Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

FICOU TUDO IGUAL

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 19/04/2005.

Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, há um estágio para a idade do lobo. E, se você está no clube dos quarentões, já notou como ele é parecido com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso: – Você está com 44. Lembra quando você era jovem, 44 era um velhinho, não era?

– Avô, avô...

– Então. E as mulheres de 44?

– Bisavós, bisavós...

– Não exagera. Avós, também. Aliás, mulher de 40 já estava coroa. Todas de saia no joelho e, se ficasse solteirona era rotulada de “titia”. Iam à igreja. A mãe da gente tinha 40, né? Era uma santa, né? Imagina se fazia os que as de 40 fazem hoje...

– Onde é que você quer chegar?

– É que a nossa geração mudou tudo. Mudou até a velhice. A gente é de uma turma que rompeu com tudo. Esse negócio de censura, circuito universitário, pílula, cultura alternativa, isso fez mudar tudo.

– Prossiga.

– Você está é justificando a nossa velhice.

– Que velhice, cara! Você hoje faz tudo que um cara de 20 faz.

– Mais ou menos, mais ou menos.

– Em nível comportamental...

– Em nível, cara?

– Desculpa, mas comportamentalmente falando, ficou tudo igual. O cara de hoje, com 40, não se comporta mais como um cara de 40 dos anos 60. Nivelou, entendeu?

– Explica melhor.

– As meninas também. As nossas amigas de 40, por exemplo.

– Melhor não citar nomes.

– É que hoje elas fazem coisas que a gente não poderia imaginar que a mãe da gente fizesse com a idade delas. Estão todas aí, inteiraças. Liberadas, está entendendo? Mandando ver. E nós, também.

Estou falando de cabeça. Nivelou tudo. E, pra sorte nossa, nivelou por baixo. Veja a roupa do seu filho. Igual à sua. Antigamente, um cara de 23 se vestia completamente diferente de um cara de 43. Ou você alguma vez viu o seu pai de tênis? (nem de pênis).

– Se a gente então não está velho, vai ficar velho quando?

– Pois é aí que eu quero chegar. Não existe mais a velhice. Até o final de 80, a gente fez tanta zorra que, sem querer, garantimos o nosso futuro sem velhice. Pode escrever aí. Não existe mais velhice.

– Ficamos imortais?

– Quase. Em outros tempos, o sujeito começava a morrer mais cedo. Ficava uns 10, 15 anos morrendo. Agora não, ele vai ficar até os 80, 90. Daí ele fica doente e morre logo. Acabou a agonia. Pensa bem: a gente está com 44. Temos mais uns 30 pela frente. Firmes. É isso, cara: não existe mais a velhice. E fomos nós que detonamos com ela.

– Mas, têm o cabelo branco, as rugas, a barriguinha...

– Mesmo porque os cabelos não ficam mais tão brancos como dos nossos pais. E as rugas, também. Os velhos estão cada vez com menos rugas. E pra barriguinha estão aí as academias. Têm as fórmulas.

- Olha, não existe velhice para a nossa geração. A gente batalhou isso. Agora essa nova geração que vem aí vai envelhecer. Se ela quiser continuar a ser como a gente, vai acabar sendo igual aos nossos pais, como diria o grande Belchior.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Protegendo as Vocações Jurídicas, por Leopoldo Viana Batista Júnior.

Biazulmi, um anti-herói neopicaresco, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos