Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS .::. Verdes Trigos Cultural .::.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Escritor de Poços participa de antologia nacional ao lado de grandes nomes da literatura brasileira

por .::. Verdes Trigos Cultural .::. *
publicado em 10/02/2007.

Chico Lopes, 55 anos, residente em Poços de Caldas desde 1992, tendo já publicado dois livros de contos pelo Instituto Moreira Salles/S.Paulo ("Nó de sombras" - 2000, e "Dobras da noite" - 2004), está entre grandes nomes da literatura brasileira na nova
antologia, "Cenas da favela", que está sendo lançada nas livrarias em parceria Geração Editorial/Ediouro.

Chico vem realizando, bem à mineira, com a tranqüilidade proporcionada por Poços de Caldas, uma obra que começa a chamar a atenção da crítica e dos leitores mais refinados da literatura brasileira, tendo merecido muitos elogios e referências da crítica por seus livros "Nó de sombras" e "Dobras da noite" (destaques em publicação como "Rascunho", "Jornal do Brasil", "Vogue Brasil" e jornais de todo o país). Desenvolvendo também um trabalho como tradutor, foi contratado pela Ediouro para a realização de várias traduções, que deverão sair brevemente.

Em "Cenas da favela", antologia organizada por Nelson de Oliveira, ele está ao lado de nomes como Rubem Fonseca, Lígia Fagundes Telles, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Carlos Drummond de Andrade e outros, entre representantes de gerações literárias mais recuadas e mais recentes. Chico foi convidado por Nelson de Oliveira, que escreveu o prefácio de seu livro "Dobras da noite", para essa participação, e entrou com o conto "Debaixo de praga".

Ele diz que a favela não é um mundo estranho a ele. "Nelson não queria um livro folclórico sobre favela, ele queria era mostrar faces diversificadas, não estereotipadas, na vida da periferia. E eu conheço bem esse modo de vida, que hoje em dia não é apenas um fenômeno brasileiro, mas planetário.Trata-se de uma visão que parte da periferia para o centro, e não poderia deixar de ser crítica, já que, no novo mundo super-urbanizado e globalizado, a periferia congrega os elementos críticos e explosivos que contestam o chamado Sistema nem por ideologia, mas por fatalidade e questões de sobrevivência: o Estado ausente, a Saúde e a Educação precárias, e todos os males que conhecemos...Dentro desse mundo é que se move o homem contemporâneo dotado de antenas mais agudas. Os ricos nada sabem do mundo real, isolados como vivem."

Sobre seu conto, "Debaixo de praga", diz: "É a história de um jovem com fama de violento, cuja máxima violência, na verdade, é comer gatos, e trabalhar em assaltos e outras pequenas atividades ilícitas. Trafegando entre favela e cidade, apelidado Mausoléu, ele se envolverá num assalto, pensando em dar presentes para uma tia favelada. Mas a dona de um gato comido por ele lhe rogou uma praga. E daí decorrerá o conflito todo."

Chico Lopes
é programador e apresentador de filmes no Cinevideoclube do Instituto Moreira Salles - Casa da Cultura de Poços de Caldas.
O livro "Cenas da favela" chega a todas as livrarias do país, e marca um momento importante na carreira do autor. Ele tem vários livros inéditos para lançar em 2007 ou 2008.

Saiba mais sobre Chico Lopes.

Crônicas e Resenhas de CHICO LOPES


Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A vida por aqui, na praça Roosevelt, por Ivam Cabral.

Veste Prada, mas sabe o que faz, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos