Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Mercy bocu: adeus Brasil

por Rodrigo Capella *
publicado em 12/01/2008.

Direto de Paris, na França, para o Verdes Trigos

O bom de se fazer viagens internacionais é que, logo ao entrar no avião, se ganha uma infinidade de revistas com ótimo conteúdo ilustrativo. Ah! Como eu gosto disso: virar as páginas desses periódicos e ver belas imagens, principalmente de mulheres loiras e gostosas andando e se mostrando na praia. Isso é tudo de bom. As mulheres foram feitas para serem admiradas e contempladas. De sorriso lindo no rosto, jeito meigo e andar cativante, elas, as mulheres, encantam e desencantam.

Mas, ao entrar na aeronave, eu queria somente brincar, viver um personagem rebelde e desgostoso com revistas. Assim como sempre fazem os ricos, recusei de bate pronto todos os malditos periódicos que me foram oferecidos. Não que eu nadasse na grana - como o tio Patinhas -, mas naquele momento eu queria esbanjar dinheiro, nem que fosse dentro de um avião rumo á cidade da Torre Eiffel.

Essa rebeldia toda durou apenas cinco minutos. O tempo suficiente para eu ir atrás da aeromoça e requisitar um exemplar da RSVP e da Men`s Health, duas publicações que não só folheio, mas gosto de ler com atenção. Na RSVP, encontro uma matéria chamada "É isso aí, bicho!". O texto começa assim: "Em ao menos um aspecto São Paulo é a cara de Paris: aqui, tanto quanto lá, cachorros são reis".

Essas palavras fizeram-me lembrar de Brutus, meu yorkshire brincalhão e sapeca, a quem dediquei o meu livro "Como mimar seu cão" e que, nesse momento, estava do outro lado do Oceano, latindo de saudades. Virei as páginas e encontrei ótimas fotos de esculturas. Aliás, eu adoro esse tipo de arte e, em Paris, teria a oportunidade de visitar o Museu Rodan, do qual tive ótimas referências.

Troquei de revista e na Men`s Health encontrei uma matéria muito chamativa: "Você será careca?". Sim, vou ficar careca, tenho certeza disso! Mas, é engraçado ler dicas que nunca colocaremos em prática, como, por exemplo, "nunca perca a calma". Eu estou calmo! Eu estou calmo!!

Mais adiante, nessa mesma revista, encontrei uma matéria sobre sexo. Ah! Eu adoro sexo. Essas matérias trazem as únicas dicas que realmente colocamos em prática: "diga o que a mulher quer ouvir e a palavra final será sua - na cama". Joguei as duas revistas na poltrona do lado e pedi mais uma, chamada América Economia, repleta de números e de expectativas para 2008.

Logo nos primeiros textos encontrei algo que me interessou: "em abril de 2008, os paraguaios irão novamente às urnas escolher seu novo presidente". Hum... Muito bom... Vão decidir quem será o líder dos vendedores de muamba. Ainda bem que eu estava indo para a França. Lá, pelo menos, a muamba é vendida em Euro e a sacola plástica é substituída por sacolas de pano. É, por isso, que Paris é a capital da moda. No Brasil, São Paulo é rodeada pelo Rio Tietê, na França, Paris é rodeada pelo Rio Sena. Sentiu a diferença?

Lendo mais uma reportagem, deparei-me com um comentário sobre a boneca barbie: "quem compra uma boneca barbie está longe de saber que o plástico e o cabelo provêm de Taiwan e Japão". Que coisa chata. Aliás, a globalização toda é chata. Para o Brasil, só vai a parte ruim da Europa, a parte boa fica.

Finalmente, após ler bastante, o avião aterrisou no Charles de Gaulle Aéroport, bem diferente dos aeroportos brasileiros. A começar pela estrura: você pode alugar uma vaga no estacionamento dando apenas alguns cliques pela Internet, as crianças tem direito a um amplo espaço de lazer e os adultos a uma massagem relaxante. No Brasil tem isso? Eu simplesmente desconheço.Ah! E as crianças têm até um mascote: Gustavo, uma mini Torre Eifell, em forma de desenho. Muito boa idéia!

Inovações a parte, a hora de retirar as malas me assustou bastante. Fiquei parado quase uma hora na frente da esteira e nada acontecia. Ninguém veio dar um aviso, niguém se mexia de lá. Muito tempo depois, as malas vieram e me dirigi até a Alfandega, quando exebi, pela primeira vez, o meu passaporte italiano e fui muito bem recebido em Paris. É claro que se tivesse um tapete vermelho e uma banda tocando música brasileira seria melhor, mas ninguém é perfeito, nem mesmo a Alfandega francesa.

O tempo estava muito frio, frio demais. Com gorro e blusa de lã, caminhei pelas ruas francesas e fiquei admirado: a França realmente inspira! E me inspirará nas próximas semanas.

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A diferença está na cabeça de cada um, por Carol Westphalen.

Herzog: em defesa da desrazão pura, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos