Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Além de navegar

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 11/03/2007.

Gorki afirmou: “O desejo de exprimir, em belas formas, sensações, sentimentos, idéias é próprio de todo ser humano”. O escritor russo não contou nada de novo, apenas fez um registro de algo inerente ao comportamento do homem.

As formas de manifestação são numerosas, não apenas pelas palavras. Desde o tambor em tribos antiquíssimas, da dança, se foi avançando para que os bípedes implumes se comunicassem por algum meio. Champolion descobriu caracteres milenares de povos que não mais existem e nada podem contar senão pelo que deixaram gravado. Gutenberg abriu novas perspectivas para a transmissão da palavra impressa, com tipos que ganharam em velocidade e qualidade. De então a hoje, uma evolução, que se diria fantástica.

Os livros aproximam os homens. Graças a eles, chegou-se ao estágio de conhecimento de que se desfruta. Diante desses fatos e considerando que o bom é desejável e deve ser a todos distribuído, é que o professor Aníbal Albuquerque criou, no Sul de Minas, a Editora Alba, que presta significativos serviços à região e, por extensão, a todas as pessoas.

Tem um invejável currículo e extensa bibliografia. Integrante do magistério superior, escritor, busca congregar em torno de suas idéias e teses a população sul mineira, que já goza de largo prestígio no campo das letras e das artes. Daí, o êxito de sua antologia “Modernos Contos Literários”, de que já há quatro edições, reunindo autores de várias estados.

Na mais recente, acolhem-se criações de Adelgício de Paula, Ângela Togeiro, Cristiano José de Oliveira, Cléo Reis, Elme Amaral, Émerson Teixeira Cardoso, Fátima Queiroz, Glauber Vieira, Ivonildo Calheira, J.J. Oliveira Gonçalves, J. M. do Lago Leal, Johnny Guimarães, Luiz Machado Stabile, Maria Bicalho Parreiras Randt, Maria do Carmo Tafuri Paniago, Marly Elói Martinato Gomes, Oswaldo Francisco Martins, Relva do Egypto Resende Silveira, Ronaldo Cagiano, Rosana Fleury, Sílvia de Cássia dos Santos Paulo, Sônia Moura, Tereza Carnasciali, Toni Ramos Gonçalves e Yara Vidal Fonseca.

Os contos de antologia focalizam assuntos e problemas urbanos e domésticos, em sua predominância. São composições curtas talvez as que mais interessem e despertem atenção dos leitores, presentemente. Gênero antigo, possivelmente se prestem com mais conformidade aos tempos ágeis que vivemos. Lembrando Kayser, “nas mãos de um contista todas as formas simples se podem converter em contos”.

Estou seguro de que o conto brasileiro tem presentemente uma fase fecunda. A coletânea publicada em Varginha dá, por outro lado, a certeza da existência de um pólo influente na divulgação do que se faz em Minas Gerais em termos de literatura. Nem só nas capitais se divulga o que é bom, assim como não só nas duas maiores cidades brasileiras se edita o mais precioso. O Brasil está cansado de saber, embora notória a predominância de São Paulo e Rio de Janeiro, por circunstâncias perfeitamente sabidas e compreendidas.

No volume da Alba, autores novos, autores já conhecidos e autores que já gozam de prestígio em suas respectivas regiões (disse que os contistas são de diversos estados), entre os quais o próprio Aníbal Albuquerque, que comparece com “Um anjo no inferno”.

Não se ignorará a presença de Ronaldo Cagiano, um dos primorosos e fecundos ficcionistas brasileiros de hoje, sofrendo o ranço de não ser carioca ou paulista. Mineiro de Cataguases, herdou virtudes daqueles que, na Revista Verde, marcaram época no cenário das letras brasileiras. Chegaram à frente de muitos que apareceriam para colher os louros que outros mereciam.

Não importa. Fundamental é que o Sul de Minas demonstra, mais uma vez, sua atuação na produção literária brasileira.

Eis a questão.

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


PRESIDENTE! O SONHO ACABOU..., por Airo Zamoner.

Lições de mestre Steiner, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos