RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

23 de março de 2007

Moacyr Scliar completa 70 anos


Mazal Tov, Moacyr Scliar.
Saúde, sucesso, sorte e vida longa, é o que lhe desejamos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/23/2007 09:53:00 PM | | | Voltar


Moacyr Scliar lança livro durante a 8ª Bienal do Livro da Bahia

O autor gaúcho Moacyr Scliar escolheu a 8ª Bienal do Livro da Bahia para lançar seu mais recente livro "O texto, ou: a vida", da editora Bertrand Brasil. De 13 a 22 de abril, das 10h às 22h, o escritor, que é membro da Academia Brasileira de Letras, irá autografar a obra no Centro de Convenções, local onde acontece o maior evento literário da Bahia. O livro é uma antologia de textos de Scliar, que são acompanhados por relatos autobiográficos. Ou seja, o próprio autor vai contando a história desses textos, em tom de curiosidade e reflexão. Alguns desses textos, inclusive, já foram adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio, e traduzidos para mais de 20 países.

Moacyr Scliar é autor de 74 livros em vários gêneros, como ficção, ensaio, crônica e literatura juvenil. Atualmente, ele é colunista dos jornais Zero Hora, Folha de São Paulo e Correio Brasiliense, além de colaborar com vários órgãos da imprensa no país e no exterior. A Companhia das Letras publicou diversos livros de sua autoria, sendo que os principais são: "Sonhos Tropicais", "A mulher que escreveu a Bíblia", "Os Leopardos de Kafka", "Saturno nos Trópicos" e "O Centauro no Jardim". Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Canadá e Israel são alguns dos países onde Moacyr Scliar alcançou grande repercussão crítica.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/23/2007 09:49:00 PM | | | Voltar


Contexto comemora 20 anos

PublishNews - 22/3/2007
Sede própria, novo logotipo e site, e um crescimento de 100% nos últimos cinco anos. Essas são apenas algumas das conquistas comemoradas no 20° aniversário da Editora Contexto, que surgiu no fundo de quintal da casa do historiador Jaime Pinsky em fevereiro de 1987. Pequenos livros na área de humanas e obras infanto-juvenis marcaram o começo da Editora, contado no livro O Brasil no contexto (Contexto, 256 pp., R$ 33), com organização de Jaime Pinsky. O aniversário da editora será comemorado com um coquetel de lançamento do livro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 - São Paulo) no dia 27/03, às 18h30. Além disso, no dia 10/4 será iniciado um ciclo de debates sobre os "20 Anos de Brasil (1987-2007)", um olhar histórico e jornalístico, com Jaime Pinsky e João Batista Natali, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos , às 19h, (Avenida das Nações Unidas, 4777 - São Paulo).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/23/2007 09:32:00 PM | | | Voltar


Ediouro ganha leilão de "O Segredo"

PublishNews - 23/3/2007 - por André de Lima
Ao longo das últimas semanas, um leilão era o grande assunto dos corredores de algumas das principais editoras brasileiras. O livro almejado pelos participantes da concorrência era o best-seller The Secret, da australiana Rhonda Byrne. A obra está em primeiro lugar na lista de auto-ajuda do The New York Times e já teve 3,7 milhões de exemplares distribuídos nos EUA. A editora, a Atria Books, da Simon & Schuster, já encomendou uma reimpressão de 2 milhões de exemplares para reabastecer as livrarias norte-americanas. O livro é baseado no documentário “The Secret”, dirigido pela própria Rhonda Byrne, que já vendeu 4 milhões de cópias de DVD nos EUA e que estréia em circuito digital de cinemas brasileiros na semana que vem. Livro e documentário abordam um segredo especial que poderia mudar radicalmente a vida daqueles que o descobrirem. O texto procura ensinar o leitor a usar “o segredo” em todos os aspectos de suas vida. O leilão foi ganho pela Ediouro, que não divulga o valor final que será pago como adiantamento. Mas sabe-se que foi um valor considerável para os padrões tupiniquins. Rocco e Sextante também participaram do leilão. A Ediouro já está traduzindo o livro e pretende lançá-lo até junho.

[nota] "O Segredo" já deu certo para a Ediouro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/23/2007 09:24:00 PM | | | Voltar

·······

21 de março de 2007

São Paulo recebe “ESTILHAÇOS NO LAGO DE PÚRPURA”

WILMAR SILVA COM 20 ANOS DE POESIA LANÇA SEU LIVRO EM SÃO PAULO COM PARTICIPAÇÃO DE POETAS E ARTISTAS

O poeta, performer, editor, curador do projeto Terças Poéticas e artista Wilmar Silva comemora 20 anos de poesia e lança dia 28 de março de 2007, quarta-feira, a partir das 20h, na Casa das Rosas, Av. Paulista - 37, São Paulo, SP o livro Estilhaços no Lago de Púrpura (poesia, anomelivros, Belo Horizonte, MG, 88 páginas, 2006, R$ 25), com a leitura pública Vozes aos Estilhaços no Lago de Púrpura e contará com a participação dos compositores Reynaldo Bessa e Luhli, os poetas Carlos Savasini e Eduardo Lacerda, os jornalistas Toninho Spessoto e Fabian Chacur, entre outros 14 convidados.

Lançamento do Livro: "Estilhaços no Lago de Púrpura" do poeta Wilmar Silva
Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 - Paraíso - São Paulo- SP - Fone: (11) 3285-6986
Horário: 20 horas
Mais informações: Marília - 11 8106-6737

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2007 11:49:00 PM | | | Voltar


A Praga, por Rubem Alves

Permitir o divórcio equivale a dizer: o sacramento é uma balela.
Donde, a Igreja Católica é uma balela...


"...O papa está certo. O segundo casamento é uma praga. Eu, como já disse, acho que todos são uma praga, por não ser da ordem paradisíaca, mas da maldição. O símbolo dessa maldição está na palavra "conjugal": do latim, "com"= junto e "jugus"= canga. Canga, aquela peça pesada de madeira que une dois bois. Eles não querem estar juntos. Mas a canga os obriga, sob pena do ferrão...Por que o segundo casamento é uma praga? Porque, para havê-lo, é preciso que o primeiro seja anulado pelo divórcio. Mas, se a igreja admitir a anulação do primeiro casamento, terá de admitir também que o sacramento que o realizou não é aquilo que ela afirma ser: um ato realizado pelo próprio Deus. Permitir o divórcio equivale a dizer: o sacramento é uma balela. Donde, a igreja é uma balela... Com o divórcio ela seria rebaixada do seu lugar infalível e passaria a ser apenas uma instituição falível entre outras. A igreja não admite o divórcio não é por amor à família. É para manter-se divina...

A igreja, sábia, tratou de livrar seus funcionários da maldição do amor. Proibiu-os de se casarem. Livres da maldição do casamento, os sacerdotes têm a suprema felicidade de noites de solidão, sem conversas, sem abraços e nem beijos. Estão livres da praga..."

Folha de S.Paulo - 20 de março de 2007

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2007 10:03:00 PM | | | Voltar


São Paulo: um Estado de Leitores renova parceria com Fundação VW

Secretaria de Estado da Cultura - 19/3/2007 - por Marina Consiglio
São Paulo: um Estado de Leitores é o programa de incentivo à leitura do governo estadual. Dentre suas ações, destacam-se a "Rua do Livro", "Corredor Literário", o concurso literário "Histórias de meu bairro, Histórias de meu município", dentre outras. Em 2005 o programa ganhou reforço da Fundação Volkswagen. A união permitiu que o programa ampliasse seu quadro de ações com a implantação do curso de capacitação de multiplicadores de leitura "Entre na Roda" e o fórum "Escritores e Seus Leitores". Esta parceria, que tem duração de dois anos, foi renovada na última sexta-feira (1603), em evento realizado no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, pelo secretário João Sayad. Na mesma ocasião, 80 alunos da primeira turma do "Entre na Roda" receberam seu diploma. Este ano, o curso amplia sua estrutura, abrigando três classes de 40 alunos. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2007 12:46:00 AM | | | Voltar


IMAGINARIO DA FLORESTA, o livro de Vera do Val

Vera do Val reúne neste volume histórias contadas ao anoitecer nas ribeirinhas que mostram a beleza e a dignidade do rio Negro, a torrente do Solimões, a imponência do Tapajós, a elegância do Purus e o heroísmo de Ajuricaba. Algumas das lendas são de origem desconhecida, como a da criação dos rios e a da noite, outras foram contadas por grupos indígenas que se espalham pela região amazônica e lutam na defesa de suas tradições.

Link no site: http://www.martinsfonteseditora.com.br/detalhes.asp?id=550474

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2007 12:41:00 AM | | | Voltar


"Canção sem fim", novo disco de Flavio Venturini

O título do novo disco de Flavio Venturini, "Canção sem fim" (lançado por seu selo Trilhos.Arte) define com propriedade a busca maior de um compositor dedicado a trilhar harmonias esmeradas, à espreita da melodia precisa. Há um ano, Flavio voltou a morar em Belo Horizonte, a cidade natal que trocara pelo Rio de Janeiro durante quase três décadas. Flavio Venturini está de volta às origens e isso, inevitavelmente, se reflete em sua música.

O mar de montanhas de Minas, elemento indispensável no caminho de Flavio surge no poema de Murilo Antunes para a balada “Retiro da Pedra”, composta assim que Flavio regressou a BH depois de longos verões no Rio.

Canção sem fim” é o segundo CD de inéditas de Flavio pela Trilhos.Arte (via Distribuidora Independente), inaugurada com “Por que não tínhamos bicicleta”, de 2004. Como resume a faixa-título, Flavio Venturini só tem boa razão para cantar o amor sem fim.

Clique e ouça "Retiro da Pedra"

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2007 12:26:00 AM | | | Voltar

·······

20 de março de 2007

ALGUEM PARA CORRER COMIGO, de David Grossman

Nome consagrado da literatura israelense contemporânea, Grossman – conhecido no Brasil por Ver: Amor – apresenta nesse romance um ângulo inusitado de Jerusalém. A cidade sagrada de judeus, cristãos e muçulmanos é vista do seu submundo, no qual se abrigam jovens drogados e moradores de rua. Assaf, um rapaz de 16 anos que nas férias trabalha para a prefeitura de Jerusalém, é encarregado de encontrar o dono de um cachorro. Depois de muita correria atrás do animal fujão, Assaf acaba se juntando a Tamar, uma menina que busca libertar seu irmão de uma organização criminosa que escraviza artistas de rua.

Assaf é um garoto de dezesseis anos que gosta de futebol, fotografia e de passar as horas livres no computador. Durante as férias, arrumou um emprego temporário na prefeitura de Jerusalém. Ele não sabe, mas sua vida logo vai ser atingida por um turbilhão. A garota Tamar tem a mesma idade de Assaf e um plano audacioso e urgente - ela precisa libertar seu irmão Shai de uma organização clandestina que escraviza jovens artistas e os prende num albergue sinistro, onde músicos, malabaristas, cuspidores de fogo, contorcionistas e cantores são abastecidos com heroína e outras drogas. Tudo começa quando Assaf sai numa corrida desenfreada pelas ruas de Jerusalém atrás de um cachorro. Sua tarefa - encontrar o dono do animal. Tamar, por sua vez, passa a viver nas ruas, como cantora. Ela também está empenhada numa missão, e o acaso reservou um encontro secreto entre eles. Para escrever o livro, David Grossman empreendeu uma pesquisa minuciosa e entrevistou inúmeros jovens que vivem nas ruas de Jerusalém. 'Alguém para correr comigo' é um romance que combina elementos que vão do realismo a um tratamento fabular inventivo. A narrativa segue num jogo de revelação e suspense até as últimas páginas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2007 01:26:00 AM | | | Voltar


Lançamento: BRASIL NO CONTEXTO - 1987- 2007, de Jaime Pinsky, dia 27/03 em São Paulo.

Autógrafos
Terça-feira, 27 de março às 18:30
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP - Loja 151

Este livro comemorativo dos vinte anos da Editora Contexto traça um panorama do Brasil. A escolha do período - de 1987 até hoje -, que coincide com o tempo de existência da Contexto, não foi acidental. Vinte anos dão perspectiva suficiente para uma análise do que vem acontecendo com o país. Será que os sonhos daqueles que vêm lutando pela democracia, pelo voto universal, por uma sociedade mais justa, pelo acesso de todos a uma educação pública de qualidade, pelo direito universal à cultura, a um atendimento médico decente, a um prato de comida balanceada, será que esses sonhos foram, estão sendo ou têm perspectivas de se realizarem? Para responder a essas questões, a editora reuniu um time de primeira, um conjunto de autores que se dispuseram a escrever um balanço em suas especialidades. Jornalistas, sociólogos, historiadores, educadores e leitores em geral encontrarão nesta obra uma ferramenta bem-vinda para repensar o Brasil.

PINSKY, JAIME
Historiador, doutor e livre-docente pela Universidade de São Paulo – USP e professor titular da Unicamp. Escreveu ou coordenou mais de vinte livros, entre os quais 'História da cidadania', 'Práticas da cidadania', '12 faces do preconceito', 'Escravidão no Brasil', 'Cidadania e educação', 'As primeiras civilizações' e 'Faces do fanatismo', todos da Editora Contexto. Colunista do Correio Braziliense, tem escrito também em vários outros jornais e revistas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2007 12:57:00 AM | | | Voltar


Olhos de Cadela, livro de estréia de Ana Mariano

A metáfora corresponde a uma vertente da fanopéia (a projeção de uma imagem visual sobre a mente). E esse verdadeiro fotograma ou frame verbal, em muitos casos constitui o insumo fundamental para a construção do poema. No que respeita aos poemas do livro de estréia de Ana Mariano, Olhos de Cadela (L&PM, 2006), não há como escapar à constatação de que uma pulsão de cinema em versos está em jogo no seu embate com a linguagem. Mas, a metáfora da poeta não é bem a projeção de uma imagem visual sobre a mente. Parece-me que no caso de Ana Mariano, seu complexo imagístico antes se projeta na carne, ou melhor, transforma num combusto o corpo desejante e desejável do leitor abandonado ao contato sigiloso com o corpo do texto. >>>>>> Leia mais

Olhos de Cadela, livro de estréia de Ana Mariano

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2007 12:43:00 AM | | | Voltar


Lançamento: Encontro com a Infância, da Urda Klueger, em Blumenau/SP, dia 21/03

Editora Hemisfério Sul convida-nos para uma agradável noite de convivência no lançamento do 17º livro da escritora Urda Alice Klueger, intitulado “Encontro com a Infância”, uma coletânea de crônicas memorialistas que enfocam, sobretudo, o tempo em que a autora foi criança e adolescente, numa Blumenau de outros tempos.

O evento se dará conforme abaixo:
- Quando: no dia 21 de março de 2007, quarta-feira
- A que horas: a partir das 20:00 horas
- Onde: no Bar e Restaurante Farol, situado à Praça do Estudante, no final da Rua Antônio da Veiga (Rua da FURB), em Blumenau – SC.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2007 12:05:00 AM | | | Voltar

·······

19 de março de 2007

“Viagem dos escritores brasileiros a Israel” no Programa da Hebe, hoje, no SBT

Hoje (dia 19 de março), às 22h, no “Programa da Hebe” (SBT), a apresentadora vai entrevistar os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Pedro Bandeira, que vão contar sobre a recente “Viagem dos escritores brasileiros a Israel”, promovida pela Conib e pela Embaixada de Israel.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/19/2007 11:18:00 PM | | | Voltar


Moacyr Scliar profere palestra no Rio de Janeiro

A convite do Centro Cultural Mordechai Anilevitch, o escritor Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras, vai proferir palestra na sexta-feira (dia 23 de março), às 20h, na sede do Hashomer Hatzair. Considerado um dos maiores expoentes da literatura nacional, o gaúcho Moacyr Scliar é autor de mais de 60 livros, editados em diversos países; abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil e o ensaio, pelos quais recebeu inúmeros prêmios literários. Sua obra é marcada pelo flerte com o imaginário fantástico e pela investigação da tradição judaica.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/19/2007 11:14:00 PM | | | Voltar


Lançamento: MANIA DE BELEZA,

MANIA DE BELEZA
Thomas Dourado

--------------------------------------------------------------------------------
Como se transformar numa mulher bonita, interessante, e causar sempre uma boa impressão? Como harmonizar sua aparência com seu interior, aprimorando seus conhecimentos? Será que a beleza é apenas uma condição física, visual? Diferente de tudo o que já foi escrito sobre o assunto, é peça fundamental para mulher na busca do sucesso em todas as áreas.


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/19/2007 11:09:00 PM | | | Voltar


Anti-semitismo

Jornal do Brasil - 17/3/2007 - por Álvaro Costa e Silva
Raquel Stivelman, colaboradora das páginas de Opinião do JB, lança terça (20/03), a partir das 19h30, na Travessa Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - Rio de Janeiro), o livro O ódio entre os homens, em que discute, segundo o Informe Idéias, o anti-semitismo.

Entrevista - Raquel Stivelman lança livro com estudo sobre o antisemitismo

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/19/2007 10:53:00 PM | | | Voltar


Como começar...

Folha de S. Paulo - 18/3/2007
Não há receita exata. A resposta depende de gosto, tempo, humor, força de vonta de, nível de preguiça. Também não há "o" momento certo. Pode ser quando a idade chega, a necessidade grita ou o calo aperta. A Revista da Folha convidou Manuel da Costa Pinto para escrever sobre: como montar uma biblioteca. "A decisão de montar um acervo nada tem que ver com formação intelectual. Há leituras que são obrigações cívicas. Na literatura brasileira, Gregório de Matos, os árcades (como Tomás Antonio Gonzaga e Claudio Manuel da Costa), os românticos (Gonçalves Dias, Castro Alves, Álvares de Azevedo, José de Alencar), Machado de Assis, os modernistas (Mário e Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Drummond), Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Clarice Lispector", sugeriu da Costa Pinto na edição de domingo. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/19/2007 09:31:00 PM | | | Voltar

·······