Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Leopoldo Viana Batista Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Protegendo as Vocações Jurídicas

por Leopoldo Viana Batista Júnior *
publicado em 27/03/2004.

Tenho manifestado opinião contrária à permissibilidade do quinto constitucional. Relembrando, o chamado quinto constitucional é a prerrogativa inserta no art. 94 da atual Carta Magna, que reserva aos membros do ministério público e aos advogados um quinto das vagas existentes nos egrégios tribunais de justiça estaduais e regionais federais, na função de desembargadores.

Penso da mesma forma em relação ao estatuído no art 104 § único inc. II da referida Carta Política, no que se refere aos ministros do colendo superior tribunal de justiça. É que compreendo que a judicatura, e aí excluo o excelso supremo tribunal federal, encontra-se reservada àqueles que, desde suas formações como bacharéis em direito, decidiram-se, de logo, pelo sacerdócio da magistratura, com admissão via concurso público, naturalmente que decorrente das suas aptidões jurídicas, seus pendores e naturais vocações, decerto facilmente perceptíveis.

Dentre outras convicções, mostra-se incompreensível para mim, estimulado que fui por meu caçula e novel estudante de direito, evoluindo idéia antes diferente, que advogados possuidores de significativas bancas e de notório saber jurídico, optem por relegá-las, na grande maioria das vezes para auferir remuneração menor no poder judiciário, em evidente, o que se espera minimamente, demonstração pura de altruísmo.

Todavia, da mesma forma que manifesto este entendimento, também não consigo aceitar a possibilidade contrária. Fico a pensar o que leva um ex-juiz, ou um ex-integrante do MP após suas, financeiramente falando, tranqüilas e vitalícias aposentadorias, especialmente considerando as razões supracitadas - a exemplo das suas naturais e originais propensões estatais -, a retornar às árduas e muitas vezes incompreendidas fileiras da advocacia, quando não em desequilibradas competições com aqueles que por ela optaram e em aparente vantagem psicológica junto aos jurisdicionados, particularmente se considerarmos a perspectiva daqueles mais jovens e corajosos causídicos que escolheram a carreira advocatícia desde suas tenras saídas das universidades.

E não se trata, ressalve-se, de qualquer pretensão rasteira à reserva de mercado ou de garantia de trabalho, muito pelo contrário. Trata-se de confirmar suas opções de vida pública. Trata-se de continuar a dar a cada um - após o curso de suas, não se esqueça, dignas e brilhantes carreiras - aquilo que durante toda uma vida professaram e vaticinaram.

Assim, aos componentes do ministério público, da advocacia e da magistratura, à disposição, continuaria o ensino jurídico, a autoria de livros e teses de direito, a prestação de serviços comunitários gratuitos aos mais necessitados, as mesas altas dos seminários e congressos jurídicos, a orientação aos mais jovens, tão carentes de informações práticas, a participação efetiva nas suas associações de classe e diretoria dos seus órgãos internos, dentre outras, que trariam certamente a satisfação de continuarem a colaborar com o mundo do direito através dos seus alunos, seguidores e admiradores.

Portanto, bem que poderia ser emendada a Constituição Federal no particular, pois matéria não proibida pelo §4º do art 60 deste diploma mor, o que deixaria mais justa a atual discussão nacional quanto à necessidade de quarentena à advocacia, de um lustro aos ex-membros da magistratura.

Por conseqüência, estaria o legislador patrocinando a aplicação da justiça como princípio elementar de direito, reservando-se, em última forma, a magistratura dos tribunais aos juízes, coroando suas carreiras; a fiscalização da lei e demais prerrogativas aos integrantes do ministério público, em missão mais que honrosa; e, aos advogados, a advocacia.

Sobre o Autor

Leopoldo Viana Batista Júnior: Cronista.
Autor do Livro: Estrada de Barro para Ladeira de Pedra.
Advogado da CAIXA em João Pessoa/PB.
Professor Universitário e Ex-Conselheiro Estadual da OAB/PB.


< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Atitude, por Tom Coelho.

Primavera no apê, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos