Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Maria Cristina Castilho de Andrade


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Mais forte que o tempo

por Maria Cristina Castilho de Andrade *
publicado em 27/12/2004.

Eu sou aquela mulher que fez a escalada
da montanha da vida, removendo
pedras e plantando flores.
(Cora Coralina)


Alguns passos apenas e entramos em 2005. Com ele, vem o novo e a repetição. O repetir, apesar de monótono em alguns instantes, não nos assusta. Chega pleno da ilusão de que o dominamos. O cantor e compositor Toquinho é mais realista, escreveu juntamente com Vinícius, Guido Morra e Maurício Fabrício Aquarela: E ali logo em frente/ A esperar pela gente/ O futuro está (...) Nem tem hora de chegar/ Sem pedir licença/ Muda nossa vida depois convida/ A rir ou chorar.

O novo está, como o que se repete, no futuro, porém nos inquieta. Fazemos ninho, ao longo do ano ou de muitos anos, em alguma árvore que parece mais segura. Há aqueles, no entanto, que não encontram um galho sequer e esticam-se nas sarjetas.

Passam a estações, com suas tempestades, e nossas garras insistem em fixar-se nas palhas do abrigo. De repente, faz-se tempo de vôo e com ele chega o medo da altura, do desconhecido, das pedras das montanhas.

Recolho algumas colocações que me despertaram nestes últimos dias do ano. O professor e escritor português Alves Jana comenta, em artigo, sobre os cinco desejos estruturantes: amor, beleza, serenidade, felicidade e eternidade e os cinco desejos também muito poderosos: poder, prazer, riqueza, saber e glória. Os últimos, segundo Jana, matam os primeiros e, facilmente, são responsáveis pela destruição de pessoas e de povos.

Santiago Kovadloff, escritor e filósofo argentino, que em 1993, lançou o livro O Silêncio Primordial, afirma: Vivemos em tempos em que a consciência da vida como espetáculo derrotou a visão da vida como tarefa. (...) O silêncio primordial pode nos ajudar a ouvir a nós mesmos, e não à publicidade. (...) A fraternidade é mais proclamada do que exercida.

Do poema Flores de Adélia Prado, destaco: O Espírito de Deus pairava sobre as águas.../ Sobre o meu, pairam estas flores/ e sou mais forte que o tempo.

Semana passada, em homilia, nosso Bispo Diocesano, Dom Gil Antônio Moreira, comentou que Maria recebera o Espírito Santo e, ao chegar à casa de Isabel, assim que ela ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou plena do Espírito Santo (cf. Lc 1, 39-45). Ou seja, transmitimos para as pessoas o que levamos.

Desejo a vocês, leitores queridos, em 2005: sementes renovadas na cova das pedras, coragem na hora do vôo, renúncia aos desejos poderosos, opção pelo silêncio primordial, flores pairando sobre sua vida! E como desejo maior, que eu e você possamos ser portadores do Espírito de Deus para nossa gente!

Carinho imenso e obrigada por me ler!

Sobre o Autor

Maria Cristina Castilho de Andrade: Cristina Castilho é professora de Português e agente das Pastorais da Mulher e a Carcerária. No trabalho com mulheres prostituídas e presidiários, circulou e circula pelo submundo, conhecendo sua realidade. Seu livro de crônicas conta a história das pessoas com quem se deparou no submundo do mundo. Escreve semanalmente no Jornal da Cidade de Jundiaí; mensalmente no Suplemento Estilo do Jornal de Jundiaí - Regional e, quinzenalmente, no Jornal de Abrantes - Portugal.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Educação Bancária, Pedagogia Libertária e a famosa World Wide Web, por Ademir Pascale Cardoso.

Antonioni não conheceu Antônio, por Márcia Frazão.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos