RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

21 de outubro de 2006

Presidente Prudente festeja Semana do Livro

Centro Integrado e Unesp realizam eventos para incentivar a leitura; atividades como oficinas culturais estão programadas

Do dia 23 a 28 de outubro, o Centro Integrado de Informação Doutor Pedro Furquim e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) de Presidente Prudente comemorarão a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A programação, aberta a toda população, reúne oficinas, exposições, peças teatrais, contação de histórias e doação de livros.
No Centro Integrado, a semana começa às 9h, do dia 23, com contação de histórias feita por Ruth de Campos Santos. No mesmo dia, às 14h e 16h30, haverá um “bate papo” com a escritora Rosana Toffoli, que será repetido na quarta-feira, às 8h30 e 16h30.

Vanalli ressalta que o objetivo com as atividades é mostrar que a biblioteca não é um espaço somente de armazenamento de livros, mas um local dinâmico, vivo, e de interação e produção cultural. “A biblioteca não é estática, é um organismo vivo, por isso estamos proporcionando aos alunos e visitantes diferentes manifestações artísticas”, afirma a bibliotecária.

Ela analisa que o hábito da leitura no Brasil é muito raro. Por isso, as bibliotecas devem promover eventos que incentivem esta prática. Vanalli acrescenta que quem lê se comunica melhor, desenvolve a análise crítica sobre a sociedade e, assim, pode exercer a cidadania. Os interessados em participar da exibição de filmes ou da mesa redonda devem agendar a participação, através do telefone de contato (18) 3229-5388.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 07:21:00 PM | | | Voltar


BlogBlogs.Com.Br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 06:21:00 PM | | | Voltar


Compre NEVE

'Neve' conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca sob o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar. Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Nada menos apropriado para um escritor cujos desejos são apenas registrar as poesias que lhe escapam há anos, mas que agora passam a fluir com extrema naturalidade, e se casar com Ìpek, antiga colega de escola. Mas o turbilhão provocado pelo golpe traz à tona a truculência das forças de segurança, antigos ajustes de contas e o radicalismo de alguns militantes islâmicos. Enquanto Ka tenta se equilibrar entre as diversas facções em choque, vê a cidade se tornar um microcosmo dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia, além de palco da sua tragédia pessoal.

Novo livro de Pamuk sai no País dia 24

Neve retrata um poeta perdido no âmago de um microcosmo de conflitos raciais e religiosos no mundo muçulmano

NEVE
Autor: PAMUK, ORHAN
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 05:43:00 PM | | | Voltar


Souza Dantas, Um salvador de vidas

Comunidade judaica homenageou o embaixador do Brasil na França durante a Segunda Guerra Mundial, Luiz Martins de Souza Dantas, que salvou a vida de centenas de pessoas concedendo vistos de entrada no Brasil, apesar de ordens contrárias do governo Vargas

Passaportes com a assinatura de Souza Dantas: historiador localizou pelo menos 500 vistos diplomáticos emitidos pelo embaixador

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 05:22:00 PM | | | Voltar


U.S. Vs. John Lennon


The U.S. Vs. John Lennon Trailer.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 05:09:00 PM | | | Voltar


O dia em que John Lennon enfrentou os Estados Unidos

Documentário registra a incrível batalha entre o governo mais poderoso do mundo e o ex-beatle, famoso ativista antiguerra

Um presidente conservador, que precisa justificar uma guerra cada vez mais impopular e procura silenciar seus críticos com intimidação jurídica e legal. Que tem entre os membros de seu gabinete nomes como Dick Cheney e Donald Rumsfeld. Você já viu essa história?

Não como a contam os diretores David Leaf e John Scheinfeld no documentário "Os Estados Unidos contra John Lennon", o longa de abertura da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terá sua primeira exibição hoje, em sessão para convidados, no Auditório Ibirapuera.

O presidente, é claro, é Richard Nixon, que passou o final do primeiro de seus dois mandatos (1969-1974) obcecado com a figura do músico.

Para Nixon, que deixaria a Casa Branca pela porta dos fundos, ao renunciar em 8 de agosto de 1974, o ex-beatle John Lennon começava a se tornar perigosamente o rosto do sentimento antiguerra do Vietnã que dividia a opinião pública de seu país.

Ele encarregou J. Edgar Hoover, o perene chefe do FBI (1923-1972), de coletar provas suficientes que pudessem incriminar o músico, cidadão britânico, em um processo de extradição dos EUA. O caso não deu em nada juridicamente, mas rendeu um arquivo de 281 páginas (algumas delas ainda hoje censuradas pelo FBI) e este filme, que é centrado na batalha entre o músico e o governo para fazer uma interessante cinebiografia. A Folha conversou por telefone com os dois diretores.(SÉRGIO DÁVILA, DE WASHINGTON)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 04:18:00 PM | | | Voltar


O Piauí é aqui, por Contardo Calligaris

A condição básica de uma convivência democrática é que se goste da vida concreta

CHEGOU ÀS bancas o primeiro número da revista "Piauí". Li de cabo a rabo, numa noite.

Aprendi tudo sobre Salem, nossa antepassada etíope de 3,3 milhões de anos atrás. Acompanhei Roberto Jefferson no dia das eleições e conheci o poema que, nessa ocasião, ele declamou junto com o pai, Roberto Francisco.

Entendi que há uma luta entre as baianas do candomblé e as neo-baianas, que vendem acarajé evangélico. Soube dos comentários dos ex-presidiários do Carandiru sobre a morte do coronel Ubiratan. >>>> Leia mais

Piauí esgotado na primeira semana

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 04:04:00 PM | | | Voltar


O Rio e a Mata

Acompanhe os "causos" que o Rio Ribeira do Iguape tem a contar sobre seu nascimento, sua paixão pela Mata, pelas pessoas, pelos bichos e cidades que conheceu, em sua caminhada em direção ao seu destino: o Oceano Atlântico. Vídeo realizado para a SOS Mata Atlântica.

Este vídeo foi selecionado para participar da mostra competitiva do Cineamazônia, Festival de cinema e vídeo ambiental.

*clique na imagem e assista ao vídeo

O RIO E A MATA - 2003 - SP
Documentário. 10´30 m. Vídeo. Direção: Paulo Baroukh

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 03:25:00 PM | | | Voltar


Embaixador lança livro em Israel para promover o Brasil

O embaixador do Brasil em Israel, Sérgio Moreira Lima, 56, deixa o Oriente Médio no final deste ano rumo à Noruega, onde assume a embaixada em Oslo. Mas antes de finalizar suas atividades em Tel Aviv, Moreira Lima lança, no dia 1º de novembro, o livro "A Time for Change" ("Um Tempo para Mudança"), com prefácio do vice-primeiro-ministro de Israel, Shimon Peres.

O embaixador brasileiro disse em entrevista à Folha Online que a idéia de lançar um livro antes de deixar Israel foi a forma encontrada por ele para mostrar a outras comunidades o Brasil como um país rico culturalmente, que vem sofrendo uma grande transformação social nos últimos anos.

"Havia um grande desconhecimento em Israel sobre a atual situação econômica, política e social do Brasil. Trabalhei duro para apresentar e promover o nosso país, que eu considero muito estimulante. "Acho que fui um embaixador atuante neste sentido", disse. Segundo ele, a imagem do Brasil para Israel hoje é muito positiva, assim como sua cultura e sua história despertam maior interesse.O livro de Moreira Lima é uma coletânea palestras que fez ao longo de sua gestão sobre diversos temas, entre eles a posição brasileira na América Latina, os desafios e oportunidades comerciais e tecnológicas no Brasil e os interesses comuns entre Brasil e Israel.

O embaixador disse também que a paz entre palestinos e israelenses chegará em alguma momento e lembrou que o Brasil continua a apoiar o plano de paz internacional do Quarteto (EUA, Rússia, Nações Unidas e União Européia), que prevê a criação de um Estado palestino soberano. Essa não é a primeira vez que o diplomata se lança pelos canais da arte para promover o Brasil. Moreira Lima já havia lançado um CD de músicas brasileiras e um livro com textos e fotos sobre o Brasil. (Bianca Kestenbaum Banai para a Folha Online)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 03:25:00 PM | | | Voltar


"O mundo e os mundos de Jorge Luis Borges"

A escritora Bella Jozef, professora emérita da UFRJ, vai ministrar o curso "O mundo e os mundos de Jorge Luis Borges", na Fundação Eva Klabin. Será nos dias 24, 25 e 26 de outubro, às 19:30h. Informações: 2523-3471.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 03:04:00 PM | | | Voltar


Jardim Botânico da FZB-BH na luta para salvar uma espécie em extinção: Faveiro de Wilson

"Uma árvore que só existe em Minas Gerais e, mesmo aqui, é uma raridade. Para os cientistas, é a dimorfandra wilsonii rizzi. Mas o povo deu a ela o nome de Fava de Arara. Nossos repórteres acompanharam buscas para encontrar remanescentes dessa espécie... Também chamada de Faveiro de Wilson." Assim começou a matéria nos telejornais da Rede Globo sobre mais um projeto do Jardim botânico de Belo Horizonte. Veja o video do Jornal Nacional.

A Fundação Zoo-Botânica, através do Jardim Botânico e em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) e o IBAMA, está promovendo o esforço para salvar da extinção a espécie Dimorphandra wilsonii.

Trata-se de uma espécie arbórea da família leguminosa, descrita em 1969, que apresenta população muito restrita. É endêmica de uma região do cerrado situada a 100 km ao norte de Belo Horizonte.

O projeto, patrocinado pela Fundação O Boticário, pretende identificar as causas da extinção, verificar se existem outros indivíduos/populações na natureza , proteger os indivíduos existentes, estudar a biologia e a ecologia da espécie, produzir mudas e estabelecer novas populações. O trabalho começou a dois anos e deve se prolongar pelos próximos anos, já que o objetivo é a conservação da espécie (by Jorge Espeschit).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 02:57:00 PM | | | Voltar


Steven Spielberg lança documentário sobre Holocausto

Pela primeira vez, aos 59 anos, o cineasta americano Steven Spielberg finalmente pisou em Kiev, capital da Ucrânia e terra natal de seus avós. "Fui criado em uma casa em que meus avós só falavam russo e ídish. Eu sentia que tinha um pedaço da Ucrânia em minha casa, especialmente na hora do jantar'', declarou, depois da exibição à imprensa de seu último projeto, um documentário sobre o Holocausto intitulado "Spell Your Name". O filme é dirigido pelo ucraniano Sergei Bukovsky e produzido por Spielberg e pelo bilionário ucraniano Viktor Pinchuk.

O arquivo de vídeo da Fundação Shoah, que contém cerca de 52 mil entrevistas com sobreviventes do Holocausto - a maior coleção do tipo no mundo - se tornou a base para este novo trabalho, que entrelaça as histórias de sobreviventes, socorristas e um trio de jovens. Segundo o cineasta, o filme, que deve ser lançado comercialmente em 2007, é parte do trabalho necessário para criar uma incontestabilidade sobre o Holocausto. "Para criar uma visão inegável do Holocausto, é preciso que esses sobreviventes sejam mostrados a estudantes em todo o mundo. A tolerância nasce da educação, tudo vem daquilo que aprendemos. Todo o ódio nasce do medo. Passamos por um século de medo e receio que estejamos ingressando em outro século de medo intensificado", destaca Spielberg.

Cerca de 1,5 milhão de judeus ucranianos foram massacrados durante a II Guerra Mundial. A própria família do cineasta fugiu de Kiev um pouco antes do massacre de Babi Yar, em 1941, quando os nazistas mataram 33 mil judeus em dois dias (by Jornal Alef).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 02:56:00 PM | | | Voltar


Livro e Biblioteca: Caminhos para a Inclusão Social

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca => 23 a 27 de outubro de 2006

Livro e Biblioteca: Caminhos para a Inclusão Social

Biblioteca Pública Gov. Menezes Pimentel (BPGMP)
Av. Pres. Castelo Branco, 255 - Centro
Fortaleza – Ceará CEP 60010-000
Fone: (85) 31012548 Fax: (85) 31012544


DIA 23 (segunda-feira)=> Salão de eventos da BPGMP
18h – Encontro com escritores cearenses

O ESCRITOR CLÁUDIO PORTELLA CONVERSA COM O PÚBLICO

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 02:23:00 PM | | | Voltar


Piauí esgotado na primeira semana

O Globo - 20/10/2006 - por Ancelmo Gois
Esgotaram-se os primeiros 50 mil exemplares do número 1 da revista "Piauí", de João Moreira Salles. Quem informa é Ancelmo Góis no jornal Globo, do Rio. >> Leia mais

[nota] consegui a piauí na Caiobanca, em Caiobá/PR. Estava em viagem no último finaldesemanaprolongado e localizei um único exemplar naquela banca. Comprei. O revisteiro explicou-me que era a primeira vez que recebia aquela revista e, indignado, recebera um único exemplar. Aqui em Presidente Prudente/SP sequer chegou, pelo menos que eu saiba.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 11:32:00 AM | | | Voltar


Timão Campeão

PublishNews - 20/10/2006
Dono de uma invejável história no futebol brasileiro, Antonio Lopes fez o Timão, montado por Kia Joorabchian, levantar a taça de campeão no Brasileirão 2005. Em Timão campeão (Via Lettera, 144 pp., R$ 25), de Antonio Lopes e Ingo Strovsky, o leitor ficará sabendo os detalhes dessa conquista. Vai entender como foi feito o planejamento daquele dramático mês de outubro, em que a equipe do Parque São Jorge teve que entrar em campo nada menos do que 10 vezes em 28 dias. Timão Campeão traz ainda as fichas técnicas de todos os jogos do Corinthians em 2005 e prefácio de Carlos Alberto Parreira.

Dono de uma invejável história no futebol brasileiro, Antonio Lopes tinha a resposta a esta pergunta e em 16 rodadas fez o Timão montado por Kia Joorabchian levantar a taça de campeão. Neste livro, o leitor ficará sabendo os detalhes dessa conquista. Vai entender como foi feito o planejamento daquele dramático mês de outubro, em que a equipe do Parque São Jorge teve que entrar em campo nada menos do que 10 vezes em 28 dias. Como os jogadores suportaram essa maratona? Porque não houve nenhum caso de lesão muscular? Como foi que a enzima CK entrou no vocabulário de um dedicado grupo de jovens jogadores de futebol?

Autógrafos
Segunda-feira, 23 de outubro às 18:30
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 11:29:00 AM | | | Voltar


piauí

A revista piauí – uma iniciativa de João Moreira Salles e Mario Sergio Conti – está ótima. A pauta é o que estava faltando nas bancas. Os textos estão excelentes. Nem sabia que a Danuza Leão escrevia tão bem. E a crônica do Ivan Lessa, sobre sua volta ao Rio, é o que li de mais engraçado ultimamente.

Me incomodo com a imitação da New Yorker, claro. Mas deveriam aproveitar e imitar o tamanho também – e fazer uma revista menor, que é mais prática. Mas agora: a seção Esquina The Talk of The Town no original –, sobre casos interessantes, escondidos, em várias cidades brasileiras, é o que esperamos há anos que alguém faça no Brasil.

A piauí encontrou um caminho entre a República, a Bundas e a Trip. Não deve ser muito sisuda nem querer ser um Pasquim contemporâneo se quiser durar. E precisa rápido aparecer mais na Internet, que é onde seus leitores estão. Todos torcendo para que não acabe nunca. (by Eduardo Carvalho)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 11:29:00 AM | | | Voltar


Orkuteiros >> ## A sua marca está no Orkut? ##

Tem muito gerente de produto que acha bobagem, coisa de adolescente desocupado, e não dá bola para esta rede social responsável por 25% das páginas vistas no Brasil. Deveriam aprender com os dois candidatos a gerentão do Brasil.

Veja aqui o Lula falando Orkut (20 mil views em 5 dias) e aqui o Geraldo (47 mil views em 20 dias). (By Blog de Guerrilha).

Mas vídeo de efeito viral é outra coisa _do contra, nada de gratidão, sorrisos e conversa fiada. Por exemplo, nas versões editadas de pronunciamentos de George W. Bush e Tony Blair linkadas pelo Blue Bus. (by Toda Midia)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2006 09:47:00 AM | | | Voltar

·······

20 de outubro de 2006

Lya Luft é homenageada pelo IEL

A canção da mulher que escreve é a nova obra da Coleção Autores Gaúchos a ser lançado no dia 23 de outubro, a partir das 18 horas, pelo Instituto Estadual do Livro no Rio Grande do Sul. Organizado por Vera Regina Morganti, o volume traz seis capítulos que apresentam uma entrevista com a autora, fotos, um ensaio de Juracy Assman Saraiva, bibliografia da e sobre a escritora, além de textos e depoimentos de Martha Herzberg, Luciana Villas-Boas e Luciano Alabarse. A noite de autógrafos será realizada na sede do Instituto Estadual do Livro (r. André Puente, 318 - Independência, Porto Alegre). Informações pelos telefones 51-3311 7299 ou 51-3311 7311 ou pelo site do Instituto.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/20/2006 09:03:00 PM | | | Voltar


Midiatrix Revelations: >> Quando Homer encontra Bonner no universo de Matrix


Qualquer semelhança com o mundo real não é mera coincidência. Dica do Sedentario e Hiperativo, clique na imagem.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/20/2006 12:09:00 AM | | | Voltar

·······

19 de outubro de 2006

Iepê é capa da revista Leituras do MEC

"Iepê, cidade que lê". Este é o título da matéria de capa da revista "Leituras" do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que será veiculada nacionalmente em novembro. Trata-se do primeiro exemplar.

A cidade de Iepê ganhou uma reportagem especial de seis páginas devido a nota obtida na Prova Brasil, com aprovação de 100% dos alunos da 4ª série do ensino fundamental que participaram da avaliação.

O bom resultado, segundo a secretária municipal de Educação, Aliete Aparecida Bispo da Silva, 32 anos, se deve ao investimento em projetos de leitura promovidos pelo Departamento Municipal de Educação.

Conforme a reportagem, o desempenho da Escola Municipal João Rodrigues, a única mantida pela Prefeitura, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2005 (avaliação que neste ano foi substituída pela Prova Brasil), foi de 183, 16 pontos em Língua Portuguesa e 187,33 em Matemática. Esta colocação, de acordo com a revista, deixaria Iepê em segundo lugar no ranking. A cidade, com cerca de sete mil habitantes, só perderia para Campo Grande (MS), que conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem 749.768 moradores. A capital paulista teve médias abaixo disso: 160 pontos em Língua Portuguesa e 166 em Matemática.

Iepê tem uma Biblioteca Municipal com cerca de nove mil livros. Além disso, no município são desenvolvidos projetos de incentivo a leitura e programas voltados aos adolescentes desenvolvidos pela Organização Não-governamental (ONG) Amigos da Cultura, que funciona no prédio da Biblioteca Municipal. A biblioteca Olavo Bilac, na Escola Municipal João Antônio Rodrigues, conta com quatro mil obras. Oficinas de leitura e narração de histórias são disponibilizadas aos estudantes. (by Imparcial)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 10:35:00 PM | | | Voltar


Casa de Rui Barbosa recebe exposição de Agostinho da Silva

PublishNews - 19/10/2006
O filósofo português Agostinho da Silva está sendo homenageado, no ano de seu centenário, pela Casa de Rui Barbosa com a exposição foto-bio-bibliográfica "Agostinho da Silva: Pensamento e Ação". A mostra (composta por 24 painéis, de 1m por 0.7m) pretende reconstituir os principais marcos da vida do pensador. A exposição pode ser visitada na Sala de Exposições da Fundação Casa de Rui Barbosa (r. São Clemente, 134 - Botafogo) até o dia 12 de novembro, no Rio. A entrada é franca. Mais informações 21-3289-4645.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 09:58:00 PM | | | Voltar


Pedro Juan Gutiérrez lança seu quinto livro em Havana

Globo Online - 18/10/2006
O escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez lançou esta semana em Cuba, Nuestro GG em La Habana. Gutiérrez, de 56 anos, ficou famoso ao redor do mundo depois de publicar 11 livros em 20 países e com traduções para 18 idiomas. Sua principal temática envolve a marginalidade, o sexo e a miséria em Havana. Apesar do sucesso, esse é apenas o quinto livro de Gutiérrez lançado em Cuba. Nuestro GG em La Habana, porém, já havia sido lançado na Itália e na Espanha, e foi comprado por uma editora britânica. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 09:58:00 PM | | | Voltar


Oitenta anos de Foucault é lembrado em lançamento da Autêntica Editora

Oitenta anos de Foucault é lembrado em lançamento da Autêntica EditoraOs livros Foucault 80 anos e Figuras de Foucault chegam às prateleiras das livrarias para, mais do que lembrar as oito décadas de Michel Foucault, invocar nossos olhares para o diálogo entre o pensamento do filósofo francês e a Educação,a ética e a sociabilidade.

O primeiro livro propõe ao leitor uma reflexão sbore as questões educacionais com base no pensamento de Foucault. Entre os temas abordados estão: a genealogia da escrita, biopolítica, e a estética da existência. O segundo título, leva adiante as análises e as problematizações desenvolvidas pelo filósofo francês, estabelecendo um diálogo entre a obra foucaultiana e algumas questões características da contemporaneidade.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 09:03:00 AM | | | Voltar


Inédito, um Tanach em português!

Jairo Fridlin, da Editora Sêfer, já pode respirar aliviado: dois anos depois de iniciada, está pronta a primeira edição completa do Tanach, isto é, a Bíblia judaica, em português. Ele realiza "um sonho antigo, pois os judeus falam português há pelo menos mil anos e a única versão do Tanach numa língua próxima da nossa é de 1553, editada em Ferrara, na Itália, mas em ladino. Os judeus não tinham autorização para traduzi-la para o português", conta Jairo, que editou dezenas de livros de oração, de reflexão, para crianças, leis sobre cashrut, etc.

A versão em português do Tanach terá 880 páginas, capa dura de luxo e uma lombada de apenas dois centímetros e meio, porque empregou-se o chamado papel bíblia, cuja folha pesa apenas 44 gramas. O livro é uma obra coletiva. Ele o traduziu junto com David Gorodovits, do Rio, e teve a revisão técnico-religiosa dos rabinos Marcelo Borer, Daniel Touitou e Saul Paves, e dos professores Norma e Ruben Rosenberg, Daniel Presman e Marcel Berditchevsky.

Em Brasilia/DF, a Biblia Judaica pode ser encontrada na Livraria Herança Judaica, que é a representante da SÊFER e das demais editoras judaicas brasileiras. Quem é de Brasilia/DF ou da região centro-oeste, entre em contato com a Herança Judaica, fale com o gerente Yossef Cohen. .

LIVRARIA HERANÇA JUDAICA - Av. W-3 Notre Quadra 509, Ed. Ísis, Loja 07, Tel. (61) 3272-6843 - Email: livrariajudaica@yahoo.com.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 08:58:00 AM | | | Voltar


'Contar uma só história é pouco', diz Cunningham

Folha de S. Paulo - 18/10/2006 - por Sylvia Colombo
Michael Cunningham, 53, não se contenta em viver e criar apenas em um tempo. Em As horas (1998), livro que levou um Pulitzer e foi às telas pelas mãos de Stephen Daldry, ele passou por três. O escritor contava uma história de depressão feminina que atravessava as vidas de uma escritora (Virginia Woolf) dos anos 20, uma dona-de-casa de Los Angeles da década de 50 e uma nova-iorquina no início do século 21. Agora, em Dias exemplares (Companhia das Letras, 407 pp., R$ 53, trad. José Geraldo Couto), seu mais recente romance lançado no Brasil, o autor usa o mesmo formato para contar três histórias diferentes que tratam de homens, máquinas e sobrenatural, tendo Nova York como referência. Confira a entrevista com o autor. >> Leia mais

Sob a égide da grandiosa poesia de Walt Whitman, Michael Cunningham viaja pela loucura americana em três escalas - a violenta industrialização do século XIX, os paranóicos tempos atuais e um futuro impreciso no qual seres humanos conviverão com replicantes e alienígenas numa Terra parcialmente desfigurada por catástrofes ambientais. A primeira parte, 'Na máquina', é narrada por Lucas, um rapaz pobre e deformado, que nutre obsessão pelas palavras e pela figura de Whitman. Um garoto sem nome, igualmente deformado, solitário e infeliz, aparece na segunda parte, 'A cruzada das crianças', ambientada na Nova York de nossos dias, marcada pela violência e pelo pavor dos atentados. A parte final, 'Como a beleza', é uma inusitada odisséia ao coração da América, uma região marcada pela destruição e pela radioatividade. Um andróide e uma extraterrestre de aspecto réptil juntam-se a um terceiro garoto deformado, que os ajuda a chegar a Denver, onde pretendem encontrar o cientista renegado que criou a linhagem dos andróides. As três histórias se embaralham e se iluminam em vários níveis. Personagens de um capítulo parecem ressurgir nos outros em novas versões, reciclados e re-significados, criando um jogo de alusões que estimula o leitor e enriquece as possibilidades de leitura, tudo isso sob o amplo impacto da poesia de Whitman, que ao mesmo tempo exalta e critica o destino da América.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 12:37:00 AM | | | Voltar


O vampiro Jorge Mautner e seu jeito de ser feliz

O Estado de S. Paulo - 18/10/2006 - por Viven Lando
Jorge Mautner pode ser considerado cantor, compositor, escritor, filósofo e várias outras qualificações. Nada de ous. Sua trajetória tem sido cumulativa, assim como é seu discurso, sempre à beira do jorro - mas quase sempre genial. Seus escritos sem censura foram editados há quatro anos pela Azougue em dois volumes mais uma compilação de entrevistas e depoimentos dos amigos e um CD. Híbrido como ele mesmo. Em boa hora aparece este primeiro volume da suas memórias - como que para esclarecer com objetividade todo aquele arsenal de idéias. Em O filho do Holocausto - Memórias (1941 a 1958) (Agir, 189 págs., R$ 34,90), pela primeira vez descobrimos um Mautner que se atém mais aos fatos que às emoções e impressões - embora essas ainda sejam numerosas. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 12:31:00 AM | | | Voltar


Lançado o Rascunho 78

PublishNews - 18/10/2006
A edição de outubro do jornal literário Rascunho traz os melhores momentos do quarto Paiol Literário, projeto mensal realizado pelo Rascunho - em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Sesi Paraná -, em Curitiba. Durante o evento, o bibliófilo José Mindlin falou de suas relações com escritores e editores brasileiros ao longo do século passado, enumerou suas preferências literárias, discorreu sobre sua Biblioteca Brasiliana, criticou o sistema educacional brasileiro e ratificou sua desconfiança pelos best-sellers. "Li um livro de Paulo Coelho para dizer que li e não gostei", disse Mindlin, sobre seu colega de ABL. "Paulo Coelho está para a literatura como o bispo Edir Macedo está para a religião". O Rascunho 78 também publica um especial sobre o escritor mineiro Murilo Rubião (1916-1991), cuja obra - livros como O ex-mágico e o pirotécnico Zacarias - é inteiramente dedicada à literatura fantástica.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 12:25:00 AM | | | Voltar


3ª Feira do Livro do Mercosul já começou

CBL Informa - 18/10/2006
Promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de sua Fundação de Cultura e a Premium Eventos, começa hoje (18/10) a 3ª Feira do Livro do Mercosul (Femerco). O evento, que vai até o dia 23, acontecerá no Espaço de Eventos Armazém Cultural, em Campo Grande, e contará com uma série de atrações infantis, entrega do Prêmio Literário Femerco 2006 e concursos. Mais informações pelo telefone 67-3345-7041 com Maristela Pereira, ou pelo e mail stelasp@nin.ufms.br e sp.stela@gmail.com >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 12:17:00 AM | | | Voltar


Editoras menores vendem mais ao governo federal

Valor Econômico - 17/10/2006 - por Tainã Bispo
As regras para a divulgação de livros didáticos nas escolas públicas mudaram. E o jogo virou a favor das editoras de menor porte. A portaria número 2.963, publicada em agosto de 2005, proibiu "realizar a divulgação dos materiais diretamente nas escolas", assim como eventos ou palestras dentro desses locais públicos e o oferecimento de brindes durante o processo de escolha do livro didático - feito de forma descentralizada pelo professor ou diretor da escola. Essas barreiras minaram o poder de fogo de alguns grupos editoriais, que até então destinavam grande parte da verba publicitária ao relacionamento entre seus representantes e esses funcionários públicos. Em setembro deste ano, o governo federal - maior comprador de livros do Brasil - fez a compra para os livros de 1ª a 4ª série do ensino fundamental para os próximos três anos (além da compra de reposição entre 5ª e 8ª séries). Nesse novo cenário, muitas das grandes editoras do setor não obtiveram o mesmo desempenho que o realizado na venda de 2004. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 12:14:00 AM | | | Voltar


Eli Wiesel pode se candidatar à presidência de Israel

A rádio pública israelense divulgou que o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, estuda a candidatura de Eli Wiesel para ocupar o posto do atual presidente de Israel, Moshé Katsav. O chefe de Governo declarou que prefere que o futuro presidente do país, cujo cargo é quase simbólico, seja uma pessoa afastada do sistema político. Wiesel, de 78 anos e nascido na Romênia, é um sobrevivente do Holocausto e foi condecorado com o prêmio Nobel da Paz em 1986. Segundo o jornal "Maariv", a maioria dos deputados do Partido Trabalhista apóia a candidatura do atual vice-primeiro-ministro, Shimon Peres.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 12:11:00 AM | | | Voltar


Lançamento do livro Impacto Brasília 19/10 quinta-feira

O Ministério da Cultura, a Fundação Biblioteca Nacional e a Biblioteca Demonstrativa de Brasília tem o prazer de convidá-lo(a) para o lançamento do livro IMPACTO BRASÍLIA, de John Lawrence Miller, a realizar-se no dia 19/10/2006 (quinta-feira) na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, sito na W3 EQS 506/507, à partir das 19h.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2006 12:00:00 AM | | | Voltar

·······

18 de outubro de 2006

Luci Collin, Jorge Barbosa Filho e Waltel Branco nas Livrarias Curitiba, nesta sexta, dia 20, imperdível

A Livrarias Curitiba comemora o dia mundial do poeta com um inusitado evento nesta sexta-feira, dia 20 de outubro. Luci Collin e Jorge Barbosa Filho participam de um bate-papo, a partir das 19 horas, na loja do Shopping Curitiba. Luci Collin, escritora e professora da UFPR, deve ler trechos de seu mais recente livro, Inescritos — publicado pela Travessa dos Editores. Jorge Barbosa Filho fará perfomance poética acompanhado por Waltel Branco, um dos mais importante músicos do Brasil e do mundo. Imperdível.

Livrarias Curitiba Shopping Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2300 Bairro Batel Curitiba - PR

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2006 11:58:00 PM | | | Voltar


:: Em algum lugar do passado

"Inveja, olho grande, mau olhado, caminhos trancados, falta de sorte no amor… Se esse tem sido o reflexo de sua vida, participe da sessão da limpeza espiritual e receba o sabonete com extrato de arruda" (trecho de comercial de campanha realizada pela Igreja Universal. Clique aqui para assistir).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2006 03:08:00 PM | | | Voltar


No Domingão do Faustão, há 17 anos, direto do túnel do tempo.

http://www.youtube.com/watch?v=gudiWV5ZNbw

No Domingão do Faustão, há 17 anos, direto do túnel do tempo.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2006 12:53:00 AM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2006

Page Rank do VerdesTrigos

Na semana passada o Google atualizou a Page Rank do VerdesTrigos.
Google PageRank Checker Tool

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2006 11:27:00 PM | | | Voltar


Livro conta vida de jovens do tráfico

O Estado de S. Paulo - 16/10/2006 - por Flavio Lobo
'Brincando de Marionetes, é o sistema brincando de marionetes...', cantam dois rapazes numa mesa de bar na periferia de São Paulo. Ambos conhecem bem a vida bandida contada num dos raps mais conhecidos do grupo Facção Central. Eles são dois dos 16 'trabalhadores do tráfico' das regiões leste e sul de cidade de São Paulo que a psicóloga Marisa Feffermann entrevistou e acompanhou, entre 2000 e 2005, durante a pesquisa para sua tese de doutorado, defendida na USP no ano passado e agora transformada no livro Vidas arriscadas - O cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico (Vozes, 352 pp., R$ 39). A obra será lançada hoje (17/10), às 18h30, na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, loja 153 - São Paulo). >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2006 11:02:00 PM | | | Voltar


Noa é a grande destaque do festival de música do Paraguai

"A convite do presidente Nicanor Duarte e da primeira-dama Glória Penayo, foi realizado no Estádio Defensores Del Chaco, o festival “Música vs. Hambre” organizado pela FAO, órgão da ONU que angaria fundos e combate a fome pelo mundo.

Vários artistas famosos, como Paul Young, Diana Warwick, Chichi Peralta, Ronan Keating, Bacilos, Axel, estavam presentes e, entre eles, a cantora israelense Achinoam Nini (Noa). Uma grande orquestra acompanhou os músicos em uma bela festa, mas o ponto alto do evento foi a performance na percussão e voz da Noa, que levou as mais de 40 mil pessoas, inclusive o presidente do Paraguai, a vibrar e cantar de pé a música “Shalom Shalom”, recebida como uma mensagem de paz e alegria trazida especialmente de Israel.

Esse evento nos mostra, uma vez mais, a importância da música e dos artistas de Israel como instrumento de divulgação da cultura judaica, não somente para a comunidade, como também para a sociedade maior, em qualquer país do mundo (by Jornal Alef e Jaime Barzellai)"

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2006 10:57:00 PM | | | Voltar


Tratamento israelense usa clorofila para combater o câncer de próstata

No mundo, o câncer de próstata ocupa o quinto lugar entre as neoplasias malignas. No Brasil, segundo o INCA, o câncer de próstata aparece em terceiro lugar com 20.820 casos e 7.320 óbitos por ano, ocorrendo principalmente em homens a partir dos 50 anos. Cientistas do Weizmann Institute of Science, de Israel, desenvolveram uma nova droga para o tratamento contra o câncer de próstata, que atinge um em cada seis homens no mundo. Trata-se da droga WT09, que já está sendo utilizada com sucesso na terapia fotodinâmica - tratamento que utiliza uma droga ou um agente fotosintetizante junto com luz, para produzir um tipo de oxigênio que mata as células cancerígenas. Feita do pigmento de clorofila, a droga está curando pacientes que não conseguiram combater a doença através de radiação. Além de Israel, Canadá e França também estão utilizando a nova terapia.(by Jornal Alef)

[nota] há tempos, eu faço o desjejum com suco de verduras: couve, almeirão e alecrim. Saudável, gostoso: clorofila pura.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2006 09:55:00 AM | | | Voltar


Décio Pignatari: poesia russa em bom português

Marina é o primeiro livro da poeta russa Marina Tsvietáieva lançado no Brasil. Com tradução do poeta Décio Pignatari, a obra apresenta uma autora fundamental na literatura russa, que vem sendo cada vez mais reconhecida depois de liberada a divulgação de sua obra. Vítima de duas guerras mundiais e da maior revolução do século passado, a poeta teve uma vida sofrida e acabou caída no esquecimento. Enforcou-se em seu quarto, aos 49 anos, numa aldeia perdida da Rússia.

No livro, Décio Pignatari fala da vida de Marina, e de seus numerosos escândalos, casos amorosos, e desencontros. A introdução facilita a compreensão dos diversos poemas contidos na obra, como “Poema do fim” e “A Maiakovski”, em que a futura suicida estabelece um diálogo entre dois suicidas célebres, Sérgio Iessiênin e o próprio Maiakovski.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2006 09:50:00 AM | | | Voltar

·······

16 de outubro de 2006

Casa de Las Americas promove prêmio literário

A Casa de las Americas, instituição com sede em Cuba que patrocina e divulga trabalhos de escritores, músicos e estudiosos de literatura da América Latina e do Caribe, promove a XLVIII edição de seu prêmio literário. Autores brasileiros podem concorrer com livros publicados em português nos anos 2005 e 2006 (primeira edição), nos gêneros de ficção (romance, conto ou poesia). O vencedor levará 3 mil dólares e a publicação da obra pela Casa de las Américas. As obras devem ser enviadas à Casa de las Américas (3ra. Y G, El Vedado, La Habana 10400, Cuba), ou qualquer das Embaixadas de Cuba até 31 de outubro. Os jurados se reunirão em Havana em janeiro de 2007 para decidir o vencedor. Mais informações no site ou pelo e-mail: cil@casa.cult.cu.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2006 09:55:00 PM | | | Voltar


Editora José Olympio doa acervo à Biblioteca Nacional

Em setembro, a Editora José Olympio doou à Fundação Biblioteca Nacional (FBN) sua coleção com mais de seis mil livros e onze arquivos repletos de documentos. Os destaques ficam por conta de correções manuscritas de provas, poesias completas e fotos de Manuel Bandeira, ilustrações de revistas e fotos de Cândido Portinari, negativos e fotos sobre o lançamento do livro O Menino Mágico, de Rachel de Queiroz e uma carta de Jorge Amado para José Olympio, datada de dezembro de 1962. Parte do acervo, passará por identificação, higienização e processamento técnico para ser incorporado às áreas especializadas da BN.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2006 09:53:00 PM | | | Voltar


Prêmio Sesc

O Globo - 14/10/2006 - por Mànya Millen
Uma chance para novos escritores publicarem seu primeiro livro. Este é o objetivo do Prêmio Sesc de Literatura, cuja prazo de inscrições termina no dia 31 de outubro. Como nas outras três edições do prêmio, os dois escritores vencedores terão suas obras publicadas pela Editora Record. Os aspirantes podem se inscrever em duas categorias: romance e contos, informa a coluna No Prelo. Informações sobre como se inscrever e enviar as obras e o edital do concurso podem ser obtidos no site do Sesc. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2006 09:48:00 PM | | | Voltar


Autor quer mesclar Oriente e Ocidente

Folha de S. Paulo - 14/10/2006 - por Mamede Mustafa Jarouche
Desafiando talvez o risco do lugar-comum, o próprio Orhan Pamuk caracterizou sua obra como resultado de um trabalho de colagem, "pensamentos roubados" (palavras dele) das experiências das literaturas européia e americana, irrigadas pela mitologia islâmica do legado cultural turco. Para o autor, o importante é que sua literatura exerça um papel análogo ao que ele reivindica para a Turquia contemporânea: o de ponte entre o Ocidente e o Oriente, posição que ele próprio mimetiza em seu apartamento em Istambul, Europa, mas inteiramente voltado para a vastidão asiática. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2006 09:45:00 PM | | | Voltar


Objetos do desejo

Portal Literal - 6/10/2006 - por Priscilla Brossi Gutierre
Em tempos de grandes facilidades gráficas, costurar, montar ou desenhar à mão um livro pode parecer absurdo, certo? Errado. Alguns projetos vêm ganhando notoriedade justamente porque investem no trabalho artesanal dos livros. São pequenas editoras que apostam em novos formatos para viabilizar o trabalho de jovens escritores. Nada de grandes tiragens ou complexa logística de distribuição. A idéia aqui é simples: buscar qualidade e espaço diferenciado. A Fina Flor, que se auto-intitula uma "mini micra editora", é um exemplo desse movimento. Com 11 títulos já lançados, ousa ao propor o conceito de obras com intervenções artísticas. São livros manipulados à mão, com grampos, carimbos, aquarelas, tecidos, papel fotográfico, bordados, entre outros materiais. Todos são numerados e assinados pelos autores, com tiragens que não passam dos 150 exemplares. Custam em média R$ 35. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2006 09:43:00 PM | | | Voltar


“Ave, Palavra”, de Guimarães Rosa: os pássaros e o Sul de Minas, por Chico Lopes

"Ave, Palavra", deve-se dizer de início, é para fãs de Guimarães Rosa. Dificilmente alguém que não tenha freqüentado um tanto do universo do escritor e amado cada momento de, por exemplo, "Grande Sertão: Veredas", poderá gostar do livro e aceitar as brincadeiras de Rosa com a palavra.

"Brincadeiras" em termos, porque se trata do trabalho do maior artista da palavra que a literatura brasileira conheceu. Se resta na cabeça de alguém uma concepção muito estreita do que é o brincar, não haverá captação apropriada do espírito do livro. Rosa foi um enorme de um criador, e, como todo grande criador, não deixou morrer em si um moleque curioso e travesso. >>>>> + + + + +

Link para "Ave, Palavra", no site da Editora.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2006 08:21:00 PM | | | Voltar


Celulares obsoletos: cuidado com esse novo tipo de lixo

Governos e empresas começam a lidar com a mais nova forma de lixo que se acumula em casas e escritórios. Só na Europa, 125 milhões de aparelhos são jogados fora anualmente. Na dúvida, o celular velho deve ficar no fundo da gaveta. .: Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2006 09:45:00 AM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2006

'Caráter político' pode ser um peso

O Estado de S. Paulo - 13/10/2006 - por Ubiratan Brasil
O Prêmio Nobel de literatura representa uma mensagem contra os que defendem a existência da teoria do 'choque das culturas'. Foi assim que o turco Orhan Pamuk agradeceu a escolha em uma conversa por telefone com representantes do Comitê Nobel que foi divulgada em seu site. Pamuk assegurou se sentir 'honrado' com o prêmio, mas afirmou que o fato de ele ser o primeiro turco a receber o Nobel confere ao tema um caráter 'político' que 'poderia se transformar em uma carga adicional' para ele. O escritor acrescentou que 'a imagem do Oriente e do Ocidente e seu choque é uma das idéias mais perigosas dos últimos anos'. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2006 10:46:00 PM | | | Voltar


Salão do Livro da Cultura Judaica

PublishNews - 13/10/2006
Começa no dia 17 (terça-feira) e vai até o dia 29 de outubro o 13ª Salão do Livro, organizado pelo Departamento Cultura e de Cultura Judaica, da Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo. O evento, que conta com o apoio da Livraria Boa Vista, vai trazer diversos títulos judaicos, infanto-juvenis e literatura em geral. O 13ª Salão do Livro acontece na Praça Carmel, Biblioteca da Hebraica. Informações pelo telefone 11-3818-8800.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2006 10:45:00 PM | | | Voltar


Orhan Pamuk recebe o Nobel de Literatura 2006

PublishNews - 13/10/2006 - por Renata Sturm
O escritor turco Orhan Pamuk é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2006, informou nesta quinta-feira (12/10) a Academia Sueca da Língua. Pamuk, 54 anos, é um dos mais famosos escritores da Turquia e era um dos mais fortes candidatos ao prêmio. Durante 30 anos, tudo o que Pamuk fez foi escrever romances. Mesmo formado em jornalismo nunca exerceu a profissão. Suas obras já foram traduzidas para mais de 40 línguas, no Brasil existem duas publicadas: O castelo branco (Record, 176 pp., R$ 26), lançada em 1993; e Meu nome é vermelho (Cia das Letras, 536 pp., R$ 60,50), de 2004. Em breve os fãs, que puderam ver o escritor ao vivo na Flip de 2005, poderão ler o livro Neve, que será lançado no dia 24 de outubro pela Companhia das Letras.

Leia o 1º capítulo de "Neve", do Nobel de Literatura Orhan Pamuk

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2006 10:29:00 PM | | | Voltar


Voltei......

Estive nestes últimos dias viajando... longe do computador, longe de quase tudo.
Estive em Guaratuba/PR, Caiobá, Matinhos/PR e Joinvile, SC. Passei por Curitiba e Ponta Grossa, tudo muito rápido. 1.600 km rodados de 4ª-feira (11/10) domingo (15/10). Fui especialmente visitar minha irmã e sobrinhas em Guaratuba/PR.
Depois coloco algumas fotos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2006 10:28:00 PM | | | Voltar

·······