Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Os sempre excluídos

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 09/02/2007.

Já escrevi, alguma vez, sobre Coélet, ou seja, o livro bíblico do Eclesiastes, escrito em meados do século III antes de Cristo, tempo em que a Palestina era dominada pelo Império dos Ptolomeus, do Egito. É algo que se deve ler presentemente, para se comparar com a época em que vivemos.

Uma síntese está na própria contracapa do volume editado entre nós pela Paulus. Nele se descreve a dura realidade da absoluta maioria do povo esmagado pelos tributos devidos ao império, aos poderosos e aos a ele aliados ou subservientes, enquanto a maioria permanecia explorada pelos comerciantes estrangeiros, sem qualquer possibilidade de recuperar os seus direitos.

Assim se vê que, desde priscas e remotas eras, o homem foi espoliado, ofendido, humilhado, não se tendo evoluído suficientemente nestes mais de dois mil anos.
Lê-se, em 4,1-6: “Examinei, também, todas as explorações que se cometem debaixo do sol. Aí está a aflição dos explorados, e não há quem se solidarize com eles - ninguém se solidariza com eles, porque o poder está do lado dos exploradores”.

Nada tão claro. No Egito e na Palestina, escreve Ivo Storniolo, os poderosos da classe dirigente exploravam tanto os camponeses quanto os artesãos das aldeias. “Eles praticamente tinham o povo e o trabalho do povo na mão, e isso de duas formas: ou explorando diretamente, através do trabalho reduzido à escravidão, ou indiretamente, através do monopólio econômico, que também é detido por eles”.

Doloroso, ou revoltante, é que o pobre continuou mais do que pobre, porque excluído - a palavra pegou, entre nós - espezinhado, como um animal de categoria inferior. No Egito, no tempo de Nehemias, o povo que trabalhava clamava e reclamava: “Levantou-se uma grande queixa entre os homens do povo e suas mulheres contra seus irmãos, os judeus (não o povo, mas a classe detentora de meios de produção)”. Uns diziam: “Temos de empenhar nossos campos, vinhas e casas para recebermos trigo durante a penúria”.

Outros diziam: “Tivemos de tomar dinheiro emprestado, penhorando nossos campos e vinhas, para pagarmos o tributo do rei; ora, temos a mesma carne que nossos irmãos e nossos filhos são como os deles; no entanto, temos de entregar à escravidão nossos filhos e filhas; e há entre nossas filhas algumas que já são escravas! Não podemos fazer nada, porque nossos campos e nossas vinhas já pertencem a outros”.

“Trabalho e Felicidade: O livro do Eclesiastes”, de Ivo Stoniolo, ajuda a entender o tempo que a narrativa abrange, contribui para compreender a evolução do homem e dos costumes através das eras. Auxilia no conhecimento e na interpretação do que foi outrora o homem e no que presentemente é.
Stoniolo classifica o “Eclesiastes” como um livro sapiencial, um dos gêneros da literatura de Israel, ao lado do gênero histórico, legislativo, profético, poético e ficcional, todos presentes no Antigo Testamento.

O autor se sente no dever de fazer distinções:

A sabedoria constitui uma forma de conhecimento que há de ser entendida em sua peculiaridade, já que não pode nem deve ser confundida com qualquer outra forma de conhecimento. É diferente de erudição. Esta é um acúmulo de conhecimentos, em geral conseguido com auxílio de cursos, leituras, informações de diversos tipos.
Sabedoria diz respeito a um discernimento ou percepção profunda, só adquirida através da digestão, lenta ou rápida, da experiência da vida. Assim, o erudito pode não ser sábio, assim como o sábio pode não ser erudito.

Não é suficiente viver. É indispensável digerir o que se vive, remexer e esmiuçar o que se viveu, buscando o significado ou sentido das próprias experiências, entender que certas coisas, boas em si, não dão certo e o contrário também: por que certas coisas, apesar de julgadas boas, acabaram não dando certo?

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Yara Camillo lança segundo livro de contos em vitrine que inclui novas imagens e poesia, por Chico Lopes.

A descodificação do olhar antuniano, por Fernanda Massebeuf.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos