Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Ambiente de Bush

por Efraim Rodrigues *
publicado em 10/03/2007.

Apesar do título, este não é mais um texto falando sobre como o mundo estaria melhor se Bush não mandasse nele. De fato estaria, mas há pouco que eu ou você possamos fazer por isto - esta coluna tem baixíssima circulação no Oriente Médio.

Pense sobre o ambiente de Bush, dele mesmo. Todos sonhamos com poder. Imagine que seja o quer que você faça, que amanhã você terá uma idéia brilhante, que o tornará rico. Você agora não leva o lixo para fora, não rega as plantas e não dirige mais seu carro. Você só faz coisas importantes. Gostou ?

"There is no free lunch in this country", como dizem na terra de Bush, e é válido no resto do planeta também. Seus filhos não podem brincar na rua, seu carro tem que ter vidros escuros, você terá medo de qualquer um que se aproxime de você que não esteja vestido como o dono de um banco (e os ladrões já perceberam isto também). Muitas de suas relações pessoais estarão confundidas com dinheiro, e/ou poder.

Chegando a uma cidade, você estará severamente limitado no que pode ver e fazer, por questões de segurança. Sua casa terá portões eletrônicos, cerca elétrica e guarda. Enfim, uma mini penitenciária. Como em todo isolamento, os submetidos gozam de certo desconforto, certa perturbação mental.

Os séculos de alienação daqueles que têm dinheiro e/ou estudo afinal cobrou seu preço. Criamos uma situação invertida, onde quem tem mais dinheiro vive em um ambiente pior. Até pintado, com graminha no chão e algumas árvores. De resto, fechado e limitado como qualquer outra penitenciária. Isto talvez até explique parte de nossa estagnação econômica. Aqui, o prêmio para o sucesso, é viver como o presidente dos Estados Unidos.

É claro que cada qual caminha na realidade que cria, como diz minha sobrinha. Nem todos presidentes americanos precisam da mesma segurança. Clinton precisou de 50 seguranças. Bush está usando 4000. A postura de cada um pode influenciar grandemente, tanto para melhor quanto para pior. A mesma idéia que funciona entre pessoas, funciona também entre nós e outras espécies. Usamos nosso poder para nos afastar das outras espécies que vivem em nosso planeta. Em muitos casos, levando-as à extinção. Neste caso, o resultado é bem mais grave que o desconforto do isolamento.

Preste bastante atenção às manifestações FORA BUSH na Av. Paulista. No subconsciente daqueles estudantes não está somente o presidente dos Estados Unidos.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Escola, hora da escolha, por Gabriel Perissé.

Rachel Jardim e a herança dos mortos: um bordado a retomar, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos