Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Moacyr Scliar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Esporte e democracia

por Moacyr Scliar *
publicado em 16/07/2007.

Até hoje, os EUA lembram o escândalo protagonizado por um famoso comentarista de TV, Demetrios Synodinos, conhecido como Jimmy, "o Grego". Falando sobre o notável desempenho dos negros nos esportes, Jimmy aventurou uma teoria, segundo a qual a origem do sucesso estaria na escravatura e na conformação corporal que gerava. Os donos de escravos teriam estimulado o cruzamento de homens altos com mulheres altas. Conseqüência inesperada: os negros, agora com pernas longas, podiam fugir das plantações. A polêmica custou ao comentarista um emprego que lhe rendia US$ 10 milhões por ano. Ele continuava sustentando que, em realidade, defendera os negros, mas obviamente ninguém acreditava nisso. Vamos supor, por um minuto, que o raciocínio estivesse correto. Sim, os descendentes de escravos seriam mais aptos para o esporte. E daí ? O que teríamos então seria a sociedade autocorrigindo-se desse horror que foi a escravatura. O pódio e a medalha seriam uma justa compensação pelas humilhações sofridas por um sofrido grupo humano.

"O arquiteto judeu Heitor Levy dedicou-se
ao Cristo Redentor com enorme entusiasmo:
o monumento foi, inclusive, confeccionado
no sítio de sua propriedade"


O mesmo acontece com os "Jogos Pan-Americanos". Os atletas que os disputarão são freqüentemente jovens de origem humilde. O esporte lhes dá uma chance, que às vezes não é pequena: pensem em nossa Daiane dos Santos. Mais: as barreiras sociais que cercavam atividades esportivas aos poucos vão caindo. O tênis sempre foi um esporte aristocrático, que exigia quadra, equipamento caro, uniformes; no entanto, a afro-americana Venus Williams acaba de conquistar seu quarto título no torneio de Wimbledon. E o golfe, ainda mais seletivo do que o tênis ? Eldrick "Tiger" Woods, também negro, é um dos golfistas mais valorizados do mundo; antes dos 30 anos, já tinha ganho 13 títulos importantes. Esporte é uma forma importante de consagração pessoal. Nada impede que se transforme também num instrumento de democracia e de justiça social. O "Pan", sem dúvida, dará uma colaboração importante para isto. Falando em tolerância e convivência: na história do Cristo Redentor há um detalhe curioso. O engenheiro-chefe, Heitor da Silva Costa, teve como principal colaborador um outro Heitor, o arquiteto Heitor Levy (1876-1950). Nascido na Itália, Levy, que era de origem judaica, dedicou-se à obra com enorme entusiasmo: o monumento foi, inclusive, confeccionado no sítio de sua propriedade. E ele fez colocar, no peito da estátua, uma garrafa contendo um manuscrito com o nome de seus ascendentes e descendentes, garrafa esta que até hoje está lá. Um legítimo trabalho ecumênico, portanto, que valoriza o triunfo brasileiro. (Publicado no Zero Hora)

[nota] => Parabéns e honras ao 1° medalha de ouro destes jogos: o lutador de taekwondo, Diogo Silva (foto); o paulista disputou final com Peter Lopez, do Peru

Sobre o Autor

Moacyr Scliar: Nasceu em Porto Alegre, em 1937. É formado em medicina, profissão que exerce até hoje. Autor de uma vasta obra que abrange conto, romance, literatura juvenil, crônica e ensaio, recebeu numerosos prêmios, como o Jabuti (1988 e 1993), o APCA (1989) e o Casa de las Americas (1989). Já teve textos traduzidos para doze idiomas. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, a televisão e o teatro.

O centauro no jardim, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a Bíblia e Contos reunidos são alguns dos livros marcantes de sua vasta obra literária, que soma hoje mais de 70 títulos publicados. Entre os recentes, destacam-se o romance Na noite do ventre, o diamante e o juvenil Um menino chamado Moisés, uma reconstituição imaginária da infância do famoso personagem bíblico.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Plutão, um ex-planeta, por Terezinha Pereira.

O futuro da mídia, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos