitas.

A apresentação esteve a cargo de Sofia Pinto Coelho, jornalista da SIC, e a sessão prolongou-se por mais de hora e meia, devido às várias questões levantadas pelo
público.

O livro relata o caso do jornalista Manso Preto, que em Dezembro de 2004 foi condenado por desobediência ao tribunal, uma vez que se recusou a revelar a identidade de uma fonte que lhe pedira confidencialidade no âmbito de uma investigação sobre agentes infiltrados pela Polícia Judiciária de Setúbal em redes de tráfico de drogas. >>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 07:07:00 PM | | | Voltar


No tempo dos capitães-generais, por Adelto Gonçalves

Extraída de um sermão do padre Antonio Vieira (1608-1697), a metáfora do sol e da sombra dá titulo ao novo livro de Laura de Mello e Souza, professora de História da Universidade de São Paulo, O Sol e a Sombra: política e administração na América Portuguesa do século XVIII (São Paulo, Companhia das Letras, 2006), que reúne dez ensaios escritos ao longo dos últimos dez anos e que discutem problemas e trajetórias referentes ao império português, especificamente na região Centro-Sul da América portuguesa no século XVIII. >>>>

Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 06:37:00 PM | | | Voltar


"Crazy - Loucos de Amor", por Contardo Calligaris

Como se determina a orientação sexual? É uma "escolha" livre ou uma fatalidade?

ESTÁ EM cartaz "Crazy - Loucos de Amor", de Jean-Marc Vallée (canadense de língua francesa). É a história de Zac, um garoto que se torna adulto e homossexual entre uma mãe religiosa, um pai banalmente machista e quatro irmãos.

O filme é uma pérola: delicado, engraçado e comovedor. Além disso, ele é uma obra de utilidade pública. Ao longo dos anos, muitas vezes, encontrei e tentei aconselhar casais que lidavam, de maneiras diferentes, com a descoberta de que seu filho (ou um de seus filhos) era homossexual. As reações variavam, desde uma aprovação maníaca (que, em geral, escondia um desespero reprimido) até a decisão sádica de impor a normalidade a tapas ou à força de excursões obrigatórias ao bordel.

Pois bem, hoje, a todos esses pais de um jovem homossexual, sem exceção, recomendaria que, antes mesmo de começar a conversa, eles assistissem a "Crazy". Estenderia a recomendação aos eventuais irmãos do jovem, aos amigos, aos colegas de colégio e de trabalho. >>>> Leia Mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 05:14:00 PM | | | Voltar


Fernando Pessoa por Luiz Ruffato

PublishNews - 8/12/2006
Conhecedor profundo da obra de Fernando Pessoa, o escritor Luiz Ruffato pretende, com Quando fui outro (Alfaguara, 224 pp., R$ 29,90) decifrar o homem "em sua vida verdadeira", despido de seus personagens. "Sempre imaginei como seria abordá-lo pela manhã, antes de, lavado o rosto, estabelecer-se à frente do espelho para escolher a máscara com que enfrentaria o mundo", escreve Rufatto na introdução da antologia. Foram pesquisados diversos originais em português, inglês e francês, e reunidos poemas, ensaios, cartas e fragmentos do "romance sem ação" Livro do desassossego. Considerado o maior poeta português do século XX, Fernando Pessoa não teve seu trabalho reconhecido em vida. Ele morreu de complicações hepáticas, em 1935, aos 47 anos, em Lisboa.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 04:39:00 PM | | | Voltar


Domingo, Nilton Bonder vai relatar sua viagem ao Oriente Médio

Nilton Bonder participou em novembro da viagem “Nos Caminhos de Abraão - Uma viagem pelo imaginário do Oriente Médio”. O roteiro seguiu o trajeto do patriarca Abraão, passando pela Turquia, Síria, Líbano, Jordânia e Israel. A viagem foi uma iniciativa do "Abraham Path Initiative", programa desenvolvido pelo departamento de negociação de conflitos da Universidade de Harvard.

Domingo (dia 10 de dezembro), o rabino Bonder vai proferir uma palestra sobre esta sua experiência no Hotel Meridien, às 19h, com entrada franca. Ele antecipou a importância da viagem para os leitores do Jornal ALEF:

"O resultado desta viagem foi para mim que Avraham saiu de um lugar mitológico e tradicional para uma dimensão cultural profunda. O homem que propunha uma tenda aberta para os quatro lados foi o pai não só de nossa história, mas também da tolerância, da hospitalidade e da civilidade sem precondições. A incondicionalidade de sua abertura ao humano lhe propiciou ser aquele que é “íntimo de Deus”, ou como na tradição islâmica El Khalil, aquele que é “amigo” de Deus. Amizade essa calcada no fato de Deus ter encontrado um parceiro que amava e respeitava o ser humano como o Criador para com sua criatura.

Um dia não só iremos de trem de Tel-Aviv a Damasco reconhecendo e apreciando as culturas e historias respectivas de cada lugar, mas não iremos enxergar no palestino seja ele de que facção for ou em qualquer outro irmão árabe a antítese de nós mesmos e de nossa existência, mas nosso próprio reflexo."

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 04:24:00 PM | | | Voltar


"Sobre Viver - oito relatos antes, durante e depois do Holocausto por homens e mulheres acolhidos no Brasil": Lançamento, dia 11 de dezembro

A escritora Sofia Débora Levy organizou o livro "Sobre Viver - oito relatos antes, durante e depois do Holocausto por homens e mulheres acolhidos no Brasil" (editora Relume Dumará). A obra, que tem o apoio da FIERJ, traz oito relatos de sobreviventes do Holocausto acolhidos pelo Brasil residentes na cidade do Rio de Janeiro: Chaim Najman, Edward Heuberger, Kurt Homburger, Lejbus Brener, Leon Herzog, Maria Yefremov, Rosa Rudnic e Simone Goldring Soares. O livro acompanha a história de vida de cada um deles, desde a infância até a reconstrução de suas vidas no Brasil, após a II Guerra Mundial.

O lançamento será segunda-feira (dia 11 de dezembro), às 18h, no Rio Design Leblon (3º andar).

Compre o livro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 04:14:00 PM | | | Voltar


Empresário israelense oferece US$ 1 bilhão pela paz no Oriente Médio

O empresário israelense Avi Shaked, que fez fortuna com sites de apostas online, está oferecendo US$ 1 bilhão ao premier palestino Ismail Haniyeh e ao primeiro-ministro de Israel Ehud Olmert caso eles concretizem um acordo de paz no Oriente Médio. O bilionário afirmou que aliou-se a um consórcio de financiadores internacionais que estão prontos para injetar o dinheiro. "A matança precisa ser interrompida. No momento em que ambos os lados entrarem em acordo, este grupo investirá US$ 1 bilhão. Os primeiros 10% serão aplicados imediatamente quando as negociações começarem", garantiu. "Somos quase o mesmo povo, somos primos, porque não podemos começar a conversar ?”. Uma autoridade israelense que não quis ser identificada rejeitou a iniciativa: “com todo o respeito, isso não é algo que você faça com o dinheiro de um milionário".

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 04:09:00 PM | | | Voltar


[protesto] Escola queima livros e acende polêmica

São João Batista/SC
A queima de cerca de 90 livros, edições históricas de jornais e revistas no pátio da Escola Municipal Catarina Deschamps Steffer em São João Batista, Grande Florianópolis, na sexta-feira, tem gerado protestos de estudantes, professores e moradores da comunidade. A destruição do material foi comandada pela Secretaria de Educação e Cultura. A Polícia Civil chegou a abrir um inquérito para apurar as responsabilidades, já que as obras estavam catalogadas e o ato pode configurar destruição do patrimônio público.

A secretária de Educação, Maria Irene Gomes, afirmou que tomou a decisão levando em consideração "a multiplicação de ratos na biblioteca da escola", o que poderia ser uma ameaça à saúde dos alunos.

Já o vereador Edson da Silva Ramos (PMDB) argumentou que a queima dos livros representa crime contra o patrimônio intelectual do Estado, além de incentivar o vandalismo. Ele encaminhou denúncia ao ministério público pedindo que o poder público seja ressarcido do prejuízo.

"Coleções inteiras viraram cinzas. Nossa biblioteca já é defasada, não entendo essa decisão", fala uma aluna, que não quis se identificar, inconformada com o ato.
No final do ano passado, a Secretaria de Educação chegou a realizar uma campanha para arrecadação de livros. O objetivo era suprir a falta de obras nas bibliotecas das escolas. Foram doados cerca de mil exemplares. Algumas obras raras.

Alguns dos livros queimados eram raros. Foi destruída, por exemplo, uma coleção inteira de Sherlock Holmes. Além desses, livros ligados à história de São João Batista e da escritora catarinense Urda Klueger. Para o jornalista Juliano César dos Santos, o mais grave foi o desrespeito à literatura. (Fonte: Jornal "A Notícia", de Joinville/SC)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/09/2006 03:59:00 PM | | | Voltar

·······

7 de dezembro de 2006

Microsoft abre biblioteca on-line para competir com Google Books

Último Segundo - 7/12/2006
A Microsoft disse que lançará nos Estados Unidos uma versão beta do Live Book Search, um buscador de livros na rede, com milhares de exemplares sem direitos autorais, incluindo obras da Biblioteca Britânica e de importantes universidades de Toronto e da Califórnia. "Com esta entrega inicial, nós nos focamos em tornar a experiência da leitura o mais natural possível", explicou o diretor do projeto, Cliff Guren, no site da Microsoft. "O lançamento do teste nos Estados Unidos do Live Search Books é um grande passo para avançar na maneira como as pessoas descobrem a informação, por meio da integração dos conteúdos que estiveram limitados à experiência tradicional de busca, até agora". >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/07/2006 07:20:00 PM | | | Voltar


Hoje, pedra fundamental da Biblioteca Guita e José Mindlin

O Estado de S. Paulo - 7/12/2006 - por Livia Deodato
Hoje, às 11 horas, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o ministro da Educação, Fernando Haddad, a reitora da USP, Suely Vilela, e o coordenador do projeto, prof.º István Jancsó, além do bibliófilo José Mindlin, participam do lançamento da pedra fundamental da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Como lembra Mindlin, a área de 14 mil m², localizada atrás da reitoria e escolhida para a construção do prédio, já foi o terreno reservado para a Faculdade de Direito da USP, cuja coordenadoria não aceitou transferir-se do Largo São Francisco. O prédio, que tem projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb (neto do bibliófilo), com assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, tem conclusão prevista para daqui no máximo três anos. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/07/2006 07:19:00 PM | | | Voltar


Palestra gratuita e visita à Biblioteca da ABL

O Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região (CRB-7) realiza no dia 8 de dezembro visita guiada e mesa redonda na Biblioteca Rodolfo Garcia da Academia Brasileira de Letras (ABL). A visitação será às 16h30 e a palestra – ministrada por Marília Amaral, chefe da Biblioteca Rodolfo Garcia – começará às 17 horas. As atividades fazem parte do Programa de Educação Continuada (PEC) do CRB-7.

Além de conhecer a biblioteca, os participantes podem contribuir com a formação literária de crianças e adolescentes doando livros infanto-juvenis para a Campanha Natal sem Fome dos Sonhos 2006, iniciativa da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, apoiada pelo CRB-7 – que montou um posto de coleta em sua sede e recolherá também livros na ABL (no dia da palestra).

A ABL fica na Avenida Presidente Wilson, 203 - Castelo. Para obter mais informações e efetuar inscrições, basta entrar em contato com o CRB - 7ª Região no telefone 2533-3312.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/07/2006 07:12:00 PM | | | Voltar

·······

6 de dezembro de 2006

Site mostra as palavras mais usadas da língua portuguesa

Folha de S. Paulo - 6/12/2006 - por Carlos Kauffmann
O Corpus do Português, site aberto no início de novembro, oferece um meio inédito de esquadrinhar a língua portuguesa. Ele funciona como um "quem é quem" do idioma. Mostra a popularidade de palavras ou de frases buscadas entre milhares de textos. Esse grande arquivo forma o corpus da língua, que representa as diversas variedades lingüísticas do português. O corpus reúne mais de 50 mil textos, de diversas fontes, somando 45 milhões de palavras. Há quatro registros principais: jornalístico, acadêmico, falado e de ficção. Outros sites de pesquisa: Projeto Linguateca e Banco de Português. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/06/2006 01:59:00 PM | | | Voltar


80 anos de Fidel e 100 anos de Comunidade judaica em Cuba

Com a atenção mundial voltada para ausência de Fidel Castro das celebrações cubanas pelo seus 80 anos, os judeus de Cuba festejam o centésimo aniversário de sua comunidade, com serviços religiosos, música, danças e discursos. As festividades se iniciaram no Museu Nacional de Belas Artes e se estenderam para o Hotel Raquel no centro histórico de Havana. A companhia de dança Emuna se apresenta na cidade de Santa Clara, no centro da Ilha e artistas se apresentam na sinagoga Hatikva onde está sendo lançado o livro "História dos Judeus Cubanos em Mapas". Caridad Diego, chefe dos assuntos religiosos do Partido Comunista Cubano, participou das celebrações junto com a comunidade judaica. Antes de adoecer, Fidel estava agendado para comparecer às festividades. Dados oficiais declaram haver 1.500 judeus em Cuba, 85% deles vivendo em Havana. Fontes americanas apontam para um número menor, entre 600 e 800 pessoas, além de uma aliá de 700 judeus cubanos, que foram para Israel nos últimos 10 anos, e quase a metade abandonou, também Israel, preferindo se estabelecer em Miami. Desde a chegada dos colonizadores espanhóis, judeus estiveram presentes em Cuba durante vários períodos, mas sem estabelecimento contínuo. Apenas em 1906, 11 judeus americanos se estabeleceram em Havana abrindo uma sinagoga reformista, a Congregação Hebraica Unida. Em 1959, antes do golpe de Castro, havia 15.000 judeus em Cuba, onde hoje há três sinagogas em funcionamento regular além de grupos menores que praticam o shabat comunitário em residências particulares (Pletz)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/06/2006 01:56:00 PM | | | Voltar

·······

5 de dezembro de 2006

O escritor Lima Trindade é um militante da literatura em tempo integral

O escritor Lima Trindade é um militante da literatura em tempo integral. Enquanto trabalha sua prosa de ficção, faz um mestrado sobre os escritores João Silvério Trevisan, Reinaldo Arenas e David Leavitt e edita a revista eletrônica Verbo 21, dedicada à criação e à reflexão literárias. Toda esta lida serviu de mote para a conversa com o jornalista Maurício Melo Júnior no programa Leituras, da TV Senado.

Recentemente o escritor fez o duplo lançamento da novela Supermercado da Solidão (LGE) e do livro de contos Todo o Sol Mais o Espírito Santo (Ateliê). Nos livros demonstra uma prosa amadurecida pelo sol das novas vertentes literárias. Em outras palavras, uma prosa urgente e rápida, mas profundamente marcada pelas angústias atuais.

Como editor Lima trabalha de maneira mais aberta e democrática ao elaborar a Verbo 21. A revista abriga todos os gêneros e vertentes. Sua preocupação maior é com a qualidade dos textos. Tenta, assim, valorizar a literatura, para ele ainda um instrumento de transformação humana.

Horários : TV SENADO
Sábados (09:30 e 20:00) e domingos (08:00 e 20:30), além de horários alternativos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2006 08:01:00 PM | | | Voltar


Convite - Domingos Pellegrini no Projeto O Recado dos Livros

Domingos Pellegrini participa, nesta quinta-feira, do Projeto O Recado dos Livros. O escritor londrinense vai ler trechos de seus livros, performatizar poemas e responder perguntas.

O encontro será nesta quinta-feira, dia 07, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal (Av. Rio de Janeiro, 413). Entrada gratuita!

Participe! É uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais a obra de um dos maiores escritores brasileiros da atualidade. Em 2006, Domingos Pallegrini, trouxe dois prêmios Jabuti para Londrina. Ficou em 2º lugar na categoria "Romance", com o livro "Meninos no poder" e em 3º lugar na categoria "Poesia", com "Gaiola Aberta". Foi o grande vencedor em 1977 e 2001, com os livros "O homem vermelho" e "O Caso da Chácara Chão", respectivamente.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2006 07:57:00 PM | | | Voltar


Direitos autorais e o papel do Estado

MinC - 4/12/2006
Nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, o Ministério da Cultura realizará o Seminário Nacional sobre Direitos Autorais e o Papel do Estado, com o objetivo de promover e mediar um amplo e propositivo fórum de discussão que subsidiará a elaboração da política de Direitos Autorais do MinC e do Plano Nacional de Cultura (PNC). A solenidade de abertura contará com as presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Carlos Alberto Menezes Direito; do secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto; e do advogado autoralista José Carlos Costa Netto, que apresentará um histórico sobre a atuação estatal na área de Direitos Autorais no Brasil. Outras informações e inscrições pelo e-mail candrade@cgee.org.br, com Carla Andrade, no CGEE. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2006 07:49:00 PM | | | Voltar


Tribunal gaúcho confirma condenação de editor por livro anti-semita

UOL - 5/12/2006
A 8ª Câmara Criminal do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) confirmou, nesta quarta-feira (29/11), a condenação do editor Siegfried Ellwanger a 1 ano e 3 meses de reclusão, em regime aberto, substituída pela obrigação de prestar serviços à comunidade e prestação pecuniária pelo crime de indução e incitação de preconceito e discriminação racial. De acordo com a assessoria do tribunal gaúcho, em novembro de 1996, na Feira do Livro de Porto Alegre, Ellwanger, sócio e dirigente da Revisão Editora, colocou em exposição para a venda ao público vários livros editados pela empresa com conteúdos trazendo mensagens racistas, discriminatórias e preconceituosas, incitando e induzindo ao ódio e ao desprezo contra o povo de origem judaica, informou a denúncia oferecida pelo Ministério Público. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2006 07:47:00 PM | | | Voltar


"Indústria editorial não tem visão", afirma Livraria Cultura

Folha de S. Paulo - 3/12/2006 - por Marcelo Sakate
A crítica é do paulistano Pedro Herz, 66, dos quais 37 à frente da Livraria Cultura. "A indústria editorial é defasada. Há muito tempo é assim." Herz reclama que falta visão à indústria editorial nacional. Diz que ela não trata o livro como negócio, pouco aposta em marketing e depende muito de compras governamentais. E não se trata de avaliação conjuntural, motivada por episódio recente. Ele se recorda da criação da loja virtual. "Quando lançamos o site (em 1995), pedimos aos editores que nos enviassem textos sobre os livros. Mas, no início, demoravam para mandar (as informações), leitores reclamavam. No exterior, a prática já era comum." >> Leia mais

Concordo....
VerdesTrigos tem parceria com a Livraria Cultura desde 1998.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2006 07:46:00 PM | | | Voltar


Serra escala Sayad na Cultura

Jornal da Tarde - 2/12/2006
O governador eleito José Serra (PSDB) confirmou que o economista João Sayad será o novo secretário de Cultura do Estado a partir de 2007. A mudança tira a pasta do controle do aliado PPS, hoje MD — que indicou o atual secretário, o cineasta João Batista de Andrade. Agora, o partido negocia participação em outras áreas. Sayad foi ministro do Planejamento no governo Sarney e, mais recentemente, titular das Finanças da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Até o início do ano, ele estava na vice-presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Serra queria que o PPS 'abraçasse' a indicação de Sayad, hipótese que foi negada pela direção do partido. Agora, a legenda passa a pleitear as pastas de Esporte e Lazer — perdendo a área de Juventude, que viraria secretaria ou coordenadoria — ou Desenvolvimento Econômico, que seria originada da fusão de Turismo e Economia. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2006 07:43:00 PM | | | Voltar


O Piercing Genital da Karina Bacchi

Essa é do Blog do Cardoso:

Antigamente era calor na bacurinha. Agora é anel. Essa última Playboy, com o ensaio da Karina Bacchi está deixando a galera em polvorosa, não só por ela ser um mulherão, mas por ser a primeira famosa a posar nua em pêlo, digo, sem pêlo. De brinde, com um piercing lá onde tudo começa e tudo se resolve.

Essa moda das raspadinhas (não as que dão prêmios) foi uma das mais lentas, levou literalmente décadas. Antigamente a moda era o natural, até exageros como a Cláudia Ohana (a popular Mata Atlântica - aqui, mas clique com cuidado) Até xavascas anônimas mas cabeludas o suficiente para parecer o Lula barbudo dos velhos tempos (abra com mais cuidado ainda).

No começo dos anos 80 foi a moda da topiaria artística, a mulherada desenhava coraçãozinho, setinhas, cópias da Capela Sistina ou imagens mais complexas ainda, com barbeador e criatividade.

Só que convenhamos, se homem não liga pra decoração da sala ou do quarto, vai ligar pra do playground? Então a mulherada radicalizou. Meteu a gilete e botou a perseguida pra fora. Lindsay Lohan e Britney Spears que o digam. (também cuidado ao abrir).

Pra elas, é melhor. Menos chance de bichos esquisitos fazerem sua morada ali, pras ruivas falsas que pintam o cabelo (você mesma, cachorra) menos custo de manutenção, pois não têm que gastar dinheiro para o carpete combinar com as cortinas e para os homens é muito mais interessante, pois não temos mais que falar como o Fofão, “É flaro fe eu fe amo, finha fatinha”.

Quanto ao Anel, pode ser complicado, se ela falar “Vem, meu Frodo, entra na toca da Laracna”, você não vai saber se é um convite ou uma ofensa…

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2006 07:40:00 PM | | | Voltar

·······

4 de dezembro de 2006

A introdução do rosto em filosofia por Emmanuel Lévinas

Quinta-feira (dia 07 de dezembro), às 20h, o psiquiatra Fabio Landa, Doutor e Pós-Doutor/Sobonne, profere a palestra "A introdução do rosto em filosofia por Emmanuel Lévinas" dentro do curso "A ética judaica: seu percurso histórico e impactos universais", coordenado pelo prof. Saul Fuks, do Centro de História e Cultura Judaica. No mesmo dia, às 16h, o prof. Moti Inbar realiza grupo de estudo "Tanach - Velho testamento como base histórica, cultural e religiosa do povo judeu". Informações: 2156-0413 e 2275-7096.


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/04/2006 11:47:00 PM | | | Voltar


Celso Lafer toma posse como "imortal" na ABL

Em cerimônia solene, Celso Lafer tomou posse como “imortal” da Academia Brasileira de Letras, na cadeira do jurista Miguel Reale. Em seu discurso, relatou emocionado episódios acontecidos com seus primos, da família Klabin, e lembrou de seu bisavô , um judeu imigrante que chegou ao Brasil na década de 20. Terminou citando um ensinamento judaico da "Ética dos Pais", que preconiza que as raízes são mais importantes do que as folhas. No final, foi apaudido efusivamente de pé por vários minutos. Lafer é professor titular da Faculdade de Direito da USP, foi chanceler e ministro de Estado. Sua atuação foi fundamental no julgamento do nazi-brasileiro Siegfried Ellwanger , quando elaborou um estudo entregue aos ministros do STF, por solicitação da CONIB.

* Na foto: Celso Lafer assina o livro de posse tendo a sua frente várias autoridades, como o governador eleito de São Paulo, José Serra.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/04/2006 11:44:00 PM | | | Voltar


Universidades israelenses entre as melhores do mundo

A Universidade Hebraica de Jerusalém está entre as 100 melhores instituições acadêmicas de nível superior do mundo. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita pela revista Newsweek, segundo a qual a instituição israelense aparece em 82ª posição e é a única do Oriente Médio incluída nesse rol. No topo da lista estão as universidades norte-americanas Harvard, Stanford e Yale, seguidas das instituições européias. Já a pesquisa conduzida pelo Milke Institute na área de biotecnologia concluiu que duas instituições israelenses ficaram entre as 30 melhores neste segmento: a Universidade de Jerusalém foi considerada a 12ª melhor e a Universidade de Tel-Aviv a 21ª. O estudo envolveu mais de 400 universidades.

[nota] Já estive na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Universidade de Haifa. Aliás, esta última tem a sua arquitetura assinada por ninguém menos do que Oscar Niemeyer.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/04/2006 11:39:00 PM | | | Voltar


O novo nocaute de Vilela

O Globo - 2/12/2006 - por Nelson Vasconcelos
Fã de boxe e um dos maiores contistas de todos os tempos, o argentino Julio Cortázar (1914-1984) disse certa vez que o romancista seria como um pugilista que ganha seu adversário, ou seu leitor, sem pressa, na contagem por pontos, enquanto o contista tem que vencer a luta já no nocaute. Há tempos que o mineiro Luiz Vilela faz parte desse último grupo. E ainda bem. Diferentemente dos modernos tagarelas, que esbanjam palavrório (somente para... esbanjar palavrório), Vilela entra em cena para mostrar logo que só quer fazer o que sabe fazer como poucos: contar uma história. É uma referência obrigatória. Assim tem sido desde os contos de "Tremor de terra" (1967), e continua sendo com sua nova novela, Bóris e Dóris (Record, 94 pp., R$ 20,90), que está chegando às livrarias esta semana. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/04/2006 11:28:00 PM | | | Voltar


Livro barato é no Brooklyn

O Globo - 2/12/2006 - por Cecília Giannetti
Ficar rico não era bem o objetivo de Walt Whitman quando publicou Folhas de relva por conta própria — e anonimamente — no Brooklyn. Mais de cem anos depois, pequenas editoras independentes chamam atenção no mercado de livros em Nova York, infestando a mesma área. Algumas passam a gerar lucros e fornecer talentos para o mercadão — caso da Akashic Books, cujo livro The fuck-up rendeu ao estreante Arthur Nersesian rótulo cult e um contrato com a Harper Collins. Apesar do destaque, a maioria permanece como empreendimentos oficialmente não-lucrativos. Uma visita à Ugly Duckling Presse dá uma idéia de como operam essas micro. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/04/2006 11:24:00 PM | | | Voltar


Celso Lafer toma posse na Academia Brasileira de Letras

Estado de S. Paulo - 30/11/2006
O jurista, escritor, ensaísta e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer vai tomar posse na Cadeira n.º 14 da Academia Brasileira de Letras (ABL) tomou posse nesta sexta-feira (1/12), no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro. O presidente da ABL, Marcos Vilaça, vai comandar a cerimônia e o acadêmico Alberto Venancio Filho vai ´receber´ o novo imortal. Lafer foi escolhido em 21 de julho como sucessor do jurista Miguel Reale, que morreu em abril. O ex-ministro é a quinta pessoa a ocupar a cadeira que, desde que foi fundada por Clóvis Beviláqua pertenceu exclusivamente a professores. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/04/2006 11:22:00 PM | | | Voltar


O que os internautas da VerdesTrigos estão comprando e lendo ou vendo.

Veja a lista dos 10 mais vendidos durante o mês de novembro/2006. Conheça um pouco do perfil dos nossos internautas pelos livros e filmes que adquiriram no último mês. Saiba também que uma fontes de rentabilidade do sítio é venda de livros em parceria com a Livraria Cultura, cuja comissão tem sustentado e mantido os custos para a manutenção do sítio (graças aos internautas que nos prestigiam).

1- Livreiro de Cabul, O => R$ 32,72
2- Entreatos - Lula a 30 Dias do Poder => R$ 54,10
3- Era do Gelo 2 => R$ 31,26
4 - Distancia Entre Nos, A => R$ 27,92
5- Tantas Palavras => R$ 59,00
6 - Historias de Homens Casados => R$ 34,90
7 - Dicionario Sefaradi de Sobrenomes => R$ 140,00
8 - Cachorros de Palha => R$ 36,90
9 - Memorias da Colonia de Quatro Irmaos => R$ 46,00
10 - Morte no Paraiso => R$ 75,50.

Nestes primeiros dias de dezembro, o campeão de vendas é a edição especial comemorativa do livro de GUIMARÃES ROSA:

1) Grande Sertão: Veredas. Como a edição é limitada, na dúvida, eu já adquiri o meu. É o meu presente de Natal antecipado.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/04/2006 11:16:00 PM | | | Voltar

·······

3 de dezembro de 2006

Almodóvar é eleito melhor diretor europeu de 2006 por "Volver"

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar ganhou neste sábado o Prêmio de Melhor Diretor de Cinema Europeu por "Volver", produção que também recebeu o Prêmio do Público de Melhor Filme do ano, entregues pela Academia Européia de Cinema, em uma cerimônia em Varsóvia.

A espanhola Penélope Cruz levou o Prêmio de Atriz Européia de 2006 por sua atuação no filme de Almodóvar, cuja trilha rendeu ao músico Alberto Iglesias o Prêmio de Melhor Compositor Europeu.

José Luis Alcaine e Barry Ackroyd ficaram com o Prêmio de Melhor Fotografia, por "The Wind that shakes the barley", de Ken Loach.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2006 08:36:00 PM | | | Voltar


Los Hermanos fecha turnê em SP com "Anna Júlia" e surpreende fãs

DIÓGENES MUNIZ - da Folha Online
Após quase uma hora de show, no começo da madrugada deste sábado (2), em São Paulo, o grupo carioca Los Hermanos tocou "Anna Júlia". A faixa fez parte do "bis" de uma apresentação que durou quase 70 minutos, mas não estava incluída no set-list. Incrédulos, os 4.000 presentes (estimativa do evento) se dividiram.

O caso de ódio e amor dos fãs de Los Hermanos com o primeiro hit do grupo rende polêmicas. Já houve inclusive bate-boca de Rodrigo Amarante (voz e guitarra) com um repórter no Festival de Inverno de Vitória da Conquista, em agosto deste ano, por causa da música. A pergunta: a banda se incomoda de ser, nas palavras de quem segurava o microfone, "sempre lembrada por causa 'Anna Júlia'"?

Após o show do Los Hermanos, apenas 1/3 do público permaneceu no local. Entre os que saíam, o comentário era de descrença por ter ouvido, enfim, "Anna Júlia" ao vivo. Para quem ainda não acredita, a apresentação deste sábado já está disponível no YouTube, claro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2006 08:32:00 PM | | | Voltar


VerdesTrigos na Coluna do SINOMAR

IMPORTANTE
Verdes Trigos, o portal literário mantido pelo advogado e escritor prudentino Henrique Chagas completa oito anos de existência on line. Desde 1998, Verdes Trigos vem conquistando a fidelidade dos apaixonados por livros, e, mantendo a média de 5 mil visitas/dia. O site oferece diariamente oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. “Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais”, explica Henrique.
Ao Sinomar, meus agradecimentos. Em Presidente Prudente, o Sinomar tem dado uma colher de chá enorme para o VerdesTrigos em sua coluna. Fico feliz e honrado, especialmente por ser prestigiado na cidade onde vivemos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2006 08:25:00 PM | | | Voltar


Uma importante Feira do Livro no interior de Minas Gerais

"E agora, José? A festa acabou. O povo sumiu..."
Carlos Drummond de Andrade

Os grandes homenageados da 6ª. Feira do Livro de Bom Despacho e Cidades Vizinhas foram os escritores Guimarães Rosa e Mário Quintana, mas depois que a festa terminou, lá na Praça da Matriz, uma certa tristeza, mesclada de saudade e de alegria nos leva ao poema famoso de Carlos Drummond de Andrade.
......
Concluindo, entendemos que a Feira do Livro de Bom Despacho, realizada com êxito em 1991, 97, 98, 99, 2005 e 2006, tornou-se um orgulho da cidade da Senhora do Sol e precisa consolidar-se de maneira mais profissional, como um grande evento das áreas de cultura, educação e turismo. Para isto, precisamos de apoio da Prefeitura e de empresas, instituições e cidadãos interessados e empenhados em fazer do livro da leitura instrumentos e estratégias para o desenvolvimento e a qualidade de vida do nosso povo.

Desta forma, desejamos abrir o debate sobre a questão. Uma proposta, que venho conversando com nossos amigos interessados no assunto, é a criação de uma ONG para realizar os trabalhos de planejamento, captação de recursos e organização da Feira do Livro. Para isto, precisamos organizar idéias e reunir experiências, não só das lideranças de nosso Município, mas, também, de outros bondespachenses e amigos da cidade, que moram em Brasília, Belo Horizonte, Divinópolis e outros lugares mundo afora.

Os chineses já diziam, há milênios, que a marcha de mil quilômetros começa com o primeiro passo. Ao longo dos últimos quinze anos, nossa caminhada já vai longe, mas é preciso atravessar a montanha para ver, com maior clareza, as estradas do futuro, por ainda seguiremos.

- E agora, José? >>>>> Leia mais

[nota] Bom Despacho está no caminho certo. É necessário instituir uma organização para os trabalhos de planejamento, organização e especialmente à captação de recursos, inclusive recursos públicos. Ao Jacinto Guerra, sorte e sucesso. Já estou preparando as malas para viajar ao interior de Minas no próximo ano. Deus me conceda esta graça!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2006 07:38:00 PM | | | Voltar


Por Causa do Papai Noel, por Urda Alice Klueger

Em 1963, eu tinha aprendido a andar de bicicleta. Minha mãe, porém, sabia a filha que tinha, e me proibia terminantemente de andar de bicicleta na rua.

Era começo de Dezembro, entretanto, e eu estava no colégio, ensaiando a cerimônia de fim de ano, onde receberia a medalha do primeiro lugar. Lembro como usava meu vestido branco de primeira comunhão, e como a tarde estava linda, cheia de sol. Aí, uma menina da minha sala, chamada Eliane Day, resolveu pegar sua bicicleta e ir em casa buscar um lanche. Ela morava ali perto, e eu não titubeei: num instante arranjei uma bicicleta emprestada, e fui com ela.

Foi tudo bem na ida. Esperei na frente da casa de Eliane enquanto ela pegava o seu sanduíche embrulhado em branco guardanapo de pano (papel, naqueles tempos, era raro), e começamos a voltar. Passamos por uma ruazinha chamada 12 de Outubro, em direção ao colégio, onde havia um pontilhão bem numa curva. Foi bem ali, bem alguns metros antes do pontilhão, que havia um menino vestido de Papai Noel.

Admiradora incondicional do Natal, aquele pequeno Papai Noel me fascinou de imediato. Fiquei olhando para ele e pedalando a bicicleta, o pescoço virado para traz e a bicicleta indo para frente, até que:

TCHIBUM! >>>>>> Leia mais

+ + + + Filme catarinense recebe mais um prêmio em festival de cinema
O filme Por Causa do Papai Noel (35mm, 2006), da cineasta Mara Salla, previsto para estrear em dezembro, recebeu no último fim de semana seu segundo prêmio em festivais de cinema.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2006 06:38:00 PM | | | Voltar


My Tagrolls

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2006 12:34:00 PM | | | Voltar

·······