Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Conrad Rose


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Atentado Violento ao Pudor

por Conrad Rose *
publicado em 02/06/2005.

Trouxeram rendas, cristais, pratarias, móveis de madeira brasileira, roupas de pompas, retratos, cartas de apresentação, discos de Amália Rodrigues, quilos e quilos de pistache, um Camões, um Pessoa e um estandarte do Futebol Clube do Porto.

Joaquim conhecera e galanteara Manoela num ginasial da cidade do Porto. E fora conquistado pelo jeitoso bailar da moçoila durante as apresentações folclóricas, nas festividades do colégio. No enlace inicial, o astuto havia prometido fazer-lhe artista dos altos musicais. Assim:

- Quero-te estrela a brilhar para mim... – e com olhar atrevido, arrancou suspiros de Manoela.

Com o passar dos tempos, o sonho de ambos se perdeu. Ela descartou primeiro e ele desistiu de relutar com a engorda dela.

Houve uma boda, uma gravidez e um parto, mas não houve criança na casa por muito tempo. Pneumonia, segundo a medicina. O trauma também comprometeu futuras concepções da esposa; fatos que nem ancestrais ou verdadeiros amigos souberam além do necessário.

Daí em diante, acostumaram-se a conviver com a amargura e com a dor, que tornaram-se tantas a ponto de Joaquim elaborar e apresentar a Manoela seu plano imigratório. Antes porém, herdaram a padaria do pai dela e permaneceram junto ao balcão por mais de duas décadas; na batuta e nos resquícios de Salazar, dizimando-lhes a fartura noutra dança.

Morar no Brasil, de simples anseio a princípio, transformara-se em obsessão para Joaquim; e numa imensa fuga afetiva para Manoela, que vira: evaporar o sonho artístico, morrer o filho antes de pronunciar-lhe o parentesco e desfalecer o patrimônio.

Aportaram na Guanabara em meio a lutas sindicais e suposta anistia – ou abertura, como se costumava dizer. Joaquim conheceu a inflação e investiu o pouco que lhes sobrara na agiotagem. Fez o dinheiro crescer sozinho à base de muito suor – na captura de seus devedores – e sacrifícios pessoais.

A conta era simples: Joaquim convertia em dólares na ocasião do empréstimo, acrescia dez por cento e aquele tanto de moeda americana quitava a dívida no dia pré-determinado; mais dez por cento de juros de mora aos inadimplentes.
Moravam até então, numa cabeça de porco: quarto e banheiro num imenso casarão do século dezoito, onde amontoavam-se mais de vinte famílias - bairro da Glória. Enfim, Manoela alcançara no nome do lugar, algo digno de seu bailado. Acalentaram-se no tropicalismo carioca e prosperaram até que abriram seu panifício, na Rua do Lavradio. Era o recomeço, depois dum horizonte inteiro.
Financiaram um dois quartos no Catete e compraram um usado à vista - que os levava a São Januário e à Igreja da Penha.

No segundo aniversário do estabelecimento, já mantinham - mensalmente – metade dum automóvel zero no caderno e forneciam pães, queijos e doces para dezenas de refeitórios e restaurantes da região central. O futuro prometia-lhes um condão e nem mesmo o sumiço da farinha - debaixo dos olhos dos fiscais do Sarney, fizera-os estancar. O astuto Joaquim jamais abandonara o crédito pessoal e muito se garantia com ele, entre permutas e confiscos; tinha um fiel escudeiro, antes bancário, que comandava suas cobranças com severa brutalidade, se preciso. Malandro algum se atrevia.

Adotaram um órfão e deram-lhe o maior dos sentimentos, na tentativa vã de estancar a dor, mas o tempo tratou de espelhar no adotivo, a tragédia do herdeiro morto. A infelicidade era-lhes um dom, uma melancolia que - aos poucos, abrasileirava-se na saudade d´além mar.

O filho formou-se adulto nas entrelinhas dos pais e na exposição da rua como brinquedo. Formatou sua linguagem e, uma vez que criou pêlo, decidiu desvincular-se do casal para seguir carreira de soldado – no morro. Não tardou e Joaquim providenciou-lhe cova no São João Batista. Mais dor, embora amenizada pela distância e pelas obscuras ou derradeiras notícias do adotivo. Manoela dizia que a criança morta era prenúncio de que não lhes era de bom grado proliferar.
Envelheceram cercados deste turbilhão de más recordações.

Passando dos setenta, Joaquim encontrava-se mergulhado na nostalgia juvenil e nos imensos atropelos emocionais que a vida os conduzira. Qual a valia de sua existência? Como determinara pífia existência a sua amada Manoela? Qual coração seria tão egoísta a ponto de apagar a estrela que o fazia bombar? Respondia-se com silêncio profundo de olhos fundos.

Certo quinto dia útil, após pagar seus funcionários e baixar a porta comercial, o lusitano entornou bons e cheios cálices de vinho até findá-lo e seguiu na aguardente de cana, embriagando-se lá e cá. Completamente alto, uma idéia o embaralhou. Precisava dar holofotes à esposa. Torná-la notável virou sua nova obsessão. Foi para casa neste redemoinho, cogitando de tudo um pouco: desde comprar-lhe espaço na mídia até torná-la escritora famosa comprando texto dalguma fracassada. Nada feito. Dormiu pesado, entre sonhos e pesadelos.

Manhã bem cedo, Joaquim tomou um comprimido e disse a Manoela que decretara feriado na data e iriam à praia de Copacabana, aproveitar um dia disfarçado de domingo. Manoela desgostou a princípio, mas o marido suplicou e ela então acatou.
Bobearam na areia durante horas e, depois de meia-dúzia de caipiras, Joaquim revelou-lhe seu plano de estrelato. Ela envergonhou-se de súbito, porém, a vida toda fora convencida pelo marido e estava velha demais para começar a discordar dele.

Dançaram uma valsa com os pés n’água e lançaram-se ao mar. Beijaram-se sem pudor, afagaram-se, pegaram jacaré, riram à toa e foram se despindo, até não lhes sobrar roupa alguma. Grampearam-se numa pegada de minutos – ventres, línguas, membros; e nus, deixaram o mar e atracaram-se na areia, num coito próprio de adolescentes afoitos – escandalizado pelo intumescimento atemporal e farmacêutico de Joaquim.

Copacabana parou. Alguns riam, outros se escandalizavam. Aprovações e reprovações. Palmas, urros, vivas, gargalhadas. A multidão aglutinou-se para ver a trepada do casal. A seguir, veio a polícia, que com o respeito devido aos anciãos, cobriu-os e removeu-os – de camburão – à delegacia mais próxima. Ficharam o casal de primários e liberaram-no, para uma vasta fatia da imprensa que o esperava à porta. Entrevistas, participações especiais na TV, convites para revistas e filmes pornográficos...

Atingiram enfim, toda a mídia, de modo inusitado e inovador. Com os cachês, Manoela abriu e fechou sua companhia de dança, falida pelo zelo exacerbado na criação dos filhos:

- Na escola da portuguesa profana? Nem pensar... – mães repetiam.
Joaquim viu dobrar o movimento da padaria, e perdeu a conta de quantas vezes repetiu a história a outrem.

Quando, de abusado, o fato transformou-se em patético, recolheram seus pertences e retornaram à cidade do Porto, para findar suas existências e fincar-se – cada qual a seu tempo – acima do filho morto.

Sobre o Autor

Conrad Rose: Conrad Rose é um escritor paranaense que observa o comportamento humano e brinca com sua paisagem. Atualmente ministra oficinas de criação literária em Santa Teresa, bairro do Rio de Janeiro.

Email: conradrose@hotmail.com

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Anjos que ultrapassam abismos, por Maria Cristina Castilho de Andrade.

Impulso misterioso, por Cadorno Teles.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos