RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

2 de novembro de 2006

Ensinamentos bíblicos com tom moderno

Acaba de chegar no mercado literário brasileiro duas obras sobre os ensinamentos da Bíblia analisados sob a luz da Cabala, arqueologia e conhecimentos modernos. Uma delas é Imortalidade, ressurreição e idade do universo: Uma visão cabalística de Aryeh Kaplan (Sêfer, 200 pp., R$ 36) e a outra é o Caminho de Deus (Maayanot, 280 pp., R$ 24), de Moshe Chaim Luzzatto. O primeiro livro inclui uma discussão sobre astrologia e judaísmo e uma visão mística sobre o relacionamento entre o homem e a mulher. Já a obra o Caminho de Deus sistematiza toda estrutura filosófica e prática judaica, explorando o regulamento Divino do mundo e a interseção céus e terra, de forma lógica e organizada. As anotações e comentários do escritor Aryeh Kaplan tornam a leitura mais agradável.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2006 10:45:00 PM | | | Voltar


Patativa do Assaré esteve na festa de Lula

O Globo - 1/11/2006 - por Elio Gasparielio Gaspari
Na noite de domingo, Nosso Guia festejou sua reeleição dizendo que "foi a vitória dos de baixo contra os de cima. É o andar de baixo que chegou lá em cima". Deu voz à alma de Patativa do Assaré, o grande poeta morto em 2002, aos 92 anos, com mais de dez secas nas costas e mil poemas na cabeça. Patativa vivia na serra de Santana, a meia hora de Assaré, no sertão cearense. Tinha leitura, mas não muita. Gostava de Manuel Bandeira e Drummond, mas se queixava da falta de métrica e de rimas nos seus versos: "Assim qualquer garoto faz." Não conhecia João Cabral de Melo Neto. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2006 10:37:00 PM | | | Voltar


Comunidade Shalom beneficia bibliotecas

PublishNews - 1/11/2006
A Comunidade Shalom acaba de doar cerca de 1 mil livros arrecadados durante o evento "Iluminuras" para a biblioteca da comunidade de Paraisópolis em São Paulo, e para a Audioteca - projeto da Comunidade Shalom que há 30 anos oferece aos deficientes visuais, gratuitamente, livros de todos os gêneros gravados em fita-cassete e CD. O evento "Iluminuras" reuniu mais de 150 pessoas de diversas religiões, além de profissionais e pesquisadores em mesa de discussão sobre os segredos que existem por trás das letras em diferentes culturas. A Shalom, com sede na capital paulista, é uma comunidade judaica que existe há mais de 50 anos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2006 10:31:00 PM | | | Voltar


Ouro Preto abriga esculturas de palavras

O Estado de S. Paulo - 1/11/2006 - por Ubiratan Brasil
Primeiro a Flip, agora o ano literário se encerra com o Flop, o Fórum Literário de Ouro Preto, que começa hoje (1/11) na histórica cidade mineira. Até domingo, escritores nacionais e estrangeiros vão participar de debates, palestras, exposições, oficinas e saraus literários. Todos com o objetivo de discutir e disseminar os diversos aspectos relativos à produção literária contemporânea. Para a abertura do evento, está confirmada a apresentação da cantora Adriana Calcanhotto. Outros nomes certos são o da jornalista norueguesa Asne Seierstad, autora do best-seller O livreiro de Cabul, livro-reportagem sobre a vida de mulheres no Afeganistão pós-Taleban; o historiador francês Roger Chartier, o angolano José Eduardo Agualusa, o moçambicano Nelson Saute, e o colombiano Efraim Medina Reyes. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2006 10:27:00 PM | | | Voltar


JOANA GALVÃO - A heroína da batalha na primeira tomada da Colônia do Sacramento pelos espanhóis

ROBERTO ROSSI JUNG

Estará autografando na 52.ª Feira do Livro de Porto Alegre
Dia 10 de novembro de 2006
Às 16h30m
Local: Praça de autógrafos
O livro: JOANA GALVÃO - A heroína da batalha na primeira tomada da Colônia do Sacramento pelos espanhóis

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2006 10:22:00 PM | | | Voltar

·······

1 de novembro de 2006

DICIONARIO SEFARADI DE SOBRENOMES

O Dicionário Sefaradi de Sobrenomes é fruto da persistência, do talento e da erudição de Guilherme Faiguenboim, Paulo Valadares e Anna Rosa Campagnano. Nele muitos brasileiros poderão promover um reencontro com o seu próprio passado, religando o que a intolerância religiosa, os efeitos da Inquisição e o isolamento obliterou.

O livro 'Dicionário Sefaradi de Sobrenomes - Inclusive Cristãos-Novos, Conversos, Marranos, Italianos, Berberes e sua História na Espanha, Portugal e Itália' conta com 12.000 sobrenomes e 17.000 verbetes. O livro também descreve a história dos sefaradis em duas partes - da antiguidade até a expulsão dos judeus; e da dispersão (após a expulsão) dos sefaradis até o século 20, que mostram a extraordinária saga de dezenas de milhares de famílias sefaradis ao longo de seis séculos.

[nota] Preciso dar uma estudada neste livro de sobrenomes, porque minha história familiar é totalmente singular. Meus ancestrais paternos vieram de Portugal. Meu avô aqui no Brasil adotou o sobrenome de Terra. Meu avô era conhecido como Antônio Terra, veio da região de Queluz/RJ para Piraju/SP. Meu pai nasceu em Bernardino de Campos/SP. Vieram, por volta de 1924, para o oeste de São Paulo, pleno sertão. Por ocasião da guerra, meu pai quis de toda maneira lutar nas tropas aliadas. Mas para se inscrever nas Forças Expedicionárias era necessário ter documentos. Num único todos foram ao Cartório de Maracai/SP e tiraram seus novos documentos. Meu avô adotou outro sobrenome: Antonio Leite das Chagas. Deixar de ser um Terra para tornar-se um Chagas. Meu avõ faleceu em 1960; não cheguei a conhecê-lo pessoalmente, mas meu pai sempre dele contava histórias. Ele tinha costumes eminentemente judaicos, apesar do catolicismo nada praticante.Afinal, qual será o meu verdadeiro sobrenome? Nem acredito que seja Terra, muito menos Chagas

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 03:05:00 PM | | | Voltar


"Notícias do Lar/Notícias de Casa" , um filme de Amos Gitai na Mostra

Gitaï explora a diáspora palestina e o desgaste do conflito no Oriente Médio

Ao olhar apressado do espectador da Mostra (ou de qualquer outro: o espectador sempre quer respostas imediatas), "Notícias do Lar/Notícias de Casa" pode parecer um filme decepcionante.

Afinal, nos dois primeiros filmes da série sobre uma casa em Jerusalém, o de 1980 e o de 1989 serviram à perfeição para situar certos aspectos do conflito palestino-israelense. A casa em questão representava a tomada da cidade pelos israelenses e a destituição da população palestina, a partir de 1948. Na visão de Amos Gitaï, diretor dos três filmes, a casa sintetiza um processo pelo qual a convivência entre os dois povos, num mesmo espaço, tornou-se uma hipótese remota.

Em poucas palavras, "Notícias do Lar" parece nos falar de um conflito que declina, menos por as partes terem chegado a um tipo de acordo aceitável a ambos, e mais por uma espécie de exaustão. A memória do momento inicial, 1948, aos poucos se apaga. Resta saber se novas lembranças sangrentas não tendem a tomar seu lugar.

Em todo caso, o filme confirma a impressão de que, a despeito dos radicais de parte a parte, não há saída para palestinos e israelenses a não ser a paz. Se vão construí-la doentia ou saudável é uma das questões que o filme de Amos Gitaï deixa no ar. (INÁCIO ARAUJO)


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 09:54:00 AM | | | Voltar


Livros, livros, livros...

PublishNews - 31/10/2006
A Folha Teen desta semana conta que obras literárias causaram impacto em dez autores e editores brasileiros quando ainda eram adolescentes. Entre os nomes estão, Marcelo Rubens Paiva, autor de Feliz ano velho (Objetiva, 2006). "O meu foi Carta ao pai, de [Franz] Kafka, uma narrativa de um fôlego só, que mostra as imperfeições da vida, a inexistência de sonhos, de lógica. Li na escola como livro obrigatório e passei todo o ano perturbado com ele", contou o autor. A lista cita até Raquel Pacheco, 22, mais conhecida como Bruna Surfistinha, autora de O doce veneno do escorpião (Panda Books, 2005). "Eu lia muito durante a infância, mas depois passei a ler só os livros que eram impostos pela escola. Até que me apaixonei por autobiografias. Uma que me marcou muito foi Esmeralda - Por que não dancei, de uma menina que era viciada em drogas."

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 09:48:00 AM | | | Voltar


Zélia Gattai é internada com edema pulmonar

O Estado de S. Paulo - 31/10/2006
A escritora Zélia Gattai foi internada ontem às 6 horas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador. Ela sentiu falta de ar e teve pressão alta, sendo assistida pelo seu médico, o cardiologista Jadelson Andrade. Seu diagnóstico foi insuficiência cardíaca e edema pulmonar agudo. A escritora, viúva de Jorge Amado, tem 90 anos. Seu quadro é considerado grave, mas ela não deve permanecer na UTI por mais de 24 horas. A cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, antes consagrada a José de Alencar, Machado de Assis e Jorge Amado, é ocupada por Zélia desde maio de 2002. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 09:39:00 AM | | | Voltar


Mina literária

O Globo - 30/10/2006 - por Joaquim Ferreira dos Santos
"É ouro em papel", define o presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, sobre o presente que acabou de receber - todo o acervo da Casa José Olímpio. São originais de autores da editora (Bandeira, Rosa, Graciliano, Drummond), fotos de reuniões na mítica livraria da Ouvidor e seis mil volumes da biblioteca particular do editor e livreiro. A cessão está sendo feita pela família de Henrique Sergio Gregori, penúltimo proprietário da editora, que hoje pertence à Record, e está completando 75 anos. Segundo Joaquim Ferreira dos Santos, em breve o acervo estará à disposição do público da BN. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 09:38:00 AM | | | Voltar


Ministério de Turismo de Israel inaugura escritório no Brasil

O Ministério de Turismo de Israel acaba de inaugurar um escritório em São Paulo. De acordo com o diretor-geral, Dani Neumann, “no Brasil, há um grande potencial de turistas para Israel. Antes, os contatos eram via Jerusalém. Agora, com nossa presença aqui, poderemos nos aproximar do mercado brasileiro”. Ele lembra que Israel não é apenas um destino religioso, mas oferece uma série de interessantes atrações culturais, históricas e esportivas, como o passeio ciclístico em volta do Mar Morto, spas, mergulho e o turismo de aventura, sem falar da visita ao deserto.

Sobre a questão da segurança, ele é enfático: “em Israel, o turista é preservado. Nenhuma pessoa ou grupo de turistas já foi atacado no país”. Já a diretora de marketing, Cleo Ickowicz, destaca que, entre os projetos para incrementar o fluxo de turistas, está um maior intercâmbio com os operadores e agências de viagens, a organização de seminários, um trabalho junto a lideranças religiosas, a imprensa e formadores de opinião e o lançamento de um site em português – que será inaugurado nas próximas semanas.

O trabalho já começou. Em outubro, por exemplo, o Ministério de Turismo de Israel, em parceria com a El Al Israel Airlines, participou do “34º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas–Abav 2006” – considerado o maior evento em turismo das Américas, com 22.000 participantes. Até agosto deste ano, 12.000 brasileiros visitaram Israel. A média anual oscila entre 15 e 20 mil turistas e a meta é que, com estas ações, este número chegue a 50 mil ao final de três anos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 09:30:00 AM | | | Voltar


Clodovil diz que judeus manipularam Holocausto

A FIERJ interpelou judicialmente o estilista Clodovil Hernandez, quarto deputado federal mais votado de São Paulo, eleito com 493.951 votos. Em entrevista à Rádio Tupi, ele declarou que os judeus manipularam o Holocausto e forjaram o atentado de 11 de setembro: “As pessoas são induzidas a acreditar. Quando houve aquele incidente com as torres gêmeas lá não tinha americano nenhum e nem judeu. É evidente que foi armado pelos próprios americanos. É como o Holocausto, você acha que não tinha nenhum judeu manipulando isso por debaixo do pano ?". Segundo Osias Wurman, presidente da FIERJ, é inacreditável que um cidadão brasileiro, pertencente a uma minoria discriminada em nosso país, venha a público cometer crime de racismo. Vários leitores do ALEF também manifestaram indignação. A arquiteta Ana Paula Dabkiewicz, por exemplo, está revoltada: “Gostaria de perguntar se por acaso não há nenhuma lei para, neste caso, retirá-lo do cargo que está ocupando ! Racismo é crime e deputado federal pode escapar dessa ? Poderemos encabeçar um abaixo assinado para retirá-lo do cargo ! Chega de impunidade !!!!”. (by Jornal Alef, Edição 955, 01/11/2006.)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 09:28:00 AM | | | Voltar


Descanse em Paz?, por Mário Sérgio Cortella *

Em uma de suas cartas, o romancista Gustave Flaubert escreveu: "Que grande necrópole é o coração humano! Para que irmos aos cemitérios? Basta abrirmos as nossas recordações; quantos túmulos!".

"Não temos tempo!" Houve uma época na história humana (e não faz muito tempo) na qual, quando um dos nossos morria, parávamos tudo o que estivéssemos fazendo; o trabalho, ou o que mais fosse, era interrompido, e, se preciso, faziam-se longas viagens, até noturnas (sem os rápidos aviões, carros e boas estradas), mas não deixávamos de, velando os partintes, cuidar dos ficantes. >>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/01/2006 09:24:00 AM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2006

World Body Painting Festival 2006 em Seeboden, Áustria


Se vocês se amarram em ver as artes plásticas invadindo o corpo, principalmente o feminino, visite já a galeria de fotos do World Body Painting Festival 2006.(by Blog do Noel)
Uma homenagem à Vincent Van Gogh, é claro!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2006 01:27:00 AM | | | Voltar


Dicas de um editor: escrevendo obras de não-ficção

O Agente Literário
Data: 7 e 8 de novembro, das 19h às 21h.
Docente: Soraia Luana Reis, formada em jornalismo e pós-graduada em marketing, cursou também gestão da qualidade total, direitos autorais, edição de literatura infanto-juvenil, edição de dicionários e obras de referência / não-ficção - na Larousse França. No mercado há mais de 20 anos, acumula passagens em editoras como, Ática, Ediouro, Ao Livro Técnico e Rocco. Atualmente é diretora editorial da Larousse do Brasil.
Local: Livraria Martins Fontes - Alameda Jaú, 1742 - São Paulo (SP)
Conteúdo: Os gêneros dos livros de não-ficção e suas características; a importância do público leitor (alvo), conhecimento do autor X tema da obra; tendências temáticas do mercado; como desenvolver um livro de qualidade; transformando teses, dissertações em livro, palestras que se tornam livros; a importância do prefácio ou de uma apresentação; citando nomes, trechos, dados e imagens; exemplos de livros de sucesso; como o autor pode ajudar nas vendas e divulgação do livro.
Telefone de contato: (11) 3675-8347
E-mail: info@oagenteliterario.com.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2006 12:06:00 AM | | | Voltar


“Elite branca” no Brasil, por Adelto Gonçalves (*)

Em maio de 2006, quando uma organização criminosa nascida e comandada das penitenciárias dirigiu uma série de ataques a delegacias e bens públicos, causando várias vítimas e muitos prejuízos, o governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, atribuiu à insensibilidade de uma pretensa “elite branca” os atuais desníveis sociais que seriam a causa da onda de violência. Sem perspectivas na sociedade brasileira de hoje, os jovens nascidos e criados em favelas e periferias e “educados” numa escola pública em frangalhos não teriam outra opção a não ser engrossar os exércitos da criminalidade.

Partindo de um antigo professor de Direito de duas das mais tradicionais universidades privadas de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica e a presbiteriana Mackenzie, a análise não surpreendeu por sua percuciência. De fato, as elites brasileiras — com paulistas à frente — estão entre as mais predatórias do mundo, “com uma história muito amarga de cerceamento de pessoas”. Com sua insensibilidade, essa elite — que é só elite, sem qualquer adjetivo — muito têm contribuído para agravar as distorções que tornam a sociedade brasileira uma das mais desiguais e injustas da face da Terra. >>> Leia Mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2006 12:05:00 AM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2006

PAI INVISIVEL, O livro de Kledir Ramil. Tri legal, tchê!

Se no início de suas vidas os filhos dependem dos pais para tudo, quando chega a adolescência parece que os pais se transformaram em seres invisíveis. O pai não é mais informado de nada; quando fica sabendo das combinações, já está tudo arranjado. Num texto espirituoso, Kledir Ramil, consagrado na música com a dupla Kleiton & Kledir, relata as várias situações cômicas e surreais pelas quais já se viu envolvido com os filhos adolescentes e relembra seu próprio tempo de moleque, quando tudo parecia acontecer em outro ritmo.

Compre: PAI INVISIVEL na Livraria Cultura de São Paulo.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2006 09:53:00 PM | | | Voltar


Um tipo de romance todo seu

O Estado de S. Paulo - 29/10/2006 - por Vinicius Jatobá
Ainda que marcado pelo trânsito, por um movimento pendular entre Portugal e África, Conhecimento do inferno (Alfaguara, 248 pp., R$ 37,90) de António Lobo Antunes, possui um tempo bem definido: seu narrador, um médico psiquiatra, viaja de carro de Algarve até Lisboa por uma tarde e noite e enquanto descreve os lugares por onde passa pensamentos de diversas ordens e naturezas lhe atravessam num fluxo verbal de alta dosagem lírica. Os primeiros quatro romances de Lobo Antunes, dois deles já editados pela Objetiva, alimentam-se de uma mesma e recorrente experiência autobiográfica: a guerra colonial em África, o exercício pouco inspirado da medicina, a difícil transição entre o homem que sente e o homem que escreve, a impossibilidade do afeto, seja ele entre parentes, seja no matrimônio. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2006 09:43:00 PM | | | Voltar


Um truque aborrecido

Folha de S. Paulo - 29/10/2006 - por Cássio Starling Carlos
Virar o mundo ao avesso para mostrar de maneira risível a farsa em que vivemos foi, desde as origens, o motor da sátira, desde as Fábulas, de Esopo, até a Revolução dos bichos, de George Orwell. Os maiores praticantes do gênero brotaram na Inglaterra, tingindo com o esporte nacional do sarcasmo um universo em que regras sociais e uma moral restrita eram mais que suficientes para a explosão do absurdo. Entre os mestres do gênero, é inevitável a referência com reverência aos nomes de Jonathan Swift (1687-1745) e Samuel Butler (1835-1902). O primeiro, com Viagens de Gulliver, ridicularizou os políticos de sua época com uma verve ainda mais válida em nossos tempos. Com Erewhon (anagrama de "nowhere", lugar nenhum), Butler caricaturou a Inglaterra vitoriana. Com a ambição de integrar essa nobre linhagem, o também britânico Will Self retoma o gênero em Os grandes símios (Alfaguara, 406 pp., R$ 59,90, trad. José Rubens Siqueira). >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2006 09:40:00 PM | | | Voltar


Como criar e publicar um romance é tema de palestra

PublishNews - 30/10/2006
A agência O Agente Literário, criou o 1º Circuito Editorial Literário, um ciclo de palestras com profissionais do mercado editorial literário que tem o objetivo de orientar e aperfeiçoar escritores e iniciantes. No dia 31 de outubro (terça-feira) será a vez do tema "Como criar um bom romance e ter uma boa edição", apresentado pelo editor e professor Jiro Takahashi. Com ênfase na percepção da realidade comercial do mercado e nos aspectos que envolvem a criação de um romance, Jiro desvendará os critérios de uma boa publicação. O evento será realizado na Livraria Martins Fontes (al. Jaú, 1742, São Paulo). Informações pelo telefone 11-3675-8347 ou pelo site da agência.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2006 09:18:00 PM | | | Voltar


Livraria nega venda ilegal, mas fecha portas

O Estado de S. Paulo - 28/10/2006
O advogado da livraria Babel Livros, Fernando Fernandes, considerou um equívoco a Polícia Federal ter apontado seu cliente como principal suspeito de vender peças da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. "As peças foram leiloadas com nota fiscal e a livraria não sabia que tinham sido furtadas." Sexta, dia 27/10, a Babel, que fica no centro do Rio, não abriu as portas. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2006 09:11:00 PM | | | Voltar


Conheça a nova geração de bibliotecas virtuais

Os amantes dos livros podem escolher na Internet entre uma série de bibliotecas virtuais, do Google até a Open Content Alliance, que prometem dar acesso a trabalhos escritos com apenas um clique do mouse.

Google Book Search (http://books.google.com):
É o mais conhecido, com milhares de trabalhos digitalizados. É possível ter acesso a textos clássicos completos como a Divina Comédia de Dante e resumos ou fragmentos de livros ainda sob a proteção do direito autoral. É possível fazer a busca por nome do autor, data da publicação ou palavras ou expressões que apareçam no título ou no texto. O livro mais antigo na biblioteca virtual do Google é um trabalho em latim, de 1521. O acervo contém livros dos séculos XVIII e XIX, a maioria em inglês. O Google não coloca avisos publicitários nas obras.

Open Content Alliance (www.archive.org/details/texts):
Por ora a biblioteca tem 35 mil livros escaneados, a maioria em inglês. Nenhum dos trabalhos está protegido por direitos autorais e todos podem ser baixados, impressos ou utilizads livremente com objetivos comerciais. O motor de busca é menos sofisticado que o do Google Books, mas pode detectar palavras de referência se a qualidade das páginas for suficiente.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2006 08:39:00 PM | | | Voltar


Magnata americano doa US$ 25 milhões para Museu do Holocausto

O magnata americano Sheldon Adelson, o quinto homem mais rico do mundo, doou US$ 25 milhões ao Yad Vashem - Museu do Holocausto de Jerusalém, em cerimônia que contou com a presença do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e do prêmio Nobel da Paz, Elie Wiesel. O valor doado representa praticamente todo o orçamento anual do museu. A contribuição será destinada à expansão das atividades internacionais do Yad Vashem para a educação sobre o Holocausto e à manutenção do museu histórico.

O doador, de 73 anos, nasceu em uma família de imigrantes pobres de Boston, e construiu sua fortuna nos setores hoteleiro e do jogo, principalmente em Las Vegas. A revista Forbes estima sua fortuna em US$ 20,5 bilhões, o que o coloca como terceiro homem mais rico dos EUA, atrás do fundador da Microsoft, Bill Gates, e do investidor Warren Buffett. Segundo o jornal "Ha'aretz", a fortuna do magnata dos cassinos aumenta em US$ 1 milhão a cada hora.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2006 09:55:00 AM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2006

Com mais de 57 milhões de votos, Lula se reelege até 2010


Com mais de 57 milhões de votos, Lula se reelege até 2010

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2006 10:24:00 PM | | | Voltar


1ª MOSTRA INTERNACIONAL DE LITERATURA - POESIA & PROSA

DIADEMA - TERRITÓRIO LIVRE DA PALAVRA
de 17 a 30 de novembro - 2006

A palavra escrita ou falada em recitais, encontros com escritores, performances litero-artísticas, palestras, oficinas de sensibilização e incentivo à leitura. Estas são algumas das atividades que movimentarão a 1ª Mostra de Literatura – Poesia & Prosa.

Realização da Prefeitura de Diadema, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceira com o Grupo Palavreiros, o evento irá divulgar a produção cultural da cidade e abrirá espaço para escritores e poetas do País. Faz parte do projeto a criação do “Território Livre”, onde haverá leituras e performances litero-artísticas. O microfone será aberto a todos os interessados; amantes da palavra, autores, leitores, estudantes, simpatizantes.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

A Mostra ocorrerá na cidade de Diadema.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2006 08:00:00 PM | | | Voltar


A volta da Razão Cultural

A Editora Razão Cultural foi fundada em 1997, pela escritora Clair de Mattos, autora de livros como Paixão na Casa Morta e Grãos Vermelhos no Vale. Com sede em Copacabana, no Rio de Janeiro, a editora notabilizou-se por lançar exclusivamente autores brasileiros em edições bonitas e com design diferenciado. No começo de 1999, a Razão Cultural abriu em plena avenida Copacabana uma das mais simpáticas livrarias que já existiram no Rio. O espaço compreendia um café, um agradabilíssimo jardim de inverno e a própria a sede da editora, que ficava no mezanino. Em poucos meses, a Livraria Razão Cultural tornou-se um badalado ponto de encontro, graças, não só ao seu ambiente acolhedor como, sobretudo, aos eventos que lá aconteciam semanalmente.

A livraria funcionou até o final de 2001 quando, por motivos de saúde, Clair de Mattos viu-se obrigada a afastar-se da editora e vendeu-a. A Razão Cultural foi, então, incorporada à Editora Palavra & Imagem e mudou-se para um outro endereço em Copacabana, onde funcionou até 2004, quando encerrou suas atividades. Agora, em 2006, com a saúde recuperada, Clair de Mattos resolveu retomar seu antigo projeto e reabriu a editora com o nome de Nova Razão Cultural, restaurando-lhe o antigo logotipo que a celebrizou e instalando-a num edifício no coração de Copacabana, coincidentemente o mesmo imóvel para o qual a editora se mudara em 2001, após o fechamento da livraria. Com a mesma proposta original de dedicar-se à literatura nacional, a Nova Razão Cultural já lançou dois títulos: O Terrorista (Nova Razão Cultural, 2006, 125 págs.), da própria Clair de Mattos, romance que narra a caça a um terrorista iraquiano ligado à Al-Qaeda, que resolve abandonar a luta armada e fugir para o Brasil; e Trocas e Truques de Moda (Nova Razão Cultural, 2006, 123 págs.), da jornalista e consultora de moda Helen Pomposelli, um guia ilustrado de autoprodução para a mulher, com dezenas de dicas para combinações modernas e bem resolvidas entre roupas e acessórios.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2006 07:35:00 PM | | | Voltar


O presidente cubano Fidel Castro reapareceu

O presidente cubano Fidel Castro reapareceu neste sábado (28) na televisão, após uma ausência na mídia de 40 dias. Ironizando as versões segundo as quais seu estado de saúde seria grave ou que estaria morto, Fidel disse: "agora vamos ver o que dizem, agora terão que me ressuscitar, não?".

"Agora, quando nossos inimigos prematuramente me declararam moribundo ou morto, me compraz enviar a nossos compatriotas e amigos em todo o mundo este pequeno material fílmico", disse Fidel, vestindo uma jaqueta esportiva.

Após mostrar o presidente folheando e lendo os títulos dos jornais Granma e Juventude Rebelde deste sábado, a TV exibiu imagens de Fidel muito mais refeito e caminhando sem ajuda.

[Outro dia eu li na coluna do Cláudio Humberto que Fidel estava canceroso e em coma. Ou resssuscitou ou o informante nem viu Fidel)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2006 11:10:00 AM | | | Voltar


Cacique do Brasil

Megaron, o poderoso líder dos caiapós, é recebido em palácios dentro e fora do País na luta para preservar suas terras. Mas a globalização não minou a solidariedade. Foi peça-chave para que as vítimas do acidente com o avião da Gol pudessem ser resgatadas.

O espírito de solidariedade e dor foi o que mobilizou Megaron e os seus quando ele recebeu a notícia da tragédia do vôo 1907 da Gol. Ele deixou os oito filhos na casa de madeira de dois quartos em Colíder, em Mato Grosso, para se embrenhar na mata, à procura dos corpos dos passageiros. O cacique Bep Jay, da aldeia Piaraçu, enviou mensagem pelo rádio na tarde da sexta-feira 29 de setembro. “Moricó (avião) grande caiu.” Megaron pegou um táxi aéreo, mas a Aeronáutica não permitiu que ele descesse em área próxima do acidente. O cacique voltou para Colíder. No sábado 30, às 20 horas, Megaron pediu um adiantamento em dinheiro e foi de carro ao local do acidente. Depois de percorrer 340 quilômetros, 240 deles de terra e buracos, chegou à aldeia Piaraçu na madrugada de domingo. Mais quatro horas de barco e uma longa caminhada na floresta, chegou ao local do acidente com 22 guerreiros.

Os índios ajudaram a fazer as clareiras que permitiram a descida dos helicópteros. Foram eles que localizaram restos mortais a meio quilômetro do local onde caiu a cabine do Boeing. “Fiquei impressionadíssimo com o trabalho dos índios, disse o major bombeiro Alessando Mariano, de Mato Grosso. “Os caiapós foram também grandes peritos, com uma sensibilidade muito aflorada para estender as mãos.” Na terça-feira 10 de outubro, o cacique se preparava para desmontar acampamento. Mas oficiais da Aeronáutica receberam informações sobre uma invasão dos ratos de rio, saqueadores que roubam jóias e pertences das vítimas. Desta vez, os militares pediram colaboração. “Tinha gente querendo entrar. Nós não deixamos”, afirmou Megaron. O guerreiro ainda não deu a missão por encerrada. Ele vai levar parentes das vítimas da tragédia para um trabalho espiritual no local do acidente. “É estranho, mas é como se a gente continuasse ouvindo ecos de gritos no local da tragédia”, diz Armando Sócrates, assessor da Funai que participou da missão. “Há muitos espíritos perdidos naquele local da selva”, afirmou Megaron, para emendar: “O trabalho espiritual é para que as almas sejam libertadas e descansem".(By IstoÉ)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2006 10:28:00 AM | | | Voltar

·······