Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

SAINDO DA ZONA FANTASMA

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 29/02/2004.

Em tudo o que pretende ser arte há uma grande desproporcionalidade entre o que é bom e o que é ruim. Talento, o determinante dessa diferença, essencialmente implica e insere-se num plano de reconhecimento de cultura, um processo seletivo ligado à qualidade. Não que qualidade seja um dos componentes do processo que define quem faz sucesso ou não. Para mim: sucesso, no boom artístico do Brasil, significa manter um bom jogo de interesses e não apenas confirmar a exceção à regra: muito material sem conteúdo e pouca coisa aproveitável. "O contexto Brasil/ malícia/ dor-de-corno/ e vale-tudo é o que está impregnado nas ruas, e nós, que temos um trabalho com uma certa qualidade, somos diretamente afetados pela mediocridade generalizada, o way of life imposto pelos marketeiros de plantão. Pela aversão ao novo, pelo medo do que não se conhece, o público nunca pôde prestar atenção ao que a mídia não veicula, somos jogados numa zona fantasma.

Na Telha

São poucos os donos de bares e danceterias que oferecem espaço para iniciativas de música própria e happenings literários. Não dá grana e não interessa à freguesia. Caso as investidas para tentar estabelecer um público efetivo não derem certo, deve-se pensar na possibilidade de um "sindicato livre", onde empréstimos de equipamentos e ajuda mútua serão constantes. Uma espécie de confraria ou cooperativa artístico-literária. Essa atitude romântica, na tentativa de se criar uma independência musical e literária, reflete-se numa certa boa vontade, com a criação de bares abertos ao alternativo em Presidente Prudente, como o The Hole e o Ninety-Two Degrees, de Curitiba, onde há shows com duas ou três bandas de sexta-feira a domingo. Os primeiros fãs vêm na esteira da dissipação da resistência que há contra os novos, bandas com propostas definidas e dispostas a construir suas próprias escolas e influir "na telha" (reciclando conceitos e valores, um novo olhar radiante para encarar a vida!) dos indivíduos", como diz o Galvão, do lendário Novos Baianos.

Profissionalismo e Iniciativas

Os produtores culturais que criavam só por diversão começam a produzir com maior rigor técnico, estimulados pela possibilidade de terem seus trabalhos apreciados. Indícios sintomáticos de um incipiente profissionalismo surgem a partir daí: agora eles têm onde e como aparecer. A mídia, finalmente, abre os olhos, deparando-se com essa nova movimentação. A uma rádio FM, com um programa que inclui todos os estilos de Rock, do César Crepaldi, onde pede aos grupos que enviem fitas demo ou cd´s para a rádio, para tocá-las, ou convida alguma para o show de aniversário do programa no final de ano. Trabalhando no escuro, alguns artistas agitam Presidente Prudente e arredores, indo até em outros Estados! Dentro de um contexto tido como cultura bovina, fragmentária, que pouco investe na preservação da memória/identidade e sem estratégia, um bando de malacos lança, às próprias custas, seus cd´s em busca de espaço e levantar alguma grana. Lembra das Leis de Incentivo e abatimento no imposto que amarelam nas gavetas do esquecimento? Apesar dos papagaios (que consomem cultura estrangeira nas resenhas de revistas, jornais e TV´s.) estragarem humores, alguns produtores culturais surpreendem pela qualidade e diversidade de gêneros. Com artistas de formação privilegiada, o movimento independente da cidade e arredores, toma ares de concreto e proporciona alguns lances no marasmo cotidiano. É claro que são poucos: uma questão de profissionalismo, talento, marketing cultural e bons contatos.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Mulher-Homem, por Airo Zamoner.

Armagedon humano?, por Leonardo Boff.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos