Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Moacyr Scliar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Brasil na era da culpa

por Moacyr Scliar *
publicado em 01/02/2008.

Façam a seguinte experiência: entrem no Google e digitem a palavra “culpa”. Sabem quantas referências aparecerão? Nada menos do que 31 milhões. Isso mesmo, 31 milhões. Daquelas que eu revisei, a maioria dedica-se a atribuir culpa a alguém: a culpa é dos políticos, a culpa é dos médicos, a culpa é do povo, a culpa é do homem, a culpa é da mulher, a culpa é do técnico Abel Braga. Um curioso achado desta busca: “Culpa” é também um acrônimo norte-americano; corresponde a Columbia Underground Listing of Professor Ability. Trata-se de um site em que os alunos da prestigiosa Universidade de Columbia fazem avaliações de seus professores, não raro associando-os a problemas de ensino. Como se a obsessão brasileira por culpa tivesse contagiando universitários nova-iorquinos...

Obsessão, sim. Culpa, no Brasil, está, e por óbvias razões, na ordem do dia. A culpa dos políticos é objeto de 3 milhões de referências. Quando a Editora Objetiva, do Rio de Janeiro, pediu-me um texto para uma coleção sobre os grandes temas da condição humana, imediatamente ocorreu-me escrever sobre a culpa. É um assunto que diz respeito ao país e é um assunto que diz respeito especificamente à minha geração. Mas é claro que estamos falando de coisas diferentes.

No caso do Brasil, trata-se de encontrar aqueles que estão atrás dos numerosos escândalos. Nesse caso, o termo melhor não é culpa, é responsabilidade. Responsável é aquele que tem de responder por seus atos, inclusive judicialmente. Um processo que demanda investigação, demanda provas, demanda um veredicto. E que, no Brasil, como na América Latina em geral, sempre foi raridade. O dito do século 18, segundo o qual não existe pecado ao sul do Equador, foi transferido para a política e para a administração pública. O resultado foi a impunidade, conseqüência lógica da colonização norteada por uma mentalidade predadora, cujo objetivo era desfrutar de todos os prazeres possíveis, enriquecer e retornar à metrópole. Prisão e castigo, só para os “três pês”: pretos, pobres e prostitutas.

Por outro lado, existe a culpa psicológica, aquela que resulta de sentença proferida por nosso tribunal interior, um tribunal implacável, em que juiz, jurados e testemunhas estão sempre contra nós (e no qual não temos advogado de defesa). Agora: se há um grupo social no qual a culpa é endêmica, esse grupo é a classe média. Os pais se sentem culpados por ser muito permissivos ou, ao contrário, muito castradores; os filhos se sentem culpados por não corresponder à expectativa dos pais. A isso se juntam as culpas geradas pelo trabalho, pela convivência com outros, por uma conjuntura social freqüentemente absurda. Culpa e classe média formam um binômio inseparável.

Juntemos as coisas: o movimento de protesto contra a corrupção é, em grande parte, um movimento da classe média. É como se essas pessoas estivessem dizendo: não somos só nós que devemos nos castigar pelo sentimento de culpa, também devem ser punidos aqueles que são responsáveis pelos escândalos. E isso é importante. A classe média pode não ser a mais numerosa, mas é a caixa de ressonância dos problemas do país. É a classe que mais paga impostos, a classe que menos se tem beneficiado com os avanços econômicos (o protesto dos médicos é um exemplo disso) e é também a classe que manda mensagens indignadas para jornais e revistas. O risco dessa situação é o denuncismo, mas é, convenhamos, um risco muito menor neste momento – um momento em que o país está próximo a uma mudança real. A culpa, como carga psicológica, deve ser elaborada, porque em grande parte resulta de fantasia. Mas a corrupção é real, como o é a responsabilidade por ela. Culpa não, responsabilidade sim: essa equação tornará o Brasil melhor.

Sobre o Autor

Moacyr Scliar: Nasceu em Porto Alegre, em 1937. É formado em medicina, profissão que exerce até hoje. Autor de uma vasta obra que abrange conto, romance, literatura juvenil, crônica e ensaio, recebeu numerosos prêmios, como o Jabuti (1988 e 1993), o APCA (1989) e o Casa de las Americas (1989). Já teve textos traduzidos para doze idiomas. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, a televisão e o teatro.

O centauro no jardim, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a Bíblia e Contos reunidos são alguns dos livros marcantes de sua vasta obra literária, que soma hoje mais de 70 títulos publicados. Entre os recentes, destacam-se o romance Na noite do ventre, o diamante e o juvenil Um menino chamado Moisés, uma reconstituição imaginária da infância do famoso personagem bíblico.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O semi-árido: o mais chuvoso do planeta, por Leonardo Boff.

Obama: a realização do sonho de Luther King, por Leonardo Boff.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos